Anda di halaman 1dari 44

EXTRUSO

O que : Processo de conformao plstica que consiste em fazer passar um tarugo ou lingote (de seco circular), colocado dentro de um recipiente, pela abertura existente no meio de uma ferramenta, colocada na extremidade do recipiente, por meio da ao de compresso de um pisto acionado pneumtica ou hidraulicamente. hidraulicamente.

Na extruso o material forado atravs de uma matriz, de forma matriz, similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes. dentes.

O metal comprimido e forado a passar atravs da matriz para formar um produto com uma seo transversal constante O pisto avana at a extremidade da matriz e faz o metal fluir plasticamente atravs da matriz

EXTRUSO - caractersticas
Realizada a quente ou a frio dependendo da ductilidade do material Cada tarugo extrudado individualmente processo semi-contnuo semi-

Produto essencialmente uma pea semi-acabada semiVisa obter perfis metlicos com propriedades mecnicas controladas e de comprimento limitado pelo volume inicial do lingote. A extruso pode ser combinada com operaes de forjamento, sendo neste caso denominada extruso fria

EXTRUSO
MATRIA PRIMA
Lingotes ou tarugos de alumnio, cobre, ao, magnsio e chumbo so os materiais mais comumente extrudados.

EXTRUSO
Produtos mais comuns: comuns: quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, barras e tubos de vrias sees transversais e formas arquitetnicas.

Produtos mais comuns: comuns:

Produtos mais comuns: comuns: Produtos extrudados podem ser cortados nos tamanhos desejados para gerarem peas, como maanetas, trancas e engrenagens, como mostrado na figura abaixo.

Produtos mais comuns: comuns: Em operao combinada com forjamento pode gerar componentes para automveis, bicicletas, motocicletas, maquinrio pesado e equipamento de transporte. Praticamente qualquer forma de seo transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extruso.

Tipos de Extruso
No processo bsico, denominado direto um tarugo cilndrico colocado numa cmara e forado (empurrado) atravs de uma abertura de matriz atravs de um pisto hidrulico. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato. A extruso tambm pode ser indireta, hidrosttica ou por impacto.

Extruso Indireta (reversa, invertida) : Emprega-se uma haste oca que empurra a matriz contra o metal a extrudar. A matriz se desloca na direo do tarugo

Extruso indireta - vantagens e desvantagens em relao a Extruso direta


Menor esforo de deformao e menor atrito Obteno de produto mais homogneo maior complexidade do equipamento pisto oco (menor resistncia flambagem para grandes componentes

Extruso Lateral : o material do tarugo forado atravs de abertura lateral da cmara. Os eixos do puno e da pea tem diferentes direes ( ngulo reto).

PARMETROS DA EXTRUSO
Parmetros geomtricos
O ngulo da matriz

A relao de extruso que o quociente entre a reas das sees transversais do tarugo A0 e do produto extrudado Af

Parmetros geomtricos
O dimetro do crculo circunscrito DCC que o dimetro do menor crculo no qual se inscreve a seo transversal. transversal.

A complexidade da extruso medida pela relao entre o permetro da seo do produto extrudado e a rea da seo transversal. transversal. Esta relao demominada fator de forma

EXTRUSO
Parmetros fsicos
Fora de extruso A fora requerida para o processo depende da resistncia do material, da relao de extruso, do atrito na cmara e na matriz, e outras variveis como a temperatura e a velocidade de extruso. A fora pode ser estimada pela frmula:

mecnica da extruso

Os valores de k so dados na figura abaixo, para o campo usual de temperaturas

Fora de extruso

A lubrificao importante para reduzir o atrito e age como uma barreira trmica

Escoamento do metal na extruso: O fluxo do metal determina a qualidade e as propriedades mecnicas do produto final e pode ser complexo O fluxo do metal comparvel ao escoamento de um fluido num canal. Os gros tendem a alongar-se formando uma canal. alongarestrutura com orientao preferencial. O fluxo inadequado preferencial. pode causar inmeros defeitos. defeitos.

b e c zona morta (metal fica estacionrio nos cantos) Matriz: ngulo 90

EXTRUSO
Outras variveis que influenciam o processo:
a temperatura do tarugo velocidade de deslocamento do pisto as velocidades do pisto podem chegar at 0,5 m/s. Geralmente, velocidades menores so recomendadas para alumnio, magnsio e cobre, e velocidades mais altas para aos, titnio e ligas refratrias. o tipo de lubrificante

EXTRUSO A QUENTE
feita em temperatura elevada para ligas que no tenham suficiente ductilidade a temperatura ambiente, de forma a reduzir as foras necessrias. necessrias.

Caractersticas:
O desgaste da matriz excessivo O esfriamento do tarugo na cmara pode gerar deformaes no-uniformes noO tarugo aquecido coberto por um filme de xidos que afeta o fluxo de metal por suas caractersticas de atrito e pode gerar um acabamento superficial pobre

EXTRUSO A QUENTE
Medidas preventivas
Para reduzir o efeito do esfriamento e prolongar a vida da ferramenta , a matriz pode ser pr-aquecida prPara melhorar o acabamento superficial, a camada de xido removida atravs do uso de uma placa, com dimetro inferior ao da cmara, posicionada sobre o pisto. Ao extrudar o tarugo, uma casca cilndrica contendo a camada de xido permanece " colada " parede da cmara. Com isto elimina-se a presena de xidos no produto. A casca posteriormente removida da cmara.

EXTRUSO A QUENTE

EXTRUSO A QUENTE
Projeto de matrizes

Perfis ocos

EXTRUSO A QUENTE
Linhas gerais para um projeto adequado so mostradas na figura abaixo. Destacam-se: abaixo. Destacam-se: procurar simetria da seo transversal, evitar cantos vivos e mudanas extremas nas dimenses dentro da seo tansversal. tansversal.

EXTRUSO A QUENTE
Materiais para matrizes de extruso a quente
So usualmente aos ferramenta para trabalho a quente. Revestimentos como zirconia podem ser aplicados para prolongar a vida das matrizes, especialmente em matrizes para produo de tubos e barras.

Lubrificao
Lubrificao importante na extruso a quente. O vidro excelente quente. lubrificante para ao, ao inox, metais e ligas para altas temperaturas. temperaturas. Uma pastilha de vidro colocada na entrada da matriz. A pastilha atua matriz. como um reservatrio de vidro fundido, que lubrifica a interface da matriz durante a extruso. Vidro pulverizado sobre o tarugo reduz a frico da extruso. interface cmara-tarugo. cmara-

EXTRUSO A QUENTE
Lubrificao
Para metais com tendncia a aderir parede da matriz, pode-se usar podeum revestimento fino de metal macio e de baixa resistncia, como cobre ou ao doce. O procedimento denominado jaquetamento ou doce. enlatamento . Alm de formar um superfcie de baixa frico o tarugo fica protegido contra contaminao do ambiente, e vice-versa no caso de material vicetxico ou radioativo. radioativo.

EXTRUSO A FRIO
O processo forjamento. forjamento. ferramentas acessrios e que combina operaes de extruso direta, indireta e O processo foi aceito na indstria particularmente para e componentes de automveis , motocicletas, bicicletas, equipamento agrcola. agrcola.

Vantagens e desvantagens

EXTRUSO A FRIO

EXTRUSO A FRIO

EXTRUSO POR IMPACTO


similar a extruso indireta e freqentemente includa na categoria da extruso a frio. O puno desce rapidamente sobre o tarugo que frio. extrudado para trs. trs. A espessura da seo extrudada funo da folga entre o puno e a cavidade da matriz. matriz.

EXTRUSO POR IMPACTO

EXTRUSO HIDROSTTICA
A presso para a operao de extruso proveniente de um meio fluido que envolve o tarugo. No existe frico entre parede e tarugo.

EXTRUSO HIDROSTTICA
As presses usadas so da ordem de 1400 Mpa. Mpa.

As vantagens essenciais do mtodo so: baixa frico pequenos ngulos de matriz altas relaes de extruso

EXTRUSO HIDROSTTICA
Podem ser extrudados por este mtodo uma grande variedade de metais e polmeros, formas slidas, tubos e outras formas vazadas como favo de abelha e perfis. perfis. A extruso hidrosttica realizada usualmente a temperatura ambiente Usa leo vegetal como meio fluido, combinando as qualidades de viscosidade e lubrificao. lubrificao. Pode-se tambm trabalhar em alta temperatura. Neste caso ceras , Podetemperatura. polmeros ou vidro so usados como fluido, que tambm tem a funo de manter o isolamento trmico do tarugo durante o procedimento de extruso. extruso.

EXTRUSO
DEFEITOS EM PRODUTOS EXTRUDADOS:
Devidos a defeitos nas ferramentas (desgaste, desvios de forma) Devidos a irregularidades na matria-prima (desvios de forma, textura irregular, vazios internos, incluses, fissuras) Trinca superficial so altas ocorre quando a temperatura e a velocidade

Cachimbo/vazio ocorre quando oxidos/material so arrastados oxidos/material para o centro do tarugo, como num funil, devido a fluxo com zona morta Fraturas chevron internas

Durante a extruso as camadas mais internas da pea no recebem compresso radial, mas so arrastadas e foradas a se estirar pelo material vizinho das camadas superficiais, que sofrem a ao direta da matriz Tal situao (deformao heterognea) gera tenses secundrias trativas no ncleo da pea, que pode vir a sofrer um trincamento caracterstico, em ponta de flecha.

FIM

Anda mungkin juga menyukai