Anda di halaman 1dari 19

Potssio

Layzza Tardin

Histrico
y

Embora j conhecido pelos antigos, que o utilizavam para fazer sabo caseiro, o elemento qumico potssio s foi descoberto em 1807, graas ao cientista britnico Sir Humphry Davy, pela eletrlise de KOH e NaOH. Seu smbolo K vem do nome latino kalium, que por sua vez deriva do rabe alqali, ou lcali. Tm este nome porque reagem muito facilmente com a gua e, quando isso ocorre, formam hidrxidos (substncias bsicas ou alcalinas), liberando hidrognio. Estes metais tambm reagem facilmente com o oxignio produzindo xidos.
2

Propriedades
y

um metal branco-prateado e mole que pode ser cortado com faca. Tem um ponto de fuso muito baixo, arde com chama violeta e apresenta uma colorao prateada nas superfcies no expostas ao ar, j que se oxida com rapidez. o segundo metal mais leve.

y y

Sua luminosidade inferior do ltio. Oxida-se facilmente em contato com o oxignio da atmosfera, e por isso deve ser guardado sobre querosene, isolado do ar.

Disponibilidade
y

O potssio o stimo elemento mais abundante que, constitui 2,4% das rochas magmticas. No encontrado livre na natureza. E constitui cerca de 4% em peso da crosta terrestre.

A maioria dos minerais de potssio insolvel e o metal s pode ser obtido com grande dificuldade. Alguns como silvita (cloreto de potssio, KCl) e carnallita (cloreto hidratado de potssio e magnsio, (KMgCl3).6H2O) contm seus sais, que podem ser facilmente extrados. encontrado na gua do mar, mas, ao contrrio do sdio, em pequenas propores. tambm encontrado em minrios como a kainita, schoemita, sinzenita, laugbeinita e polianita.

y y

Sais solveis de potssio so denominados coletivamente de potassa. Importante nutriente vegetal, sua carncia deve ser compensada com a adio ao solo dos adubos potssicos, como a carnalita e a silvina.
4

Altamente eletropositivos e reativos. A eletopositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinmico (liberao de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rpido e reagindo mais rpido.

Se visto do ponto de vista cintico (velocidade da reao) a reatividade tambm tende a crescer de cima para baixo, pois quanto maior os tomos mais fcil de perder o seu eltron de valncia e mais rpido reage. Apresentam um nico eltron nos seus nveis de energia mais externos ( em subnvel s ) , tendendo a perd-lo, transformando-se em ons monopositivos: M+.

Potssio

Na K Rb

Obteno
y

A principal fonte de potssio a potassa, extrada, entre outros locais, na Califrnia, Novo Mxico e Utah nos Estados Unidos, e Alemanha. Em Saskatchewan h grandes depsitos de potassa a 900 metros de profundidade, que no futuro podem converter-se em importantes fontes de potssio e sais de potssio. Pode ser obtido pela eletrlise do cloreto (KCl) lquido: Catodo K+ + eAnodo 2ClK. Cl2 + 2e-.

Tambm por reduo (aquecimento do composto na presena de carbono, silcio ou sdio). Outro meio a reao do sdio metlico com cloreto de potssio a 850C: Na + KCl K + NaCl (o potssio separado por ser mais voltil).
9

10

Aplicaes
O potssio um elemento essencial vida. Cerca de 95% dos compostos de potssio so usado como fertilizantes para plantas. Substncias contendo potssio e sua utilizao: KCl, K2SO4, KNO3 - cloreto de potssio, sulfato de potssio e nitrato de potssio utilizados como fertilizantes. KNO3 - nitrato de potssio utilizado tambm em explosivos. KOH - hidrxido de potssio usado na fabricao de fosfatos de potssio e de sabes moles como o estearato de potssio, ambos constituintes de detergentes lquidos. KMnO4 - permanganato de potssio usado na fabricao de sacarina, como agente oxidante e em titulaes. K2CO3 - carbonato de potssio usado em cermica, tubos de tv a cores e lmpadas fluorescentes. KO2 - superxido de potssio empregado em aparelhos de respirao e em submarinos. KBr - brometo de potssio usado em fotografia. K - potssio metlico s se produz pequenas quantidade, principalmente para fabricar KO2.
11

Istopos

12

Espectros e suas respectivas cores


Como resultado das baixas energias de ionizao, quando os elementos do grupo so irradiados com luz, a energia luminosa absorvida pode ser suficientemente elevada para fazer com que o tomo perca um eltron. Este denominado fotoeltron e explica o uso do csio e do potssio como ctodos em clulas fotoeltricas. Os eltrons tambm podem ser facilmente excitados para um nvel de energia superiores, por exemplo, no teste da chama. Nessa situao, eltron externo excitado para um nvel de energia mais alto pelo calor da chama. Quando esse eltron retorna ao nvel energtico inicial, ele libera a energia absorvida. A relao de Einstein relaciona essa energia E com o nmero de onda v. E = hv ( onde h a constante de Planck) No caso dos metais do Grupo 1, a energia emitida na forma de luz visvel, provocando o aparecimento de cores caractersticas na chama.
13

Estas trs chamas possuem cores diferentes pela presena de cloretos de trs metais diferentes. O cloreto de cobre (CuCl2) produz a chama verde, o cloreto de sdio (sal de cozinha NaCl) produz uma chama de cor amarela e a cor avermelhada devido ao cloreto de estrncio (SrCl2).

14

Ao Biolgica
y

O on K+ est presente nas extremidades dos cromossomos (telmeros) estabilizando a estrutura. O on hexaidratado (igual ao correspondente on magnsio) estabiliza a estrutura do ADN e do ARN compensando a carga negativa dos grupos fosfatos.

A bomba de sdio um mecanismo pelo qual se conseguem as concentraes requeridas de ons K+ e Na+ dentro e fora da clula concentraes de ons K+ mais altas dentro da clula do que no exterior - para possibilitar a transmisso do impulso nervoso. A diminuio do nvel de potssio no sangue provoca hipopotassemia.

15

Hortalias como beterraba e couve-flor e frutas como a abacate, banana, damasco, cereja, ameixa, pssego so alimentos ricos em potssio. um elemento, tambm, essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos trs elementos consumidos em maior quantidade. O on potssio, encontrado na maioria dos tipos de solo, intervm na respirao.

Sua carncia nos humanos pode causar: acne, priso de ventre, depresso, cansao, problemas de crescimento, insnia, fraqueza muscular, nervosismo, dificuldades respiratrias, reteno de sal e batimentos cardacos fracos.

Seu excesso (em nvel de nutriente), a hipercaliemia ou hiperpotassemia, nos humanos pode causar: fraqueza e dificuldade na articulao das palavras.

16

Curiosidades
y

A desintegrao de K-40 em Ar-40 empregada como mtodo para a datao de rochas. O cloreto de estrncio podia ser encontrado em algumas cremes dentais utilizados para diminuir a sensibilidade dos dentes, como na marca Sensodyne. Embora atualmente o uso de nitrato de potssio seja mais comum com esta finalidade. Altas ingestes de potssio se mostraram razoavelmente problemticas. Em uma pesquisa recente, utilizando pessoas de um manicmio no interior de So Paulo, cerca de 45% pessoa vinham a falecer em um curto espao de tempo depois de ingerirem grandes quantidades de potssio e 55% morriam num curtssimo espao de tempo depois.

17

Homem que sofreu um lapso explosivo interno devido a bomba de sdiopotssio.

O potssio extremamente perigoso para organismo humano pois, quando junto com sdio, essa dupla d ao crebro poder para enviar impulsos eltricos para todas as partes do corpo e escraviz-lo, principalmente o intestino que obrigado a enviar quantidades absurdas de aucares que ele teve todo o trabalho de digerir para esse rgo maquiavlico que o crebro.

18

Referncias:
y

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Pot%C3%A1ssio acessado em: 21/08/10

http://www.tabela.oxigenio.com/metais_alcalinos/elemento_quimico_ potassio.htm acessado em: 21/08/10

LIVRO:Qumica Inorgnica: No To Concisa, 6Edio. Autores: JOHN DAVID LEE, Editora: Edgard Blucher

19

Anda mungkin juga menyukai