Anda di halaman 1dari 57

Assistncia de Enfermagem ao paciente com AVCI e AVCH

Acidente

Vascular Cerebral IsqumicoIsqumico-AVCI Acidente Vascular Cerebral HemorrgicoHemorrgico- AVCH

Acidente Vascular Cerebral




Conhecido popularmente como "derrame cerebral", o Acidente Vascular Cerebral (designado pela sigla AVC pelos mdicos) a terceira causa de morte em vrios pases do mundo e a principal causa de incapacitao fsica e mental. Um AVC uma patologia associada a alteraes nos vasos do crebro.

Acidente Vascular Cerebral


 

Estas alteraes so de 2 tipos: isqumicas e hemorrgicas. As primeiras implicam uma reduo no fluxo sanguneo cerebral. Esse fluxo importante porque permite transportar para o crebro oxignio e nutrientes essenciais ao funcionamento das clulas que o constituem. Se esse fluxo reduzido ou interrompido, as clulas cerebrais deixam de receber esses elementos essenciais e acabam por morrer.

Acidente Vascular Cerebral




As alteraes hemorrgicas correspondem a alteraes da permeabilidade dos vasos sanguneos cerebrais ou mesmo a ruptura dos mesmos. Assim, h sada de sangue desses vasos provocando a formao de um aglomerado de sangue que comprime as estruturas cerebrais, alterando o seu funcionamento.

Acidente Vascular Cerebral Isqumico




uma perda sbita da funo cerebral decorrente da desorganizao do suprimento sanguneo a uma parte do crebro.

Acidente Vascular Cerebral Isqumico




Este tipo de AVCs provocado por isquemias- a perda de oxignio e nutrientes das clulas cerebrais resultando da obstruo de um vaso sanguneo. A isquemia leva ao infarto- morte das clulas cerebrais, que so depois substitudas por um lquido.

Acidente Vascular Cerebral Isqumico




Os cogulos sanguneos provocam isquemia e infarto de duas formas: Embolia- um cogulo que se forma numa parte qualquer do corpo, que se desprende ou quebra, e se desloca, percorrendo os vasos sanguneos at ficar preso num ponto mais estreito de uma artria cerebral.

Acidente Vascular Cerebral Isqumico




Estes cogulos formam-se mais freqentemente no corao aps um infarto do miocrdio, por alteraes no ritmo cardaco (arritmias) ou por doenas nas vlvulas cardacas. Um AVC provocado por uma embolia tem o nome de AVC emblico.

Acidente Vascular Cerebral Isqumico




Trombose- a formao de um cogulo de sangue (tambm conhecido como trombo) dentro de um vaso sanguneo no crebro, geralmente sobre uma placa de gordura (acumulao de colesterol nas paredes das artrias, conhecido como processo de arteriosclerose). Isto leva obstruo total ou parcial do vaso. Os locais mais frequentes para estas ocorrncias so as artrias cartidas e cerebrais. Um AVC provocado por uma trombose tem o nome de AVC trombtico.

Acidente Vascular Cerebral Isqumico

Acidente Vascular Cerebral Isqumico




A isquemia pode ser definitiva ou temporria. Quando o sangue volta a circular aps um curto perodo de isquemia e o paciente no apresenta seqelas, diz-se que ocorreu um Acidente Isqumico Transitrio (AIT). Um AIT pode ser um indicativo de que, no futuro, pode ocorrer uma isquemia permanente.

Fisiopatologia


A trombose acontece quando uma artria por qualquer razo vai ficando cada vez mais estreita e acaba por se ocluir (a razo mais freqente a aterosclerose). A embolia acontece quando algo que circula na corrente sangunea chega a uma artria com menor calibre e a oclui (mais freqentemente trata-se de cogulos de sangue que se formam nas artrias fora do crebro ou no corao).

Manifestaes Clnicas
 

   

Dficit neurolgico Dormncia ou fraqueza da face, do brao ou da perna, especialmente de um lado do corpo; Confuso mental ou alterao do estado mental; Dificuldade de falar ou de compreender a fala; Distrbios visuais; Dificuldade de caminhar, tonteiras ou perda do equilbrio ou da coordenao; Cefalia intensa sbita

Fatores de riscos
        

Idade patologia cardaca diabetes mellitus Aterosclerose Heredietariedade contraceptivos orais antecedentes de acidentes isqumicos transitrios (AIT) dislipidemia sedentarismo, elevada taxa de colesterol e predisposio gentica (Sullivan, 1993; Weimar, Ziegler, Konig, Diener; Leys, Hnon, Mackowiak-Cordoliani, Pasquier, 2005).

Preveno
    

Uso de aspirina em doses baixas Tratar a hipertenso, hiperglicemia e parar de fumar. Ingerir uma dieta de baixo teor de gorduras e de colesterol. Aumentar o exerccio. Paciente com fibrilao atrial o uso de warfarin (Anticoagulante).

Tratamento mdico
    

Uso de anti-hipertensivos, diurticos, trombolticos. Elevao da cabeceira do leito para promover a drenagem venosa e fazer baixar a PIC aumentada. Intubao por um tubo endotraqueal para estabelecer um via area permevel, se necessrio. Monitorizao hemodinmica. Avaliao neurolgica para determinar se o acidente vascular cerebral est evoluindo ou se esto ocorrendo outras complicaes agudas(convulses, sangramento por anticoagulao ou bradicardia induzida pela medicao).

Preveno cirrgica de AVCI




ENDARTERECTOMIA CAROTDEA: CAROTDEA: a remoo de uma placa aterosclertica ou trombo da artria cartida, para a preveno de AVC em paciente com doena oclusiva das artrias cerebrais extracranianas.

Diagnstico de Enfermagem


Mobilidade fsica prejudicada relacionada hemiparesia, perda da coordenao e do equilbrio, espasticidade e leso cerebral. Dor aguda (ombro doloroso) relacionada hemiplegia e ao desuso. Dficit do autocuidado (tomar banho, cuidar da higiene, usar o banheiro, vestir-se, arrumar-se e alimentar-se)relacionados s sequelas do acidente vascular cerebral.

Diagnstico de Enfermagem


 

Sensopercepo alterada relacionada alterao da recepo, transmisso e/ ou integrao sensorial. Deglutio prejudicada relacionada sequela do AVCI. Incontinncia urinria total relacionada bexiga flcida, instabilidade, confuso mental ou dificuldade de comunicao. Processos de pensamento alterados relacionados leso cerebral, confuso mental ou incapacidade de obedecer a instruo.

Diagnstico de Enfermagem


Risco para integridade da pele prejudicada relacionada hemiparesia, hemiplegia ou imobilidade diminuda. Processos familiares disfuncionais relacionados doena catastrfica e a carga da proviso de cuidados. Disfuno sexual relacionada aos dficits neurolgicos ou ao medo do insucesso.

Prescries de enfermagem

Realizar lavagem diariamente ao redor da uretra e meato uretral. Atentar para os cuidado na fixao do coletor urinrio para no prejudicar o suprimento sangneo do pnis. Observar presena de reaes alrgicas ou leses na regio peniana. Proporcionar melhor e maior cuidado ao paciente afsico. Buscar meios pelo qual ele possa entender suas necessidades. Identificar um mtodo por meio do qual a pessoa possa comunicar as necessidades bsicas.

Prescries de enfermagem

Identificar fatores que promovem a comunicao. Promover a continuidade do atendimento para reduzir a frustrao. Fazer um plano de cuidado individualizado para cada paciente. Tentar envolver a famlia no auxilio ao paciente Passar segurana para o paciente, conversar, explicar o que ser feito com ele, quando for fazer algum procedimento. Atentar para no gritar e nem falar alto.

Prescries de enfermagem
 

   

Manter o paciente sobre colcho caixa de ovos. Realizar higiene corporal diariamente ou sempre que necessrio enxugando rigorosamente e sem atritos na pele; Avaliar pele e proeminncias sseas observando colorao e textura diariamente; Movimentar os membros do paciente sempre que possvel, prevenindo a atrofia por desuso; Verificar diariamente se o paciente apresenta fecaloma; Orientar com o fisioterapeuta ou terapeuta se h possibilidade de fazer alguma exerccio aerbico regular para aumentar a funo respiratria e prevenir complicaes.

Prescries de enfermagem


    

Discutir com o fisioterapeuta exerccios para trabalho das articulaes e musculatura evitando atrofia articular e muscular e trombose com amputaes. Manter os calcanhares do paciente afastados do leito, colocando um acolchoamento sob as pernas. Observar integridade da pele a cada planto. Hidratao da pele com leos ou hidratante e massagem de conforto para ativar a circulao 3x/dia. Mudana de decbito de 2 em 2 horas. Trocar fralda geritrica sempre que necessrio, evitando umidade prolongada, e possvel leso e infeco de pele e genitlia.

Prescries de enfermagem
     

Observar constantemente a pele do paciente e sua integridade. Proporcionar apoio manuteno das habilidades sociais bsicas e a reduo do isolamento social. Diminuir o comportamento problemtico. Auxiliar a famlia e os membros da comunidade na compreenso e no apoio. Buscar incentivo primeiramente na famlia, nos amigos. Interagir com o paciente, conversar e ouvir atentamente.

Acidente Vascular Cerebral Hemorrgico - AVCH


Ocorre devido ruptura de um vaso sanguneo, ou quando a presso no vaso faz com que ele se rompa devido hipertenso. A hemorragia pode ser intracerebral ou subaracnide. Em ambos os casos, a falta de suprimento sanguneo causa infarto na rea suprida pelo vaso e as clulas morrem (Cohen, 2001).

Hemorragia Intracerebral: Intracerebral:




Ruptura espontnea de pequenos vasos responsvel por 80% dos acidentes cerebrais hemorrgicos e causada principalmente por uma hipertenso nocontrolada.

Hemorragia subaracnide: Decorre da subaracnide: ruptura de um aneurisma (um enfraquecimento na parede arterial) intracraniano em cerca de metade dos casos.

Aneurisma intracraniano

Manifestaes Clnicas
  

  

Vmitos Alterao precoce e sbita no nvel da conscincia Pode haver dor e rigidez da parte posterior do pescoo (rigidez da nuca) e da coluna devido a irritao minngea. Distrbios visuais (perda da viso, diplopia,ptose) Zumbidos, tonteiras e hemiparasia Coma e morte

Preveno
   

Controle da hipertenso especialmente em pessoas com mais de 55 anos. Dieta rica em peixe, clcio e potssio Controlar os factores de risco acima descritos Seguir os conselhos do seu mdico, especialmente no caso de ser hipertenso, diabtico ou ter problemas de corao. Exerccio fsico regular de intensidade moderada pelo menos 3 vezes por semana

Tratamento mdico


Repouso no leito com sedao para impedir a agitao e o estresses. Tratamento cirrgico para aneurisma no rompido. Analgesia (Codena, Acetominofeno) para dores de cabea e no pescoo.

Dficits Neurolgicos dos Acidentes Vasculares Cerebrais: Manifestaes e Implicaes de Enfermagem




Perda da viso perifrica

Manifestao: Dificuldade em enxergar noite.  No-percepo de objetos ou de bordas de objetos Implicaes de Enfermagem: 1. Colocar os objetos no centro do campo visual intacto do paciente. 2. Encorajar o uso de uma bengala ou outro objeto para identificar objetos na periferia do campo visual. 3. A capacidade de dirigir veculos vai ter que ser avaliada.

Diplopia Manifestao: Viso dupla; Implicaes de Enfermagem: Explicar ao paciente a localizao de um objeto colocando-o prximo ao paciente. Colocar consistentemente na mesma localizao os itens para o cuidado do paciente.

Dficits Motores:


Hemiparesia Manifestao: Fraqueza da face, do brao e da perna do mesmo lado (devido a uma leso no hemisfrio oposto Implicaes de Enfermagem Colocar os objetos ao alcance do paciente do lado no-afetado. Instruir o paciente a se exercitar e a aumentar a fora do lado no-afetado.

1.

2.

 

Hemiplegia Manifestao: Paralisia da face, do brao e da perna do mesmo lado (devido a uma leso no hemisfrio oposto). Implicaes de Enfermagem Encorajar o paciente a fazer exerccios da amplitude de movimento do lado afetado. Proporcionar imobilizao, quando necessrio, para o lado afetado. Manter o alinhamento do corpo numa posio funcional. Exercitar o membro no-afetado para aumentar a mobilidade, a fora e o uso.

1. 2. 3. 4.

Ataxia
 

1. 2. 3.

Manifestao: Marcha cambaleante e instvel. Incapaz de manter os ps juntos; precisa de uma base ampla para ficar de p. Implicaes de Enfermagem: Apoiar o paciente durante a fase de deambulao inicial. Fornecer dispositivo de apoios para a deambulao (andador, bengala). Instruir o paciente a no caminhar sem assistncia ou sem um dispositivo de apoio.

Disartria Manifestao: Dificuldade de formar palavras Implicaes de Enfermagem: Oferecer ao paciente mtodos alternativos de comunicao. Dar ao paciente tempo suficiente para responder comunicao verbal. Dar apoio ao paciente e a seus familiares para aliviar a frustrao relacionada dificuldade de comunicao.

1. 2. 3.

Disfagia Manifestao: Dificuldade de deglutio Implicaes de Enfermagem: Testar os reflexos farngeos do paciente antes de oferecer alimentos slidos ou lquidos. Ajudar o paciente nas refeies. Colocar o alimento do lado no-afetado da boca. Dar tempo bastante para ele comer.

1.

2. 3. 4.

Dficits Sensoriais
Parestesias (ocorrem do lado oposto ao da leso) Manifestao: Dormncia e formigamento da extremidade.


1.

2.

Implicaes de Enfermagem: Instruir o paciente de que a sensao pode estar alterada. Proporcionar amplitude de movimento s reas afetadas e aplicar dispositivos corretivos quando necessrio.

Dficits Verbais


1. 2.

Afasia expressiva Manifestaes Incapaz de formar palavras que sejam compreensveis; compreensveis; pode ser capaz de falar dando respostas de uma nica palavra. palavra. Implicao de enfermagem Encorajar o paciente a repetir sons no alfabeto. alfabeto. Explorar a capacidade de escrever do paciente como um meio alternativo de comunicao. comunicao.

Dficts emocionais
    

1. 2. 3.

Manifestaes Perda do autocontrole Diminuio da tolerncia a situaes estressantes Depresso Medo, hostilidade e raiva Sentimentos de isolamento Implicao de enfermagem Dar apoio ao paciente durante exploses incontrolveis. incontrolveis. Controlar as situaes estressantes, se possvel. possvel. Proporcionar um ambiente seguro. seguro.

 Diagnsticos

de enfermagem

ALTO RISCO PARA LESO RELACIONADO A DFICITS NO CAMPO VISUAL, MOTOR, OU PERCEPTIVO
           

Agir para reduzir risco ambientais. Instruir o paciente a usar campainha para pedir ajuda. Manter a cama na posio baixa com todas as laterais erguidas. Manter desobstrudos os caminhos at o banheiro. Propiciar iluminao noite. Assegurar que o interruptor de luz esteja acessvel prximo a cama. Investigar diariamente as extremidades na busca de leses no detectadas. Manter os ps quentes e secos e a pele macia mediante o uso de loo hidratante. Orientar o paciente a usar sapatos com sola antiderrapante. Eliminar tapetes soltos, aglomerados de objetos e lixos, bem como assoalho muito encerado. Instalar barras de apoio no banheiro. Proporcionar corrimo em escadas e corredores.

INCONTINNCIA FUNCIONAL RELACIONADA A INCAPACIDADE OU DIFICULDADE PARA CHEGAR AO VASO SANITRIO SECUNDRIO A MOBILIDADE DIMINUDA OU A FALTA DE MOTIVAO
      

Verificar o ambiente quanto a barreiras ao acesso do paciente ao banheiro. Proporcionar corrimos e assentos mais alto do vaso sanitrio se necessrio. Encorajar o paciente a usar pijamas ou roupas simples. Oferecer lembretes para ir ao vaso sanitrio a cada duas horas aps as refeies e antes de deitar-se. Elogiar o sucesso e as boas tentativas. Manter a hidratao ideal (2.000 2.500ml/dia). Minimizar a ingesto de caf, ch, colas e suco de grapefruit.

DEGLUTIO PREJUDICADA RELACIONADA A PARALISIA OU PARESIA MUSCULAR SECUNDRIA A DANOS AOS NEURNIOS MOTORES SUPERIORES

 

 

Planejar as refeies para quando o paciente estiver bem descansado. Assegurar que o equipamento confivel para aspirao esteja ao alcance durante as refeies. Interromper a alimentao se o paciente estiver cansado. Estabelecer uma meta de ingesto de lquidos.

Comunicao verbal prejudicada relacionada a efeitos de danos ao hemisfrio esquerdo sobre a linguagem e a fala. fala.
     

Colaborar com o fonoaudilogo para aliviar o paciente e criar uma estratgia. Escutar com ateno. Repetir a mensagem de volta ao paciente para assegurar a compreenso. Obter sua ateno antes de falar, cham-lo pelo nome. Encorajar ao paciente a partilhar frustraes e validar suas expresses no-verbais. Usar palavras simples e as mesmas palavras de forma consistente para cada tarefa.

REFLEXO
Enquanto isso, no Hospital Santa Maria... - Bom dia, da recepo? Eu gostaria de falar com algum que me desse informaes sobre os pacientes. Queria saber se certa pessoa est melhor ou piorou... - Qual e o nome do paciente? - Chama-se Maria Isabel e est no quarto 302. - Um momentinho, vou transferir a ligao para o setor de enfermagem... - Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja?

-Gostaria de saber as condies clnicas da paciente Maria Isabel do quarto 302, por favor! - Um minuto, vou localizar o mdico de planto. - Aqui o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar? - Ol, doutor. Precisaria que algum me informasse sobre a sade de Maria Isabel que est internada h trs semanas no quarto 302.

- Ok, minha senhora, vou consultar o pronturio da paciente... Um instante s! Hummm, aqui est: ela se alimentou bem hoje, a presso arterial e pulso esto estveis, responde bem medicao prescrita e vai ser retirada do monitor cardaco at amanh. Continuando bem, o mdico responsvel assinar alta em trs dias. - Ahhhh, Graas a Deus! So notcias maravilhosas! Que alegria!

Pelo seu entusiasmo, deve ser algum muito prximo, certamente da famlia? No, sou a prpria Maria Isabel, telefonando aqui do 302! que todo mundo entra e sai do quarto e ningum me diz coisa nenhuma!...

Anda mungkin juga menyukai