Anda di halaman 1dari 31

FGADO

Lucas sousa Raphael lucas Anderson azevedo

a) Diferentes possibilidades de organizao do tecido heptico em unidades morfolgicas ou funcionais. No centro do esquema dos lbulos hexagonais fica situada uma veia, a veia central (= lbulos hepticos clssicos). No centro do lbulo da veia porta fica situado um campo periportal (espao porta) com a trade de Glisson, enfatizando a funo glandular excrina a produo de bile do fgado. O eixo central de um cino heptico formado por ramos sangneos a partir do espao porta; colaterais desses ramos axiais penetram no lbulo heptico, formando trs zonas com um gradiente de oxigenao: a zona l a que mais contm O2, e a zona 3 a que contm menos.

b) Representao esquemtica da anatomia microscpica de um espao porta e da parte essencial de um lbulo heptico. A artria interlobular um ramo da artria heptica, e a veia interlobular um ramo das veias porta. Na periferia do lbulo fluem juntos o sangue mais oxigenado da artria e o sangue menos oxigenado da parte venosa. As pores iniciais dos duetos biliares cortados so chamadas de canalculos de Hering.

c) Hepatcitos (clulas epiteliais hepticas) com a parede de um sinuside, o espao de Disse e o canalculo biliar. A troca entre os hepatcitos e a corrente sangnea intensa, e a esta correspondem adaptaes morfolgicas: o endotlio e os hepatcitos no possuem lmina basal, a membrana celular basal dos hepatcitos forma microvilosidades, os poros endoteliais no so fechados por diafragma, e o espao de Disse contm poucas fibrilas colgenas. As clulas de Ito contm gotculas de gordura ricas em vitamina A. As clulas de Kupffer so macrfagos. Observe a polaridade dos hepatcitos (plo sangneo e plo biliar) e os filamentos contrateis na proximidade dos canalculos biliares; -> fluxo da bile e do sangue.

A organizao do fgado em lbulos hepticos com a veia central aqui graficamente acentuada por razes didticas, mais do que vista em material humano. No corte, os lbulos aparecem com forma mais ou menos hexagonal, e so constitudos por cordes de clulas hepticas estreitamente contguos que se afastam radialmente da veia central juntamente com os capilares sinusides que correm entre os cordes. Nos aglomerados angulares de tecido conjuntivo ficam localizados ramos da veia porta, da artria heptica, os canalculos biliares (trades de Glisson), bem como um vaso linftico. Colorao: H. E. Aumento 70 X.

Corte do fgado de porco, mostrando a lobulaao hepatica muito evidente, devido septao completa feita pelo tecido conjuntivo. Esta separao dos lbulos pelo tecido conjuntivo ocorre em algumas espcies, como no porco, mas no ocorre no homem. Por isso nos cursos de histologia costuma-se freqentemente estudar a lmina do fgado de porco antes do humano. Colorao: azan. Aumento 20 X.

Espao porta no fgado humano como o ramo da artria hepatica (artria interlobular), o ramo da veia porta (veia interlobular),um pequeno dueto biliar e um vaso linftico. As trs estruturas o ramo da artria hepatica, o ramo da veia porta e o pequeno canalculo biliar so chamadas de trade de Glisson. Essas estruturas tambm podem aparecer duas ou mais vezes no espao porta. Incluso em plstico. Aumento 200 X.

Corte de um lbulo heptico humano mostrando as fibras reticulares (de colgeno do tipo III) coradas em negro no espao de Disse, que limita os sinusides. Tambm esto coradas em negro as Organelas granulares, sobretudo os lisossomas no plo biliar dos hepatcitos. Impregnao pela prata. Colorao: vermelho nuclear. Aumento 500 X.

Cordes hepticos mostrando o glicognio intracelular sob a forma de grnulos mais ou menos grosseiros (comparar com a Fig. 53). Colorao: PAS-hemalmen. Aumento 240 X.

Grande aumento de alguns cordes hepticos humanos e dos sinusides situados entre estes, representando os capilares sangneos de luz ampla. O plasma sangneo dos sinusides est corado em rosa, e na luz do vaso so encontradas clulas de Kupffer e granulcitos neutrfilos isolados. Em algumas regies podem-se reconhecer os canalculos biliares (-*). Incluso em plstico. Aumento 500 X.

As clulas estreladas de von Kupffer localizadas na parede dos sinusides, pertencentes ao sistema retculo-endotelial, s podem ser vistas microscopia ptica utilizando-se sua capacidade fagocitria, pelo armazenamento de um corante intravital injetado (p. e\., azul tripan ou prata coloidal). Observe as ocasionais clulas hepticas binucleadas. Colorao: injeo intravital de prata coloidal e vermelho nuclear. Aumento 380 X.

Representao grfica da rede dos canalculos biliares, evidenciada pelo tratamento do material por solues de sais de prata. Estes delicados duetos no possuem parede prpria, mas se originam a partir dos espaos entre hepatcitos adjacentes, cujo plasmalema constitui a parede dos canalculos biliares (comparar tambm com a Fig. 333). Tcnica: Canais biliares (negro-azulado) e sinusides (vermelho) injetados com solues de gelatina de diferentes cores. Ncleos dos hepatcitos: em amarelo, devido ao cido pcrico contido no meio de fixao. Aumento 380 X.

Fotomicrografia eletrnica do fgado de rato com dois sinusides cortados limitando clulas hepticas. Estas so caracterizadas por suas mitocndrias abundantes e pelo empilhamento regular das cisternas do retculo endoplasmtico rugoso (1). Entre os hepatcitos e o endotlio dos capilares sinusides encontra-se um pequeno espao de tecido conjuntivo, o espao de Disse. Na superfcie do espao de Disse os hepatcitos so densamente recobertos por microvilosidades (-*) As microvilosidades tambm se projetam para dentro dos canalculos biliares (^-). 2 Ncleo de um hepatcito. Aumento total 3.500 X.

Corte transversal de um sinuside com um linfcito na sua luz (fgado de rato). O endotlio apresenta numerosos poros e nontem lmina basal (1). Observe as incontveis microvilosidades dos hepatcitos no espao de Disse. Aumento total 14.000 X.

Plo biliar de duas clulas epiteliais hepticas (A, B) humanas, l Ncleo celular; 2 Mitocndrias; 3 Corpos lisossmicos com pigmentos biliares; 4 Canalculo biliar apresentando microvilosidades; -*: Contatos celulares (zonula occludens, zonula adhaerens). Aumento 18.000 X.

Vescula billiar

Mucosa da vescula biliar humana. A mucosa se apresenta em pequenas pregas irregulares dispostas de modo a formar uma rede. que em alguns cortes parecem se anastomosar. O epitlio dessas pregas cilndrico alto, produz mucina e pode reabsorver lquidos. Na profundidade das pregas encontram-se freqentemente glndulas luhulosas produtoras de muco (glndulas de Luschka).A musculatura da parede da vescula biliar tem organizao complexa e constituda por apenas uma tnica muscular. Incluso em plstico. Aumento 40 X.

Anda mungkin juga menyukai