Anda di halaman 1dari 29

Escriturao: Dos livros obrigatrios Livro 1 (protocolo) Livro 2 (Registro Geral)

Livro protocolo

Livro Protocolo

Livro protocolo

Livro protocolo

Conceitos bsicos prioridade Prioridade. Art. 186 (do latim prior o primeiro, qualidade do que est em primeiro lugar, primazia, precesso) Objetivo: fixao da preferncia dos direitos reais Sustentao dos caracteres gerais dos direitos reais imediatividade, oponibilidade, preferncia, exclusividade.

Conceitos bsicos preferncia Preferncia (latim prfero, prfers, prtuli, prlatum, prferre). pr em primeiro lugar, preferir; primazia ou vantagem reconhecida a determinado credor, em virtude da natureza de seu crdito, no s de haver a coisa, com excluso dos demais, como de receber, preterindo aos concorrentes (C. Santos)

Conceitos bsicos privilgio Privilgio (do latim privilegium, de privus, particular, prprio, especial, individual e Lex, lei), apontava, originariamente, para a lei excepcional concernente a um particular ou a poucas pessoas. Prerrogativa, regalia, direito exclusivo ou qualquer medida de exceo, prescrita em lei, em benefcio de algum.

Conceitos bsicos privilgio

O privilgio um direito de prelao, que a lei confere, em ateno causa do crdito e no existe seno ex legis auctoritate. No direito real!

Conceitos bsicos PRECEDNCIA

ordem de precedncia (art. 11 da LRP): controle geral distinto do nmero de ordem do protocolo que consagra a prioridade.

Prioridade

prenotao
Todos os ttulos devem ser prenotados (exceto exame e clculo art. 12, nico). Exame e clculo excepcional e sempre depender de requerimento escrito e expresso do interessado. vedado o protocolo e prenotao de ttulos apresentados exclusivamente para exame e clculo.

prenotao
O prazo (exame, qualificao e devoluo do ttulo) 15 dias; prazo para registro 30 dias Contam-se os prazos a partir da data da prenotao. Prazo da prenotao: regra especial art. 205 LRP, (conta-se o prazo do lanamento no protocolo. No se aplica o artigo 132 do Cdigo Civil.

Todos os ttulos devem ser prenotados?


O art. 182 deve ser lido em cotejo com o art. 174, combinando-se, ambos, com o nico, art. 12: Independem de apontamento no Protocolo os ttulos apresentados apenas para exame e clculo dos respectivos emolumentos.

A prioridade da pessoa ou do ttulo?


A precedncia (ordem geral do art. 11), no se confunde com a prioridade prevista no art. 186. A prioridade dos ttulos coexiste e se aperfeioa exatamente com apoio no direito de precedncia garantido s partes. A prioridade do ttulo somente se alcana, lgica e efetivamente, se forem observadas regras rgidas para o controle de precedncia.

Prioridade do ttulo
Os efeitos de prioridade se consagram a partir da prenotao do ttulo ainda que uma mesma pessoa apresente vrios instrumentos a registro e ainda que no mesmo instrumento sejam vrios os negcios jurdicos pactuados, hiptese em que receber apenas um nmero de ordem (art. 187)

Prioridade e idosos
O idoso goza de privilgio na consecuo da prioridade registral, em face dos art. 3, nico, I, c.c. art. 71 e seus pargrafos, do Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741, de 1.10.2003)? A prioridade do ttulo, no da pessoa. Atendimento preferencial, imediato e individualizado nas vrias demandas que enderea ao Registro de Imveis.

Livro 2 - MATRCULA

MATRCULA
Na sua formulao substantiva, o termo matrcula acena para o sentido j registrado nos bons dicionrios latinos, cuja raiz aponta para a idia de rol e, mais amplamente, de registro pblico. (SARAIVA, F.R. dos Santos. Novssimo Diccionario Latino Portuguez. TORRINHA, Francisco. Dicionrio Latino Portugus. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico).

MATRCULA
Matrcula pde significar tanto a inscrio necessria para o exerccio do comrcio (Cdigo Comercial, Lei 556, de 25/6/1850), quanto o registro de navios e embarcaes; podia indicar o procedimento para estabelecimento de empresas de armazns gerais, (Decreto 1102, de 21/11/1903) ou o cadastro do leiloeiro, atividade que se exerce mediante prvia matrcula no rgo respectivo.

MATRCULA
O registro Torrens, (1890): matrcula nos procedimentos de registrao. (Cfr. Dec. 451-B, de 31/5/1890 e seu regulamento, Dec. 955-A, de 5/11/1890). Matrcula de oficinas impressoras, jornais, peridicos, empresas de radiodifuso e agncias de notcias. (Cfr. art. 116, 123, 124, 125 e 126 da Lei 6015/73).

MATRCULA
Com o sentido de flio real, a matrcula a prpria folha, a base - continente registral - sobre a qual vo aportar os assentos relativos ao domnio e s demais mutaes jurdicas - contedo registral que tenham por objeto o imvel matriculado

MATRCULA
CONCEITO: "um ato de registro, no sentido lato, que d origem individualidade do imvel na sistemtica registral brasileira, possuindo um atributo dominial derivado da transcrio da qual se originou" (Maria Helena Leonel Gandolfo).

MATRCULA
A inscrio significa tanto o ato de inscrever quanto o seu resultado (o inscrito). A matrcula pode ser decomposta: ato jurdico de matrcula - no sentido de inscrio inaugural no sistema de flio real - e a matrcula como sinnimo de flio real, que encerra as inscries a ele endereadas relativamente unidade predial.

MATRCULA
A matrcula, com o sentido lato de registro, a primeira inscrio no flio real. Subentende-se: (a) que se trata de um registro jurdico - para afastar a idia de que a matrcula seria to-s um ato cadastral (b) que estamos diante de um ato jurdico cuja conseqncia imediata fixar o atributo de dominialidade, enunciando a situao jurdica do imvel e (c) que a matrcula, entendida como ato jurdico de inscrio, pode apresentar ntida distino em relao ao flio real, que o suporte da inscrio.

MATRCULA
um ato de registro.
art. 167: No Registro de imveis, alm da matrcula, sero feitos... I o registro (...) e II a averbao. art. 176: O livro n. 2 - Registro Geral - ser destinado matrcula dos imveis e ao registro ou averbao dos atos relacionados no artigo 167 e no atribudos ao Livro n 3. Art. 195: Se o imvel no estiver matriculado ou registrado em nome do outorgante, o oficial exigir a prvia matrcula e o registro do ttulo anterior, qualquer que seja a sua natureza, para manter a continuidade do registro.

MATRCULA
Matrcula X cadastro distines.
A matrcula um ato cadastral, a forma pela qual se caracteriza e individualiza um imvel e se lhe confere um nmero de ordem pelo qual ser prontamente identificado. A matrcula vem a ser, tambm, um lanamento de transporte do imvel, do sistema antigo de registro para o novo. Por isso, ato da economia interna da serventia, praticado de ofcio, obrigatoriamente, e no depende de qualquer requerimento (OLIVEIRA. Edison Josu Campos. Registro Imobilirio, Ed. Rev. dos Tribunais, So Paulo, 1976, pgs. 34/35).

MATRCULA
Requisitos da matrcula (art. 176, II, Lei 6.015/73) o nmero de ordem, que seguir ao infinito; Data; a identificao do imvel, que ser feita com indicao: o nome, domiclio e nacionalidade do proprietrio, bem como: o nmero do registro anterior.

MATRCULA
Problemas mais comuns Casustica Bloqueio de matrcula Registros Eletrnicos flio real eletrnico Forma narrativa ou tabular? (art. 231, I) Unitariedade Conservao

Anda mungkin juga menyukai