Anda di halaman 1dari 30

A contabilidade

Fatos Histricos
A histria da contabilidade to antiga quanto a prpria histria da civilizao. Est ligada s primeiras manifestaes humanas da necessidade social de proteo posse e de perpetuao e interpretao dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre disps para alcanar os fins propostos.

A origem da Contabilidade est ligada a necessidade de registros do comrcio. H indcios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fencios. A prtica do comrcio no era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes semticos requeria o acompanhamento das variaes de seus bens quando cada transao era efetuada. As trocas de bens e servios eram seguidas de simples registros ou relatrios sobre o fato. Mas as cobranas de impostos, na Babilnia j se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egpcio contabilizou os negcios efetuados pelo governo de seu pas no ano 2000 a.C.

medida que as operaes econmicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Repblica Romana (200 a.C.) j traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salrios, perdas e diverses. No perodo medieval, diversas inovaes na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas somente na Itlia que surge o termo Contabilit.

A evoluo da cincia contbil


CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO perodo que se inicia com as primeiras civilizaes e vai at 1202 da Era Crist, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano. CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - perodo que vai de 1202 da Era Crist at 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que teoria contbil do dbito e do crdito corresponde teoria dos nmeros positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO perodo que vai de 1494 at 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilit Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da ustria. Obra marcante na histria da Contabilidade. CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTFICO perodo que se inicia em 1840 e continua at os dias de hoje.

Frei Luca Pacioli


Luca Bartolomeo de Pacioli - foi um monge franciscano e clebre matemtico italiano. considerado o pai da contabilidade moderna. Apesar da infncia pobre, foi educado pelo matemtico Dominico Bragadino e tornou se professor de matemtica de uma escola local. Em1470, na cidade de Veneza, como tutor dos filhos de um comerciante, escreveu a sua primeira obra de matemtica na rea de lgebra. Em 1475, tornou-se o primeiro professor de matemtica da Universidade de Perugia.

No ano de 1494 foi publicado em Veneza sua famosa obra Summade Arithmetica, Geometria proportioni et propornalit (coleo de conhecimentos de aritmtica, geometria, proporo e proporcionalidade). Pacioli tornou-se famoso devido a um captulo deste livro que tratava sobre contabilidade: Particulario de computies et scripturis . Nesta seco do livro, Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como mtodo veneziano("el modo de Vinegia")ou ainda"mtodo das partidas dobradas".

Conceito
A Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios de demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao (Ibracon).

a cincia que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a revelao desses fatos, com o fim de oferecer informaes sobre a composio do patrimnio, suas variaes e o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial (Hilrio Franco);

Objeto da contabilidade
Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fbio Bsta, quem pela primeira vez, em 1942, definiu patrimnio como objeto da Contabilidade. O enquadramento da Contabilidade como elemento fundamental da equao aziendalista, teve, sobretudo, o mrito incontestvel de chamar ateno para o fato de que a Contabilidade muito mais do que mero registro; um instrumento bsico de gesto.

PATRIMNIO um conjunto de bens, direitos e obrigaes vinculados a uma pessoa ou a uma entidade. representado pelo balano patrimonial que compe as contas do ativo, passivo e patrimnio lquido de uma entidade, conforme a demonstrao:

USURIOS DA CONTABILIDADE
Iudcibus, Martins e Gelbcke (2000, p. 43), do o seguinte conceito aos usurios da contabilidade como toda pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse na avaliao da situao e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades no lucrativas, ou mesmo patrimnio familiar . Podemos afirmar que os usurios da contabilidade toda pessoa que constitui personalidade fsica ou jurdica, de forma interna ou externa, com ou sem finalidade lucrativa, cujo interesse apropriar-se das informaes inerentes as entidades, a fim de avali-las.

Entidade indivduo distinto, ser, pessoas fsicas ou jurdicas que podem ter alguma relao comercial; Pessoa Fsica pessoa natural, todo o indivduo, o homem ou a mulher, desde a sua concepo ao mundo at a sua morte; Pessoa Jurdica - entidade abstrata com existncia e responsabilidade jurdicas com ou sem finalidade lucrativa representada por pessoa ou pessoas naturais, ou at por pessoa ou pessoas da mesma personalidade jurdica;

Usurios Internos so os usurios que trabalham diretamente com as informaes contbeis ou tem acesso a essas informaes dentro do ambiente da entidade; Usurios Externos so todos os usurios que no tem acesso s informaes de forma direta, mas que por algum motivo esto interessados na situao social, econmica ou financeira da entidade.

TCNICAS CONTBEIS
Tcnica o conjunto de mtodos organizados de forma sistemtica, desenvolvidos e postos em execuo com o objetivo de se alcanar determinado fim. Para atingir sua finalidade, a contabilidade utiliza as seguintes tcnicas: Escriturao: registro em livros especiais e em linguagem prpria, com observncia dos princpios e convenes geralmente aceitos, de todos os fatos que influem na composio do patrimnio.

Demonstraes Contbeis: elaborao peridica de relatrios sobre o estado do patrimnio. So eles:Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE), Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR), Demonstraes dos Lucros ou Prejuzos Acumulados( DLPA). Auditoria Contbil: tcnica de verificao e avaliao da qualidade e confiabilidade dos registros contbeis e das informaes produzidas.

Anlise de Balanos: processo de avaliao da situao real do patrimnio, no que se refere capacidade financeira, ao desempenho operacional e suas possibilidades de expanso e desenvolvimento. Consolidao de balanos: corresponde unificao das demonstraes contbeis da empresa controladora e de suas controladas, visando a apresentar a situao econmica e financeira de todo o grupo , como0 se fosse uma nica empresa.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE Os princpios Fundamentais de Contabilidade representam a essncia das doutrinas e teorias relativas cincia da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos cientficos e profissionais de nosso Pas. Concernem, pois, Contabilidade no seu sentido mais amplo de cincia social, cujo objeto o Patrimnio das Entidades.

De acordo com o art. 3 da Resoluo CFC n 750/93 de 29 de dezembro de 1993, so Princpios Fundamentais de Contabilidade: PRINCPIO DA ENTIDADE - reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou uma instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqncia, nesta acepo, o patrimnio no se confunde com aqueles dos scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio. (Art. 4 Resoluo CFC n 750/93).

PRINCPIO DA CONTINUIDADE

A CONTINUIDADE ou no da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provvel, devem ser consideradas quando da classificao e avaliao das mutaes patrimoniais, quantitativas e qualitativas. (Art. 5 Resoluo CFC n 750/93).Isto quer dizer que a sociedade quando fundada, considerase que ir funcionar por tempo indeterminado, salvo quando em casos especiais expressos em documentos.

PRINCPIO DA OPORTUNIDADE
O princpio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originam. (Art. 6 Resoluo CFC n 750/93).

PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL Os componentes do patrimnio devem ser registrados pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do Pas, que sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da ENTIDADE. (Art. 7 Resoluo CFC n 750/93).

PRINCPIO DA ATUALIZAO MONETRIA


Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis atravs do ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais. (Art. 8 Resoluo CFC n 750/93), utilizado para balanos realizados at 31.12.1995.

PRINCPIO DA COMPETNCIA
As receitas e despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento. (Art. 9 Resoluo CFC n 750/93).

PRINCPIO DA PRUDNCIA
O princpio da PRUDNCIA determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO edo maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido. (Art. 10 Resoluo CFC n 750/93).

Campo de aplicao da contabilidade


O campo de aplicao da contabilidade abrangem todas as entidades econmico - administrativa que por sua vez so organizaes que se renem os seguintes elementos: Pessoas; Titular; Patrimnio; Capital; Ao; Administrativa e Fim determinado.

      

Para os fim que destinam, as entidades econmico administrativas podem ser classificadas: Entidade com fins econmico denominadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimnio liquido. Ex.: empresas comerciais, industriais, agrcolas etc. Entidades com fins socioeconmicos intituladas instituies, visam ao superavit que reverter em beneficio de seus integrantes. Ex.: associaes de classe, clubes scias etc. Entidades com fins scias tambm chamadas instituies, tm por obrigao atender as necessidades da coletividade a que pertencem. Ex.: a Unio, os Estados e municpios.

FIM

Anda mungkin juga menyukai