Anda di halaman 1dari 17

Tcnicas Asspticas

um conjunto de medidas para impedir a penetrao de microorganismos em local que no os contenha. Entende-se Entendeento, que um mtodo pelo qual a contaminao prevenida.

Classificao dos artigos hospitalares




Artigos

so aqueles que penetram nos tecidos sub-epiteliais, na subcirculao sistmica e em outros rgos isentos de flora microbiana, portanto, devem estar esterilizados (isento de bactrias, fungos, vrus, inclusive esporos). esporos). Ex: Ex: solues injetveis, agulhas, instrumentais cirrgicos, roupas utilizadas em atos cirrgicos e endoscpicos crticos. crticos.

crticos: crticos:

Artigos Semi-crticos: so todos aqueles que entram Semi-crticos:


apenas em contato com as mucosas ntegras, portanto devem ser desinfectados. Ex: equipamentos de anestesia gasosa e desinfectados. Ex: de assistncia ventilatria, endoscpico semi-crtico. semi-crtico. so aqueles que entram em contato com pele ntegra e ainda os que no entram em contato direto com o cliente. Ex: telefone, computadores, cliente. Ex: comadre e equipamentos sanitrios, moblia, etc. etc. so todos os artigos que entram em contato com sangue, fezes, ps, urina, qualquer secreo, exsudato e excreo corprea. Esses artigos corprea. devem ser descontaminados, ou seja, devem sofrer desinfco prvia. prvia.

Artigos no-crticos: no-crticos:

Artigos contaminados: contaminados:

REAS HOSPITALARES


so aquelas onde existe o risco aumentado de transmisso de infeco pelas atividades desenvolvidas ou onde se concentram clientes cujo sistema imunolgico esteja deprimido. Ex: UTI, berrio de alto risco, deprimido. Ex: laboratrio, dilise, banco de sangue, e outros. outros.

reas crticas:

reas semi-crticas: aquela ocupada pelos clientes semi-crticas:


portadores de doenas infecciosas de transmissibilidade. Ex: transmissibilidade. Ex: enfermarias, ambulatrios, etc. etc. baixa

so todas aquelas reas que teoricamente no apresentam risco de transmisso de infeco. Ex: infeco. Ex: recepo de hospital, almoxarifado, farmcia, etc. etc.

reas no-crtica: no-crtica:

Assepsia
o processo pelo qual se consegue afastar os germes patognicos de determinado local ou objeto.

Assepsia classifica-se em: classifica

Cirrgica: Cirrgica: que consiste no emprego de tcnicas


com o objetivo de no propagar microorganismos em local ou objeto estril. Essa tcnica exige estril. conhecimento cientfico por parte dos profissionais de sade e tambm seguir rigorosamente as regras de: de: No falar, tossir ou espirrar sobre material estril; estril; No utilizar material com a embalagem violada, data vencida, sem data, origem duvidosa; duvidosa; Guardar os materiais em armrios prprios, limpos, longe de insetos, umidades e poeira; poeira;

 

so medidas para evitar ou diminuir a disseminao de microorganismos patognicos de um indivduo para outro atravs de: de: Medidas individuais: como lavar as mos antes a individuais: aps cuidar de cada cliente, aps chegar da rua, aps assoar o nariz, uso de objetos individuais, etc. etc. Medidas coletivas: como saneamento bsico, coletivas: higiene ambiental, combate proliferao de insetos e roedores, etc. etc. Medidas hospitalares: utilizando tcnicas de hospitalares: limpeza concorrente, terminal, precaues padro, precaues adequadas de pessoas com molstias transmissveis quanto ao uso de equipamentos, materiais e tcnicas de procedimento. procedimento.

Mdicas: Mdicas:

AntiAnti-sepsia
a aplicao de antisspticos sobre a pele e mucosa ntegra ou com ferimentos, com a finalidade de destruir microorganismos ou impedir seu crescimento.
Anti-sptico: so substncias ou preparaes Anti-sptico: qumicas aplicadas aos tecidos vivos (pele, mucosa ou ferimento), so capazes de destruir ou impedir a proliferao microbiana.

Teminologia


Esterilizao: Esterilizao: a destruio ou eliminao de todos microorganismos na forma vegetativa ou esporulada mediante a aplicao de agentes fsicos e/ou qumicos. qumicos. Desinfeco: Desinfeco: a destruio ou inativao de microorganismos patognicos ou no, situados fora do organismo, no necessariamente matando os esporos, mediante aplicao de agentes fsicos ou qumicos. qumicos.

Desinfetante: Desinfetante: o agente qumico capaz de


destruir bactrias, fungos e vrus entre 10 e 30min, mas no esporos.

Contamino: Contamino:

a presena de qualquer tipo de microorganismos em superfcies, corpos ou objetos. objetos.

a remoo fsica de sujidades que consiste na lavagem com solues detergentes ou desincrostantes, enxagues e secagem do material. material.

Limpeza: Limpeza:

Detergente: Detergente:

so substncias gorduras de artigos e superfcies; superfcies;

que

eliminam

Descontaminao Prvia: Prvia:

o mtodo pelo qual os artigos contaminados por materiais orgnicos como sangue, exsudato, secreo, excrees corpreas so imersas a produtos qumicos por 30 min antes de iniciar o processo de limpeza. limpeza.

um agente qumico que destri microorganismos. microorganismos. No inclui necessariamente a capacidade de destruir esporos. esporos.

Germicida: Germicida:

Degermao: Degermao:

a remoo ou reduo do nmero de microorganismos da pele aps meio mecnico ou qumico. qumico.

Anda mungkin juga menyukai