Anda di halaman 1dari 57

Gerncia de configurao

Um das partes fundamentais no desenvolvimento de um software.

Como era antes de surgir a gesto de configurao...


}

Antes de existir este processo de apoio ao desenvolvimento de software, existiam cenrios que poderiam ocorrer nas fases do projeto de software de uma empresa, que consistiam de problemas relacionados a inconsistncia de quem fez o que, onde e quando. Com isso, basicamente, poderiam surgir trs tipos de problemas muito comuns na falta de um elemento que controlava mudanas, que so:

Como era antes de surgir a gesto de configurao...

Como era antes de surgir a gesto de configurao... O da manuteno mltipla geralmente ocorre quando se tenta resolver o problema PROBLEMA dos dados compartilhados, e ento os 2 responsveis pelo objeto do software em questo ficam com uma cpia do componente em suas mquinas, no havendo risco de um outro colega mexer, mas mesmo assim surgem problemas no sentido de que no se sabe como quais funcionalidades foram implementadas, como ele est sendo desenvolvido quase que independentemente, as pessoas no sabem o que falta ou que ele j possui, se erros foram consertados ou adicionados para futura resoluo.

Como era antes de surgir a gesto de configurao... O da atualizao simultnea trata-se de quando o componente em questo, comum PROBLEMA aos desenvolvedores responsveis, fica 3 numa biblioteca central de arquivos compartilhados, e ento cada um quando termina uma alterao envia para esta tal biblioteca, porm eles desconhecem as verses mais prvias e pode ser que eles corrigem os mesmos defeitos, por no saberem o que o anterior fez, desperdiando um trabalho j feito ou um desenvolvedor envia alm da alterao que j havia sido feita, envia uma cpia com erro. Ou seja, desperdia trabalho e ainda manda uma verso para a biblioteca contendo erros.

Como eliminar os trs problemas anteriores:


} Ento

resolvendo os empecilhos de antes, foi criada a gerncia de configurao, que uma forma de organizar e armazenar as alteraes e verses dos itens de configurao de software.

Definio
}

Segundo Sommerville, o gerenciamento de configurao (configuration management CM) o desenvolvimento e aplicao de padres e procedimentos para gerenciar um produto de sistema em desenvolvimento. necessrio gerenciar os sistemas em desenvolvimento porque, medida que eles se desenvolvem, so criadas muitas verses diferentes de software. Essas verses incorporam propostas de mudanas, correes de defeitos e adaptaes para diferentes hardwares e sistemas operacionais. possvel que haja vrias verses em desenvolvimento e em uso ao mesmo tempo. necessrio manter o controle das mudanas que foram implementadas e de como essas mudanas foram includas no software.

Definio
} Ou

seja, a gerncia de configurao um conjunto de atividades administrativas e tcnicas que devem ser desenvolvidas para administrar as alteraes durante o ciclo de vida do software. } Para um software obter qualidade, deve cumprir uma srie de especificaes e normas, dentre as quais est a implementao deste tipo de gerenciamento.

Gerncia de configurao e as normas de qualidade


}

Dependendo de qual a norma adotada pela empresa para realizar seus servios apesar de a gerncia de configurao continuar tendo os mesmos objetivos gerais, que controlar as alteraes, de forma coerente e que deixe os itens de configurao com sua integridade, os passos para alcanar estes objetivos dela so um pouco alterados. Por exemplo, se for na CMMI, eles focam bastante os passos em relao s baselines, alm disso de acordo com as normas o modo de organizar as etapas do ciclo de vida tambm mudam.

Passos da gesto de configurao adotados e ISO 12207


}

A norma internacional NBR ISO/IEC 12207 Tecnologia da Informao Processos de Ciclo de Vida de Software [ISO12207: 97] usada como referncia em muitos pases, inclusive no Brasil. Ela tem por objetivo auxiliar os envolvidos na produo de software a definir seus papis, por meio de processos bem definidos, e assim proporcionar s organizaes que a utilizam um melhor entendimento das atividades a serem executadas nas operaes que envolvem, de alguma forma, o software.

Passos da gesto de configurao adotados e ISO 12207


}

A arquitetura descrita na norma composta de: processos, atividades e tarefas para aquisio, fornecimento, desenvolvimento, operao, e manuteno do software. Os processos de apoio auxiliam e contribuem para o sucesso e a qualidade do projeto de software. Um processo de apoio empregado e executado quando necessrio para documentao, gerncia de configurao, garantia da qualidade, processo de verificao, processo de validao, reviso conjunta, auditoria e resoluo de problemas.

Estrutura e organizao do software segundo a ISO 12207:

Conceitos importantes e fundamentais...


Linhas de base
referencial, verso congelada j aprovada

Repositrios dos itens de configurao


Tipos e exemplos de cada;

Check In e Check Out

Sada de uma cpia do item para ser editada.

Vantagens e desvantagens dos tipos;

Entrada do item configurada/alter ado aps reviso e concordncia.

Caractersticas de alguns repositrios (CVS e GIT).

Linhas de base
}

So pontos bem definidos ao longo do processo de desenvolvimento de software, que podem ocorrer ao final de cada uma das fases do desenvolvimento de software, ou de algum outro modo que pode ser definido pelo gerente responsvel. Segundo a IEEE-STD-610, se trata de uma especificao ou produto que foi formalmente revisado e sobre o qual foi estabelecido acordo, que serve como base para o desenvolvimento subsequente , e que pode ser mudado apenas atravs de procedimentos de controle de mudana formais. Ou seja, as linhas de base so uma referncia que j foi analisada e aprovada, uma base estvel para futuras modificaes, que auxilia na evoluo contnua dos itens de configurao.
S vai ser armazenado de volta no repositrio o item que tiver sua solicitao de alterao formalmente aceita pelo gerente, para evitar inconsistncias.

Repositrios dos itens configurao


}

O repositrio um local sob controle de acesso (banco de dados) onde so armazenados os Itens de Configurao de Software depois de liberados por uma linha-base. Ele pode ser um sistema de arquivos locais ou um servidor remoto, de qualquer forma utilizado para controlar o acesso arquivos, mudanas e providencia uma rvore de verso para gerenciar verses diferentes de arquivos. Suas principais vantagens so a possibilidade de controle do histrico; o favorecimento do trabalho em equipe; a marcao e o resgate de verses estveis e a possibilidade de ramificao do projeto. Alguns repositrios, como o CVS, permitem integrao com ambientes de desenvolvimento diretamente, como ocorre por exemplo com o NetBeans e o Eclipse. No Eclipse, tem que adicionar um repositrio na perspectiva CVS repository, e depois configura colocando o nome do host do servidor o usurio e a senha, pode sincronizar os arquivos da equipe de desenvolvimento a que pertence, etc.

Repositrios dos itens configurao


}

Os repositrios podem ser de dois tipos: os centralizados e os distribudos.

Repositrios dos itens configurao

Repositrios dos itens configurao


}

Centralizados: Desvantagens:

Distribudos: Desvantagens:

So extremamente dependentes do repositrio que contm os dados; Necessidade de uma boa estrutura de backup.

So mais complicados de gerenciar; Por poder ter vrios usurios acessando os projetos dos repositrios dos outros, preciso ter maior ateno no controle do acesso ao mesmo.

Vantagens:

Vantagens:

Mantm as informaes referentes aos arquivos em um repositrio nico acessvel a todos os desenvolvedores de um projeto; Simplicidade; Facilidade de controlar o acesso.

Cada projeto um repositrio completo, com histrico total; Independente de acesso rede ou servidor central; Os commits podem ser feitos offline; Os commits podem ser enviados para outro repositrio assim como podem ser recebidos de outro repositrio; ou seja, h uma facilidade de transferncia entre eles.

Repositrios dos itens configurao


Caractersticas do CVS:
}

O CVS utiliza uma arquitetura cliente-servidor: um servidor armazena a(s) verso(es) atuais do projeto e seu histrico, e os clientes se conectam a esse servidor para obter uma cpia completa do projeto, trabalhar nessa cpia e ento devolver suas modificaes. Apesar de ele ter que ser usado em rede para se comunicar com o servidor, pode-se trabalhar offline colocando o servidor e a mquina cliente na mesma mquina, geralmente pe-se o servidor no Unix e o cliente em qualquer outro sistema operacional. Os projetos controlados pelo CVS podem ser formado por mdulos, assim sendo, o CVS permite a um usurio ou grupo de usurios que editem esses mdulos de maneira concorrente (ou seja, vrios usurios podem estar alterando simultaneamente o mesmo arquivo na rea de trabalho do desenvolvedor). Ao confirmar as alteraes, o servidor faz um merge das mesmas. Ou seja, ele une todas incrementando o cdigo original com as alteraes, colocando a data e o autor de todas elas em seus arquivos de log. Acesso Concorrente

Repositrios dos itens configurao


Caractersticas do CVS:
}

Os clientes tambm podem usar o comando "update" para manter suas cpias locais atualizadas com a ltima verso do servidor. Isso elimina a necessidade de se fazer diversos downloads de todo o projeto. O CVS tambm pode manter diferentes "estados (momentos) do projeto. Por exemplo, uma verso do software pode ser um desses estados, usado para correo de possveis erros, enquanto outra verso, que est realmente sob desenvolvimento, sofrendo alteraes e tendo novas funcionalidades sendo adicionadas, forma o outro estado. Manuteno de estados Um servidor CVS pode gerenciar diversos mdulos; ele armazena todos os mdulos administrados por ele em seu repositrio. A cpia do mdulo que foi baixada para um cliente chamada cpia de trabalho. Em cada pasta do projeto o CVS cria uma pasta de controle, com alguns arquivos dentro.

Repositrios dos itens configurao


Ilustrao do CVS

Envio e resgate de verses.

Repositrios dos itens configurao


}

Uma das empresas que utilizam o CVS o Moodle, na figura abaixo est a imagem das pastas do servidor remoto do CVS do Moodle, tem a pasta do banco de dados, e outras. claro que s para consultar, se for alterar tem que cadastrar, ter um usurio e uma senha.

Repositrios dos itens configurao


}

E esta da parte de traduo do Moodle para o portugus. Que na raiz estava em lang, e dentro desta foi escolhida pt_utf8.

Repositrios dos itens configurao


}

Esta a parte onde aparecem as opes para os desenvolvedores dos clientes CVS se divertirem.

Repositrios dos itens configurao


Caractersticas do GIT
}

Foi criado por Linus Torvalds em 2005 com o objetivo inicial de manter o kernel e o cdigo fonte do Linux. Foi escrito em C, Bourne Shell e Perl. rpido, eficaz, acessvel, multiplataforma, usado em grandes, mdios ou pequenos projetos. No precisa estar ligado a um servidor necessariamente. Voc pode dar um commit parcial com o comando add e pode ser offline. Atravs do GIT-SVN possvel usar o git em repositrios SVN.

Repositrios dos itens configurao


Caractersticas do GIT
}

Ele pode ser usado via git bash (linha de comando dele quando instalado no windows), ou pelo terminal do linux.

Repositrios dos itens configurao


Caractersticas do GIT
}

Ele pode ser usado via interface grfica, na figura abaixo est a GUI para windows:

Existem interfaces para outros sistemas tambm: gitk; GitX(Mac OS X);TortoiseGit (Windows); Git Extensions (Windows);Qgit (Qt).

Repositrios dos itens configurao


Caractersticas do GIT
}

Os repositrios GIT podem estar hospedados de forma pblica ou provada em alguns servidores remotos, o mais conhecido o git hub, por ele estar aberto tanto para iniciantes quanto para desenvolvedores experientes, alm disso, como ele permite tornar o repositrio pblico ou privado, empresas Hospedagem pblica: tambm o usam.

repo.or.cz http://repo.or.cz Gitorious Http://gitorious.org/ Hospedagem privada: codebase http://www.codebasehq.co m/ Unfuddle http://unfuddle.com/ Hospedagem Privada e Pblica: GitHub http://github.com/ CodaSet http://codaset.com/

Repositrios dos itens configurao


Aplicaes do GIT

Check In e Check Out


}

Check In/Check Out o mtodo utilizado para trabalhar com itens de configurao que j esto no repositrio, ou seja, conferncia na entrada e conferncia na sada. Quando for desejada uma alterao em algum item de configurao do repositrio, uma cpia do item colocada numa rea de trabalho do desenvolvedor (check out). Dentro de sua rea, o desenvolvedor tem total liberdade de trabalho. Aps o final das alteraes no item de configurao, ele ser revisado e recolocado no repositrio (check in). Uma nova linha-base dever ser traada, de modo que uma nova configurao contendo o item alterado seja formada e congelada no repositrio. Depois do congelamento, o acesso liberado, permitindo que outros desenvolvedores tambm executem alteraes sobre esse item de configurao.

Check In e Check Out


Ilustrao do sistema de conferncia de entrada e sada:

Passos e tarefas da gerncia de software seguindo a ISO 12207:97


} } } } } }

Implementao do processo; Identificao da configurao; Controle da configurao Relato da situao da configurao Avaliao da configurao Gerncia de Liberao e distribuio

Implementao do processo...
}

Como vrias normas de qualidade abordam sobre a gerncia de configurao, como sendo um requisito para que uma empresa possa ter uma melhora da qualidade do processo de desenvolvimento do software, isso tem feito com que vrias empresas a adotem. Deve ser estabelecida com uma poltica organizacional bem definida; Para cada projeto deve-se ter um plano de gerncia de configurao que respeite o processo da organizao; Documentao de quaisquer desvios do processo no plano de gerncia;

Implementao do processo...
}

Deve ser definida uma equipe para ser responsvel pelo controle da configurao do projeto. Os membros do grupo de gerncia devem ser treinados nos objetivos, procedimentos e mtodos para desenvolver as atividades de gerncia. necessrio tambm, oferecer e adequar recursos para que estas atividades possam ser realizadas assim como a disponibilizao de ferramentas para dar suporte a elas. H alguns processos dentro desta fase que so:

Definio da poltica organizacional (DPO); Definio de repositrio (DR); Definio do grupo de gerncia de configurao (DGGC); Elaborao do plano de gerncia de configurao(EPGC).

DPO & DR

Implementao do processo...
Definio de Poltica organizacional (DPO)
}

Serve para especificar as responsabilidades do analista de gerncia de configurao para os projetos de software. Especifica tambm sobre quais escopos de produtos a gerncia de configurao vai ser implementada, pode ser produtos de software internos, os que sero entregues aos clientes, ou at mesmo ferramentas utilizadas, por exemplo, ou seja quais tipos de produtos sero controlados e em qual perodo do projeto.

Definio de Repositrio (DR)


}

Estabelece um repositrio (uma biblioteca)para armazenar os itens de software do projeto, para dar apoio ao controle da gerncia , em vrios aspectos, permitindo o gerenciamento de tais itens, dando suporte adio, atualizao e recuperao. Tambm auxilia a utilizao de padres, ajudando a assegurar a criao correta de produtos de software e viabilizando a recuperao de todas as verses. Cada repositrio tem sua poltica de funcionamento definida.

DGGC & EPGC

Implementao do processo...
Definio do grupo de gerncia de configurao (DGGC)
}

Define um grupo responsvel por coordenar e implementar a gerncia de configurao, com atividades definidas e consistentes, que tambm deve ser responsvel pelo desenvolvimento, manuteno e distribuio dos planos de gerncia de configurao, padres e procedimentos. Este grupo de ser treinado e apto para realizar tais tarefas. Este grupo tambm cria, mantm e gerencia o acesso ao repositrio de itens. Identifica produtos de trabalho que sero mantidos pela gerncia; define as baselines de software; cria produtos no repositrio de itens.

Elaborao de plano de gerncia de configurao (EPGC)


}

O plano desenvolvido, revisado e aprovado, pelas pessoas envolvidas, na fase de planejamento do projeto. Ele contm as atividades a serem desenvolvidas, o cronograma das mesmas, as responsabilidades designadas e os recursos que so necessrios. Ele deve estar sempre disponvel para consulta e como meio de informao para todos os envolvidos.

Identificao da configurao
}

A fase de identificao para escolher dentre documentos, requisitos, verses de produtos de um ciclo ou qualquer outra coisa que esteja no escopo do desenvolvimento, um conjunto ou um elemento s para poder fazer parte do grupo que estar disponvel para ser alterado. Os itens de configurao podem ser produtos trabalho de softwares ou produtos de desenvolvimento dos mesmos, selecionados seguindo critrios que a equipe desejar para definir a prioridade, e o que far parte do conjunto de configurao de software. Os itens de configurao so definidos em pontos especficos do desenvolvimento e resultantes de tarefas constantes no plano de projeto.

Identificao da configurao
}

A diferena entre os dois produtos que o enquanto o primeiro, que tambm pode ser chamado de artefato, se refere a verses que normalmente so entregues clientes finais, ou seja no so internos ao grupo de desenvolvimento, so releases funcionando. O outro pode ser descrio de processos, planos, procedimentos, programas de computador e documentos relacionados, que podem ou no ter a finalidade de ser entregue a um cliente ou usurio final. Normalmente e preferencialmente respeitam-se alguns critrios de escolha dos itens, como o estgio deles no ciclo de vida (a ordem em que eles precisam estar definidos); se ele um produto de trabalho pronto para ser testado; o grau de controle necessrio para um produto de trabalho; se ele um requisito de um cliente em avaliao; limitaes de custo e cronograma.

Identificao da configurao
}

Cada item deve receber um identificador nico e suas caractersticas e seus responsveis devem ser identificados. Esta fase serve para manter os itens sob controle de verso e mudanas; disponibiliza a descrio do item, a data em que foi colocado sob controle de verso, o responsvel por ele, sua localizao, informao do status em que ele se encontra, e as baselines de que ele faz parte. Alm disso, h a identificao dos registros de controle de mudanas e do prprio controle.
Item
Especificao do sistema Plano de projeto Especificao de requisitos do software Especificao de projeto Programa fonte Programa fonte (subrotinas) Plano e casos de testes Nova verso da especificao de projeto

Projeto
BB BB BB

Tipo
ES PP ER

Nome

Verso
1.1 1.1 1.1

Nome Completo
BBES v1.1 BBPP v1.1 BBER v1.1

BB BB BB BB

EP PF PF PT

Prin

1.1 1.1

BBEPPrin v1.1 BBPF v1.1 BBPFRot v1.1 BBPT v1.1

Rot

1.1 1.1

Prin BB EP 1.2 BBEPPrin v1.2

Exemplo de descrio de itens de configurao

Controle da configurao
}

Nesta fase estabelecida uma comisso que tenha autoridade para gerenciar as baselines do projeto de software (comisso de controle de mudanas).Esta comisso responsvel por autorizar o estabelecimento de uma baseline de software e a identificar os itens de configurao, de acordo com os interesses do gerente de projeto e de todos os grupos que possam ser afetados pelas alteraes das baselines de software. Elas s podem ser alterados atravs de procedimentos documentados. Este procedimento deve especificar as revises ou testes de regresso que sero realizados para garantir que as modificaes no causem efeitos inesperados nas baselines. Para garantir um controle sobre as solicitaes de mudanas e relatos de problemas, eles devem ser submetidos , armazenados, revisados, aprovados e rastreados para todos os itens de configurao, de acordo com um procedimento documentado.

CM

Controle da configurao
}

Os status dos itens de configurao precisam ser armazenados de acordo com um procedimento documentado. Este procedimento deve especificar que as atividades de gerncia de configurao devem ser armazenadas com informaes suficientes para que torne possvel saber o contedo e o estgio em que esto cada item de configurao e para que a verso anterior possa ser recuperada. Mantendo assim o status atual e o histrico de cada item.

H alguns processos dentro desta fase que so: Controle de mudanas(CM); Definio de baselines (DB); Armazenamento do Status dos itens de configurao (ASIC).

Controle de mudanas (CM)


}

Estabelece uma comisso com autoridade para gerenciar as mudanas solicitadas ao projeto de software. Alm de permitir a abertura de solicitaes de mudana e melhorias para o projeto, feito o armazenamento de todas estas solicitaes de mudanas, estas as mudanas efetuadas s aprovadas e revisadas. feito o registro os dados da alterao, tais como quem alterou, o que foi alterado e quando ocorreu a alterao. Mantm a rastreabilidade entre todas as alteraes efetuadas e as solicitaes de mudanas que acarretaram nas alteraes. Alm de permitir a recuperao do histrico de controle das mudanas.

D B e ASIC

Controle da configurao
Definio de baselines (DB)
}

Define linhas que serviro de base para o desenvolvimento do projeto e/ou verses de software que iro compor releases (entregas). A definio das baselines deve ser feita de acordo com um procedimento documentado, onde entraro apenas os itens de configurao que foram aprovados pela comisso responsvel pelo controle de mudanas, aps revisados e testados. A definio de novas baselines atravs das alteraes das mesmas devem ser controladas de acordo com procedimento documentado. As novas baselines precisam ser aprovadas pela comisso responsvel pelo controle de mudanas. Os produtos podem ser criados a partir de baselines e seus releases devem ser controlados de acordo com procedimentos documentados. Apenas itens de configurao podem compor as baselines. As alteraes nos itens de configurao devem garantir que as baselines mantenham-se corretas e ntegras.

Armazenamento do Status dos itens de configurao (ASIC)


}

Define um procedimento documentado sobre quais atividades de gerncia de configurao devem ser armazenadas. Especifica os detalhes de cada item armazenado para que o status possa ser recuperado. Permite a recuperao da verso anterior do status.

Relato da situao da configurao


}

Os relatrios e documentos das atividades de gerncia de configurao de software devem ser disponibilizados, assim como os contedos das baselines que devem ser colocados disposio de todos os envolvidos. Para isso, nesta fase, h um processo que diz respeito disponibilizao do status da configurao. Ele serve para disponibilizar para toda a equipe envolvida o status da configurao para que todos saibam o andamento da mesma, e fiquem a par, por exemplo, de quais baselines eles devem tomar de referncia a partir de um determinado momento. Nesta fase so gerados relatrios e documentaes com todas as atividades relevantes de Gerncia de configurao. Alguns exemplos de relatrios e documentaes so: relato de realizao de auditorias; de no conformidades encontradas e resolvidas; definies de novas baselines; coleta de mtricas; releases entregues; solicitaes de mudanas resolvidas, abertas ou em desenvolvimento. E estes relatrios so disponibilizados a todos os envolvidos, de forma que todos saibam a situao de toda a configurao em um determinado momento. Tambm h o relato do progresso da configurao no decorrer do projeto de software.

Ilustrao do contedo dos relatrios:

Avaliao da configurao
}

Para avaliar as configuraes do software so feitas auditorias de configurao, que devem ser realizados de acordo com um procedimento documentado. Este procedimento deve especificar a existncia de uma preparao adequada para execuo de auditorias, que devem assegurar a integridade das baselines do software. As auditorias tambm possuem a funo de verificar as estruturas e facilidades do repositrio de itens incluindo se eles esto completos e corretos. Alm disso, ele verifica se realmente esto sendo respeitados e utilizados os procedimentos e padres de gerncia de acordo com suas prvias definies. Os resultados das auditorias devem ser reportados ao gerente de projeto, e planos de ao devem ser elaborados e acompanhados para corrigir as no conformidades encontradas nas auditorias at seu fechamento.

Avaliao da configurao
}

O grupo responsvel pela melhoria da qualidade de software tambm deve revisar e auditar as atividades e os produtos de trabalho do grupo de gerncia de configurao de software e comunicar os resultados a todos os envolvidos. As auditorias tambm devem verificar a ocorrncia de auditorias de baseline de software peridicas. Existem dois tipos de auditoria de configurao que so obrigatrias nas linhas de referncia do ciclo de desenvolvimento e manuteno de software, que so a funcional e a fsica. A primeira preocupa-se com aspectos internos dos arquivos, compreendendo uma verificao o tcnica formal nos itens de configurao. Esta verificao uma atividade de controle de qualidade que tenta descobrir omisses ou erros na configurao, que degradam os padres de construo do software. A segunda complementa a primeira determinando caractersticas no consideradas durante a reviso, como a efetuao da reviso tcnica e se os padres de engenharia de software foram cumpridos. Um outro jeito de avaliar a configurao com a coleta e anlise de mtricas, que devem ser coletadas e utilizadas para determinar o status das atividades de gerncia de configurao de software. As atividades de gerncia de configurao devem revisadas com o gerente snior e pelo gerente de projeto periodicamente ou eventualmente.

AGC

Avaliao da configurao
}

Neste passo da gerncia h dois processos: Auditoria de gerncia de configurao (AGC); Coleta de mtricas (CMe). Auditoria de gerncia de configurao (AGC) Verifica se o projeto segue as prticas e polticas definidas para gerncia de configurao para o projeto. Elas incluem desde a forma de nomear os itens de configurao at a forma como devem ser solicitadas as mudanas, e tambm a aprovao, gerao e liberao das releases. Algumas atividades feitas neste processo compreendem a auditoria regular do projeto de software de acordo com o cronograma definido nas prticas de gerncia, seguindo check-lists, por exemplo; caso sejam encontradas no conformidades nestas auditorias, planos de ao devem ser elaborados, com datas definidas para seu fechamento e o responsvel pela correo a ser feita, para poder corrigir os problemas encontrados; os resultados devem ser comunicados ao responsvel pelo projeto; o auditor deve acompanhar cada no conformidade aberta para o projeto, sendo responsvel por determinar se a soluo proposta no pleno de ao suficiente para resolver o problema.

C Me

Avaliao da configurao
Coleta de mtricas (CMe)
}

Mtricas se referem a dados numricos extrados do material em anlise no projeto de software, que servem para traar metas e demonstrar graficamente e/ou em tabelas. Pois bem, elas devem ser coletadas para poder analisar os status da configurao, se esto de acordo com o planejado. Alguns exemplos de mtricas so: nmero de solicitaes de mudanas de defeitos abertas para determinado release para verificar se esto na meta; nmero de no-conformidades encontradas; tempo utilizado em cada atividade, etc. Os dados das mtricas servem para definir metas e traar o perfil do projeto, verificando periodicamente qual seu status em determinado momento, buscando melhorias para chegar meta desejada.

C Me

Avaliao da configurao
Coleta de mtricas (CMe) - continuao
}

Algumas atividades deste processo so:


    

Definio de quais mtricas devem ser coletadas e as metas para cada uma delas no projeto; Definio de um cronograma para a coleta das mesmas para determinado projeto de software; coleta delas de acordo com o procedimento documentado sobre quais quando devem ser coletadas; anlise das mtricas coletadas e identificao da(s) causa(s) caso alguma tenha ficado fora da faixa de tolerncia da meta; caso alguma tenha ficado fora da meta necessrio desenvolver um plano de ao para que as mtricas voltem a ficar dentro da meta determinada.

IS

Gerncia de liberao e distribuio


}

Uma das principais funes feitas por este passo a gerao de releases de software. Para isso necessrio ter um plano de release que contenha as funcionalidades a serem colocadas em cada release, os componentes agrupados (hardware, software , documentao, etc) e o mapeamento entre os requisitos do cliente e os satisfeitos em um release separado do produto. Tambm necessrio integrar o software caso haja linhas de desenvolvimento paralelas, para poder gerar uma nica verso com todas as alteraes realizadas.
}

Neste passo da gerncia h dois processos: Integrao do software (IS); Pacote de release (PR).

Integrao do software (IS)


}

Este processo feito seguindo um procedimento documentado, para permitir o desenvolvimento paralelo do software e reunir todas as linhas de desenvolvimento paralelas em uma nica verso, que ficar composta de todas as solicitaes de mudanas para determinado release. Por isso suas atividades so: identificao das linhas que faro parte da release; verificao para saber se todas as alteraes feitas no software seguiram as solicitaes de mudanas aprovadas e validada; verificao para saber se todas as solicitaes de mudanas aprovadas foram realmente resolvidas; e ento integrao das linhas de desenvolvimento.

PR

Gerncia de liberao e distribuio


Pacote de release (PR)
}

Este processo serve para gerar os componentes que fazem parte do pacote de entrega, a partir de uma baseline vlida, para ento poder entregar ao cliente. Logo suas atividades so: Gerao de componentes a partir de baselines vlidas; agrupar todos os itens de configurao que fazem parte do pacote segundo procedimento documentado; montar o pacote de release; e finalmente, entregar o pacote ao cliente.

Controle de Subcontratados e fornecedores


}

Esta parte no est descrita na norma ISO 12207, mas importante pois se refere s atividades de controle de subcontratados e fornecedores coordenam a forma como os itens que foram desenvolvidos por solicitao a outras empresas ou foram adquiridos j prontos so testados e incorporados ao repositrio do projeto. Caso os itens sejam subcontratados, deve-se descrever os requisitos de gerenciamento de configurao de software a serem satisfeitos pelo subcontratado; como ser feito o monitoramento sobre o subcontratado; como o cdigo, documentao e dados externos sero testados, aceitos e adicionados ao projeto; como sero tratadas as questes de propriedade do cdigo produzido como direitos autorais e de propriedade (licenas). Caso os itens sejam adquiridos prontos, deve-se descrever como eles sero recebidos, testados e colocados sob controle de gerenciamento de configurao; como as mudanas no software do fornecedor sero tratadas; se e como o fornecedor participar no processo de gerenciamento de mudana do projeto.

Algumas desvantagens
}

Seu custo muito alto, geralmente quem implanta so empresas de mdio e grande porte. Mas sua implantao no fcil, pois:

H uma grande diversidade de normas, padres e modelos; No h um mesmo padro na definio das atividades;

Por que ela importante...


}

Ela se faz necessria de diversas formas, ela e importante em todo projeto compartilhado de desenvolvimento de software, quanto maior este for mais organizada e bem feita ela deve ser.

Importncia...
}

Em toda as fases do ciclo de vida, mas principalmente, na de definio de requisitos, desenvolvimento e manuteno podem surgir alteraes, mudanas grandes ou pequenas relevantes ou no muito. Mas se elas no forem organizadas de alguma forma, o projeto poder ficar fora de controle e tender ao caos, implicando em perda de produtividade, tempo, retrabalho desnecessrio, demora na entrega do produto final etc.

Empresas conhecidas que possuem esta fase em seus projetos

Referncias
}

http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/disciplinas/ESI2009_2/Aula018_GerConfigSof tware.pdf http://www.spinsp.org.br/apresentacao/CM_ASR.pdf http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://143.106.50.145:8080/ Cursos/EA976/02-08/EA976-CM.pdf http://www.cin.ufpe.br/~gfn/qualidade/gc.html http://www.cin.ufpe.br/~gfn/qualidade/cgferramentas.html http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=como+configurar+o+cvs+no+eclipse&sour ce=web&cd=3&ved=0CDgQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.documentador.pr.gov.br%2 Fdocumentador%2Fpub.do%3Faction%3Dd%26uuid%3D%40gtf-escriba%40539b3f8cc2bc-48ae-a9d1-43f4de13e36b&ei=ur1CT7fLN8aOgwfM6yMCA&usg=AFQjCNGEqYZ4_2pnLVapjgfCecTpSqNGIQ&sig2=jDbTfHldsIR3k95Xwu_ImQ http://ccsl.ime.usp.br/wiki/images/8/8a/Repositorios.pdf http://reuse.cos.ufrj.br/prometeus/publicacoes/odyssey-scm.pdf
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-24082006-163201/pt-br.php

}
}

Anda mungkin juga menyukai