Anda di halaman 1dari 18

Escola Secundria/3 de Barcelinhos Curso de Tcnico de Turismo Ambiental e Rural Disciplina de rea de Integrao Jose Ernesto

Trabalho elaborado por Andreia Sousa N3 11J

O Homem, ser autnomo e inteligente, ambiciona cada vez mais a criao de um ser que se assemelhe ao prprio, assim a Humanidade desde os anos 40 se interessou e tentou criar um ser artificial que substitui-se o homem nas suas diversas funes e aces. Com o evoluir dos tempos, cada vez mais a proximidade da vida artificial vida humana. O surgimento da nova cincia tecnolgica, a Inteligncia Artificial, foi sem dvida uma grande impulsionadora da vida artificial. Esta nova cincia junta as capacidades cognitivas do homem tecnologia, para criar mquinas autonomamente capazes de decidir e tomar decises to bem ou melhor que o homem. Mas por mais prximo que a inteligncia artificial esteja da inteligncia humana, ainda faltam aperfeioar mecanismos que s o humano possui, que so eles as emoes e sentimentos.

A Inteligncia Humana, caracteriza-se por funes psicolgicas ou conjuntos de funes graas s quais o organismo se adapta ao seu meio produzindo combinaes originais de condutas, adquire e explora conhecimentos novos e, eventualmente, raciocina e resolve os problemas de uma maneira conforme s regras destacadas pelas formalizaes da lgica (Doron & Parot, 2001). Dito por outras palavras, a inteligncia um conjunto de funes que o homem inatamente possui, que ao longo da vida vai desenvolvendo e crescendo, que o ajudam a adaptar-se ao meio em que vive bem como a tomar decises e a escolher perante os obstculos que se apresentam. O raciocnio, a memria, a linguagem e a emoes so componentes da inteligncia humana, sem os quais o humano no se tornaria autnomo e apto a sobreviver.

A Inteligncia Artificial por seu lado uma nova cincia, que bebe teorias tanto da informtica como das experincias da psicologia cognitiva, tendo como objectivo geral reproduzir por meio de mquinas, nomeadamente computadores, actividades humanas qualificadas como inteligentes. Cabe assim inteligncia artificial o tratamento de informaes simblicas no numricas utilizando heursticas, a resoluo geral de problemas, o reconhecimento de formas e o reconhecimento automtico da linguagem natural. De facto, a inteligncia artificial assemelha-se em muitas coisas inteligncia humana, pois outros dos seus domnios o desenvolvimento de sistemas base de representao de conhecimento e a modelizao de raciocnios. Assim, tal como a inteligncia humana, tambm a inteligncia artificial utiliza o raciocnio lgico, a memria e a linguagem, mas falta-lhe um componente bastante importante da inteligncia humana, a emoo.

Esta por sua vez factor principal da inteligncia humana, pois no toa que se fala cada vez menos de Q.I. (coeficiente de inteligncia) e mais de Q.E. (coeficiente emocional). Pode parecer que a emoo nada tem que ver com inteligncia, mas tem e muito. No mbito da psicologia a capacidade adaptativa do ser humano, doseada pela inteligncia e pela emoo, se um indivduo for demasiado racional a sua adaptao ao meio social torna-se mais difcil, pois todas as suas aces e comportamentos esto condicionados por uma avaliao lgica e fria, por outro lado se esse mesmo indivduo for demasiado emocional, tambm condiciona a sua capacidade adaptativa de dar muita importncia aos seus sentimentos e menos importncia razo, o que o torna mais fraco e frgil.

De facto ser inteligente ser capaz de se adaptar a qualquer situao ou meio ambiente, e para isso necessrio saber articular a razo e a emoo. A inteligncia artificial est cada vez mais prxima da razo humana, mas ainda est bastante afastada da emoo humana. O exemplo seguinte, que o filme intitulado Inteligncia Artificial do realizador Steven Spielberg (http://aimovie.warnerbros.com/), ilustra bem o quanto a inteligncia artificial poder evoluir mas tambm reala o quanto a emoo artificial difcil de atingir. Hoje em dia, a disciplina da inteligncia artificial que estuda as semelhanas entre a vida artificial e a vida humana, a robtica, ou seja, a cincia que estuda a maneira pela qual as mquinas inteligentes podero interagir (fisicamente) com o mundo real e com os humanos.

Anda mungkin juga menyukai