Anda di halaman 1dari 23

Escola E.B.

2,3/S de Monte da Ola

O Cristianismo

Indice
Introduo Diapositivo 3 Smbolos e Entrevistas . Diapositivo 4 Origem e evoluo . Diapositivo Livros e textos de referncia Diapositivo Composio da bblia Diapositivo O cristianismo e as Igrejas crists . Diapositivo Concluso . Diapositivo Bibliografia .. Diapositivo

Introduo
Neste trabalho, vou abordar o tema Cristianismo , definindo o seu conceito, que nos vai permitir, adquirir mais conhecimentos sobre o mesmo. Vou fazer uma breve abordagem sobre alguns aspetos importantes do Cristianismo como: os smbolos, entrevistas, livros, textos de referncia , composio da Bblia, etc. Espero que todos fiquem a saber mais
um pouco sobre o Cristianismo.

Smbolos
Os smbolos do Cristianismo:

Significa a Morte de Cristo

Significa a abnegao sacrificial de Cristo.

Smbolos
Os smbolos do Cristianismo:

Significa o cuidado de Cristo por Seu povo

Significa a Unio de Cristo com Seu povo.

Smbolos
Os smbolos do Cristianismo:

Significa a morte de Cristo e a Comunho

Significa o smbolo de F e Segurana da Salvao

Entrevistas
O cristianismo uma religio crist, cristo a sua origem e o seu fundador. O livro a Bblia e as Igrejas Crists so vrias. At ao sc. X:
2 1 0

a) O cristianismo permaneceu unido b) O Cristianismo viveu separado c) O Cristianismo no existiu

Entrevistas
No Sc. X o Cristianismo seguiu 2 caminhos
3 0
0

a) Roma com os Cristo catlicos (Ocidente). Constantinopla com os Cristo Ortodoxos (Oriente) b) Alemanha Luteranismo e Frana Calvinismo
c) Inglaterra Anglicanismo e Roma Catlicos

No Sc. XV, Lutero protestou contra os abusos da Igreja catlica e surgiu o :


0 2

a) O Judasmo b) O Protestantismo

c) O Cristianismo

Entrevistas
A meados do Sc. XX, o Ir. Roger fundou a Comunidade Ecumnica de Taiz. O Ecumenismo :
0
3 0

a) A economia do pas
b) A reunio para a unidade entre as Igrejas Crists c) Uma religio do oriente

A bblia (Original) foi escrita em:


1 0 2

a) Portugus, Alemo, Aramaico b) Hebraico, Francs, Polaco c) Hebraico, Aramaico, Grego

Entrevistas
A bblia tem:
0 0 3

a) 70 livros b) 60 livros c) 73 livros

A bblia tem:

3 0 0

a) 2 partes: O Antigo Testamento e o Novo Testamento b) 3 partes: O Antigo Testamento, o Novo testamento e os profetas c) 4 partes: O A.T., o N.T., os Evangelhos e as Cartas.

Entrevistas
O cristianismo surgiu com:
0 3

a) Os Profetas b) Jesus Cristo

c) Moiss

Qual a passagem da bblia que mais gostou de ler? Carta aos Romanos Evangelho segundo So Marcos xodo

Origem e Evoluo
O povo Judeu, era um povo monotesta, o seu nico Deus era Jav. O cristianismo tem origem no judasmo e atualmente a religio mais difundida no mundo (considerada a maior religio mundial), sendo predominante na Europa e nas Amricas. Esta religio expandiu-se durante a era dos descobrimentos. O cristianismo divide-se em trs ramos principais: catolicismo (o mais antigo, datado do sculo IV), Igreja Ortodoxa (de tradio oriental, que surge no sculo XI ao se separar da tradio romana) e o protestantismo (movimento do sculo XVI que d origem a muitas denominaes).

Origem e Evoluo
O cristianismo comeou a expandir-se, inicialmente a partir de Jerusalm, e depois em todo o Mdio Oriente. Acabou por se tornar a religio oficial da Armnia em 301, da Etipia em 325, da Gergia em 337, e depois na Igreja estatal do Imperio Romano. A Palestina no sc. I a. C, foi conquistada pelos Romanos, mas Roma reconheceu aos Judeus a liberdade religiosa. No tempo em que o Imperador da Palestina era Octvio Csar Augusto, nasceu Jesus Cristo.

Livros e Textos de Referncia


Bblia Antigo Testamento Novo Testamento
TEXTOS DOUTRINAIS
O Credo (a base do Cristianismo) acreditar em Deus Pai, Filho e Esprito Santo. +Sacramentos +Mandamentos

Composio da Bblia
A Bblia composta por 73 livros (46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento). Os 73 Livros no esto sequenciados em ordem cronolgica, mas sim de forma temtica:

Pentateuco: Gneses, xodo, Nmeros, Levtico e Deuteronmio. Histricos, so 16, narram a Histria do Povo de Israel. Sapienciais, so 7, narram a Sabedoria do povo. Profticos, so 18, Os Profetas anunciam o bem e denunciam o mal.

Antigo Testamento:

OS LIVROS DA BBLIA Os Livros da Bblia So setenta e trs Mas podes conhec-los Com muita rapidez. Que fique muito claro No teu pensamento Que consta do Antigo E do Novo Testamento So quarenta e seis Os livros do antigo E so vinte e Sete Que o Novo tem consigo Cinco do Pentateuco 16 Histricos e 7 Sapienciais Profticos 16 e mais dois E no Antigo no h mais. No Novo Testamento H histrias e relatos Nos quatro Evangelhos E no Livro dos Actos. Treze so as Cartas Que S. Paulo escreveu Conta-se mais uma A carta aos Hebreus Tiago escreveu uma E S. Judas tambm S. Joo escreveu trs E S. Joo duas tem. Com o Apocalipse Escrito por S. Joo Chegou ao fim a Bblia E esta investigao

FESTAS IMPORTANTES

Natal Pscoa Corpo de Deus

O Cristianismo e as Igrejas Crists


O cristianismo acredita na Igreja (ekklesia), palavra de origem grega que significa assembleia, entendida como a comunidade de todos os cristos, e como corpo mstico de Cristo presente na terra e sua continuidade. As principais Igrejas ligadas ao cristianismo so: Igreja Catlica; Igreja Protestante e Igreja Ortodoxa.

O Cristianismo permaneceu unido at ao sc. X. Desde essa altura


segue dois caminhos: A Ocidente (Roma) os cristos catlicos, liderados pelo Papa. A Oriente, os cristos Ortodoxos, liderados pelo Patriarca de Constantinopla. No sc. XV, Lutero revoltou-se porque a Igreja catlica estava a cometer alguns erros, e colocou 95 teses na porta da Igreja, como sinal de protesto. Nesta altura os cristos catlicos ficaram divididos e surgiram os protestantes. Lutero na Alemanha, Calvino na Frana e Henrique VIII na Inglaterra. Trs Igrejas Protestantes (Luterana, Calvinista e Anglicana). Os cristos desde ento ao longo dos sculos foram vivendo separados. A meados do sc XX, em Taiz (Frana) surge um movimento ecumnico, fundado pelo Ir. Roger. Ele pretende fazer a unidade entre as Igrejas Crists. E ainda hoje em Taiz se renem milhares de jovens das diferentes igrejas e trabalham e rezam em comum. Houve outras pessoas que tambm trabalharam para a unidade dos cristos. Por ex: Chiara Lubich etc.

CRUCIGRAMA
Resolve o crucigrama (C.A.)1 Titulo atribudo a Jesus aps a sua Ressurreio2 Ponto cardeal de onde originrio o Cristianismo.3 Caracterstica do Cristianismo que exprime dinamismo.4 Nome da pessoa que o centro da f crist.5 Nome atribudo aos amigos de Jesus que continuaram a sua misso.6 Ponto cardeal que corresponde regio para onde o Cristianismo se expandiu e onde se enraizou.7 Atitude dos cristos perante a vida, motivada pela certeza de que Deus o Senhor do futuro.8 Caracterstica do Cristianismo que exprime a ausncia de grandes separaes no seio do Cristianismo durante o primeiro milnio.9 Caracterstica do Cristianismo que exprime a sua abertura a todos os povos da terra.10- Religio que est na base do Cristianismo.11 Princpio tico fundamental do Cristianismo.12- Uma das civilizaes em que nasceu e se desenvolveu o Cristianismo

C R I S T I A N I S M

Concluso
Com este trabalho podemos concluir que o Cristianismo uma religio que se expandiu desde o tempo dos descobrimentos. E, neste momento, considerada a maior religio do mundo. Com a evoluo dos tempos, o cristianismo passou a ser constitudo pela Igreja catlica, Igreja Ortodoxa e Igreja Protestante. Este trabalho foi importante porque adquiri mais conhecimentos sobre o Cristianismo.

Bibliografia
AVV, Bblia Sagrada dos Capuchinhos, difusora Bblica, Lisboa/Ftima, 2002. AVV, Catecismo da Igreja Catlica, Grfica de Coimbra, Lda., Coimbra, 1993. AVV, Livres para amar, edies Fundao SNEC, Lisboa,2001. Pesquisa da Net

FIM
Andr Francisco - n 1

Anda mungkin juga menyukai