Anda di halaman 1dari 11

As Modalidades de Trabalhos Cientficos

Ilena Rafaela Cantharino

Resumos
um trabalho de extrao de idias; uma sntese de idias presentes no texto e no somente palavras do texto. preciso manter uma fidelidade s idias do autor; Tem significativo interesse cientfico, mas mais comumente utilizado para organizao de material para uma reviso de literatura.

Resenhas
Anlise bibliogrfica contendo uma sntese e comentrio pessoal; Podem ser resenhas de livros, captulos de livros, revistas, obras de arte e etc. Pode ser:
Informativa: apenas expe o contedo; Crtica: quando manifesta um juzo de valor, uma avaliao; Crtico-informativa: quando cumpre ambos objetivos.

Resenhas
Estrutura:
Cabealho: dados bibliogrficos completos da obra; Informao sobre o autor; Exposio sinttica do contedo; Comentrio crtico. As observaes devem ser dirigidas ao contedo do material analisado, nunca ao autor.

Resenhas - exemplo
Ttulo: Resenha Crtica do Livro: URGNCIAS E EMERGNCIAS EM SADE: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS E USURIOS. Giglio-Jacquemot A.
Autor: Claudia Abbs Bata Neves. Referncia: NEVES, C. A. (2006) Cadernos de Sade Pblica vol.22 no.3 Editora FIOCRUZ-Rio de Janeiro. Mar. 2006. p.691-693. ISBN: 85-7541-059-8Ano: 2006.

URGNCIAS E EMERGNCIAS EM SADE: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS E USURIOS. Giglio-Jacquemot A. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005. 144 pp.

Resenha
[O importante e instigante livro da antroploga Armelle GiglioJacquemot, problematiza as noes de urgncia e emergncia em sade a partir das perspectivas e dos usos que delas fazem os profissionais e os usurios da rede pblica de sade. Por meio de uma pesquisa etnogrfica, realizada no perodo de setembro de 1997 a janeiro de 1999 na Cidade de Marlia, So Paulo, Brasil, elege como campo de anlise um Hospital Universitrio Pronto Socorro do Hospital das Clnicas e a central de chamadas com sistema mvel 192, focando os modos como so realizadas as triagens das urgncias e emergncias pelos diferentes atores deste processo, desde o vigilante, porteiro, recepcionista, atendente das centrais, motoristas at a equipe de sade propriamente dita e os usurios (.) O convite que Giglio-Jacquemot nos faz em seu livro me faz citar um conterrneo seu, o filsofo francs Michel Foucault, quando nos fala: "existem momentos na vida onde a questo de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa e perceber diferentemente do que se v, indispensvel para continuar a olhar e refletir" 1 (p. 13). Este o convite!!!]

Ensaio Terico
Estudo formal, discursivo e concludente Maior liberdade para o autor; Demanda rigor e maturidade intelectual do autor; composto de:
Exposio lgica de idias sobre o tema escolhido; Reflexo e forte argumentao terica; Alto nvel de interpretao Julgamento pessoal.

Artigo Cientfico
Destinado a publicao em revistas e peridicos; Deve divulgar para pblicos especializados resultados de novos estudos; Contempla aspectos ainda no explorados de diversos objetos de pesquisa; Destaque aos objetivos, fundamentao terica, metodologia e resultados/ concluso; Deve respeitar as normas de publicao da revista/peridico a que se destina a publicao.

Resumo Tcnico de Trabalho Cientfico


Apresentao concisa de um trabalho cientfico (livro, captulos, teses, dissertaes, artigos...) Deve passar ao leitor uma idia completa do teor do documento; Proporciona ao leitor uma avaliao priori do contedo do trabalho;

Resumo Tcnico de Trabalho Cientfico


Responde as perguntas:
Qual a natureza do trabalho? Livro, artigo, tese... Qual o objeto pesquisado? O que pretende demonstrar? Qual o referencial terico adotado? Quais procedimentos metodolgicos adotou? Quais os resultados?

Resumo Tcnico de Trabalho Cientfico


Estrutura:
nico pargrafo; Entre 200 e 250 palavras; No deve conter opinies pessoais; Deve apresentar as principais palavras chaves.

Anda mungkin juga menyukai