Anda di halaman 1dari 30

ENFERMAGEM OBSTTRICA E GINECOLGICA

 TEMA DA AULA: PREVENO E AULA: CONTROLE DO CNCER DE COLO UTERINO  PROF. CLAUDIA TERESA FRIAS RIOS PROF.

O que o colo do tero?


 O colo o segmento do tero que fica em contacto com a vagina. revestido por dois tipos de tecidos:  o epitlio colunar, que reveste o canal que colunar, liga o tero vagina (endocolo) e composto por uma nica camada de clulas;  o epitlio escamoso que reveste a parte externa do colo (exocolo) e composto por vrias camadas de clulas.  Em condies ideais estes dois tecidos - o colunar e o escamoso - encontram-se no encontramorifcio externo do colo - juno escamoescamocolunar.

O que o colo do tero?

Juno Escamo-colunar Escamo-

CLASSIFICAO DAS NICs


 No sistema Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) considerado a espessura proporcional do epitlio cervical com alteraes citolgicas: citolgicas:  NIC I crescimento anormal restrito ao tero inferior do epitlio (Displasia Leve) ;  NIC II leso envolvendo entre 1/3 a 2/3 do epitlio a partir da base (Displasia Moderada) ;  NIC III leso envolvendo mais de 2/3 do epitlio (Displasia Acentuada e Carcinoma In Situ)

FATORES DE RISCO
        Iniciao sexual antes dos 18 anos Infeco pelo HPV e o HSV 2 Tabagismo e uso de bebida alcolica Multiplicidade de parceiros sexuais Baixas condies scioeconmicas Parcos hbitos de higiene Uso prolongado de anticoncepcional oral Carncia nutricional como a hipovitaminose A

MORTALIDADE
O Cncer de Colo Uterino o segundo mais comum entre mulheres no mundo, sendo responsvel anualmente, por cerca de 471 mil casos novos e pelo bito de aproximadamente 230 mil mulheres por ano. ano.

MORTALIDADE
Em pases desenvolvidos, a sobrevida mdia estimada em cinco anos varia de 59 a 69%. Nos pases em 69% desenvolvimento os casos so encontrados em estdios relativamente avanados e, conseqentemente, a sobrevida mdia de cerca de 49% aps cinco anos. 49% anos.

INCIDNCIA NO MUNDO
A incidncia por cncer de colo de tero tornatorna-se evidente na faixa etria de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente at atingir seu pico geralmente na faixa etria de 45 a 49 anos. Quase 80% dos anos. 80% casos novos ocorrem em pases em desenvolvimento onde, em algumas regies, o cncer mais comum entre as mulheres(INCA,2006). mulheres(INCA,2006)

INCIDENCIA NO BRASIL
No Brasil a estimativa para 2010 de 18.430, 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. mulheres. o segundo mais incidente na regies Sul (24/100.000), Centro-Oeste (19/100.000) 24/100.000), Centro19/100.000) e Nordeste (18/100.000). Na regio 18/100.000) Sudeste o terceiro mais freqente (20/100.000). 20/100.000)

INCIDENCIA NO MARANHO
No Maranho a estimativa da incidncia de cncer crvico uterino para 2008 no Estado de 630 casos novos e em So Lus, 190. Este quadro no tem sofrido 190. visveis modificaes nas ltimas dcadas, continua sendo o segundo mais comum na populao feminina. feminina.

AES DE CONTROLE
Consulta clnico-ginecolgica; Citologia do esfregao crvico-vaginal; Inspeo visual com cido actico (IVA); Teste de Schiller; Colposcopia; Histopatologia; Tratamento dos processos inflamatrios e displsicos;  Encaminhamento de casos para complementar o diagnstico e/ou tratamento;  Controle dos casos negativos;  Seguimentos dos casos tratados      

Aes de Preveno Primria (promoo da sade)


 Educao em sade populao de todas as faixas etrias e de ambos os sexos enfatizando a preveno das DSTs e considerando os demais fatores de risco. risco.  nfase no tratamento e na cura mediante a preveno e o diagnstico precoce. Dessa forma, toda mulher com vida sexual ativa deve submeter-se ao exame submeterde Papanicolaou uma vez a cada ano.

Aes de Preveno Primria (promoo da sade)


 Em 8 de junho2006 a FDA - Administrao de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos aprovou uma nova droga, o "Gardasil", que foi apresentada como uma vacina para o cncer de colo do tero  a vacina tem eficcia de 100% contra infeco por quatro tipos de HPV - as linhagens 6, 11, 16 e 18 - nas mulheres que ainda no foram expostas ao parasita portanto, a imunizao deveria ocorrer antes que fosse iniciada a vida sexual.- importante ressaltar que no sexual.existe nenhum efeito teraputico, ou seja, ela no serve para tratar leses genitais ou cncer de colo de tero previamente provocados por HPV.

Aes de preveno secundria (Diagnstico Precoce)


 Consulta Ginecolgica (anamnese, exame fsico e ginecolgico)  Citologia do esfregao crvicocrvicovaginalvaginalrealizada pelo mdico ou enfermeira (o) capacitados, utilizando tcnica e materiais adequados; adequados;  A colheita deve ser trplice(fundo de saco vaginal, ectocrvice e endocrvice. endocrvice.

INFORMAES ADICIONAIS PARA UMA AMOSTRA SATISFATRIA


 Realizar o exame na metade do ciclo ou no mnimo 5 dias do ltimo fluxo menstrual; menstrual;  Fazer o exame no mnimo 72 horas aps uso de produtos vaginais (creme, vulos, etc); etc);  Abstinncia sexual de 24 a 48 horas antes do exame sem ou com uso do preservativo; preservativo;  Visualizao ntida da orifcio cervical para a colheita (Juno Escamo Colunar

Teste de Schiller
 Consiste na aplicao de lugol (soluo iodoiodo-iodetada com 5,0g de ido,10g de iodeto de potssio e 250,0 ml de gua destilada) e observar as variaes de colorao;  Deve ser realizado aps a coleta do material crvico-vaginal e limpeza crvicocuidadosa de toda secreo do colo, se necessrio usar o acido actico a 3%.

Colo uterino aps Schiller


 Schiller positivo

Teste de Schiller
 Imagem  Iodo positivo  Iodo claro  Iodo negativo Interpretao Schiller negativo Schiller negativo Schiller positivo

ATUAO DA (O) ENFERMEIRA (O)


 Consulta de enfermagem em GinecologiaGinecologia- Lei 7.498/86 do Exerccio 498/ Profissional da Enfermagem e Resoluo COFEN 159/93.(Digenes; Rezende e 159/93.(Digenes; Passos,2001) Passos,2001).  Anamnese, exame fsico e ginecolgico; ginecolgico;  Colheita de material crvico vaginal para citologia onctica; onctica;  Aes de educao em sade. sade.

COLO DO TERO NORMAL

NIC I

NIC II

NIC III

CARCINOMA INVASOR

Colo com plipo endocervical e Cervicite

Colo uterino normal

Colo uterino com HPV

Cervicite

Anda mungkin juga menyukai