Anda di halaman 1dari 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE UNIDADE ACADMICA DE CINCIAS DA SADE CURSO DE ENFERMAGEM COMPONENTE

CURRICULAR: Ensino e Pesquisa em Sade I DOCENTE: Sheila Milena P. dos Santos Monitora: Julianne Naziazeno de Lima(Turma 2011.1)

TICA E PESQUISA EM SADE

1 IMPORTNCIA DA TICA EM PESQUISA 1.1 Conceito: 2 ENFERMAGEM x PESQUISA 3 MARCOS HISTRICOS DA TICA EM PESQUISA NA REA DA SADE 3.1 Cdigo de Nuremberg 3.2 Objetivo do Cdigo de Nuremberg 3.3 Princpios bsicos do Cdigo de Nuremberg 3.4 Declarao de Helsinque 4 TICA EM PESQUISA NO BRASIL 4.1 RESOLUO N.196/96 4.2 Importncia da Resoluo n.196/96 4.3 SISNEP 4.4 Algumas atribuies do CEP 5 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA REALIZAO DA PESQUISA 6 CONSIDERAES FINAIS 7 REFERNCIAS

1 IMPORTNCIA DA TICA EM PESQUISA


A pesquisa uma atividade onde se busca aprimorar conhecimentos a respeito de um determinado tema, bem como o entendimento de fenmenos sociais.
1.1Conceito:

Pesquisa: classe de atividades cujo objetivo desenvolver ou contribuir para o desenvolvimento generalizvel. O conhecimento generalizvel consiste em teorias, relaes ou princpios ou no acmulo de informaes sobre as quais estes esto baseados , os quais possam ser corroborados por mtodos cientficos aceitos de observao e inferncia.(OGUISSO; ZOBOLI, 2006).

A pesquisa visa identificar os problemas de uma populao, para que posteriormente, possa desenvolver benefcios para essa. A pesquisa na rea da Sade tem por objetivo desenvolver melhorias na assistncia a sade da populao, atravs da preveno, controle, tratamento, reabilitao da sade de um indivduo ou comunidade.

2 ENFERMAGEM x PESQUISA A Enfermagem necessita da realizao de pesquisas cientficas para aprimorar as suas prticas profissionais, o cuidar de um usurio necessita de habilidades prticas aliado ao conhecimento cientfico.

3 MARCOS HISTRICOS DA TICA EM PESQUISA NA REA DA SADE 3.1Cdigo de Nuremberg Conforme Castilho; Kalil(2005) por volta da metade do sculo XX, surgiu o primeiro documento de carter internacional que estabelecia regras para a realizao de pesquisas envolvendo seres humanos. O Cdigo de Nuremberg, foi criado por mdicos estadunidenses em 1947.

3.2 Objetivo do Cdigo de Nuremberg

Visou dar subsdios aos juzes do Tribunal de Nuremberg , para a realizao dos julgamentos dos crimes cometidos nos campos de concentrao, onde os prisioneiros eram submetidos a experimentos cruis.

3.3 Princpios bsicos do Cdigo de Nuremberg

o consentimento informado do sujeito humano absolutamente essencial". capacidade para consentir liberdade de coero compreenso dos riscos e benefcios envolvidos

Outros princpios: a minimizao de riscos e danos, um balano riscobenefcio favorvel, que os pesquisadores sejam qualificados e utilizem delineamentos/desenhos apropriados para pesquisa e, ainda, a liberdade do participante para desistir a qualquer momento.

3.4 Declarao de Helsinque


Props princpios norteadores da pesquisa clnica voltada para seres humanos, revendo o Cdigo de Nuremberg, aprimorando-o. Conforme Oguisso; Schmidt (2007), a declarao de Helsinque sofreu vrias modificaes, a ltima no ano 2000, em Edimburgo, Esccia, trata os seguintes princpios ticos: Todo o projeto de pesquisa clnica envolvendo seres humanos deve ser precedida por uma avaliao minuciosa dos possveis riscos para os envolvidos. A realizao de uma pesquisa clnica justifica-se pelos benefcios que trar a populao envolvida. A participao dos sujeitos envolvidos nas pesquisas dever ser voluntria.

4 TICA EM PESQUISA NO BRASIL

No Brasil em 1988, o Conselho Nacional de Sade (CNS) elaborou a Resoluo no 01/88, que estabeleceu normas para pesquisa na rea da Sade, principalmente tratando-se de estudos na rea biomdica e farmacolgica. Visando a reformulao dessa, criou-se a Resoluo n.196/96 pelo Conselho Nacional de Sade (CNS/MS) (OGUISSO; ZOBOLI, 2006).

4.1 Resoluo n.196/96

Na Resoluo n.196/96, esto estabelecidos os critrios bsicos para a realizao de pesquisas envolvendo seres humanos. Foi construda baseando-se em documentos, destacando-se o Cdigo de Nuremberg (1947), a Declarao dos direitos do Homem (1948). Envolve os princpios da Biotica: Beneficncia; No-maleficncia; Justia; Autonomia.

Beneficncia: fazer o bem e evitar o mal para o sujeito ou participante na pesquisa e para a sociedade. O pesquisador dever prever os possveis benefcios para os participantes do estudo.

No-maleficncia: no causar dano aos participantes da pesquisa, deve-se ponderar os riscos e benefcios

Justia: princpio de ser justo, isto , tratar cada indivduo de acordo com as suas necessidades, diferenas ou semelhanas.

Autonomia: garante aos participantes do estudo a determinar as suas prprias aes. O pesquisador dever assegurar a liberdade e respeitar a privacidade do sujeito da pesquisa.

4.2 Importncia da Resoluo n.196/96

Assegura os direitos e deveres da comunidade cientfica. Destaca-se as seguintes definies: Toda pesquisa envolvendo seres humanos s poder ser realizada quando submetida a um Comit de tica em Pesquisa (CEP), e mediante assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) Toda pesquisa envolvendo seres humanos no poder trazer riscos para os sujeitos pesquisas, salvo se os benefcios se sobressaiam.

4.3 TCLE
T R O E O S N I E T LV E EC A E I O E M D C NE TMN O I R E S L R C D Pl pee t Tr o d Cne t m t eo r s ne em e o s ni e o L r e Ecae i o e , n i e v s l r cd u _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ , m l n e eccod sm sdr io m ds o h _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _e pe o xr i o e i et s e i p n o u apr cprd Ps us ati i a a eq i a S EMN A N E T A I S E A AD E T L A S RTG AD D A C M E T O T A D O E F R ER S( S? O O S AU N O S NE MI O A) D l r s recae i o et rd aod c mss g i t sp n s e ao e s l r cd e sa e c r o o o e une ot : c o Or bl ot r c m oj tv gr l d t a ah e o o b i o ea e e S eM t l n Et a gaS ed Fmi ( S ) a d e a a sr t i a d a a a E F. n l pr r s odr a aa ep ne o s be v semt s u j ti a i a s enohvr nnu rs o u a e e hmi c o A vl oo -T L CE FMI A A L .

a ai r a a a d s Ef r er s ( s e v la tu o o nemi o a) m ut ros cbr aa t rzo ni a e uoi a

f r ui pe i mne ea oa o c mot p r q et e o j ti a , oml ro r va e t l b r d , o p so o u s s be v s d s o f roa v l n ro ec not o ou ti . ni e ca, fdni l

A ps u a o cbr o ds novm t d ps us d f r a c o eq i d r a e s ee v l i e o a eq i a e om o n r vl noo r s la o a m i o i dv u eo f mi r s c m i d a e i ca d e ea d s eu d s o c , n i o / u a i ae, u p no s x ni s a t d d l r g Rs l o 9/ 6 o o s l o ai nld S eMi t ro aS e eou 169 d Cneh Nco a e a d/ i si d a d. n O out rop dr s r c s r apri i a, o r tr r s uc ne tm t aq aq e v l ni o e e e ua atcpr u eia e o s ni e o ul ur n mo e t m o n peuz pr o r j o aa pi a i a e rvcdd poeo r jt d r ai a d t a ah oa po ot , no hvno q aq e pnlz o o a e lz o o r bl o r r p so a e d ul ur e ai a u m m. e o s d sp ri i a t se mn rtasr s l d se c r te o at cp ne m a te i euta o m a r Nohvr q aq e ds eao u fnner a s pri i a t s v l ni sdse a e ul ur eps u ns i a c io o atcpne ou t ro et ce t i oenohvr q aq e poe i e t q ep s ai c r e e d n sfsc s i n fc a e u l ur r c dm o u os nor r m a o i o n o fnner sa v l ni e p ra t ,nohvranc s i a ed u i a c i o o ou t ro , ot no a ei e esdd e e u ece tfc eo d I siu r s os vl q i i ni a / u a ntt i o epn e. p Qaq e d v ao s lct od ecae i e t s opri i a t p dr c naa a ul ur i u oi ia e s l r cm o, atcpne o e o t t r d n eu e qi p ce tfc n nmo 03 80 i ni a o e ( 8) 83 r A fnld ps us o i a a eqi e da v seu adl sfcr e mh p se mus i a m ea i a m i a os . n D t f r a u avzt nold ee t ni o e a om m e e d i o n dd s , e aod c m t o d m m dt easn et t r o ec ne tm t lveeecae i o c r o o o e r o e o ao si o se emd os ni e oi r s l r cd . s , n ____________ ___________ A i a r d p s us d rr s o s v l s n tua o eq i a o ep n e s ____________ ____________ A i auad Pr cp n s n t r o ati i a te s t i ecae i e t se p ret rd p n as s l r cm o , o sa e l o n e -84,c mua n N i z n d L a 1 7 o J l ne a a e o e i . i z m a s f rd m i t r se t r ilveaes a c n od m m , e o o e nees , ee i r cso o ot d a e a u e s , c ni e ca. o fd n i l Sr gr ni o o sgl d s r s la o otd s nse t a ah, as gr no asma e aa td i io o eu d s bi o et r bl o se ua d si t

i dnz op rpred n e i a o at a

p dnod c tro dds c m ps u a o, vl s le t rqeet dc m t s r i pes o e d i ui s a o, o o eqi d r ae ai n u se ou e o e m so s s a n r

4.4 Algumas atribuies do CEP:

Emitir parecer em no mximo 30 dias. Garantir a confidencialidade das pesquisas Receber os sujeitos de pesquisa caso esses desejem efetuar denncias a respeito da pesquisa. Controlar irregularidades em pesquisas.

5 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA REALIZAO DA PESQUISA Ateno na escolha dos sujeitos da pesquisa, respeitando o seu direito de recusar-se a participar; Esclarecer ao sujeito da pesquisa os itens contidos no TCLE, o objetivo da pesquisa bem com a relevncia da mesma. Manter a privacidade do sujeito da pesquisa desde a suas etapas iniciais at a divulgao dos resultados; Divulgar o resultado da pesquisa , podendo assim colaborar com a comunidade cientfica, sobretudo, beneficiar o sujeito da pesquisa. Realiz-la conforme os princpios da Resoluo n.196/96.

6 CONSIDERAES FINAIS

Conforme Mascarenhas; Rosa (2010) , importante o ensino da tica na rea da Enfermagem articulando-se a prtica do estudante, para que o docente possa ter uma reflexo crtica sobre as suas atitudes, bem como aprimorar o enfrentamento dos problemas do cotidiano.

7 REFERNCIAS
CASTILHO, Euclides Ayres de; KALIL, Jorge.tica e pesquisa mdia: princpios, diretrizes e regulamentaes. Rev.Soc.Bras.Med.Trop, Uberaba, v.38, n.4, 2005. MASCARENHAS, Nildo Batista;ROSA, Darci de Oliveira Santa. Biotica e formao do enfermeiro: uma interface necessria.Texto contexto-enferm, Florianpolis, v.19, n.2, 2010. OGUISSO, Taka; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. tica e Biotica : desafios para a enfermagem e a sade.Barueri:Manole,2006. OGUISSO, Taka;SCHIMIDT, Maria Jos. O Exerccio da Enfermagem: uma abordagem tico legal.2.ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2007

Anda mungkin juga menyukai