Anda di halaman 1dari 16

Conceitos Bsicos de Ecologia

Conceitos Fundamentais em Ecologia Definies para o termo: Ecologia = derivada do grego oikos logos = casa + estudo. o estudo do ambiente da casa = estudo de todos os processos funcionais que a tornam habitvel e de todos os organismos nela contidos. (ODUM, 1988)

Conceitos Fundamentais em Ecologia


Ecologia = cincia definida pelo objeto e pelo mtodo de estudo. (DELAGE, 1993). Objeto = ecossistema - como unidade funcional subconjunto da natureza (lago, floresta, prado); Mtodo = macroscpico - viso holstica da realidade e do sistema deve ser a escala de observao da natureza na Ecologia. Ecologia = defesa do meio natural ou proteo do meio ambiente - Partidos ecologistas, ONGs, Grupos ecolgicos, etc...

AMBIENTE Todos os aspectos relacionados com a vida, sua manuteno e reproduo MEIO ou AMBIENTE: conjunto de fatores fsicos, qumicos e biolgicos necessrios sobrevivncia de qualquer espcie. Segmentos includos: elementos fsicos (terra, ar e gua); elementos vivos (plantas, animais e homens);

COMO ESTE AMBIENTE FOI FORMADO?

Relao entre seres vivos e o ambiente

ORIGEM DO 1o SER VIVO: uma abordagem molecular


CARACTERSTICAS DA TERRA PRIMITIVA: - INSPITA - MUITAS ERUPES VULCNICAS ANTIOXIDANTE/ ATMOSFERA REATIVA SEM CAMADA DE OZNIO PRESENA DE CO2, CH4, NH3, H2 e VAPOR D`GUA

O OCEANO PRIMITIVO
Ele foi formado por conta de um intenso ciclo de chuvas proporcionado pelo resfriamento e condensao do vapor de gua nas altas camadas da atmosfera, esta gua retornava constantemente at superfcie da Terra resfriando e ficava acumulada.

Formao de continentes
O planeta tornou-se palco de grandes movimentaes dos blocos rochosos da crosta: derrames vulcnicos formaram montanhas, das compresses e fraturas originaram-se vales profundos

Os mares antigos invadiram as reas mais baixas, extensos canais e braos do mar se formaram, para mais tarde se unirem numa nica grande massa de gua, o Oceano Atlntico.

A movimentao da terra fez com que parte do antigo deserto submergisse. As guas que dividiram o grande continente fizeram com que parte da areia se compactasse, gerando um tipo de formao rochosa conhecida por arenito.

Criaram-se tambm, no subsolo, imensos canais onde parte das guas se armazenou, em uma espcie de espuma subterrnea, denominada AQUFEROS.

H cerca de 80 milhes de anos, o movimento de ascenso da costa do continente americano comeou a expor rochas muito antigas, at ento soterradas por sedimentos e outras formaes rochosas mais recentes.

Nas regies sudeste e sul, afloraram rochas cristalinas de idade superior a 600 milhes de anos, dando origem paisagem que veio a ser conhecida como florestas tropicais, especialmente Amaznica e Mata Atlntica.

Tais manifestaes, aliadas a outros processos de origem vulcnica, se estenderam at 2 milhes de anos atrs, quando ento, o territrio latino americano j tinha nos seus traos gerais a configurao atual, inclusive suas grandes redes de drenagem formada por extensos rios. A partir dessas redes surgiram as grandes reservas de guas, cuja preservao preocupa a comunidade internacional.

O ciclo da gua se formou pelos fenmenos de evaporao (com aquecimento da atmosfera), condensao (nuvens), liquidificao (chuvas e escoamento) e solidificao (gelo). Isso permite que a vida que surgiu a partir das guas sempre esteja se renovando no Planeta, portanto o ciclo da gua que determina o ciclo da vida.

Anda mungkin juga menyukai