Anda di halaman 1dari 27

Universidade do Vale do Acara

Prof.:Luciano Vieira Rocha Mestre em Cincias das Religies

O objeto de estudo da Histria a atividade do homem no tempo. Convencionalmente...

No Ocidente, utiliza-se o calendrio cristo como referncia cronolgica. Tal prtica demonstra o poder de influncia do cristianismo no nosso cotidiano. Isso no quer dizer que se considera o marco religioso cristo como determinante do incio da Histria. A importncia desse cronmetro ser o referencial que se adota para marcar a passagem do tempo.

A humanidade, ento, vive o tempo religioso graas a sua mitologia fundadora, com a criao do mundo, aspira redeno a partir do incio da contagem do tempo, com a vinda do salvador e aguarda seu retorno escatolgico. Finda a contagem do tempo, vivenciando apenas o sagrado a partir de ento.

Sob o cristianismo, o tempo vivido na histria.

As Fontes

As primeiras correntes historiogrficas ocidentais davam tamanha importncia escrita e a documentao escrita, que somente elas eram tidas como fontes verdadeiras para o estudo da histria. Sendo assim, a histria do cristianismo era fundamentalmente baseada nos textos sagrados.

As Fontes

O entendimento das fontes alarga-se, na contemporaneidade, onde a atividade do homem no tempo deixa de ser linear-evolutiva para dar flego a uma abordagem referente diversidade cultural/social com suas permanncias, descontinuidades e contradies, enfocando a micro-histria e as diversidades.

Chegada do cristianismo no Brasil

as Cincias da Religio tm incio no Brasil quase que simultaneamente chegada dos portugueses. Ns temos entre os cronistas, entre os primeiros jesutas, uma srie de elementos que so de Cincias da Religio apenas o nome, a designao cientfica, que no existia (MARQUES; ROCHA, 2007 p.192).

Os povos que entraram em contato com os jesutas no tinham uma produo documental formal de funcionalidade historiogrfica, sendo seus conhecimentos transmitidos oralmente de gerao para gerao.

A Histria do Catolicismo no Brasil remete ao campo das mentalidades e da penetrao social da atuao da Igreja Catlica como instituio, sujeita a adaptaes, a recusas e a aceitaes, no apenas uma caracterizao dogmtica de crenas, sem debate cientfico.

Histria Eclesistica
importante lembrar que a Histria da Igreja Catlica no Brasil no obrigatoriamente a Histria da Religio ou do Catolicismo no Brasil. A Histria Eclesistica fiel filiao religiosa, sendo parte de seu conjunto dogmtico interno e da Teologia. A histria da Igreja reconstitui a vida da igreja conforme a metodologia histrica. um trabalho cientfico. Ao mesmo tempo, porm, a Histria da Igreja inclui como momento constitutivo da reconstruo do fato histrico a interpretao luz da f. um trabalho teolgico. (HORNAERT, 2008 p.5)

Histria das Religies


Em Histria das Religies, a f em si no objeto de estudo propriamente dito, mas sim, um componente para entender o fenmeno da religio na sociedade: a f objeto de estudo da Teologia. O debate da validade dogmtica ou veracidade das crenas no est em jogo. Muito pelo contrrio, faz-se necessrio aceitar o fenmeno para analis-lo como caracterstica de uma identidade cultural. A distino principal entre a histria institucional religiosa e a Histria da Religio, est no campo teolgico: a primeira de carter confessional, em alguns casos, e a segunda remete a histria da mentalidade, bem mais voltil e discutvel.

A partir do sculo XIX, as Cincias das Religies, j com denominao prpria, buscam ganhar estatuto cientfico, nem sempre como uma disciplina autnoma, mas com o paradigma da Histria das Religies, devido aos trs nveis de perspectivas metodolgicas da Histria das Religies (FILORAMO, G. e PRANDI C., 2007):

3 histria das religies

histrico-filolgico

histria comparada

A perspectiva histrico-filolgica
Carter lingstico, ou seja, de interpretao da lngua e dos textos sagrados, de cada uma das religies. Tal perspectiva fundamental para a compreenso das relaes sociais.

A histria comparada
Fundada pelo alemo Max Muller na metade do sculo XIX, iniciando a utilizao do termo Religionswissenchaf Cincia da Religio. Utiliza-se de seus trabalhos como fillogo interpretando o Veda, texto hindu. Sua atividade consiste, ento em uma equiparao de termos e de crenas entre as religies analisadas, com a publicao da obra Rig Veda. Max Muller no partiu de uma metodologia histrica tradicional propriamente dita, para o entendimento em sua histria comparada, e sim das interpretaes lingusticas indo-europeias, sistematizando e correlacionando os significados religiosos.

Histria das Religies


Conjunto de disciplinas que aplicam seus mtodos s analises das religies, ficando bem prxima perspectiva da Nova Histria. Levantamento das abordagens das escolas historiogrficas sobre o tratamento das religies e sobre o entendimento nas suas concepes Eliade atua sob uma anlise especfica ou busca elementos comuns ou generalizantes entre as religies, desde o entendimento positivista at a Nova Escola.

Nova Histria
Em primeiro lugar, a substituio da tradicional narrativa de acontecimentos por uma histriaproblema. Em segundo lugar, a histria de todas as atividades humanas e no apenas histria poltica. Em terceiro lugar, visando completar os dois primeiros objetivos, a colaborao com outras disciplinas, tais como a geografia, a sociologia, a psicologia, a economia, a lingstica, a antropologia social, e tantas outras. (BURKE, 1991)

O Cristianismo em Portugal
Reconquista, e causar uma grande fragmentao poltica no territrio, agora retomado, onde a primeira regio a se organizar politicamente, aps o domnio islmico, foi Portugal

O cristianismo em Portugal
Na chegada dos portugueses ao Brasil e no incio da colonizao, a espiritualidade crist possua como viso de mundo a orbis christianus. Crena que o mundo de Deus, cujo representante na terra a Igreja Catlica. Este Deus, por ser verdadeiro, exigia que todos o reconhecessem e lhe prestassem culto. A verdade absoluta, eis o princpio e o fim do orbis christianus (PAIVA, 2006 p. 22)

A criao do Estado portugus


O reconhecimento formal da Criao do Estado portugs se d por parte da Igreja de Roma. Dessa forma, o Estado nasce a partir do reconhecimento de D. Afonso Henrique pela Igreja em 1179, caracterizando-se a unio entre a Igreja e o Estado portugus desde j. A religio , portanto, no contexto moderno, um elemento que perpassa a noo de sagrado e vai identidade de estado como elemento unificador e organizador social.

Findada a guerra contra os muulmanos, diversos interesses sociais levavam ainda mais continuidade da expanso nutica. Para o clero e para a nobreza, a cristianizao e a conquista de novas regies eram maneiras de servir a Deus e ao rei.

Companhia de Jesus
Sobretudo, tendo os inacianos a obrigao institucional de escrever, a documentao jesutica de longe a mais completa, o que possibilita acompanhar a evoluo do que poderamos chamar de teologia missionria, entre a filosofia neotomista, o plano eclesistico tridentino, o sonho utpico e heroico da Conquista Espiritual e a realidade do cotidiano colonial. (POMPA, 2003 p.57)

A implantao de ordens religiosas missionrias no Brasil, como a Companhia de Jesus, no somente uma manifestao da Igreja mas de identidade nacional lusitana para agregar os diversos comportamentos religiosos que na colnia se manifestaram, no sentido de homogeneizao com o catolicismo.

O Papel do missionrio
Reconhecer a colnia e adaptar-se a ela tendo como tarefa apresentar o cerne do cristianismo a quem no o conhece. Com a reflexo sobre seus comportamentos, os jesutas sentiam-se como importantes membros do corpo cristo de funo essencial, na reao catlica expansionista de cristianizao.

A Intolerncia religiosa
Se a nica forma de salvao est no cristianismo, fora dele socialmente a escravido e, espiritualmente, o inferno, o jesuta coloca o nativo numa situao de inferioridade por no possuir a mesma f que o portugus. Fica evidente a intolerncia religiosa dos jesutas como parte do processo dito civilizatrio pelo europeu moderno, ou seja, uma intolerncia religiosa como parte de uma intolerncia civilizatria, como se concebe academicamente na atualidade. No pensamento cristo moderno, o trabalho catequtico consiste exatamente em modificar os parmetros desviantes e conflitivos da f catlica, com o como resultado da converso fidedigna e da conseqente salvao do converso.

Flexibilizaes
A Companhia de Jesus tendia a flexibilizar-se para manter a Igreja Catlica em expanso, adaptar suas prticas, no seus dogmas e exerccios espirituais, com o fim maior: a converso, entendimento e prtica dos preceitos do cristianismo por parte dos primeiros habitantes do Brasil, antes da chegada dos europeus.

Assimilaes
A flexibilizao e at mesmo assimilao de outras tradies religiosas objetivando a hegemonia do cristianismo, no um prtica que surge na modernidade. Na Idade Mdia, os primeiros lderes cristos j incorporavam elementos pagos a fim de apagar divergncias crists, substituindo os mitos ou locais mas, permanecendo os ritos

Referncias
BURKE, Peter. A Revoluo Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989.So Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991. FILORAMO, G. e PRANDI,C. As cincias das religies. So Paulo: Paulus, 4 ed. 2007. HORNAERT, Eduardo et al. Histria da Igreja no Brasil: ensaio de interpretao a partir do povo: primeira poca, Perodo Colonial. 5. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. MARQUES, A.C.B. e ROCHA, M. Memrias da fase inicial da Cincia da Religio no Brasil Entrevistas com Ednio Valle, Jos J. Queiroz e Antnio Guiva Mendona. Revista de Estudos da Religio maro / 2007 / pp. 192-214. Disponvel em: < www.pucsp.br/rever/rv1_2007/p_entrevista.pdf> Acesso em: 05 de maio de 2009. PAIVA, Jos Maria. Colonizao e Catequese. So Paulo: Ark, 2006. POMPA, Cristina. Religio Como Traduo: missionrios, Tupi e Tapuia no Brasil Colonial. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

Anda mungkin juga menyukai