Anda di halaman 1dari 29

Prof.

TELMA CAVALER

Multimdia Em Aulas de Histria

Histria Geral: MESOPOTMIA


1 Edio - 2005

Crescente Frtil

O Surgimento das Sociedades


A partir do quarto milnio a.C., surgiram no Oriente Prximo as primeiras civilizaes: Mesopotmia, Egito, Palestina, Fencia e Persa. Essas civilizaes do Oriente desenvolveram-se na regio conhecida historicamente como Crescente Frtil, que era limitada pelo vale dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. Na formao dos primeiros povos civilizados foi de grande importncia o palel desempenhado pelo meio fsico-geogrfico, clima, vegetao, relevo, hidrografia. Dentre esses fatores, destacou-se o hidrogrfico, que em muito auxiliou o progresso da agricultura, pecuria, comrcio e comunicao. Os rios, de maneira geral, contriburam para a fertilizao das terras, com suas enchentes e vazantes peridicas.

Mesopotmia

Mesopotmia
Mesopotmia significa Entre Rios, esta regio situava-se entre os Rios Tigre e Eufrates, que atravessam o atual Iraque, no Golfo Prsico. Esta regio foi invadida por vrios povos, porque sua localizao geogrfica possibilitava acesso pelo Mar Mediterrneo e tambm pelo Oriente, gerando lutas constantes. Outra causa das rivalidades na Tumultuada histria da Mesopotmia, foi a desigualdade na distribuio dos recursos naturais, pois, no sul encontravamse terras frteis (boas para plantao) e ao norte somente terras ridas de difcil plantio Dentre os povos que dominaram a Mesopotmia, podemos destacar: Os Sumrios, Os Acdios, Os Babilnicos e Os Assrios. Os povos que dominaram a Mesopotmia basearam-se principalmente na agricultura, pois, os Rios Tigre e Eufrates possibilitavam terras frteis assim como o Rio Nilo no Egito. Mesmo dominado por vrios povos a organizao social baseava-se geralmente na figura do Rei (considerado um Deus). A organizao econmica era formada basicamente de atividades agrcolas, comrcio, artesanato e pesca. A prtica religiosa era politesta (acreditavam em vrios deuses), at mesmo as cidades possuam deuses particulares, por isso, construam grandiosos templos que serviam tambm de bibliotecas, armazns de cereais, observatrios astronmicos, etc.

Sumrios
Primeira civilizao da Mesopotmia Cidades Importantes: Uruk, Lagash, Eridu e Nipur As cidades tinham autonomia Religiosa, poltica e econmica. O Chefe Poltico denominava-se Patesi Os Sumrios so responsveis pela forma de escrita mais antiga que se tem conhecimento (Escrita Cuneiforme)

Escrita Cuneiforme

Babilnicos
- Principal rei babilnico foi Hamurabi
Hamurabi elaborou o primeiro cdigo de leis escritas (Cdigo de Hamurabi) baseado no princpio de Talio (Olho por olho, dente por dente) - Outro importante rei babilnico foi Nabucodonosor, que ficou conhecido como construtor de obras grandiosas, como os Jardins Suspensos da Babilnia.

Jardins Suspensos da Babilnia

Torre de Babel

Assrios
Os assrios anexaram territrios alm do limite da Mesopotmia, como a Sria e o Egito Considerados Guerreiros ferozes, os Assrios impunham a dominao pelo terror. Sequeavam, destruam e massacravam os vencidos. Este povo foi o primeiro a Ter um exrcito organizado.

Pazuzu,demnio assrio da febre, estatueta de bronze do sculo VII a.C. Dessas figuras assrio babilnicas provm as representaes judaico-crists do diabo.

Assrios

Diretas
-

Mesopotmia = Entre Rios = Tigre e Eufrates Sociedade Dividida = Ricos e Pobres Modo de Produo Asitico = Um governante Divinizado explora, atravs de trabalhos forados e da cobrana de tributos Povos da Mesopotmia = Sumrios, Acdios, Babilnicos e Assrios Classe dominante = governante, sacerdote, militares e comerciantes Classe dominada = camponenses, pequenos artesos e escravos Escrita = Sumrios = Cuneiforme Arquitetura = Zigurate (torre com vrios andares, um menor que o outro) Hamurabi = Talio Nabucodonosor = Jardins suspensos da Babilnia

Questes de Vestibular

1- Surgido na Antiga Mesopotmia, considerado o mais antigo cdigo de leis escritas da humanidade: a) Lei das Doze Tbuas b) Leis Draconianas. c) Dez Mandamentos. d) Cdigo de Hamurabi e) Lei Tessalnica.

Resposta
D

2- O Crescente Frtil, expresso que identifica uma rea da civilizao antiga, refere-se s seguintes civilizaes: a) China, ndia e Japo b) Grcia, Roma e Egito c) Ir, Palestina e Mesopotmia d) Fencia, Cartago e Roma

Resposta
C

3- "- Se um arquiteto constri uma casa para algum, porm no a faz slida, resultando da que a casa venha a ruir e matar o proprietrio, este arquiteto passvel de morte. - Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietrio, matar-se- o filho deste arquiteto." O preceito legal anterior pertence ao seguinte Cdigo: a) Corpus Juris Civilis b) Cdigo de Hamurabi c) Cdigo de Direito Cannico d) Cdigo Napolenico

Resposta
B

4- Relacione a coluna II, que apresenta afirmaes relativas a povos da Antigidade, com a coluna I, que identifica os mesmos. COLUNA I ( 1 ) Fencios ( 2 ) Hebreus ( 3 ) Babilnios ( 4 ) Egpcios ( 5 ) Persas COLUNA II ( ) Os sinais de sua escrita sagrada so conhecidas como hierglifos. ( ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrneo. ( ) Seu imprio era controlado pelo sistema de satrapias. ( ) Os invasores de seu territrio provocaram a dispora. ( ) Hamurbi unificou o imprio, desde a Assria at a Caldia. A sequncia numrica correta, de cima para baixo, na coluna II, a) 1 - 2 - 5 - 4 - 3 b) 1 - 4 - 3 - 2 - 5 c) 4 - 1 - 5 - 2 - 3 d) 4 - 2 - 5 - 1 - 3 e) 5 - 1 - 3 - 4 - 2

Resposta
C

5- As sociedades que, na Antigidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de: a) terem desenvolvido um intenso comrcio martimo, que favoreceu a constituio de grandes civilizaes hidrulicas. b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produo de cereais. c) haverem possibilitado a formao do Estado a partir da produo de excedentes, da necessidade de controle hidrulico e da diferenciao social. d) possurem, baseados na prestao de servio dos camponeses, imensos exrcitos que viabilizaram a formao de grandes imprios milenares.

Resposta
C

Esta questo versa sobre a ESCRITA:

(01) Na sua fase inicial, 3.500 aC, era um desenho estilizado de um objeto, hoje denominado de pictograma. (02) O ser humano, para exprimir graficamente suas aes, criou smbolos representativos a que chamamos de ideogramas, cuja inveno data mais ou menos de 3.200 aC. (04) As sociedades grafas encontravam-se na fase da Histria Antiga; o conceito de civilizao no est relacionado com as sociedades que apresentam um sistema de escrita. (08) Antes da inveno da escrita, a humanidade j conhecia o conceito de propriedade privada de Estado e de classes sociais. (16) Uma das primitivas formas de representao grfica - a escrita cuneiforme surgiu entre os sumrios, povos que habitavam a Mesopotmia.

Resposta
01+02+16= 19

Anda mungkin juga menyukai