Anda di halaman 1dari 19

INTERTEXTUALIDADE

Profa. Maria do Rosrio Figueiredo Tripodi Escola Municipal Maria Elena da Cunha Braz 2012

Conceituando a intertextualidade A intertextualidade o dilogo entre textos. Ela ocorre quando, em um texto, est inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memria social de uma coletividade ou da memria discursiva dos interlocutores. (KOCH, Ingedore G. Villaa)

Cano do Exlio
(Gonalves Dias, 1843)

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores.

Hino Nacional Brasileiro


(Francisco Manuel da Silva e Osrio Duque Estrada, 1971?)

II DEITADO ETERNAMENTE EM BERO ESPLNDIDO, AO SOM DO MAR E LUZ DO CU PROFUNDO, FULGURAS, BRASIL, FLORO DA AMRICA, ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO! DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA, TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TM MAIS FLORES; "NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA," "NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

HINO NACIONAL PATROCINADO

Num Posto do Ipiranga, s margens plcidas, De um Volvo herico Brahma retumbante Skol da liberdade em Rider Fulgido Brilho no Shell da Ptria nesse instante Se o Knorr dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao Ford Em teu Seiko, liberdade Desafio nosso peito Microsoft Parmalat, Masterard, Sharp, Sharp Amil um sonho intenso, um rdio Philips De amor e Lufthansa terra desce

Intel formoso cu risonho Oympicus A imagem do Bradesco resplandece Gillete pela prpria natureza s belo Escort impvido colosso E o teu futuro espelha essa Grendene Cerpa gelada!
Entre outras mil Suvinil, Campaq amada. Do Philco deste Sollo s me Doril Coca-Cola, Bombril!

ORAO DOS PROGRAMADORES


Sistema operacional que estais na memria, compilado seja o vosso programa, Venham tela os vossos comandos, Seja executada a nossa rotina, Assim na memria como na impressora. Acerto nosso de cada dia, rodai hoje Informai os nossos erros, Assim como ns informamos o que est corrigido. No deixeis cair em looping, Mas livrai-nos do Dump. (....)

ORAO DO INTERNAUTA
Satlite nosso que estais no cu, acelerado seja o vosso link, venha a ns o vosso host, seja feita vossa conexo, assim em casa como no trabalho. O download nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nosso tempo perdido no Chat, assim como ns perdoamos os banners de nossos provedores. No deixeis cair a conexo e livrai-nos do Spam, Amm!

1.Descobri que a vida bailarina e que nenhum ponto inerte anula o viravoltear das coisas.
2. Dor incomunicvel. O mrmore comunica-se, acusa-nos a todos.

3. Um girassol se apropriou de Deus: foi em Van Gogh.

4. Bal de tiros gritos corpos derrubados A lanterna tranquila acena para a esperana da Ressurreio.

Telas e poemas
Mir

Van Gogh

Michelngelo

Goya

Anda mungkin juga menyukai