Anda di halaman 1dari 23

M ECANISMOS DE COESO TEXTUAL

COESO TEXTUAL

Observe as seguinte sentena: Pegue trs mas. Coloque-as sobre a mesa.

Ao observarmos a frase acima, a partcula as retoma a ideia expressa pelas trs maas; Ao escrever, temos o recurso de trocar um termo dito antes por outro, pois ele vai retom-lo;

Este um exemplo de coeso textual, de textualidade.

ERROS POSSVEIS

Contudo, a maior parte das pessoas tende a usar as palavras como mesmo e referido, produzindo sequncias do tipo:
Pegue trs mas. Coloque as mesmas sobre a mesa. Joo Paulo II esteve, ontem, em Varsvia. Na referida cidade, o mesmo disse que a Igreja continua a favor do celibato.

Temos como evitar isto, usando os mecanismos de coeso.

MECANISMOS DE COESO

Veja esta frase a seguir:


Joo Paulo II esteve, ontem, em Varsvia. L, ele disse que a Igreja continua a favor do celibato.

O termo Varsvia est recuperado pelo advrbio l;


O termo Joo Paulo II substitudo pelo pronome ele;

MECANISMOS DE COESO

Ao usar o mecanismo de coeso, devemos ficar atentos ao sentido que a sentena adquire. Veja as frases abaixo:
Pedi uma cerveja. A cerveja, entretanto, no veio gelada. Pedi uma cerveja. Uma cerveja, entretanto, no veio gelada.

Um cuidado que devemos ter com relao ao uso de artigos, mesmo quando repetimos um elemento da sentena anterior.

M ECANISMOS

As palavras mais usadas neste processo de coeso so os chamados sinnimos superordenados ou hipernimos, ou seja, palavras que correspondem ao gnero do termo a ser retomado, em coeso.

Categoria gramatical (q. v.) que dispe os nomes de uma lngua em classes (como feminino, masculino, neutro, animado, inanimado), de acordo com: (a) a referncia pronominal (a casa/ela; o menino/ele); (b) a concordncia com os modificadores (a menina bonita/ o gato gordo); (c) a presena de determinados afixos (como, p. ex., -triz).

DE

C OESO

Exemplos

mesa................................. mvel faca................................... talher termmetro ....................... instrumento computador ...................... equipamento enceradeira....................... eletrodomstico

uma forma de expressar alguma opinio ou ideia acerca do que se escreve

COESO LEXICAL

Aqui fica claro que opermite quele que escreve A coeso lexical Joo Paulo II uma manifestar sua atitude em relao aos termos. figura religiosa

Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, Sua Santidade evidenciado a papel poltico de Joo Aqui disse que o Igreja ... Joo Paulo II esteve ontem em Varsvia. L, o inimigo do comunismo afirmou ...
Paulo II

COESO LEXICAL
Aqui ficamos sabendo de terroristas que atendem pelo nome de Al Qaeda Sabemos tambm que se trata de uma organizao seguidora do Desde que os terroristas islamismo.

da Al Qaeda atacaram o World Trade Center e o Pentgono, no ano passado, h uma certeza: a organizao islmica prepara Sabemos que os A dvida novos atentados. terroristas esto quando e onde. Nos organizados e liderados por uma ltimos dez meses, a derrota no Afeganisto e a pessoa. vigilncia internacional tornaram mais difcil a comunicao entre as clulas do grupo terrorista liderado pelo saudita Osama Bin Laden.

COESO TEXTUAL INDIRETA

s vezes, a coeso textual feita de maneira indireta, apelando para o conhecimento que o leitor tem do mundo. Vejamos a seguinte sequncia:

Ontem fui a uma festa de casamento. 0 bolo bolo estava Ontem fui a uma festa de casamento. 0 da festa de casamento estava delicioso. delicioso.

A concordncia se d pelo fato de ficar subentendido que existe numa festa bolo, refrigerante, doces etc. Por causa disto, a frase, na verdade, quer dizer o seguinte:

COESO TEXTUAL E CONCORDNCIA TRANSFRSTICA


necessrio atentar tambm ao fato de que o Existe um problema com relao concordncia, uma vez que o termo a ser escolhido para a concordncia termo anterior necessariamente, e, concordar tambm precisa, se encontra no plural por conta disto, deveria ter se mantido esta relao na sentena seguinte

com a ideia expressa pelo termo anterior. Assim, ficam mal formadas as seguintes sentenas:
Os jogadores chegaram h dois dias. Ele dever treinar ainda amanh.

Os jogadores chegaram h dois dias. Esse atleta dever treinar ainda amanh. Os jogadores chegaram h dois dias. Dever treinar ainda amanh.

COESO TEXTUAL E CONCORDNCIA TRANSFRSTICA

Contudo, nem sempre esta concordncia se d corretamente, porque em expresses indefinidas, o mais indicado usar a elipse

Muita gente pensa que o Brasil ainda um pas Muita gente pensa que o Brasil ainda um pas subdesenvolvido, completamente completamente subdesenvolvido, mas estomas ela est enganados. enganada. Muita gente pensa que o Brasil ainda um pas subdesenvolvido, mas est completamente enganada.

ELEMENTOS PARA COESO TEXTUAL

Podem ser usados diversos elementos para promover a coeso textual, tais quais:

Pronomes

Substantivos e adjetivos
Sinnimos Enumerao de elementos Elipse

P RONOMES

anterior, no caso a Todos somos iguais perante a lei: nossos direitos so palavra pessoas. Separa do termo todosela. um assegurados por nico elemento, que no A maioria das pessoas que no tem escolaridade no fora mencionado sabe se comunicar em linguagem culta. anteriormente
Todos estavam cansados, mas aquele ali ainda tinha foras para continuar a se divertir.

O pronome serve para retomar sempre alguma coisa dita anteriormente, alm de poder servir para unir oraes e introduzir novos elementos Substitui a Retoma o termo na frase. palavra lei

S UBSTANTIVOS E ADJETIVOS

usado no sentido de manter a referncia ao termo anterior; contudo, muitas vezes, tambm o caracteriza.
Homens e mulheres tm desejos e ambos sentem a necessidade de satisfaz-los. Comprei muitas roupas. As vermelhas so de Jos e as azuis so minhas. Muitas pessoas no acreditam no racismo. Os brancos dizem que no existe racismo e os negros ainda sofrem com ele.

S INNIMOS

Ocorre pela substituio de um termo por outro com ideia equivalente. empregado tambm quando se quer dar mais nfase a certas caractersticas do termo anterior.
Os soldados lutaram incansavelmente, mas estes militares perderam a batalha. O gato um predador natural e este feldeo sculos foi domesticado pelo homem. h

O cantor estava muito nervoso, pois todos esperavam ansiosos pela performance do msico.

E NUMERAO DE ELEMENTOS

Acontece quando se colocam vrios elementos distintos e necessria a referncia a eles de forma individualizada Normalmente se usam os numerais ordinais e as palavras este (para elementos prximos da orao que segue) e aquele (para elementos distantes da orao que segue)
Os poetas Castro Alves, Olavo Bilac e Manuel Bandeira representam fases da literatura nacional. O primeiro do final do Romantismo, o segundo incorpora os elementos do Parnasianismo e o terceiro o que tem de melhor do Modernismo. Meu pai e meu tio compraram cada um seu carro. Este comprou um usado e aquele um novo.

E LIPSE
Nesta frase, o termo O Estado foi suprimido no perodo destacado, uma vez que a terminao do verbo permite identificar Neste caso a omisso foi a referncia. parcial, colocando-se apenas um pedao do termo anterior

a omisso de um termo referido. Pode ser identificada facilmente pelo leitor Pode ser parcial se parte do termo for suprimida

Pode ser total se o termo todo for suprimido


O Estado deveria garantir o bem-estar de todos, mas no consegue muito por causa da corrupo. Mrio de Andrade um importante escritor brasileiro. Um dos livros mais famosos de Andrade foi Amar, verbo intransitivo, de 1927.

C OESO LEXICAL COM O EMPREGO


DE SUBSTANTIVOS ABSTRATOS

C ONCEITUANDO

So os que nomeiam aes, qualidades e estados fora dos seres a que pertencem; Esto quase sempre ligados a verbos ou adjetivos;
Substantivo compra venda alegria felicidade

Palavra-base comprar (verbo) vender(verbo) alegre (adjetivo) feliz (adjetivo)

C ONCEITUANDO

Para verbos e adjetivos existe a necessidade de argumentos para estabelecer uma funo comunicativa;
O Rodrigo comprou uma lanchonete. Essa compra causou surpresa a muita gente. Maria Lusa est alegre. Essa alegria est ligada ao incio das frias.

C ONCEITUANDO

Podemos tirar proveito da coeso lexical com os substantivos abstratos para fazer julgamentos, criando orientaes argumentativas;
O ex-presidente Itamar Franco namorou a modelo Lilian Ramos, no carnaval de 1994. Essa palhaada causou escndalo na imprensa internacional. Os grandes campees da Frmula 1 compareceram ao enterro de Ayrton Senna. A Rede Globo documentou esse carinho pstumo.

O campineiro ignora a legislao e continua usando o telefone celular ao volante. A imprudncia facilmente notada nas ruas elegantes do Cambu e em avenidas movimentadas do Centro, como a Francisco Glicrio. Nestas reas de trfego intenso, a irresponsabilidade dos motoristas significa um risco cada vez maior de acidentes. O Conselho Nacional de Trnsito (Contran] proibiu o celular no trnsito atravs da Resoluo n. 4, instituda no dia 16 de maio de 1994. [.... ] A responsabilidade pela punio direo perigosa, dizem, da Polcia Militar. Os oficiais da 2 Companhia de Trnsito da PM, no entanto, se afirmam ocupados o suficiente para fiscalizar e punir infraes mais graves. Comportamento compreendido at pelo delegado Alexandre Jos Prado, da 7 Circunscrio Regional de Trnsito (Ciretran): "0 uso do celular ao volante nem considerado crime pela legislao, mas apenas uma penalidade administrativa", explica.

Anda mungkin juga menyukai