Anda di halaman 1dari 29

ITEL AR

CCNA Exploration Protocolos e Conceitos de Roteamento

Captulo 11: OSPF

Metusalm Muecria Cisco Regional Academy Coordinator dtmetusalemmuecaria@gmail.com

OSPF, Histria
Outrora, a Internet era predominantemente uma rede acadmica e de pesquisa fundada pelo governo norte-americano.

Nota: Em 1999, OSPFv3 para IPv6 foi publicado na RFC 2740. O RFC 2740 foi escrito por John Moy, Rob Coltun e Dennis Ferguson. OSPFv3 discutido no CCNP.

Encapsulamento de Mensagem OSPF

Tipos de pacote OSPF

Protocolo Hello
O pacote OSPF Tipo 1 o pacote Hello de OSPF. Os pacotes Hello so utilizados para: Detectar os vizinhos de OSPF e estabelecer as adjacncias do vizinho. Anunciar parmetros nos quais dois roteadores devem concordar em se tornar vizinhos. Eleger o Roteador designado (DR) e o Roteador designado de backup (BDR) em redes multiacesso como a Ethernet e Frame Relay.

Protocolo Hello, estabelecimento de adjacncia


Antes de um roteador OSPF poder enviar seus link-states a outros roteadores, ele dever determinar se existem outros vizinhos OSPF em algum de seus links. Receber um pacote Hello de OSPF em uma interface confirma para um roteador que h outro roteador OSPF neste link. O OSPF estabelece ento uma adjacncia com o vizinho. Antes de dois roteadores poderem formar uma adjacncia de vizinho OSPF, eles devero concordar em trs valores: Intervalo de hello - indica com que freqncia o roteador OSPF transmite seus pacotes Hello. Intervalo de dead - o perodo, expresso em segundos, que o roteador esperar para receber um pacote Hello antes de declarar o vizinho "inativo." Tipo de rede.

Actualizaes de OSPF As atualizaes do link-state (LSUs) so os pacotes utilizados para atualizaes de roteamento OSPF. Um pacote LSU pode conter 11 tipos diferentes de Anncios Link-State (LSAs)

Algoritmo OSPF / Distncia Administrativa / Autenticao Quando um roteador recebe todos os LSAs e constri seu banco de dados link-state local, o OSPF utiliza o algoritmo open shortest path first (SPF) de Dijkstra para criar uma rvore SPF. A rvore SPF ento utilizada para preencher a tabela de roteamento IP com os melhores caminhos para cada rede.

Topologia de Laboratrio

Habilitando o OSPF O OSPF habilitado com o comando de configurao global router ospf process-id. O process-id um nmero entre 1 e 65535 escolhido pelo administrador de rede. O process-id tem significado local, o que significa que ele no tem que corresponder a outros roteadores OSPF para estabelecer adjacncias com esses vizinhos.

Quando todos os roteadores estiverem dentro da mesma rea OSPF, os comandos de rede devem ser configurados com o mesmo area-id em todos os roteadores. Embora qualquer area-id possa ser utilizada, recomendado utilizar um area-id de 0 com o OSPF de nica rea. Esta conveno facilitar o processo no caso de a rede ser posteriormente configurada como OSPF com mltiplas reas, onde a rea 0 torna-se a rea de backbone. O comando network utilizado no modo de configurao de roteamento. Router(config-router)#network network-address wildcard-mask area area-id

Nota: assim como o EIGRP, algumas verses do IOS permitem que voc simplesmente informe a mscara de sub-rede em vez da mscara curinga. O IOS converte ento a curinga mscara de sub-rede para o formato de mscara curinga.

ID do Roteador Uma ID de roteador simplesmente um endereo IP. Os roteadores Cisco produzem a ID do roteador com base em trs critrios e com a seguinte precedncia:

Voc pode utilizar o comando show ip protocols para verificar a ID de roteador atual. Em algumas verses IOS, utilize os comandos show ip ospf ou show ip ospf interface para verificar a ID do roteador.

R1: 192.168.10.5, que mais alto que 172.16.1.17 ou 192.168.10.1 R2: 192.168.10.9, que mais alto que 10.10.10.1 ou 192.168.10.2 R3: 192.168.10.10, que mais alto que 172.16.1.33 ou 192.168.10.6

ID do Roteador Se o comando router-id de OSPF no for utilizado e as interfaces de loopback estiverem configuradas, o OSPF escolher o endereo IP mais alto de qualquer uma de suas interfaces de loopback. Configure da seguinte forma uma interface Loopback:

Para determinar a ID do roteador. A sintaxe do comando : Router(config)#router ospf process-id Router(config-router)#router-id ip-address A ID do roteador pode ser modificada com o endereo IP de um comando router-id de OSPF subseqente carregando o roteador ou utilizando o seguinte comando: Router#clear ip ospf process Nota: modificar uma ID de roteador com um novo endereo IP de interface de loopback ou fsica pode exigir o recarregamento do roteador. Quando ocorrerem IDs de roteador OSPF duplicadas, o IOS exibir uma mensagem semelhante a: %OSPF-4-DUP_RTRID1: Detected router with duplicate router ID Para corrigir este problema, configure todos os roteadores de forma que eles tenham IDs de roteador OSPF exclusivas.

Verificando o OSPF, a adjacncia de vizinho Neighbor ID - A ID do roteador vizinho. Pri - A prioridade OSPF da interface. State - O estado OSPF da interface. O estado FULL significa que o roteador e seu vizinho tm bancos de dados link-state OSPF idnticos. Dead Time - A quantidade de tempo restante que o roteador esperar para receber um pacote Hello de OSPF do vizinho antes de declarar o vizinho inativo. Este valor redefinido quando a interface recebe um pacote Hello. Address - O endereo IP da interface do vizinho ao qual este roteador est diretamente conectado. Interface - A interface na qual este roteador formou adjacncia com o vizinho.

Dois roteadores podem no formar uma adjacncia de OSPF se: As mscaras de sub-rede no corresponderem, fazendo os roteadores estarem em redes separadas. Os Temporizadores de Hello ou de Dead do OSPF no correspondem. Os tipos de rede OSPF no correspondem. H um comando network de OSPF faltando ou incorreto.

O comando show ip ospf tambm pode ser utilizado para examinar a ID do processo OSPF e a ID do roteador. Alm disso, este comando exibe as informaes de rea do OSPF, bem O modo mais rpido de verificar intervalos de Hello e verificar as informaes vitais O comando show queprotocols os um foi calculado. de de Dead utilizar o comando de como a ltima vez ip o algoritmo SPF modo rpido show ip ospf interface. configurao OSPF, inclusive a ID do processo OSPF, a ID do roteador, as redes que o roteador est anunciando, os vizinhos dos quais o roteador est recebendo atualizaes e a distncia administrativa padro, que 110 para OSPF.

A sada de comando inclui informaes importantes do algoritmo SPF que incluem o atraso de programao SPF: Initial SPF schedule delay 5000 msecs Minimum hold time between two consecutive SPFs 10000 msecs Maximum wait time between two consecutive SPFs 10000 msecs Sempre que um roteador recebe novas informaes sobre a topologia (adio, excluso ou modificao de um link), o roteador deve executar novamente o algoritmo SPF, criar uma nova rvore SPF e atualizar a tabela de roteamento.

Examinando a tabela de Roteamento, OSPF

O O no comeo de cada rota indica que a origem da rota o OSPF. Cada roteador possui quatro redes diretamente conectadas porque a interface de loopback conta como a quarta rede, ele lista sete redes conhecidas. Ao contrrio do RIPv2 e EIGRP, o OSPF no resume automaticamente as redes aos limites das rede principais. O OSPF inerentemente classless.

Mtrica OSPF A mtrica do OSPF chamada de custo. Da RFC 2328: "Um custo est associado com o lado de sada de cada interface do roteador. Este custo configurvel pelo administrador do sistema. Quanto menor o custo, mais provvel ser o uso da interface para encaminhar o trfego de dados. dados O Cisco IOS utiliza as larguras de banda cumulativas das interfaces de sada do roteador para a rede de destino como o valor de custo. Em cada roteador, o custo para uma interface calculado como 10 8a potncia dividido pela largura de banda em bps. Isto conhecido como largura de banda de referncia.

A largura de banda de referncia pode ser modificada para acomodar redes com links mais rpidos que 100.000.000 bps (100 Mbps), usando o comando OSPF auto-cost referencebandwidth. Quando este comando for necessrio, recomenda-se que ele seja utilizado em todos os roteadores de modo que a mtrica de roteamento OSPF permanea consistente.

Modificando o custo do link

Equivalncia entre os comando para modificar o custo do link

OSPF em topologias de redes

NBMA e redes ponto-a-multiponto incluem as redes Frame Relay, ATM e X.25. As redes NBMA so O OSPF define cinco tipos de rede: discutidas em outro curso CCNA. As redes ponto-amultiponto so discutidas no CCNP. Os links virtuais Ponto-a-ponto so um tipo especial de link que podem ser Multiacesso com broadcast Rede sem broadcast multiacesso (NBMA) utilizados em OSPF multirea. Os links virtuais OSPF so discutidos no CCNP. Ponto-a-multiponto Links virtuais

Redes multiacesso, desafio Redes multiacesso podem criar dois desafios para o OSPF com relao ao envio de LSAs: Criao de mltiplas adjacncias, uma adjacncia para cada par de roteadores. Grande envio de LSAs (Link-State Advertisements, Anncios Link-State).

A criao de uma adjacncia entre cada par de roteadores em uma rede pode criar um nmero desnecessrio de adjacncias. Isto conduziria a um nmero excessivo de LSAs transmitidos entre roteadores na mesma rede.

Como solucionar? A soluo para gerenciar o nmero de adjacncias e o envio de LSAs em uma rede multiacesso o Roteador Designado (DR). Continuando nosso exemplo anterior, esta soluo anloga a eleger algum na sala para passar e saber o nome de todo mundo e ento anunciar estes nomes a todos na sala de uma s vez. Em redes multiacesso, o OSPF elege um Roteador Designado (DR) para ser o ponto de coleta e distribuio para os LSAs enviados e recebidos. Um Roteador Designado de Backup (BDR) tambm eleito no caso de o Roteador Designado falhar. Todos os outros roteadores se falhar tornam DROthers (isto indica um roteador que no o DR nem o BDR).

Topologia Modificada

Quem ser eleito como DR/BDR?


Os seguintes critrios so aplicados: 1.DR: Roteador com a mais alta prioridade de interface OSPF. 2.BDR: Roteador com a segunda mais alta prioridade de interface OSPF. 3.Se as prioridades de interface OSPF so iguais, a ID de roteador mais alta utilizada para desempatar.

Quando o DR eleito, ele permanece como DR at que uma das condies seguintes ocorra: O DR falha. O processo OSPF no DR falha.

Prioridade de interface OSPF


Em vez de confiar na ID do roteador para decidir quais roteadores so eleitos DR e BDR, melhor controlar a eleio destes roteadores com o comando de interface ip ospf priority. Router(config-if)#ip ospf priority {0 - 255}

Propagando a rota esttica

O*E2 0.0.0.0/0 [110/1] via 192.168.10.10, 00:05:34, Serial0/0/1 E2 denota que esta rota uma rota OSPF Externa Tipo 2. As rotas externas OSPF caem em uma de duas categorias: Externa Tipo 1 (E1) - O OSPF acumula o custo para uma rota E1 conforme a rota est sendo propagada ao longo da rea OSPF. Externa Tipo 2 (E2) - O custo de uma rota E2 sempre o custo externo, seja qual for o custo interior para alcanar aquela rota.

Ajustando o OSPF
A largura de banda de referncia pode ser modificada para acomodar estes links mais rpidos utilizando o comando auto-cost reference-bandwidth de OSPF.

Voc pode desejar alterar os temporizadores de OSPF de forma que os roteadores detectem falhas de rede em menos tempo. Fazer isto aumentar o trfego, mas muitas vezes h uma necessidade de uma convergncia rpida mesmo que isto implique em um trfego adicional. Os intervalos de Hello e de Dead de OSPF podem ser modificados manualmente utilizando os seguintes comandos de interface: Router(config-if)#ip ospf hello-interval seconds Router(config-if)#ip ospf dead-interval seconds

Resumo

Anda mungkin juga menyukai