Anda di halaman 1dari 14

Resenha

Keyth Nascimento

O que resenha?
Resenha-resumo: um texto que se limita a resumir o contedo de um livro, de um captulo, de um filme, de uma pea de teatro ou de um espetculo, sem qualquer crtica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal informar o leitor. Resenha-crtica: um texto que, alm de resumir o objeto, faz uma avaliao sobre ele, uma crtica, apontando os aspectos positivos e negativos. Tratase, portanto, de um texto de informao e de opinio, tambm denominado de recenso crtica.

O que deve constar numa resenha ?


Devem constar: O ttulo A referncia bibliogrfica da obra Alguns dados bibliogrficos do autor da obra resenhada O resumo, ou sntese do contedo A avaliao crtica, caso seja uma resenha crtica.

O ttulo da resenha
O texto-resenha, como todo texto, tem ttulo, e pode ter subttulo, conforme os exemplos, a seguir: Ttulo da resenha: Astro e vilo Subttulo: Perfil com toda a loucura de Michael Jackson Livro: Michael Jackson: uma Bibliografia no Autorizada (Christopher Andersen) - Veja, 4 de outubro, 1995 Ttulo da resenha: Com os olhos abertos Livro: Ensaio sobre a Cegueira (Jos Saramago) - Veja, 25 de outubro, 1995

Ttulo da resenha: Estadista de mitra Livro: Joo Paulo II - Bibliografia (Tad Szulc) - Veja, 13 de maro, 1996

A referncia bibliogrfica do objeto resenhado

Constam da referncia bibliogrfica: Nome do autor Ttulo da obra Nome da editora Data da publicao Lugar da publicao Nmero de pginas Preo Obs.: s vezes no consta o lugar da publicao, o nmero de pginas e/ou o preo. Os dados da referncia bibliogrfica podem constar destacados do texto, num "box" ou caixa. Exemplo: Ensaio sobre a cegueira, o novo livro do escritor portugus Jos Saramago (Companhia das Letras; 310 pginas; 20 reais), um romance metafrico (...) (Veja, 25 de outubro, 1995).

O resumo do objeto resenhado


O resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral. Pode-se resumir agrupando num ou vrios blocos os fatos ou idias do objeto resenhado.

Veja exemplo do resumo feito de "Lngua e liberdade: uma nova concepo da lngua materna e seu ensino" (Celso Luft), na resenha intitulada "Um gramtico contra a gramtica", escrita por Gilberto Scarton. "Nos 6 pequenos captulos que integram a obra, o gramtico bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variao sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a lngua materna, as noes falsas de lngua e gramtica, a obsesso gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a viso distorcida de que se ensinar a lngua se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prtica lingstica, a postura prescritiva, purista e alienada - to comum nas "aulas de portugus". O velho pesquisador apaixonado pelos problemas de lngua, terico de esprito lcido e de larga formao lingstica e professor de longa experincia leva o leitor a discernir com rigor gramtica e comunicao: gramtica natural e gramtica artificial; gramtica tradicional e lingstica;o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramticos, dos lingistas, dos professores; o ensino til, do ensino intil; o essencial, do irrelevante".

Pode-se tambm resumir de acordo com a ordem dos fatos, das partes e dos captulos. Veja o exemplo da resenha "Receitas para manter o corao em forma" (Zero Hora, 26 de agosto, 1996), sobre o livro "Cozinha do Corao Saudvel", produzido pela LDA Editora, com o apoio da Beal.

Receitas para manter o corao em forma "Na apresentao, textos curtos definem os diferentes tipos de gordura e suas formas de atuao no organismo. Na introduo os mdicos explicam numa linguagem perfeitamente compreensvel o que preciso fazer (e evitar) para manter o corao saudvel.

As receitas de Cozinha do Corao Saudvel vm distribudas em desjejum e lanches, entradas, saladas e sopas; pratos principais; acompanhamentos; molhos e sobremesas. Bolinhos de aveia e passas, empadinhas de queijo, torta de ricota, sufl de queijo, salpico de frango, sopa fria de cenoura e laranja, risoto com aafro, bolo de batata, alcatra ao molho frio, pur de mandioquinha, torta fria de frango, crepe de laranja e peras ao vinho tinto so algumas das iguarias".

Atwood se perde em panfleto feminista Marilene Felinto Da Equipe de Articulistas


Margaret Atwood, 56, uma escritora canadense famosa por sua literatura de tom feminista. No Brasil, mais conhecida pelo romance "A mulher Comestvel" (Ed. Globo). J publicou 25 livros entre poesia, prosa e no-fico. "A Noiva Ladra" seu oitavo romance. O livro comea com uma pgina inteira de agradecimentos, procedimento normal em teses acadmicas, mas no em romances. Lembra tambm aqueles discursos que autores de cinema fazem depois de receber o Oscar. A escritora agradece desde aos livros sobre guerra, que consultou para construir o "pano de fundo" de seu texto, at a uma parente, Lenore Atwood, de quem tomou emprestada a (original? significativa?) expresso "meleca cerebral". Feitos os agradecimentos e dadas as instrues, comeam as quase 500 pginas que poderiam, sem qualquer problema, ser reduzidas a 150. Pouparia precioso tempo ao leitor bocejante. a histria de trs amigas, Tony, Roz e Charis, cinqentonas que vivem infernizadas pela presena (em "flashback") de outra amiga, Zenia, a noiva ladra, inescrupulosa "femme fatale" que vive roubando os homens das outras.

Vil meio inverossmel - ao contrrio das demais personagens, construdas com certa solidez -, a antogonista Zenia no se sustenta, sua maldade no convence, sua histria no emociona. A narrativa desmorona, portanto, a partir desse defeito central. Zenia funcionaria como superego das outras, imagem do que elas gostariam de ser, mas no conseguiram, reflexo de seus questionamentos internos - eis a leitura mais profunda que se pode fazer desse romance nada surpreendente e muito bvio no seu propsito.

Segundo a prpria Atwood, o propsito era construir, com Zenia, uma personagem mulher "fora-da-lei", porque "h poucas personagens mulheres fora-da-lei". As intervenes do discurso feminista so claras, panfletrias, disfaradas de ironia e humor capengas. A personagem Tony, por exemplo, tem nome de homem ( apelido para Antnia) e professora de histria, especialista em guerras e obcecada por elas, assunto de homens: "Historiadores homens acham que ela est invadindo o territrio deles, e deveria deixar as lanas, flechas, catapultas, fuzis, avies e bombas em paz". Outras aluses feministas parecem colocadas ali para provocar riso, mas soam apenas ingnuas: "H s uma coisa que eu gostaria que voc lembrasse. Sabe essa qumica que afeta as mulheres quando esto com TPM? Bem, os homens tm essa qumica o tempo todo". Ou ento, a mensagem rabiscada na parede do banheiro: "Herstory Not History", trocadilho que indicaria o machismo explcito na palavra "Histria", porque em ingls a palavra pode ser desmembrada em duas outras, "his" (dele) e story (estria). A sugesto contida no trocadilho a de que se altere o "his" para "her" (dela). As histrias individuais de cada personagem so o costumeiro amontoado de fatos cotidianos, almoos, jantares, trabalho, casamento e muita "reflexo feminina" sobre a infncia, o amor, etc. Tudo isso narrado da forma mais achatada possvel, sem maiores sobressaltos, a no ser talvez na descrio do interesse da personagem Tony pelas guerras. Mesmo a, prevalecem as artificiais inseres de fundo histrico, sem p nem cabea, no meio do texto ficcional, efeito da pesquisa que a escritora - em tom cerimonioso na pgina de agradecimentos - se orgulha de ter realizado.

Ol Leitores do Sobre Livros! Hoje trago para vocs a resenha do primeiro livro de uma srie que chamou muito a ateno do pblico tanto l fora como aqui no Brasil: Dirio de um Banana. Quando passeava por uma livraria a um bom tempo, estava vendo as prateleiras dos livros infanto-juvenis e um deles me chamou a ateno de forma imediata: tinha uma capa dura e bem trabalhada em vermelho, um desenho tosco feito em um pedao de papel que realmente parecia estar colado na capa do volume com adesivos um pouco abaixo do ttulo um tanto anormal. Era Dirio de um Banana, de Jeff Kinney. Nesta tima obra, Jeff nos conduz a vida de um garoto chamado Greg Heffley, de apenas onze anos, tendo de enfrentar os desafios que a maioria das pessoas j passou no ensino fundamental. Alm dos desafios da escola, ele tem que conviver com sua prpria famlia, que c entre ns, passa um pouco longe de ser ideal. Para resolver seus problemas, ele comea a inventar vrios esquemas junto com seu melhor amigo Rowley Jefferson, e em quase todas s vezes acabam mal. Nessa atmosfera se desenrolam vrias trapalhadas por parte de Greg e Rowley, com um enredo um tanto simples, timo para quem quer ler algo apenas para entreter o tempo livre. Greg um personagem muito bem feito por Jeff, ele consegue dar comentrios cidos a quase todas as pginas e retrata bem os esquemas engenhosos e trapalhadas nas quais o jovem se mete de forma um tanto complicada, e ainda assim demonstra certa inocncia tpica de um garoto de 11 anos que apenas est comeando a desvendar as coisas da vida.

Mas, como eu j disse, o enredo que compe o livro simples, ento no espere algo muito profundo e reflexivo na histria que compe a obra ou desafios dignos de gente grande na vida de Greg, pois estes muitas das vezes podem parecer simples ou um tanto infantis para aqueles que convivem no mundo dos adultos. Afinal, ele s tem 11 anos. Assim, Dirio de um Banana um livro focado apenas no entretenimento e comdia, timo para pessoas que ainda no tem o hbito de ler sendo um belo livro para se dar de presente, por exemplo -, ou para aqueles leitores que apenas querem relaxar um pouco depois de um duro dia de trabalho. o tipo de livro que faz voc viajar alguns anos atrs no tempo, quando a vida era bem mais simples que agora, mas que muitos de ns considervamos a pior fase possvel na poca: o ensino fundamental. Parabenizo toda equipe que produziu est maravilhosa obra, desde a capa dura e com os detalhes do desenho e linhas nas pginas at a traduo, que parecem mesmo ter sido feitas a mo, e para completar, o livro repleto de ilustraes do mesmo estilo apresentado na capa, s para deixar a obra ainda mais divertida de se ler. A srie Dirio de um Banana contm at o momento quatro livros publicados nos EUA, sendo que aqui at o terceiro volume, intitulado A Gota Dgua, chegou s livrarias em 29 de Maro deste ano. Aprovo e recomendo, tanto para os que gostam de uma boa comdia como para aqueles que s querem esquecer um pouco os problemas do dia-a-dia e viajar de volta para os bons tempos. http://www.sobrelivros.com.br/resenha-diario-de-um-banana-jeff-kinney/

Resenha: A marca de uma lgrima. Estava procurando alguns documentos na minha estante, e, de repente encontrei a xerox de um livro que eu li na stima srie; A marca de uma lgrima do Pedro Bandeira. Bem, em geral eu no costumo ler livros que li quando era muito nova, por que normalmente, no gosto da mesma maneira que tinha gostado antes, ento prefiro manter a boa lembrana. Mas eu me lembro de gostar MUITO desse livro, e portanto, o medo era maior, por que, quanto mais se gosta de uma coisa, mais voc se abre para uma decepo maior. Enfim. Li o livro. As palavras comearam a se juntar na minha cabea, e eu lia um pargrafo e s vezes sabia o que ia acontecer em seguida (cara, a stima srie foi h muito tempo...- 2007- ), foi bastante divertido. Mas o melhor foi ver minhas anotaes (algumas at absurdas, outras muito inteligentes pela idade que eu tinha na poca). O livro (a xerox, no caso), est repleto de anotaes, e todo sublinhado. Isabel uma adolescente inteligente e estudiosa, que est afundada em problemas familiares, e to profundamente entretida em seu complexo de gorda, que mal percebe as coisas que realmente esto acontecendo ao seu redor. A pedido da me, Isabel se v forada para ir festa de aniversrio de um primo que no v h muitos anos, e leva consigo a amiga Rosana. Se amor a primeira vista existe, foi isso o que Isabel sentiu ao reencontrar seu primo Cristiano. Mas, como todo romance precisa de uma problemtica, devo dizer que amor a primeira vista, foi o que Cristiano sentiu por Rosana. Isabel carrega consigo o dom de descarregar todas as suas ansiedades em pedaos de papel (e quem no?), e ao longo do tempo, isso se torna a sua maldio. A pedido do amor da sua vida, e da sua melhor amiga, Isabel comea a tecer uma teia literria, na qual escreve poemas de amor para Cristiano, no nome de Rosana. Poemas que deixam Cristiano cada dia mais apaixonado por Rosana, e longe dos braos de Isabel.

Na solido e intimidade de seu ser, Isabel s pode contar com um espelho rachado, que teima em mostrar as mais terrveis verdades que somente o corao teima em esconder de sua conscincia. Agora, Isabel j est enterrada no apenas numa teia de mentiras construda por ela mesma. A garota tem um problema muito maior j que foi a primeira a encontrar o corpo rechonchudo e sem vida da Dona Albertina, a diretora do colgio. Isabel agora precisa limpar suas lgrimas e ativar o tape de sua memria para reviver momentos que preferia nunca ter vivido, na esperana de lembrar um mnimo detalhe de um dia esquecido no passado; a chave que a polcia precisa para solucionar a morte; assassinato ou suicdio da Dona Albertina. Correntinhas de prata se misturam com suor, e lgrimas. Espelhos rachados se misturam bebida alcolica e comprimidos antidepressivos. Aranhas e Cobras se misturam Linas, e Marinas. Cianureto com lembranas, poemas e desiluses. Para se salvar do desespero Isabel agora precisa de um porto seguro. Melhor dizendo; Isabel precisa enxergar seu verdadeiro porto seguro. ~.~.~.~.~

Reler esse romance foi uma experincia muito diferente. A verdade que voc realmente precisa se entregar uma obra, e naquela poca eu me lembro de realmente ter me entrado de cabea nesse livro, hoje foi diferente, mas ainda assim, muito satisfatrio. Pedro Bandeira faz em A Marca de uma Lgrima uma adaptao da histria Cyrano de Bergerac, na qual o personagem principal escreve poemas de amor em nome de outro homem, mulher que ama.

Anda mungkin juga menyukai