Anda di halaman 1dari 51

ANFBIO S

Primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre Evolutivamente esto entre os peixes e os rpteis Muitas espcies vivem fora da gua, mas dependem dela ao menos para reproduo Ovos desprovidos de casca, necessitam de umidade constante Filhotes vivem na gua e respiram por brnquias Adultos vivem em ambiente terrestre e respiram por pulmes

Pecilotrmicos Pele quase sempre mida causa impresso de gelados e pegajosos Umidade da pele auxilia para realizao da respirao cutnea Pele nua sem pelos, escamas ou penas So muito sensveis perda de gua, neste sentido, a grande maioria de vida noturna;

Ordem Anura
No apresentam cauda na fase adulta. Possuem dois pares de patas

Ordem Caudata
possuem cauda e, em geral, 2 pares de patas na fase adulta, embora estas possam ser reduzidas dependendo do hbito de vida do animal

Ordem Gymnophiona ou poda


corpo vermiforme, so cegos e no possuem patas. Possuem um par de tentculos entre os olhos e as narinas, rgos sensoriais tpicos desses animais.

SAPOS, RS E PERERECAS
Dentre os anfbios anuros podemos distinguir 3 categorias de animais, baseadas no seu aspecto externo: Sapos - Englobam as vrias espcies de animais de hbitos mais terrestres. Geralmente apresentam a pele rugosa e mais seca em relao s rs e pererecas. Possuem um par de protuberncias glandulares, uma atrs de cada olho, conhecidas como parotides, e locomoo lenta, quase sempre a pequenos saltos

Anuros
Pererecas - Uma caracterstica das pererecas serem dotadas de discos adesivos nas pontas dos dedos, o que lhes confere a capacidade de subir na vegetao ou em paredes. Possuem pele lisa e mida e locomovemse rapidamente atravs de saltos, como o seu prprio nome em tupi indica (perereg =ir aos saltos).

Anuro
Rs: so animais essencialmente aquticos, com pele muito lisa , mida e locomoo rpida com saltos de grande extenso.

Aneldeos

Poliquetas (marinhas)

Oligoquetas (minhoca/ minhocou)

A segmentao representa uma vantagem, pois cada metmero possui seus prprios msculos, permitindo o animal alongar uma parte do corpo por contrao da musculatura circular e encurtar outra parte por contrao da musculatura longitudinal.

Produo de humos rico em substncias orgnicas para adubao; Indicadores da poluio dos solos colorao por corante reagindo com produtos qumicos retidos no solo

coprlitos

Clitelo

Hirudneos

Peixes

Peixes sseos (Classe Osteichthyes)


Tegumento Os peixes sseos possuem uma epiderme lisa, coberta por escamas. Existem glndulas produtoras de muco, que lubrifica o corpo do peixe, que serve de proteo e facilita a locomoo na gua. Possui uma linha lateral ao longo de cada lado do corpo e tem funo sensorial. O sistema muscular formado por mimeros (msculos segmentados), em forma de W.

Mandbulas e maxilas com muitos dentes pequenos e cnicos. No h glndulas salivares. O alimento mastigado vai para a faringe-esfago-estmago e intestino. O que no for absorvido eliminado pelo nus. A circulao fechada. O corao possui 3 cmaras: 2 trios e 1 ventrculo, diferente dos peixes cartilaginosos que possuem apenas 1 trio e 1 ventrculo. O sangue plido e escasso, possuindo hemcias ovais e sem ncleo.

Respirao Existem espcies que respiram por brnquias e espcies que respiram por pulmes. As brnquias so protegidas por uma estrutura chamada oprculo. Durante a respirao o oprculo se fecha, fazendo com que entre gua na boca. A gua passa da boca para as brnquias e nelas ocorrem as trocas gasosas. O fluxo sempre unidirecional. A direo do fluxo sanguneo nas brnquias oposto ao fluxo da gua, criando um mecanismo contracorrente para aumentar a oxigenao do sangue. Os peixes possuem uma bexiga natatria, localizada na regio dorsal, ligada faringe por um ducto pneumtico em alguns peixes ela cheia de gases (O2, N2, CO2) e serve para regular o peso do peixe, auxiliando na flutuao, atravs da absoro e secreo destes gases. semelhante a um pulmo nos peixes pulmonados.

Peixes Cartilaginosos (Classe Chondrichthyes)


Tegumento

A epiderme pluriestratificada (cerca de 4 a 6 camadas de clulas sobrepostas). A epiderme mais delgada que a derme. Apresentam escamas placides, que uma escama com estrutura parecida com a de um dente, pois composta de esmalte, dentina, vasos e nervos. Tem origem na derme e so diminutas. O ferro das raias so escamas placides modificadas. As raias de gua doce no possuem ferro. H raias com 2 ferres. Na ponta do ferro h produo de veneno Na parte superior da derme, prxima epiderme, esto os melancitos, clulas produtoras de melanina. a presena de melanina confere a capacidade destes animais de se camuflarem.

Esqueleto O esqueleto formado por tecido cartilaginoso, podendo ocorrer deposio de carbonato de clcio, mas isso no significa ossificao. Possuem esqueleto axial (crnio e coluna vertebral) e apendicular (nadadeiras). No existem suturas no crnio, ou seja, ele inteirio. A caixa craniana uma pea cartilaginosa nica. A notocorda no foi totalmente substituda pela coluna vertebral, estando presentes resqucios entre uma vrtebra e outra.

Digesto A boca dos condrctes ocupa posio ventral, possui maxilar e mandbula e dentes triangulares e afiados, formando at 7 fileiras de dentes. Condrctes bentnicos que se alimentam de animais com carapaa dura possuem dentes arredondados e achatados. O estmago possui uma mucosa pregueada e com glndulas produtoras de enzimas digestivas. O intestino delgado curto, porem possui pregas e dobras para aumentar a superfcie de absoro. O intestino grosso tambm curto, terminando na cloaca. Os condrctes marinhos: glndula de sal, que serve para excretar o excesso de sal presente no organismo. As brnquias tambm eliminam sal para manter o equilbrio osmtico do corpo.

Circulao Possuem um corao abaixo da regio branquial, no pericrdio. A circulao fechada, o corao possui 1 trio e 1 ventrculo, sendo todo o sangue venoso. Respirao A respirao branquial. A gua entra pela boca e passa pelas brnquias, que so formadas por vrios filamentos delgados e paralelos, que contm vrios capilares, onde ocorrem as trocas gasosas.

Reproduo So animais diicos. O rgo copulador chamado clsper, e se encontra na face interna da nadadeira plvica. um rgo rgido que introduzido na cloaca da fmea. Aps ter sido fecundado, o vulo passa para o oviduto e envolvido por albmen. No final do oviduto o ovo recoberto pela casca. Todos os condrctes possuem fecundao interna. Existem espcies ovparas, ovovivparas e vivparas.

Excreo Possuem rins mesonfricos, que se situam acima do celoma em cada lado da aorta dorsal. A principal excreta nitrogenada a uria. Condrctes marinhos precisam manter o equilbrio osmtico, retendo cloreto de sdio e uria o sangue, de forma que os lquidos do corpo sejam ligeiramente hipertnicos em relao gua do mar. .

Sistema Nervoso e Sensorial Possuem um crebro mais evoludo que as lampreias e a medula protegida pelas vrtebras. As narinas percebem materiais dissolvidos na gua que passa por elas. Os olhos no possuem plpebras e esto adaptados pouca luz. O ouvido usado para o equilbrio. A linha lateral, um fino sulco ao longo de cada lado do tronco e da cauda, contm um delgado canal com muitas aberturas pequenas para a superfcie . Apresentam clulas sensitivas ciliadas. Percebem vibraes na gua

Qual a diferena dos peixes de gua doce e salgada?


Os lquidos corporais dos animais marinhos so menos concentrados do que gua do mar, levando os animais a perderem gua para estabelecerem um equilbrio. Em contrapartida, so obrigados a beberem muita gua, enquanto fazem pouca urina, muito concentrada. Nos rios e lagos de gua doce d-se o fenmeno inverso: os lquidos corporais so mais concentrados que os ambientais, fazendo que os peixes absorvam gua, produzindo grandes quantidades de urina muito diluda. Estes complexos processos fisiolgicos so o resultado de um longo processo evolutivo que resultou numa completa adaptao do animal ao meio ambiente. Por esta razo, a maior parte dos peixes restringe a sua vida a um tipo de gua.

salmo - reproduz-se e passa grande parte da sua vida nos rios, migrando mais tarde para o mar onde atinge a maturidade sexual. enguia - reproduz-se no oceano, migrando depois para guas doces onde passa a maior parte da sua vida.

Rpteis

Apesar dos rpteis viverem na gua, onde obtm alimento, eles so descendentes de animais com vrias adaptaes vida terrestre. A pele impermevel e seca alm de permitir a sobrevivncia em lugares muito secos, evita a desidratao. O esqueleto sseo e os msculos so mais fortes que os dos anfbios. As cobras, os crocodilos e os jacars possuem dentes, glndulas salivares, fgado, pncreas e intestino.

. O pulmo e a ventilao dos rpteis so mais eficientes que os dos anfbios. Possuem pulmes parenquimatosos. A musculatura que puxa as costelas dilata e contrai o trax fazendo com que o ar circule mais rpido, tornando a respirao pulmonar mais eficiente.

. O corao dos rpteis crocodilianos apresenta quatro cavidades: dois trios e dois ventrculos (como o das aves e dos mamferos). No entanto, mesmo nos crocodilianos observa-se mistura dos tipos de sangue (venoso e arterial) que passam pelo corao, embora em proporo menor do que nos anfbios. Assim, podemos considerar a circulao dos rpteis dupla e incompleta. Em funo disso, os animais desse grupo so pecilotrmicos, isto , adaptam a temperatura do corpo a temperatura do ambiente.

A excreo feita atravs dos rins, representando economia de gua. A reproduo essencial para o sucesso dos rpteis, a fecundao interna, h um rgo (pnis) para impelir gametas no interior da fmea. O desenvolvimento embrionrio ocorre em um ovo com casca. Os anexos embrionrios so: o mnio, a alantide e o crion.

Ordem Crocodilia - crocodilos, gaviais e jacars: 23 espcies Ordem Rhynchocephalia - tuataras (da Nova Zelndia): 2 espcies Ordem Squamata - lagartos (lacertilios) (como o camaleo) e cobras(ofdeos): aproximadamente 7.600 espcies Ordem Chelonia- (tartarugas, jabutis e cgados): aproximadamente 300 espcies

Anda mungkin juga menyukai