Anda di halaman 1dari 24

SINAIS VITAIS

SINAIS VITAIS
Evidenciam o funcionamento e as alteraes da funo corporal. Utilizados na prtica diria para o auxlio do exame clnico. Por ns sero abordados: a presso arterial, o pulso, a temperatura corprea e a respirao.

RESPIRAO
Consiste na sucesso rtmica de movimentos de expanso e de retrao pulmonar com a finalidade de efetuar as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente promovendo absoro de O2 e eliminao de CO2.

CARACTERSTICAS
Tipo: abdominal ou diafragmtica, torcica. Ritmo: irregular e regular.(prematuros e lactentes pequenos, o ritmo irregular, os movimentos so mutantes, em geral superficiais.) Freqncia: normal ou eupineica, bradipneica, taquipneica.(varia de acordo com esforo, excitao, digesto, idade.)

ATENO
Verificar a respirao durante 1 minuto nos lactentes e pr escolares, 30 segundo nos escolares. Verificar a respirao antes dos outros S.V. em decorrncia das alteraes provocadas pelo choro. Observar dificuldade respiratria, presena de secreo. Efetuar o registro das condies respiratrias, anotando as condies da criana durante a verificao.

FREQUNCIA RESPIRATRIA IDADE E VALORES


PREMATUROS LACTENTES 1ANO PR- ESCOLAR 10 ANOS 50 irp/m 30-40 irp/m 25-30 irp/m 20-25 irp/m +20 irp/m

PULSO

a expanso e a retrao de uma artria, produzida pela onda de sangue, forada atravs da mesma pela contrao cardaca.

CARACTERSTICAS
Freqncia: nmero de batimentos por minuto, que varia de acordo com sexo, esforo, biotipo, emoes, choro, sono. Ritmo: normal e arrtmico Fora da batida: cheia e forte, e/ou fraca

MTODOS PARA VERIFICAO


Recm nascidos e lactentes: artria femoral, temporal e pediosa. Pr escolares e escolares: artria braquial, radial, femoral, cartida, temporal e pediosa.

ATENO
Ausculta do pulso apical: mtodo utilizado freqentemente com lactentes, onde normalmente difcil a verificao de pulso por palpao. O estetoscpio deve ser colocado entre o mamilo esquerdo e o externo, e a freqncia verificada durante 60 segundos. Observar se o aparelho esta frio, para que a criana no se assuste estimulando o choro e alternando os dados.

FREQUNCIA CARDACA
IDADE RECM- NATO 11 MESES 2 ANOS 4 ANOS 6 ANOS PULSAO 70-170 80-160 80-130 80-120 75-115 MDIA NORMAL 120 120 110 100 100

8 ANOS 10 ANOS ADOLESCENTE

70-110 70-110 60-110

90 90 +70-65

TEMPERATURA
Indica o calor do organismo e expressa o equilbrio entre o calor produzido e eliminado.

MATERIAL
Termmetro de mercrio. Deve ser lavado com gua e sabo a cada uso, secado e colocado em soluo anti-sptica. Cada criana hospitalizada deve possuir o seu prprio termmetro, guardado em recipiente individual. Antes da tomada de temperatura a coluna de mercrio deve ser baixada at o nvel mnimo.

PREPARO DO PACIENTE
Sempre que possvel obter a temperatura com a criana calma, em repouso pelo menos meia hora antes. O local da verificao da temperatura deve estar seco e o termmetro livre de soluo desinfetante. Explicar o procedimento e faz-la conhecer o equipamento. Os locais onde se verifica a temperatura no devem estar expostos ao do calor ou frio. Nunca deixar o lactente e pr escolar sozinhos ao tomar a temperatura.

AXILA
VANTAGEM Acesso fcil e seguro. Pouco risco de traumatismo psicolgico. DESVANTAGEM Influenciado facilmente por temperatura. Ambiente e fluxo de ar. Perodo de tempo grande para obteno do resultado exato.

RETO
VANTAGEM No diretamente influenciado pela ingesto de lquidos quentes ou frios, temperatura ambiente, etc. Fidedignidade dos resultados. Menos tempo de verificao que os outros mtodos. DESVANTAGEM Contra indicado em pacientes com diarria, doenas do reto e submetidos a cirurgias retais. Risco de traumatismo psicolgico. Risco de danos mucosa retal. Difcil colocao. Estimula a evacuao.

BOCA
VANTAGEM Fcil acesso. Fcil colocao. Leitura em menor tempo que a temperatura axilar. DESVANTAGEM No pode ser usado em crianas pequenas pelo risco de morder e quebrar o termmetro. Contra indicado em afeces ou cirurgias orais. Sofre interferncia de vrios fatores, como ingesto de lquidos quentes e frios, oxigenoterapia, etc.

TEMPERATURA VALORES NORMAIS


ORAL: 35,80C-37,20C
RETAL: 36,20C-380CF AXILAR:35,90C-36,70C

PRESSO ARTERIAL
a presso exercida pelo sangue contra a parede das artrias, quando este impulsionado pela sstole cardaca. A presso sistlica o ponto mais alto da presso arterial e acontece no momento da sstole cardaca. A presso diastlica o ponto mais baixo da presso arterial, acontecendo no momento da distole cardaca.

TIPOS
Casual pode ser verificada a qualquer hora do dia, sem que exija um preparo prvio do paciente. Basal aquela que verificada com repouso absoluto prvio de no mnimo 12h . O paciente deve estar preparado fsica e psicologicamente.

ATENO
A presso arterial deve ser tomada quando a criana estiver descansando e em uma posio confortvel. Deve ser tranqilizada. O processo deve ser antes explicado criana. Se necessrio repetir a mensurao: aliviar totalmente a presso, desinsulflando o aparelho. Aguardar 3 minutos para nova verificao, j que as alteraes circulatria locais alteram os resultados.

LOCAIS PARA MEDIO EM PEDIATRIA


Artria braquial. Artria radial.

Artria popltea.
Artria tibial posterior.

VALORES DE PRESSO ARTERIAL NORMAL


IDADE 0-3 MESES 3-6 MESES 6-9 MESES MEDIA DE VALORES 75/50 MMHG 85/65 MMHG 85/65 MMHG

9-12 MESES
1-3 ANOS 3-5 ANOS 5-7 ANOS 7-9 ANOS 9-11 ANOS 11-13 ANOS

90/70 MMHG
90/65 MMHG 95/60 MMHG 95/60 MMHG 95/60 MMHG 100/60 MMHG 105/65 MMHG

13-14 ANOS

110/70 MMHG

FIM

fidelis.alberto@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai