Anda di halaman 1dari 14

CORUJINH A Seminrio: Mdias e

ARACAJU, TERA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2011

Jornal

Este ms est acontecendo na Faculdade Amadeus, na turma do 5 perodo do curso de pedagogia, o Seminrio de Mdias e Educao, promovido pelo professor Willian.

Educao

Histria da mdia impressa


Acompanhe a histria da mdia impressa no Mundo e no Brasil.

Classificados Vantagens e Desvantagens Troca-se ideias, de


Quais as vantagens e as desvantagens de se apostar na mdia impressa.

como aplicar a mdia impressa em sala de aula ou na escola.

Aplicao na escola
Como os impressos se apresentam No cotidiano da escola.

Charge do dia

EXPEDIENTE
Ana Ionara Daniel Barbosa Danielle Fontes Lidiane Santos Marciley Milito Maria Jos Raquelle Dias Yasmin Moura

HISTORIA

O corujinha, tera-feira, 17 de maio 2011

A mdia impressa no mundo


[Por Daniel Barbosa]

A mais antiga arte de comunicao do ser humano, surgindo com o aparecimento da escrita. Inicialmente era feita em tbuas de argila e cunhadas com selos. O primeiro jornal em papel, com Notcias Diversas, ainda foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, Pequim, na China. Kaiyuan foi o nome dado ao jornal no ano em que foi publicado. J no ano de 1440, Gutenberg, desenvolve a imprensa mvel, utilizando os tipos mveis: caracteres avulsos gravados em blocos de madeira ou chumbo, que eram renomeados numa tbua para formar palavras e frases do texto. Nesse perodo, Veneza, passou a ser a capital da imprensa e os seus jornais eram vendidos pelo preo de uma gazeta, moeda local. O jornal mais antigo do mundo ainda em circulao e o sueco Postoch Inrikes Tidningar, que teve incio em 1645. O primeiro jornal impresso dirio do mundo, foi o Einkommende Zeitungen (Notcias Recebidas), fundado na cidade alem de Leipzig em 1650. Na Amrica criado o Jornal Penny Ivania Gazette por Benjamim Franklin nos Estados Unidos. O primeiro jornal dirio da Amrica foi o Gaceta de Lima circulando a partir de 1743. Em 1919 criado o primeiro tabloide: New York Daily News

HISTORIA

O corujinha, tera-feira, 17 de maio 2011

A mdia impressa no Brasil


[Por Maria Jos e Yasmin Moura]

A historia da mdia impressa no Brasil comea com a criao do primeiro jornal, Correio Braziliense [1808], produzido por Hiplito Jos da Costa, impresso em Londres. Na mesma poca surge a revista O cruzeiro. A primeira caricatura impressa no Brasil retratava as disputas polticas que aconteciam no perodo regencial. No segundo reinado os interesses do jornal deixam de ser polticos e polmicos para se tornarem literrios. A partir da surgem jornais como: "Jornal do Commercio", "Gazetta de Notcias" e "O Estado de S. Paulo". Em 1852 surge o primeiro jornal feminino, o Jornal das Senhoras, publicado na Bahia, tratava sobre moda, literatura, belas-artes, teatro e crtica. Surge em 1905, a primeira revista em quadrinhos chamada Tico-tico, custava 200 ris na poca, que ainda no sofria com a inflao. Criada em 1908, a Associao Brasileira de Imprensa, buscava garantir a direitos assistenciais aos jornalistas, fortalecer a classe e ter um espao neutro que abrigasse a todos os jornalistas. O objetivo dos jornais brasileiros sempre foi vencer a represso e a censura, desde os tempos da famlia real no Brasil at a poca da ditadura brasileira.

ESCOLA

O corujinha, tera-feira, 17 de maio 2011

A mdia impressa na Escola


[Por Lidiane Santos, Danielle Fontes e Yasmin Moura]

A mdia impressa sempre esteve presenta na escola atravs dos livros didticos, que indiscutivelmente contriburam e contribuem para o desenvolvimento do conhecimento. Hoje alm dos livros as escolas contam com o apoio de cartazes, panfletos, jornais, revistas, quadrinhos e uma srie de impressos que tanto facilitam a compreenso do aluno como auxiliam o professor no trabalho de construo do conhecimento.

O corujinha, tera-feira, 17 de maio 2011 No necessita de equipamento especfico para ser utilizado, pois fcil transport-lo adaptvel ao ritmo do leitor, permitindo releitura e leitura seletiva Boa estrutura e usabilidade Suporte para gerenciamento de informaes

Experincia agradvel e especial

Tem custo unitrio baixo em relao a outras mdias. integrvel a qualquer outro meio

VANTAGENS
A interatividade mais difcil.

DESVANTAGENS

A impresso colorida encarece os custos. O jornal tem pouca durao, as noticias envelhecem. mais difcil manter a ateno do leitor.

esttico, no permite demonstrao de ao.

Baixos ndices de cobertura em alguns seguimentos da populao.

CLASSIFICADOS

O corujinha, tera-feira, 17 de maio 2011

Quer comprar, vender ou trocar uma ideia de como trabalhar com a mdia impressa em sua sala de aula?

Seu lugar aqui!

Classificados O Corujinha
[Por Marciley Milito e Nara Kloss]

Revistas em Quadrinhos Paradidticos Jornal Revistas

O corujinha, tera-feira, 17 de maio 2011

Oficina

Oficina

Foto: Jorge Henrique Jornal da Cidade

Capa de uma das primeiras edies

Foi importante na introduo de novos meios grficos e visuais na imprensa brasileira, citando entre suas inovaes o foto-jornalismo e a inaugurao das duplas reprter-fotgrafo

Primeira caricatura publicada no Brasil, em 1836, por Manuel de Arajo Porto alegre, em 1836, mostra as disputas polticas do perodo regencial.

Expediente do primeiro nmero do Jornal das Senhoras, 1 de janeiro de 1852.

Logomarca da revista

Chiquinho personagem principal da revista, inspirado no personagem norte americano Buster Brown (abaixo)

Anda mungkin juga menyukai