Anda di halaman 1dari 12

ESTUDO MEDE EMISSES DE HIDRELTRICAS

Vanderlice Barbosa de Lima

A Coppe e a empresa canadense HydroQubec esto executando um projeto de medio de gases de efeito estufa em reservatrios de hidreltricas, no Brasil e no Canad. O objetivo buscar um consenso para as metodologias utilizadas pelas duas instituies que, at o momento, esto na dianteira, em nvel mundial, nos estudos voltados para medies de gases emitidos por usinas hidreltricas.

As medies foram realizadas no reservatrio de Ribeiro das Lajes, da Light, em Pira (RJ).
O tema de grande importncia para o Brasil e o Canad, pases com alto percentual de energia proveniente de hidreltricas respectivamente, 83% e 70% da matriz energtica de cada um. Na provncia de Qubec, na qual est sediada a empresa parceira da Coppe na pesquisa, as hidreltricas chegam a responder por 90% da matriz.

Pesquisa brasileira mobiliza outros pases - A emisso de gases de efeito estufa por hidreltricas uma descoberta relativamente recente. Assim como no Canad, os estudos no Brasil comearam no incio da dcada de 1990. Um dos primeiros trabalhos cientficos sobre o tema publicado no mundo foi produzido pela Coppe. Trata-se da tese de doutorado intitulada Inventrio de emisses de gases de efeito estufa derivadas de hidreltricas, defendida por Marco Aurlio dos Santos

As emisses de gases dos reservatrios tm origem na atividade biolgica dos organismos que vivem nos lagos e liberam dixido de carbono (CO2) e na decomposio da biomassa, isto , da vegetao que ficou submersa aps a construo dos reservatrios.

Tambm h emisses resultantes do acmulo de nutrientes orgnicos levados para os reservatrios pelas chuvas e pelos rios que neles desguam. Alm do CO2, o metano (CH4) e o xido nitroso (N2O) so os principais gases de efeito estufa emitidos pelas hidreltricas.

Segundo o professor Marco Aurlio, depois dos estudos pioneiros de Brasil e Canad, o papel das hidreltricas nas emisses de gases do efeito estufa despertou a ateno da Agncia Internacional de Energia e dos Estados Unidos, Frana, Sucia, Finlndia e Dinamarca. Todos esto mobilizados para definir uma metodologia padro para quantificar essas emisses e, em seguida, estabelecer mtodos de mitigao.

Perguntas ainda sem respostas - Em suas investigaes, os pesquisadores da Coppe avaliam a qualidade da gua, para descobrir a origem das matrias orgnicas e verificar a presena de carbono, fosfato, nitrognio, nitratos e nitritos, que so os principais nutrientes relacionados produo dos gases de efeito estufa.

Uma das questes que mais mobiliza os pesquisadores entender at que ponto as matrias so transportadas para os reservatrios por meio de rios, esgotos ou chuvas e at que ponto so geradas no fundo dos prprios lagos.

Com as respostas, ser possvel calcular a quantidade exata das emisses que podem ser atribudas exclusivamente s hidreltricas. No se pode responsabilizar as hidreltricas por emisses causadas por substncias que apenas chegam at os reservatrios, pois tais substncias iriam, de qualquer maneira, emitir gases em outro lugar. S poderemos atribuir s hidreltricas os gases que tm como origem os nutrientes gerados no fundo de seus reservatrios, explica Marco Aurlio.

Para fazer as medies, os pesquisadores do Laboratrio de Energias Renovveis e Estudos Ambientais, do Programa de Planejamento Energtico da Coppe, contam com equipamentos adequados e metodologias especficas.
Uma delas consiste na utilizao de uma pequena cmara que boia na superfcie do lago e tem uma abertura para recolher os gases na gua. O gs coletado retirado da cmara por uma seringa e transferido para uma ampola de vidro, que o mantm totalmente vedado, sem risco de contaminao por outras substncias. Em seguida, transportamos o material at um laboratrio mvel, montado prximo ao local e equipado com um cromatgrafo, aparelho que identifica os gases e mede a concentrao de cada um, explica o bilogo Alexandre de Abreu Marcelino, aluno de doutorado da Coppe.

A Coppe tambm possui uma cmara maior, de 7 litros, que coleta os gases que j foram emitidos para a atmosfera e os analisa por meio de um sensor que detecta os gases e suas concentraes. Outra metodologia usada a captura dos gases contidos nas bolhas que chegam superfcie da gua. Para isso, usada uma tcnica nascida da criatividade e capacidade de improvisao dos pesquisadores da Coppe. Eles instalam no lago cerca de 30 grandes funis com a boca mergulhada na gua e uma garrafa plstica acoplada ao bico. O fluxo natural faz com que as bolhas, assim como a gua, entrem pelo funil. Os gases chegam at o fundo da garrafa, onde ficam aprisionados at serem transferidos para a ampola de vidro e, posteriormente, para o cromatgrafo.

Anda mungkin juga menyukai