Anda di halaman 1dari 1

Projeto Social de Combate s Drogas na Adolescencia

Centro Universitrio Luterano de Palmas Universidade Luterana do Brasil Sociedade e Contemporaneidade Orientador:Prof. Fernando Vieira Machado Autores: Tayane Silva da Silva Psicologia Cristiana Ferreira - Farmcia Thiago Avelino - Direito Ana Maria Alencar Engenharia Civil Julio Csar Guedes Psicologia Emilio Bezerra Engenharia Civil

1 Resumo

3 Principais Resultados
Promoveu a mudana na conduta dos adolescentes em todas as reas (escolar, social e familiar). Alertou sobre os riscos relacionados as drogas e suas conseqncias substituindo o uso da mesma pela prtica esportiva. Atingiu o objetivo de insero do adolescente na sociedade, como um cidado responsvel e consciente dos malefcios causados pelo uso de drogas.

Este projeto teve como objetivo contribuir para a reduo de adolescentes envolvidos com o consumo de drogas na cidade de Palmas, atravs de preveno ao uso. O local escolhido foi a Escola Municipal Antnio Gonalves de Carvalho Filho, do setor Norte de Palmas. Outra instituio envolvida foi o PROERD (PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTNCIA S DROGAS E VIOLNCIA) um programa de carter preventivo social, posto em prtica pela Polcia Militar na rede de ensino pblico e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violncia. No Entanto, foram organizados com a parceria do PROERD trs atividades, assim distribudas: 1) Implantao do projeto: espao e equipe; 2) Gincanas; 3) Palestras e Execuo do Programa de Preveno ao uso de drogas. A primeira fase Implantao do projeto: espao e equipe, realizada pelas orientadoras do Projeto, consistiu em criar um espao para desenvolver as atividades e um processo seletivo, para compor o grupo de trabalho. Na segunda fase, o objetivo da Gincana foi proporcionar aos alunos momentos de descontrao, diverso e lazer. No podemos nos limitar apenas a contedos prontos, mtodos pr estabelecidos, devemos inovar e buscar idias com aqueles que mais nos valorizam: nossos alunos. O evento aconteceu no turno matutino e vespertino, onde contamos com apoio da direo, equipe pedaggica e demais funcionrios. Tivemos vrias provas e destreza atravs de mini-competies, alm de apresentao de grupos musicais em diversas modalidades. Na ultima sesso de palestras e execuo do programa de preveno ao uso de drogas. Fredson Moraes Rodrigues e Gercina Soares, os palestrantes do 1 Batalho de Palmas, representando o PROERD. Iniciou palestras de Auto-estema e motivao no combate droga: uma nova perspectiva de ao, na Escola Municipal Antnio Gonalves de Carvalho. O projeto atingiu cerca de 150 crianas e adolescentes.

Figura 03: Alunos do 5 ano da Escola Municipal Antnio Gonalves de Carvalho Filho, 1107 Sul.

Figura 04: Interao Esportiva de alunos do 8 ano da Escola M. A. G. de Carvalho Filho, 1107 Sul

Indicadores Palestra de Proteo ao Meio Ambiente

2 Justificativa
2.1 Diagnstico da Situao
Com um levantamento do que chama de drama vivido pelos moradores da regio Sul de Palmas. O estudo foi feito na primeira quinzena de maro e revelaria o sentimento de insegurana, descaso do poder pblico e falta de reas de lazer so as principais reclamaes da comunidade . a situao crtica . Esta pesquisa nos trouxe uma realidade triste e perigosa. So diversos relatos de consumo de drogas nas escolas da regio Sul de Palmas. Nosso objetivo transformar os dados coletados em solues prticas Escola Municipal Antnio Gonalves de Carvalho Filho. O envolvimento cada vez mais cedo, de crianas e adolescentes. Trata-se, portanto, da falta de projetos sociais que os beneficiam. Com uma composio familiar de aproximadamente 5 a 7 pessoas ( 2 adultos e 3 crianas). Com uma moradia no muito adequada, as vezes alugada em uma regio sem estrutura fluente, onde a maioria das amizades levam para o lado negativo. A escolaridade dessas crianas e adolescentes de 5 a 9 srie do ensino fundamental. So crianas e adolescentes de rea de risco social, sem uma boa estrutura familiar, com uma sade precria, com uma renda familiar de um salrio mnimo.

Monitoramento do Projeto Meios de Verificao Ministrar duas aula por ano, com temas pertinentes a pratica de Consumo das Drogas, conservao do meio ambiente e incluso social.

Prtica de Esporte

Palestra na rea da Sade

Resultados Programa de preveno ao uso de drogas por meio de aes de proteo ao meio ambiente. Programa de preveno Proporcionar atravs de trs ao uso de drogas por meio de gincanas por ano. esportes. Ministrar duas palestras ao ano com Programa de preveno ao profissionais da rea de sade uso de drogas por meio de (mdicos, nutricionista, fisioterapeutas. palestras na rea da sade.

Foram observados em um pblico de 150 alunos os sequintes percentuais de melhoria em relao aos benefcios esperados pelo projeto.

Benefcios do Projeto
19% 32% Conhecimento sobre o que drogas e seus efeitos; Motivao em esporte; Ganho com a concentrao, com o interesse; Disciplina e Respeito; Fora de vontade e Desinibio; 8% 7% 23% Sensibilidade Ambiental; Trabalho em equipe.

11%

Figura 01:Escola Municipal Antnio Gonalves de Carvalho Filho, 1107 Sul

Figura 02: Alunos distrados e ativos Antnio na Escola M. Antnio G. de Carvalho Filho, 1107 Sul

4 Discusso dos resultados e Concluses


Com este Projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os malefcios causados pelo abuso de drogas vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realizao: a sade. Ao propor uma parceria com o segmento educao para as atividades desse projeto, relevante ressaltar que, por meio da implantao da preveno as drogas nas escolas, o projeto possa atingir uma parcela significativa da sociedade. E como a escola um dos locais mais significativos de representao dessa sociedade, com uma faixa etria jovem, esta se constitui em grande potencial para absoro de novos conceitos a pratica esportiva e formao de uma conscincia critica das questes ambientais e de seus problemas. A escola tambm pode promover o acesso de jovens ao conhecimento construdo e contribuir para o seu crescimento pessoal e social. Nesse aspecto ser necessrio dar um passo transformador, apontando na direo de reorientar os trabalhos educativos em uma lgica ambiental, para sair da escola informativa para a escola formativa, na qual os educados e professores participem dos processos de decises dos nossos problemas socioambientais. E para que isso acontea, as aes do projeto vm propiciando a escola o envolvimento com sua realidade cotidiana. Se cada um cuidar adequadamente dos bens naturais que os cercam, essas aes podem se multiplicar e se transformar em conscincia coletiva. E uma comunidade consciente tambm vigilante, atenta s possibilidades de agresso ao meio ambiente.

2.2. Situao esperada ao final do Projeto Benefcios:


Conciliao a Educao com esportes; Conhecimento sobre o que drogas e seus efeitos; Motivao em esporte; Ganho com a concentrao, com o interesse; Disciplina e Respeito; Fora de vontade e Desinibio; Sensibilidade Ambiental; Trabalho em equipe.

Estrutura Familiar:
Participao ativa dos pais; Intermdio entre famlia e os programas de assistncia social; Responsabilidade e Cooperao.

2.3 Descrio do Projeto


O projeto ir implantar um sistema associativo entre diversas estruturas sociais delegando funes de forma a centralizar seus esforos em um objetivo comum. Os trabalhos sero realizados por equipes distribudas de acordo com sua qualificao e vinculo institucional e sero coordenados pela equipe de projeto.

2.4 Quadro Institucional


A Escola Municipal Antnio Gonalves de Carvalho Filho localizada na 1107 Sul, Palmas-TO, onde foi cedido espao para realizao do evento. Com apoio do PROERD foram apresentadas palestras voltadas para os benefcios dos alunos. A mo de obra utilizada foi vinculada instituio de ensino, bem como a remunerao que foram comandadas pelo grupo de acadmicos vinculados no projeto.

5 Referncias bibliogrficas
http://www.canalkids.com.br. Meio Ambiente cuidando do planeta. http://adroga.casadia.org. Uso e abuso de drogas na adolescncia: o que se deve saber e o que se pode fazer. http://boasaude.uol.com.br. Drogas e a Sade.

Anda mungkin juga menyukai