Anda di halaman 1dari 23

Equipe : EquiPROLL

Paulo Vitor Ricardo Carvalho Ozenir Dias Leonardo Chiamulera Lus Mauro

Trabalhando sempre em prol do

um mtodo de partida de motores eltricos de corrente alternada.

Partida estrela/tringulo
Partida com autotransformador Partida com resistncia primria Partida com Soft Starter

A partida estrela tringulo a mais barata das formas de partida com tenso reduzida, entretanto sua performance limitada. As duas limitaes mais importantes so:
1. No existe controle sobre a limitao do torque e da corrente de partida que so fixos em 1/3 do nominal.
2. Existem normalmente grandes transientes de corrente e torque quando h mudana da estrela para o tringulo. Isso causa estresse mecnico e eltrico.

O auto transformador oferece melhor controle da partida, entretanto a tenso continua sendo aplicada em passos. Algumas limitaes do auto trafo so: 1. Transientes de torque causados pelos passos de tenso. 2. Nmero limitado de tapes restringe a possibilidade de selecionar a corrente ideal de partida. 3. Altos custos para partidas freqentes ou pesadas. 4. No consegue fornecer uma soluo efetiva para partidas com caractersticas variveis. Por exemplo, uma correia transportadora pode ser partida vazia ou com carga. O auto transformador s pode ser otimizado para uma situao.

Partida com resistncia primria (rotor bobinado) tambm oferece grandes vantagens sobre a partida estrela triangulo. Porm, eles possuem algumas caractersticas que reduzem sua efetividade, quais sejam: 1. Dificuldade para otimizar a partida no comissionamento pois a resistncia deve ser calculada quando a partida fabricada e no facilmente alterada depois.

2. Baixa performance com partidas freqentes pois a resistncia muda seus valores com o aquecimento. Um perodo longo de resfriamento necessrio entre as partidas.
3. Baixa performance em partidas longas e pesadas pois a resistncia muda seus valores com o aquecimento. 4. No consegue fornecer uma soluo efetiva para partidas com caractersticas variveis.

As soft starters so os equipamentos mais avanados para reduo de tenso na partida. Elas oferecem melhor controle sobre a corrente e o torque assim como podem incorporar funes avanadas para proteo do motor e ferramentas de interface, como as seguintes :

Controle simples e flexvel sobre a corrente e o torque de partida. Controle suave da tenso e da corrente, livre de passos ou transientes. Capaz de partidas freqentes. Capaz de gerenciar partidas com caractersticas variveis.

Controle Soft stop (parada suave) para aumentar o tempo de parada dos motores.
Controles para freio para reduzir o tempo de parada dos motores.

Custo de implemetao muito alto. Produz harmnicos na rede eltrica (soluo : uso de filtros ativos).

Sensibilidade a surtos de tenso eltrica nos tiristores (soluo : uso de fusveis ultra-rpidos no alimentador do soft starter). Gera aquecimento por efeito Joule nos tiristores (soluo : chave contatora by pass).

Em cada fase da rede so utilizados 2 tiristores conectados em anti-paralelo como mostra a figura a seguir :

O controle da tenso de entrada feito variando-se o ngulo de disparo dos tiristores de cada fase, a onda de sada do bloco de um tiristor de uma fase ser como na figura abaixo :

O controle do ngulo de disparo dos tiristores feito por um circuito eletrnico (geralmento um microprocessador). Geralmente existe uma realimentao no sistema de controle (tacmetro ou TACHO)

O termo soft starter aplicado a uma gama de tecnologias. Essas tecnologias esto todas relacionadas com a partida suave de motores, mas existem diferenas significativas entre os mtodos e os benefcios que os acompanham. Os soft starters podem ser divididos em da seguinte maneira: Controladores de torque

Controladores de tenso em malha aberta.


Controladores de tenso em malha fechada. Controladores de corrente em malha fechada.

Controladores de torque promovem apenas a reduo do torque de partida. Dependendo do tipo, eles podem controlar apenas uma ou duas fases. Como conseqncia no existe controle sobre a corrente de partida como conseguido com os tipos mais modernos de soft-starter.

Controladores de tenso em malha aberta controlam todas as trs fases e tem todos os benefcios fornecidos pelos soft-starters. Esses sistemas controlam a tenso aplicada no motor de maneira pr configurada e no tem nenhuma realimentao de corrente. A performance da partida conseguida configurando-se parmetros como tenso inicial, tempo de rampa e tempo derampa duplo. A parada suave tambm est disponvel.

Controladores de tenso em malha fechada so uma variante do sistema de malha aberta. Eles recebem realimentao da corrente de partida do motor e usam essa informao para cessar a rampa de partida do motor quando a corrente de limite configurada pelo usurio atingida. O usurio tem as mesmas configuraes do sistema de malha aberta com a adio do limite de corrente.

Controladores de corrente em malha fechada o mais avanado de todos. Diferentemente do sistema de tenso em malha fechada eles usam a corrente como referncia principal. As vantagens dessa aproximao so controle preciso da corrente de partida e fcil ajuste. Muitos ajustes do usurio podem ser feitos automaticamente por sistemas baseados em corrente.

mais diversas aplicaes, porm, trs delas

Os soft-starters podem ser utilizados nas

so clssicas: bombas; compressores; e ventiladores. A seguir, uma pequena descrio de cada uma dessas aplicaes.

Nessa aplicao, a rampa de tenso iguala as curvas do motor e da carga. A rampa de sada do partida reduzida para aproximadamente 2,5 vezes a corrente nominal.

soft-starter adequa a curva de torque do motor sobre a da bomba. Nesse caso, a corrente de

Uma das facilidades que torna ainda mais interessante a utilizao desse equipamento no acionamento de bombas o recurso kickinstante da partida. Isso ajuda a vencer a inrcia de partida quando h a presena de slidos na bomba (sujeira).

start. O kick-start um pulso de tenso rpida e de grande amplitude aplicado no

O kick-start :

O soft-starter reduz a manuteno e permite que compressores crticos sejam desligados quando no forem necessrios. Por outro lado, evita que eles sejam desligados no funcionamento normal devido a fontes de alimentao muito fracas.

Os ventiladores, assim como as bombas, exigem um torque proporcional velocidade, porm, tambm tm grande inrcia. Geralmente, o limite de corrente utilizado para estender o tempo de rampa, enquanto a inrcia vencida.

O aparecimento de circuitos eletrnicos controlados por tiristores veio permitir, no s o controle de variao da velocidade do motor de induo trifsico em servio, como tambm o controle de realizar partidas e paradas suaves da mquina. Esses dispositivos eletrnicos representam uma nova era no campo de aplicao do motor de induo trifsico, so os oft-starters que trazem grandes vantagens no controle de partida e parada nos motores de induo trifsicos. Esse controle automtico de partida e parada dos motores trifsicos permite principalmente a reduo do consumo de energia eltrica e consequentemente os gastos financeiros propiciando assim vantagens para os empresrios, consumidores e para o governo.

Anda mungkin juga menyukai