Anda di halaman 1dari 19

TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR

Juliane Portella Ribeiro Agosto/2008

INTRODUO
Quotidianamente usamos a palavra depresso para definir a tristeza normal, que todos ns j experimentamos em momento difceis de nossas vidas.

Essa utilizao generalizada tem contribudo para a banalizao dessa palavra, pois apesar de tratar-se de um dos distrbios psiquitricos que mais atingem pessoas no mundo, poucos sabem da gravidade e do grande sofrimento que a depresso causa ao portador.

INTRODUO
Para melhor compreenso do que depresso, mais fcil dizer o que ela no : depresso no loucura, no falta de fora de vontade, no um problema de carter, no preguia, no manipulao das outras pessoas.

INTRODUO
No se pode confundir a depresso com os estados normais de tristeza. Se voc est abalado pela perda de um ente querido ento seu estado de humor no tem nada de errado, pois existe uma causa conhecida e este estado tende a passar com o tempo.
J a depresso uma doena e exige tratamento adequado.

O QUE DEPRESSO?
A Depresso um transtorno mental caracterizado por uma tristeza crnica e perda importante de interesse em atividades antes prazerosas.
bem diferente de estar triste ou "depr". Sentimentos ocasionais de tristeza so normais e podem ter inmeras causas. Na depresso, sentimentos de tristeza so fora de proporo e nem sempre se relacionam a causas externas. Pessoas que no sofrem de depresso lidam com seus problemas sem ficarem incapacitadas. O mesmo no acontece com depressivos. A doena interfere na habilidade pessoal de trabalhar, dormir, se relacionar, comer, de gostar de atividades antes consideradas prazerosas.

COMO DIFERENCIAR DEPRESSO DE UMA TRISTEZA PASSAGEIRA?


Todo mundo passa por perodos de tristeza, que so uma parte normal da vida. Mas a severidade dos "episdios depressivos" e o seu poder de incapacitao do indivduo o que os distingue de um simples sentimento de tristeza.

QUAIS SO OS SINTOMAS DA DEPRESSO?


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Uma tristeza permanente; Desnimo e apatia; Insnia ou dormir demais; Falta de estmulo e de tomada de iniciativa; Perda da libido e do prazer em geral; Baixo desempenho no trabalho; irritabilidade; Falta ou excesso de apetite; Sensvel prejuzo de manter ateno e concentrao; Reduo da auto-estima; Constantes queixas; Viso pessimista do futuro; Ideao, ou tentativa, suicida.

UMA DICA:

O que necessrio ter Caixa de Primeiros Socorros: culos Elstico Curativo Lpis Borracha Chicl Chocolate Kiss Saquinho de ch instantneo

PARA QU?!

VEJAMOS:

CULOS
Para lembrar de ver nos outros todas as qualidades que eles tm...

ELSTICO Para lembrar de ser flexvel, j que as coisas e as pessoas nem sempre so da forma que queremos que sejam.

CURATIVO Para ajudar a curar aqueles sentimentos feridos, tanto os seus como os das outras pessoas.

LPIS Para que registre diariamente tudo o que lhe acontece de bom (e so muitas coisas...)

BORRACHA

Para se lembrar que todos ns cometemos erros e temos a oportunidade de corrigi-los.

CHICL Para lembrar-se de grudar nas pessoas que so realmente importantes na sua vida e que o dia-a-dia pode fazer esquecer...

CHOCOLATE KISS Para que se lembre que todo mundo precisa de um beijo, de um abrao e uma palavra de carinho diariamente...

E finalmente o SAQUINHO DE CH ... Para qu?! Para que, no final do dia, descanse, relaxe e reflita sobre o que falta na sua caixinha de primeiros socorros.

REFERNCIAS
http://www.portaldomarketing.com.br/Artig os_Psicologia/Depressao.htm http://www.artigonal.com/reducao-destress-artigos/o-que-e-depressao1025056.html http://www.geocities.com/vip132/oque.html

Anda mungkin juga menyukai