Anda di halaman 1dari 16

O papel do Enfermeiro na Comisso de Controle de Infeco Hospitalar

Infeco Hospitalar
Infeco a colonizao de um organismo hospedeiro por uma espcie estranha. Os agentes infecciosos, na maioria das vezes, so seres microscpicos tais como vrus, bactrias, fungos, parasitas ,virions e prons.

As infeces hospitalares so as mais freqentes e importantes complicaes ocorridas em pacientes hospitalizados. No Brasil,estima-se que 5% a 15% dos pacientes internados contraem alguma infeco hospitalar.

Aspectos Histricos
Em 1841, Jacob Henle, um anatomista de Zurique, formulou uma teoria em que comprova serem os organismos vivos os causadores das doenas infecciosas. 1847: Igncio Semmelweis preconizou a lavagem das mos com gua clorada, o que determinou uma diminuio na mortalidade por febre puerperal de 12.2% para 3%.

Aspectos Histricos
1856: Florence Nightingale estabeleceu algumas medidas simples de preveno e controle da disseminao de microrganismos.

Aspectos Histricos
Em 1865: Pasteur confirmou que cada doena causada por um micrbio especfico e que estes micrbios eram agentes externos Em 1871: o prprio Pasteur obrigou os mdicos dos hospitais militares a ferver o instrumental e as bandagens que seriam utilizados nos procedimentos mdicos. 1877-1887: descobriu trs bactrias responsveis por doenas nos homens: estafilococos, estreptococos e pneumococo

Avanos Iniciais
Hospitais contemporneos e a incorporao tecnolgica Vacinas

1941 Descoberta da penicilina: Antibiticos

Avanos da medicina
Atualmente:
Sondas Drenos Cateteres Ventilao mecnica Prteses Cirurgias

Conseqncia: aumento das infeces !

Infeces relaciondas assistncia Sade


IRAS, DEFINIO: So aquelas adquiridas pelos pacientes quando associadas prestao de cuidados, sejam eles em nvel de reabilitao, ambulatorial ou domicilirio (SILVA & NORIEGA, 2007) Principais fatores de risco:

Controle das Infeces Hospitalares


1983 - Portaria MS, no. 196 de 24 de Junho de 1983 Instituiu a implantao de Comisses de Controle de Infeco Hospitalar em todos os hospitais (CCIH) do pas, independentemente de sua natureza jurdica.

Lei n 9.431 de 6 de janeiro de 1997: Dispe sobre a obrigatoriedade da manuteno de programa de controle de infeces hospitalares pelos hospitais do Pas.

CCIH
Regida pela portaria Ministerial 2616 de maio de 1998 .

Composio:
Servio mdico Servio de enfermagem Servio de farmcia Laboratrio de microbiologia Administrao Membros consultores e executores

CCIH: Competncias
Atuar evitando a transmisso direta e indireta das infeces Definir diretrizes para o controle das infeces hospitalares Fazer relatrios, avaliar dados e estabelecer medidas de controle; propor e elaborar normas e rotinas visando a preveno e tratamento das I H

Realizar treinamento dos funcionrios.

Servio de enfermagem

Funes do Enfermeiro:
Realizar investigao epidemiolgica.

Elaborar e divulgar regularmente relatrios.


Comunicar s chefias de todos os setores do hospital, a situao do controle das infeces hospitalares. Controle das infeces hospitalares. Elaborar regimento interno para a Comisso de Controle de Infeco Hospitalar

Funes do Enfermeiro:
Cooperar com a ao do rgo de gesto do SUS. Fornecer as informaes epidemiolgicas solicitadas pelas autoridades competentes. Notificar, na ausncia de um ncleo de epidemiologia. Notificar os casos e surtos diagnosticados ou suspeitos de infeces associadas utilizao de insumos e/ou produtos industrializados.

Anda mungkin juga menyukai