Anda di halaman 1dari 14

A imunologia o estudo do sistema imunutrio, o sistema de defesa do organismo

Trata-se de uma substncia estranha que penetra num corpo.

Exemplos: Vrus, Bactrias,

Drenar o excesso de liquido do corpo devolvendo-o ao sistema circulatrio. Tambm ajuda nas reaes inflamatrias j que so intimamente ligados ao sistema imunolgico.

No corpo humano existem diversos locais onde h produo de clulas linfides maduras que vo agir no combate a agressores externos.

Alguns rgos linfides se encontram interpostos entre vasos sangneos e vo dar origem a clulas brancas na corrente sangnea. Outros esto entre vasos linfticos, e vo filtrar a linfa e combater antgenos que chegam at eles por essa via. Outros ainda podem ser encontrados fazendo parte da parede de outros rgos, ou espalhados pela sua mucosa.

Os tecidos linfides so classificados em primrios e secundrios. Os primrios representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfcitos. O timo e a medula ssea so tecidos primrios, pois o local onde amadurecem os linfcitos T e B respectivamente. Os tecidos primrios no formam clulas ativas na resposta imune, formam at o estgio de pro - linfcitos.

Os tecidos linfides secundrios so os que efetivamente participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular. As clulas presentes nesses tecidos secundrios tiveram origem nos tecidos primrios, que migraram pela circulao e atingiram o tecido. Neles esto presentes os nodos linfticos difusos, ou encapsulados como os linfonodos, as placas de Peyer, tonsilas, bao e medula ssea. Devemos aqui destacar a medula ssea, que rgo primrio e secundrio ao mesmo tempo.

Anticorpos so as protenas produzidas pelo estmulo dos antgenos, que tm a funo de neutraliz-los.

Atualmente, todas as protenas que exibem atividade de anticorpos so coletivamente designadas imunologlobulinas.

O sangue leva oxignio para as clulas, certo? Esse oxignio vai junto com gua... Ora, se cada vez que a clula recebe oxignio, recebe um pouquinho de gua, o que impede que a gua se acumule? Justamente o sistema linftico.

As clulas secretam essa gua excedente no sistema linftico que carrega a gua de volta para o sangue, desembocando perto do corao.

Alm disso, o sistema linftico tambm recolhe linfcitos mortos (pus) durante inflamaes, desempenhando assim um papel fundamental na defesa do organismo.

O primeiro contato do organismo com o maior parte dos antgenos provoca uma resposta imunolgicas, a resposta primaria que representa certas caractersticas diferentes da resposta a estmulos subseqente. Na resposta primaria, anticorpos so detectveis entre 1 a 30 dias ou mais, aps a inoculao do antgeno.

Existem duas maneiras de um indivduo obter a imunidade contra um determinado antgeno: uma delas ativa e a outra passiva. Ativa Passiva

A vacina produzida com o vrus atenuado ou morto. Este produto injetado em pequena quantidade no paciente. O corpo reage ao vrus, e vai criando novos anticorpos adaptados ao vrus e quando a doena chega, determinada a atacar , o corpo j tem sua defesa.O problema que as vezes o vrus sofre mutaes genticas e novas vacinas devem ser criadas nos dias de hoje

Ao contrrio das vacinas os soros j vem com os anticorpos prontos para a cura da doena. Eles so produzidos para a cura de doenas a onde no a como a pessoa produzir os prprios anticorpos.

Como a picada de cobra. O ser humano no consegue produzir anticorpos para poder combater o veneno da cobra.

Anda mungkin juga menyukai