Anda di halaman 1dari 65

Noes de Economia

Introduo
A palavra economia tem sua origem nas palavras gregas: oikos (fortuna, riqueza, propriedade); nomos (regra, lei, administrao); Envolve a administrao, ou forma de exerccio, de atividades relacionadas riqueza; (produo e distribuio de bens e servios necessrios aos diversos aspectos da vida humana em sociedade).

Economia
Cincia que surge a partir de uma questo simples: a alocao de recursos escassos; Recursos no so apenas dinheiro e recursos financeiros; Disponibilidade de matria-prima, trabalhadores, terrenos, mquinas, etc. Recursos so limitados;

Necessidades e desejos so ilimitados; preciso escolher; Um trabalhador precisa decidir o que vai comprar, visto que seu salrio no permite comprar tudo o que gostaria; Precisa escolher quais as necessidades ou desejos ir satisfazer com suas compras; Um empresrio ter que escolher a melhor maneira de aplicar seus recursos escassos; O que produzir, como produzir; O governo deve decidir de que forma ir alocar seus recursos; Construir mais estradas, ou conceder aumentos ao funcionalismo? O objeto da Economia , em grande parte, o estudo de processos de escolha.

Consideraes:
Custo de oportunidade (escolha): o valor de uso do qual as pessoas desistem, tambm definido como o valor da melhor opo abandonada. Escassez: as pessoas querem mais do que podem obter com os recursos disponveis. Para atender as necessidades de consumo da sociedade, existem restries pelas quais passam o setor produtivo, diante dos fatores de produo disponveis. O que e quanto produzir: quais sero os produtos produzidos e as respectivas quantidades; Estoque de recursos produtivos ou fatores de produo: terra, capital, trabalho e tecnologia; Como produzir: os produtores escolhero dentre os mtodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produo possvel; Complexo de unidade de produo: constitudo pelas empresas; Conjunto de instituies polticas, jurdicas, econmicas e sociais: base da organizao da sociedade; Sistema capitalista ou economia de mercado: regido pelas foras de mercado (oferta e demanda), predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produo; Economia centralizada: rgo central de planejamento. Determina a maioria dos preos dos bens e servios, salrios e quotas de produo e de recursos; Anlise marginal: a anlise dos custos e benefcios da unidade marginal de um bem ou insumo.

Funcionamento de uma economia


O modelo est baseado na dinmica que envolve dois atores econmicos, a saber: a famlia e a empresa; Estas duas instituies esto envolvidas em um sistema restrito de duas variveis; A primeira varivel, representada pelo consumo, estabelece a relao da famlia no sistema econmico; A segunda varivel, a produo, estabelece a relao da empresa no sistema econmico; As aes da famlia e das empresas estabelecem um circuito interativo, que representa a atividade econmica de um pas; Assim, as empresas produzem bens e servios que sero consumidos pelas famlias, mediante a um pagamento; Por outro lado, as famlias oferecem trabalho para as empresas, pelo qual recebem tambm um pagamento, estimulando a produo (fluxo circular de renda).

Este encontro entre ofertantes, demandantes e proprietrios dos fatores de produo, constitui o mercado, o qual pode ser definido como sendo o local (ou contexto) em que compradores e vendedores de bens, servios e recursos estabelecem contato e realizam transaes; Economia capitalista; Finalidade a obteno de lucro, com o objetivo de acumulao de capital; Esse lucro somente se realiza quando as mercadorias so vendidas; Se h uma interrupo mais duradoura neste circuito de compra e venda de mercadorias, temos a presena de crise econmica.

Sistemas econmicos

Do ponto de vista da economia, existe uma diferenciao e inter-relao de reas em um universo, onde suas partes constitudas atuam da forma com que foi idealizada em um determinado contexto histrico. Esta estrutura denominada de sistema econmico ou social. Ao longo dos anos, houve notvel acrscimo do conhecimento em relao aos processos de evoluo econmica, que merecem um estudo no que se refere aos diferentes tipos de sistemas econmicos. So eles: O sistema comunitrio: o estgio onde a formao da estrutura social primria e sem existncia de classes. A economia simples, onde os processos produtivos ainda so incipientes e as necessidades so satisfeitas aos moldes do extrativismo (catadores, coletores) e alimentar. O sistema pr-capitalista: este estgio j apresenta uma evoluo, pois existe uma interligao e inter-relao entre os aglomerados populacionais, onde o excedente produtivo vaza atravs do processo mercantil. Fica estabelecida a instituio da propriedade, da formao de classes antagnicas e na apropriao do rendimento ou de excedentes (existe o conceito de lucro). O sistema capitalista: o capitalismo tem seu embasamento na livre atividade econmica, nas diferenas entre as classes sociais, na ampliao da propriedade dos meios de produo, na maximizao da produo e com objetivo de obteno de lucro por efeito da acumulao de capital e na especulao monetria e financeira.

Economia positiva e normativa


Economia Positiva: a parte da cincia econmica que se preocupa com as afirmativas capazes de serem verificadas pelos fatos; Em princpio, todas as afirmaes positivas deveriam ser redutveis a alguma forma que seja testvel. (se ocorrerem x e y, ento z tambm ocorrer). Economia Normativa (tambm chamada de Poltica Econmica): se preocupa precisamente com juzos de valores; qual resultado bom e qual resultado ruim; Exportar mais bom ou ruim? Aumentar a alquota do imposto de renda desejvel? Mais emprego? Os resultados concretos da poltica econmica no dependem somente dos objetivos dos policy-makers, objeto da economia normativa; Dependem da cadeia de eventos que a ao tomada pe em movimento at determinar o resultado de fato obtido, objeto da economia positiva.

Microeconomia
Estuda o comportamento de uma unidade econmica individual, seja ela constituda por pessoas, empresas ou governo; Procura verificar como se d a formao dos preos das mercadorias e servios, concomitante com o comportamento dos consumidores em uma determinada estrutura de mercado; A deciso das firmas em produzir (oferta) interage com a deciso de comprar (demanda) dos consumidores, estabelecendo um sistema de mercado, onde o confronto entre a oferta e demanda estabelece um preo (preo de mercado), que atende as necessidades tanto da firma quanto dos consumidores; Pelo lado da oferta, a produo realizada pelas diversas empresas (micro, pequenas, mdias, grandes, conglomerados, transnacionais, etc. e pelos donos dos fatores de produo), que organizam os fatores de produo (terreno, edificaes, mquinas, equipamentos, instalaes, ferramentas, capital, trabalho e tecnologia); As firmas tm o propsito de produzir bens (durveis, semidurveis, perecveis, intermedirios, de capital e se so substitutos ou complementares) e servios para consumo das famlias, das empresas e do governo.

Fundamentos
Teoria do consumidor: Parte da economia que se preocupa em estudar o comportamento da unidade do setor de consumo consumidor. Teoria da firma: Explica o comportamento da firma quando desenvolve a sua atividade produtiva. Firma ou empresa: Unidade de produo que atua racionalmente, procurando maximizar seus resultados relativos produo e lucro. Teoria de produo: Seus princpios gerais proporcionam as bases para a anlise dos custos e da oferta de bens produzidos. Aplicaes:

a) Serve para anlise das relaes existentes entre produo e custos de produo; b) Anlise da demanda da firma com relao aos fatores de produo que utiliza.

Fator de produo: Bens ou servios transformveis em produo (terra, capital e trabalho). a) Primrios: que no so produzidos por outra empresa, ou seja, so fatores naturais que existem independentemente da ocorrncia de processo produtivo; b) Secundrios: deriva do processo produtivo realizado por alguma empresa ou firma, ou seja, necessitam de processo produtivo para cri-los.
Produo: Transformao pela empresa, utilizando-se dos fatores de produo adquiridos em produtos pra venda no mercado. Processo de produo: Tcnica por meio da qual um ou mais produtos sero obtidos pela utilizao de determinantes de fatores de produo.

Rendimento de escala
Economia de Escala; Exemplo: Pequena empresa; Normalmente, quanto menor a empresa, mais intensiva em mode-obra; Ao aumentar seu porte, a empresa tem a possibilidade de obter economias de escala, j que possuir maior poder de barganha em relao aos fornecedores e mais investimentos em capital; Poder, assim, aumentar sua produo, sua produtividade e conseqentemente, diminuir o custo por unidade de seus produtos; Ocorre uma reduo no seu custo marginal (cada unidade adicional produzida tem um aumento de custo menos que proporcional a esse incremento); Esta diminuio pode se traduzir em maiores margens de lucro e menores preos para o consumidor final.

Rendimentos crescentes de escala


Empresas que investem grandes quantidades de recursos em pesquisa e desenvolvimento na busca de novos produtos; Ao serem patenteados, garantem por um longo perodo de tempo uma exclusividade de mercado; Essas empresas passam por um processo inverso s empresas tradicionais, de rendimentos crescentes; Quanto mais vendem, menor a parcela de amortizao dos custos de desenvolvimento embutida nos produtos vendidos; Aps a amortizao total dos custos de desenvolvimento, a relao entre custos e preos atinge um mnimo; A Microsoft, por exemplo, aps amortizar os custos de desenvolvimento de um sistema operacional, como o Windows XP, tem praticamente o custo da mdia e da embalagem para obteno de uma unidade adicional de produto.

Rendimentos constantes de escala


Todos os fatores de produo crescem numa determinada proporo e a produo cresce na mesma proporo.

Custos

Custo Econmico = Custos Privados + Custos Externos; Custos Privados: so os custos necessrios para se produzir uma mercadoria (fatores internos que alteram os custos das empresas). Ex: Matria-prima e trabalho; Custos Externos: so os custos que surgem por necessidade externa produo, pelas interferncias exgenas, e que devem ser pagas devido ao processo social. Ex: Fbrica de papel no reflorestamento e curtumes no tratamento dos resduos. Custo Econmico = Custos Contbeis (explcitos) + Custos de Oportunidade (implcitos) Custos Contbeis: Valores que a empresa desembolsa na aquisio dos fatores de produo (matrias-primas e insumos). Ex: Matria-prima e tratamento de resduos. Custos de Oportunidade (alternativo): Valores que se perdem com os recursos em seu melhor uso alternativo. Ex: Capital em caixa na empresa onde o custo de oportunidade o que a empresa poderia estar ganhando, se estivesse aplicado no mercado financeiro; O custo de oportunidade de investimento na ampliao da empresa o dinheiro que seria empregado no mercado financeiro; Curto Prazo: perodo de tempo em que existem custos fixos e custos variveis. Longo Prazo: o perodo de tempo em que todos os custos so variveis.

O objetivo da empresa atingir o tamanho timo de firma; Custo mdio mnimo de longo prazo; No longo prazo, no existem fatores fixos; medida que a produo se expande, a partir de nveis muito baixos, os rendimentos crescentes de escala causam o declnio da curva de custo mdio de longo prazo; Mas, medida que a produo se torna maior, as deseconomias de escala passam a prevalecer, provocando o crescimento da curva. A produo do tamanho timo no apenas uma produo tima para uma dada dimenso de planta escolhida, mas revela tambm a melhor dimenso de planta escolhida, isto , aquela que iguala nos respectivos pontos de mnimos o custo mdio de curto e longo prazo. As empresas vo tentar: Manter rendimentos constantes de escala no tamanho timo de firma; Maximizar a produo para determinado custo total; Minimizar o custo total para um certo nvel de produo.

Lucro: basicamente se d pela diferena entre Receita total (RT) e Custo total (CT).

Lucro econmico e lucro contbil

Os bens e os servios
O homem atende suas necessidades enquanto permanecem insatisfeitas, por isso produz os mais diversos bens; Em termos de desejos, existe uma compulso para recriar necessidades a exigir sempre novos bens; O obstculo reside justo na disponibilidade de recursos; Os bens mais concernentes aos seres humanos so os chamados econmicos porque surgem da atividade humana em seu trabalho social; Os bens econmicos devem ser teis e transferveis de uma pessoa para outra mediante compra e venda; Em verdade, trata-se das mercadorias, simultaneamente, com uma dupla face, de valor de troca e valor de utilidade; O valor da mercadoria decorre da quantidade de trabalho nela contida, mensurvel atravs das horas trabalhadas. A est presente o valor de troca. O valor de utilidade reside em satisfazer qualitativamente necessidades humanas; As pessoas podem atribuir diferentes graus de utilidade aos bens; Depende de sua viso de mundo, de sua posio social, de seu estado de satisfao, mas no se nega a utilidade social dos artefatos produzidos pelo homem, apenas o grau dessa utilidade para cada indivduo.

Os bens livres, por sua vez, se encontram em abundante quantidade na natureza, capazes de satisfazer a todos; No preciso trabalho para se apropriar deles (ar e um banho de mar). Os bens para atender s necessidades humanas so denominados bens de consumo, as mercadorias de modo geral; Eles podem se repartir em durveis (casas, eletrodomsticos, automveis), perecveis (gneros alimentcios) e semidurveis (remdios, produtos qumicos); J as necessidades de expanso da produo so atendidas pelos bens de capital, tambm ditos meios de produo; E h ainda as necessidades de transformao na produo que exigem determinados bens especiais, at a obteno de um bem de consumo final, denominados bens intermedirios. O cimento ilustra um exemplo; Em relao disponibilidade e utilizao dos bens, podemos ter os bens substitutos. Estes so bens que no mercado possuem similares e fazem a mesma funo. Ex.: gasolina e lcool; po de trigo e po de centeio. Neste caso, o aumento de vendas de um bem, causa diminuio de vendas do outro. Temos tambm os bens complementares. Estes bens possuem caractersticas de comportamento diferentes, pois so complementados por outros. Ex.: pssego em calda e creme de leite; churrasco e carvo. Neste caso, o aumento de vendas de um bem, causa aumento de vendas do outro.

Os bens de consumo podem ser distintos quanto origem de sua obteno em privados e pblicos; Os primeiros so produzidos pela iniciativa privada; Os segundos so produzidos pelo Estado e todos se utilizam deles, sejam pobres, remediados ou ricos (gua, eletricidade); O somatrio de todos estes bens podemos denominar de produto total (PIB), objeto de estudo da macroeconomia. Quanto aos servios, estes se localizam na distribuio dos bens de consumo e no oferecimento de atividades consagradas a cuidar do bem-estar fsico e espiritual do homem sem criar propriamente objetos materiais (intangibilidade).

Valor-trabalho
O preo das mercadorias precisa ser estabelecido de algum modo; A teoria do Valor-Trabalho a primeira forma concebida para entender a questo; Foi desenvolvida pelos economistas clssicos (Smith, Ricardo, Malthus, Marx); Afirma que os preos refletem a quantidade de trabalho neles embutida; Este valor determinado pelo trabalho medido atravs dos custos de produo; Diz-se que uma teoria objetiva porque depende do tempo trabalhado, medido em horas gastas na execuo do produto; A hora trabalhada pode ser mais cara ou barata. Depende da complexidade do trabalho executado.

Valor-utilidade
Surgiu aps a teoria do Valor-trabalho; A explicao do preo, de forma diferente, partia no mais de um critrio objetivo, formulado em termos de custos; Refletia o aspecto psicolgico, ou seja, a importncia que a mercadoria teria para seu consumidor; Quanto mais nos afastamos para a margem da satisfao pessoal, mais diminui o valor; Por isso, esta teoria tambm foi alcunhada de Teoria Marginalista, no sentido de quem est na margem, numa fronteira limite entre a utilidade e a desutilidade; Neste sentido, o comportamento dos preos no mais previsvel apenas baseado em custos da fora de trabalho, depende tambm do Valor-Utilidade.

Fatores de produo
Para obter os bens e servios h a necessidade de recursos disposio para conseguir produz-los; So chamados de fatores de produo; A designao fator se deve por se tratar de um elemento indispensvel, onde os mais importantes so: terra, capital, trabalho e tecnologia; A terra diz respeito natureza. Envolve no somente a terra cultivvel, quanto todos os recursos que ela pode oferecer, tais como os minrios: o ferro, a argila; as matas; a gua; O capital, em um sentido fsico estreito, compreende os elementos materiais criados pelo homem para agir sobre o objeto a ser trabalhado. Compem as edificaes, as instalaes, os equipamentos, as mquinas, as ferramentas, estoques e o capital de giro; O trabalho aciona estes recursos, dando-lhes vida. Sua importncia repousa sobre a capacidade (aptido e habilidade) das pessoas em se organizarem e agirem socialmente em cooperao com o objetivo de produzir sua existncia; A tecnologia est vinculada capacidade de produo desse trabalho. O progresso tecnolgico e cientfico permite o uso mais eficiente do capital pelo trabalho, melhorando os resultados produtivos.

Curva CPP
A curva (ou fronteira) de possibilidade de produo (CPP) um conceito terico com o qual se ilustra como a questo da escassez impe um limite capacidade produtiva de uma sociedade; Escolher entre alternativas de produo; A produo total de um pas tem um limite mximo, uma produo potencial ou produto de pleno emprego, mximo em emprego e produo sem ociosidade; A sobrevivncia dos seres humanos depende da produo de bens por meio do uso dos fatores de produo; Como h limitaes em conquistar tais fatores, a escassez impe escolhas entre eles, de tal forma que todos esses fatores potenciais sejam utilizados o mais perfeitamente possvel para proporcionar o pleno emprego, dentro das condies existentes; No se pode ocupar todos os fatores na produo agrcola, nem aloc-los inteiramente na produo de mquinas; necessrio um equilbrio para que tais recursos sejam utilizados da melhor maneira, sem a existncia de capacidade ociosa; Isto acontecendo, no haveria desperdcio nem privao; Portanto, preciso combinar os fatores de produo de tal modo a alcanar esta situao de plenitude em diversas alternativas possveis, como por hiptese, produo de mquinas e alimentos.

O deslocamento da curva da possibilidade de produo provoca o crescimento da produo para um estgio mais elevado; Pode ser por acrscimo de novos fatores de produo ou por melhor utilizao deles; Esse crescimento traduz a acumulao capitalista; Pode-se observar que alguns dos fatores que causam crescimento econmico, podem ser ditos como segue: Aumento de Investimento: produo maior, consumo menor e poupar mais, para que essa poupana esteja disponvel para investimento; Inovao: Aumentar a produo com a mesma quantidade de insumo. Inovaes em tecnologia, em gesto e em marketing; Maior diviso da mo-de-obra: Especializao e a diviso do trabalho. Aumento da disponibilidade de insumos: Mais mquinas, mais trabalhadores e mais terra.

Consumo das mercadorias


Bens de consumo final e intermedirio so parcialmente ou totalmente consumidos por seus compradores; Bens perecveis so imediatamente consumidos para atender necessidades de sobrevivncia imediata; (alimentos); Os bens durveis demoram mais, pois suas caractersticas fsicas impedem sua instantnea utilizao. (casa, eletrodomstico, livro): Os bens de capital so consumidos apenas parcialmente no processo produtivo. Demoram mais ou menos at se consumirem totalmente, dependendo do seu grau de utilizao. Seu consumo se completa no momento em que se desgastam totalmente, transferindo inteiramente o seu valor s mercadorias produzidas. (depreciao); Contabilmente, estes bens se denominam imobilizados porque no podem ser retirados do local de produo, pois comprometeriam irremediavelmente a atividade da empresa; Eles servem para gerar valor. Trata-se, por conseguinte, de um consumo especial, feito para produzir.

Teoria do Consumidor
No caso do comportamento do consumidor, podemos citar trs os fatores em condies coeteris paribus, considerando as demais influncias de desprezveis: Preo (P); Quantidade (q); Renda (R). As quantidades compradas se inter-relacionam com os preos e a renda do indivduo; Ningum pode gastar mais do que possui. Portanto, o gasto est limitado otimizao da renda na hora de escolher, da melhor maneira possvel, as mercadorias para atender as necessidades de cada um; Dois tipos de preos: o preo relativo e o preo absoluto; Relativo diz respeito relao de uma mercadoria com a outra; Absoluto refere ao preo em si, sem coloc-lo em comparativo com nenhuma outra mercadoria; Se houver uma queda substancial de preo na carne de carneiro, comparada carne de boi, espera-se que os consumidores procurem comprar mais da primeira, mantidas as demais condies constantes; As preferncias dos consumidores so consideradas constantes. Eles seriam profundamente influenciados pelo preo muito mais do que pelos gostos.

A microeconomia estabelece critrios plausveis para orientar a tomada de decises no dia-a-dia; As empresas podem planejar preos, faturamento, custos de produo e custo alternativo, otimizao da produo, avaliao de investimentos, propaganda e publicidade, localizao, diferenciao de mercados; Os governos podem decidir acerca de estratgias quanto a impostos, subsdios, preos agrcolas, salrios, tarifas pblicas, normas disciplinadoras; As pessoas podem decidir sobre oramento familiar, custos de oportunidade, aplicaes financeiras, investimentos, ocasio apropriada; A microeconomia pode se dedicar anlise da produo, tambm apelidada de oferta, e anlise do consumo, ou demanda, ou procura, mas sempre encaradas enquanto unidades individuais.

A demanda
Ele se manifesta de modo inversamente proporcional ao preo; Quanto menor o preo, maior a quantidade demandada e a recproca verdadeira; A demanda de um determinado produto pode ser definida como o conjunto das diversas quantidades de um bem ou servio, que os consumidores esto dispostos a adquirir, em um determinado perodo de tempo.

Fatores que influenciam a demanda


O preo do produto; Os preos de outros produtos, substitutos ou complementares; A renda dos consumidores; Os gostos e preferncias; As expectativas de variao de preos, etc.

Lei geral da demanda


Considerando constantes os demais fatores (coeteris paribus), pode-se dizer que a quantidade demandada de um bem ou servio varia no sentido inverso de seu preo, ou seja, a quantidade demandada tanto maior quanto menor o seu preo, e vice-versa. Essa a lei da demanda.

A oferta
Corresponde s quantidades que os produtores esto dispostos a oferecer a um determinado preo por um certo espao de tempo; Seu comportamento se manifesta de forma diretamente proporcional ao preo; Quanto maior o preo de mercado maior o estmulo produo. Esta a Lei Geral de Oferta;

Fatores que a influenciam a oferta


Preo do produto; Preos de outros produtos, substitutos na produo; Custos de produo; Tecnologia; Casos fortuitos.

A lei geral da oferta


Considerando constantes os demais fatores, pode-se dizer que quantidade ofertada de um bem ou servio varia no sentido de seu preo, ou seja, a quantidade ofertada tanto maior quanto maior o seu preo, e vice-versa.

Curva da procura (D1 e D2) e curva da oferta (S)

Equilbrio de mercado
O equilbrio entre oferta e demanda ocorrer em condies de mercado no ponto em que ambas interagem, formando uma igualdade; Nesse ponto o preo se forma em condies concorrenciais. Exemplo: a cada preo do quilo de tomate, as quantidades demandadas e ofertadas so diferentes, com exceo do preo R$ 2,10 o quilo; A qualquer preo acima desse nvel a quantidade ofertada maior, e a qualquer preo abaixo a quantidade demandada maior; Assim poderemos perceber que o encontro de interesses entre os consumidores e os produtores produzir um preo de equilbrio e uma quantidade de equilbrio; Tanto o preo como a quantidade, satisfazem o consumidor e o produtor, e neste ponto de equilbrio encontra-se o chamado preo de mercado.

Estrutura de mercado
O mercado constitui um hbrido entre a oferta e a demanda; As estruturas de mercado descrevem basicamente, o nmero e as caractersticas das firmas que constituem este mercado (conjunto de empresas que produzem um mesmo produto ou um conjunto de produtos relacionados entre si); As vrias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de trs caractersticas: Nmero de empresas que compem esse mercado; Tipo de produto (homogneos ou diferenciados); Se existem ou no barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. Assim, o conjunto de produtos que constituem este mercado caracteriza-se pelos conceitos de elasticidades. As estruturas bsicas de mercado so divididas em trs: Estruturas bsicas clssicas; Outras estruturas clssicas; e Modelos marginalistas de oligoplio.

Estruturas bsicas de mercado


Concorrncia perfeita (ou concorrncia pura): h um grande nmero de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa ou um consumidor, isoladamente, por ser insignificante, no afeta os nveis de oferta do mercado e, conseqentemente, o preo de equilbrio. um mercado atomizado; Nesse tipo de mercado devem prevalecer ainda as seguintes premissas: Produtos homogneos: no existe diferenciao entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes; Transparncia do mercado: todas as informaes sobre lucros, preos etc. so conhecidas por todos os participantes do mercado (informaes simtricas); Existe grande nmero de compradores e vendedores. Esta quantidade refere-se no ao valor acima de determinada quantidade, mas sim ao preo dado para as firmas e para os consumidores;

Desta forma, no pode haver preos diferentes no mercado; A entrada e sada de firmas no mercado livre, no havendo barreiras (livre mobilidade); Em concorrncia perfeita, como o mercado transparente, se existirem lucros extraordinrios, isso atrair novas firmas para o mercado, pois que tambm no h barreiras ao acesso; Com o aumento da oferta de mercado (devido ao aumento no nmero de empresas), os preos de mercado tendero a cair, e conseqentemente os lucros extras, at chegar-se a uma situao onde s existiro lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.

Nenhuma firma isoladamente tem condies de alterar o preo ou praticar preo superior ao estabelecido no mercado; Ela possui uma pequena participao no mercado, e sua atuao no influenciar o preo de mercado por no dispor da quantidade suficiente; Contudo, a esse preo dado pelo mercado, ela poder vender o quanto puder, limitada apenas por sua estrutura de custos; No h o mercado tipicamente de concorrncia perfeita no mundo real, sendo talvez o mercado de produtos hortifrutigranjeiros o exemplo; mais prximo que se poderia apontar.

Monoplio
Oposto concorrncia perfeita; Existncia de uma nica empresa dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores; No h concorrncia, nem produto substituto ou concorrente; Neste caso, ou os consumidores se submetem as condies impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixaro de consumir o produto; O fato de possuir um nico vendedor que fixa o preo do seu produto, tambm o caracteriza como sendo uma estrutura terica, onde a demanda da firma a demanda do setor; As hipteses deste mercado so: O setor constitudo por apenas uma nica firma; A firma produz um produto para o qual no haja um substituto prprio; Existe concorrncia entre os consumidores; A curva de receita mdia a curva de demanda do mercado.

Pressupondo que a entrada de uma outra firma afeta a estrutura de mercado monopolista, h a existncia de barreiras para a manuteno do monoplio, que podem ser: Monoplio Puro ou Natural: Ocorre quando o mercado, por suas prprias caractersticas, exige a instalao de grandes plantas industriais, que operam normalmente com economias de escala e custos unitrios bastante baixos, possibilitando a empresa cobrar preos baixos por seu produto, o que acaba praticamente inviabilizando a entrada de novos concorrentes. Elevado volume de capital: A empresa monopolista necessita de um elevado volume de capital e uma alta capacitao tecnolgica. Patentes: Enquanto a patente no cai em domnio pblico, a empresa a nica que detm a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem. Controle de matrias-primas bsicas: Controle das fontes de suprimento de matrias-primas para a produo de seu produto. Por exemplo, o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumnio. Proteo oferecida por leis governamentais: existem ainda, os monoplios institucionais ou estatais em setores considerados estratgicos ou de segurana nacional (energia hidroeltrica, energia nuclear, petrleo, etc.).

Diferentemente da concorrncia perfeita, como existem barreiras entrada de novas empresas, os lucros extraordinrios devem persistir tambm a longo prazo em mercados monopolizados; Em funo destas vantagens, a firma pode obter um lucro maior do que outros setores. Neste contexto, faz-se necessrio diferenciar lucro normal de lucro extarordinrio: Lucro normal: inclui a remunerao o empresrio e seu custo de oportunidade; Lucro extraordinrio: resultado dos fatores que criaram a situao de monoplio e que permitem ao monopolista auferir um lucro acima do lucro normal; O monopolista no utiliza a igualdade entre oferta e demanda para determinar preo e quantidade de equilbrio; A maximizao dos lucros obtida igualando-se o custo marginal receita marginal.

Oligoplio

um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno nmero de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em que h um pequeno nmero de empresas, como a indstria automobilistica, ou ento onde h um grande nmero de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indsria de bebidas. O setor produtivo brasileiro altamente oligopolizado, sendo possvel encontrar inmeros exemplos: montadoras de veculos, setor de cosmticos, indstria de papel, de bebidas, qumica e farmacutica etc. No oligoplio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preos so fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartis. O cartel uma organizao (informal) de produtores dentro de um setor que determina a poltica de preos para todas as empresas que a ele pertencem. Nos oligoplios, normalmente as empresas discutem suas estruturas de custos, embora o mesmo no ocorra com relao a sua estratgia de produo e de marketing. H uma empresa lder que, via de regra, fixa o preo, respeitando as estruturas de custos das demais, e h empresas satlites que seguem as regram ditadas pelas lderes. Esse um modelo chamado de liderana de preos. Como exemplo no Brasil, podemos citar a indstria de bebidas. Podemos caracterizar tambm tanto oligoplios com produtos diferenciados (como a indstria automobilistica) como oligoplios com produtos homogneos (alumnio, cimento).

Outras estruturas clssicas de mercado


Concorrncia monopolista (concorrncia imperfeita): caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos entre si. A curva de oferta a curva de demanda, mas com alta elasticidade; Oligoplio: estrutura de mercado que se caracteriza pela existncia de reduzido nmero de produtores e vendedores, fabricando bens que so substitutos prximos entre si (possuem alta elasticidade cruzada); Monopsnio: caracteriza-se pela existncia de muitos vendedores e um nico comprador; Oligopsnio: mercado no qual poucos compradores, que dominam o mercado e muitos vendedores; Monoplio bilateral: confronto entre o monopolista e o monopsonista. Importante: em todas as estruturas clssicas, o mercado transparente (todos tem informao perfeita) e os agentes so maximizadores de lucro.

Modalidades de associao e concentrao de atividades


A associao e concentrao de atividades tem por objetivo fundamental o domnio do mercado por parte das empresas. Entre as modalidades de associao e concentrao assinaladas na histria econmica, destacamos:

Trustes
Modalidade de concentrao em que o empresrio, orientado por interesses monopolsticos e utilizando prticas variadas, procura eliminar os concorrentes; No truste as diversas empresas perdem a sua autonomia econmica e jurdica, permanecendo no mercado uma s empresa; O truste pode permitir empresa o domnio dos preos e quantidades dos bens que produz; Os trustes conferem ao empresrio o privilgio de atuar no mercado de monoplio; Os trustes so proibidos em todo o mundo, significando abuso do poder econmico, dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e aumento arbitrrio de lucros, o que a legislao reprime nos termos do pargrafo 4 do Art. 171 da Constituio de 1988 e Lei n 8.884, de 11/06/64, conhecida como Lei Antitruste.

Cartis
Cartis so acordos, formais ou informais, entre as empresas, feito com o objetivo de domnio de mercado; O mercado que facilita sua formao o de Oligoplio; O cartel um acordo livre entre as empresas do mesmo ramo de atividade com o objetivo de atenuar a concorrncia; Os cartis mais comuns referem-se a acordos sobre preos, condies de venda e de regio; No cartel de preos, as empresas estabelecem um nvel de preos para os produtos que fabricam; os de condies, alm de estabeleceram os preos, tambm estabelecem regras para as condies de venda, entrega, prazos de venda, descontos; Quando os contratantes delimitam as zonas ou regies em que cada um deve atuar, diz-se que o cartel de regio; A prtica do cartel em nosso pas como ocorre com o Truste, considerada abuso do poder econmico.

Cartel perfeito
So oligopolistas que reconhecem as interdependncias entre si e procuram se unir para maximizar os lucros. Portanto, cartel uma organizao (formal ou informal) que determina a poltica de preos para todas as firmas que compem um mesmo setor;

Modelos de liderana-preo
As firmas de um setor oligopolista decidem tacitamente estabelecer o mesmo preo, aceitando a liderana de uma firma da indstria; A lder fixa o preo e pode ser, tanto a firma de custo mais baixo como tambm a maior do mercado; Todas as firmas maximizam o lucro reconhecendo a interdependncia que tm entre si. Pode haver dificuldade na diferenciao entre os mercados, devido a similaridade entre os produtos comercializados (ex.: refrigerante normal e diet); A caracterizao da estrutura de mercado pode estar relacionada concentrao deste, onde a dimenso e o nmero de firmas so significativos (ndices de concentrao)

Elasticidade
Cada produto tem sua prpria sensibilidade com relao s variaes dos preos e da renda; Essa sensibilidade ou reao pode ser medida atravs do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reao ou sensibilidade de uma varivel quando ocorrem alteraes em outra varivel.

Elasticidade - preo da demanda


a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X s variaes de seu preo, ou, de outra forma, a variao percentual na quantidade procurada do bem X em relao a uma variao percentual em seu preo; Como a relao entre preo e quantidade demandada inversa, ou seja, a uma alterao positiva de preos resultar uma variao negativa da quantidade demandada.

Demanda elstica, inelstica e unitria


Demanda elstica: A variao da quantidade demandada supera a variao do preo. Os consumidores desses produtos tem grande reao ou resposta, nas quantidades, a eventuais variaes de preos. Em casos de aumentos de preos, diminuem drasticamente o consumo; quando h quedas do preo de mercado, aumentam o consumo em um percentual maior que a queda do preo. Demanda inelstica: Ocorre quando uma variao percentual no preo provoca uma variao percentual relativamente menor nas quantidades demandadas. Neste caso, uma reduo, suponhamos, de 10% nos preos, provoca um aumento de 5% nas quantidades demandadas. Os consumidores desse produto reagem pouco a variaes no preo, isto , possuem baixa sensibilidade ao que acontece com os preos no mercado. Demanda de elasticidade-preo unitria: As variaes percentuais no preo e na quantidade so de mesma magnitude, porm em sentido inverso. Neste caso, uma reduo, suponhamos, de 10% nos preos, provoca um aumento de 10% nas quantidades demandadas.

Fatores que influenciam o grau de elasticidade - preo da demanda


Disponibilidades de bens substitutos: Quanto mais substitutos houver para um bem, mais elstica ser sua demanda, pois pequenas variaes em seu preo, para cima, por exemplo, faro com que o consumidor passe a adquirir seu substituto, provocando queda em sua demanda mais que proporcional variao do preo. Essencialidade do bem: Se o bem essencial, ser pouco sensvel variao de preo; ter, portanto, demanda inelstica. Importncia do bem, quanto a seu gasto, no oramento do consumidor: Quanto mais importante o gasto referente a um determinado bem (maior ponderao) em relao ao gasto total (oramento) do consumidor, mais sensvel torna-se o consumidor a alteraes em seu preo, ou seja, a demanda mais elstica. Por exemplo, a elasticidade-preo da demanda de carne tende a ser mais elevada que a de fsforos, j que o consumidor gasta uma parcela maior de seu oramento com a carne do que com fsforos.

Relao entre Receita Total do Produtor e o Grau de Elasticidade


A receita total do produtor, que equivale ao gasto total dos consumidores, para uma dada mercadoria igual quantidade vendida vezes seu preo unitrio de venda. Dada uma variao no preo do produto, o que acontecer com a receita total do produtor? Tal resposta depender da reao dos consumidores, isto , do grau de elasticidade-preo da demanda. Podem ocorrer trs possibilidades:

Demanda elstica A reduo no preo do bem tender a aumentar a receita total, pois o aumento percentual na quantidade vendida ser maior do que a reduo percentual do preo. Da mesma forma, um aumento de preo provocar uma reduo da receita total. Demanda inelstica O raciocnio inverso. Um aumento de preo provoca aumento da receita total, e a reduo de preo provoca diminuio da receita total. Demanda de elasticidade unitria Um aumento ou uma reduo de preo no afeta a receita total, j que o percentual de variao no preo corresponde a igual percentual de variao na quantidade (em sentido contrrio).

Elasticidade - Renda da Demanda


O coeficiente de elasticidade-renda da demanda mede a variao percentual da quantidade da mercadoria comprada resultante de uma variao percentual na renda do consumidor. Se a elasticidade-renda da demanda negativa, o bem inferior, ou seja, aumentos de renda levam a quedas no consumo desse bem. Se a elasticidade-renda da demanda positiva o bem normal, isto , aumentos de renda levam a aumentos no consumo. Se a elasticidade-renda da demanda positiva, o bem superior ou de luxo, ou seja, aumentos na renda do consumidor levam a um aumento mais que proporcional no consumo do bem. Por exemplo: se a elasticidade-renda da demanda de 1,5, um aumento na renda do consumidor de, digamos, 10% levar a um aumento do consumo desse bem de 15%.

Elasticidade - preo cruzada da demanda


O conceito muito semelhante ao da elasticidade-preo, sendo que a diferena est no fato de que se quer saber qual a mudana percentual que ocorre na quantidade demandada do bem X quando se modifica percentualmente o preo de um outro bem. Desse modo, a elasticidade-preo cruzada da demanda mede a variao percentual na quantidade demandada do bem X com relao variao percentual no preo do bem Y; Se X e Y forem bens substitutos, Exy ser positiva (Exy > 0): uma aumento no preo do guaran deve provocar uma elevao do consumo de soda. Se X e Y forem complementares, Exy ser negativa (Exy <0): um aumento no preo da camisa social levar a uma queda na demanda de gravatas.

Elasticidade - Preo da Oferta


O mesmo raciocnio utilizado para a demanda tambm se aplica para a oferta, observando-se, no entanto, que o resultado da elasticidade ser positivo, pois a correlao entre preo e quantidade ofertada direta. Quanto maior o preo, maior a quantidade que o empresrio estar disposto a ofertar. As elasticidades da oferta so menos difundidas que as da demanda. A elasticidade-preo da oferta mais freqentemente estudada a dos produtos agrcolas, sendo inclusive apontada como a principal causa da inflao, de acordo com a chamada corrente estruturalista.

Anda mungkin juga menyukai