Anda di halaman 1dari 36

MTODOS CIENTIFICOS

O QUE MTODO CIENTFICO ?


Conjunto de etapas ORDENADAMENTE DISPOSTAS a serem executadas na investigao de um fenmeno.
Conjunto de tcnicas e processos utilizados pela cincia para FORMULAR e RESOLVER PROBLEMAS de aquisio objetiva do conhecimento de maneira sistemtica.

LEI CIENTFICA
Uma relao entre fenmenos, uma seqncia de acontecimentos, um mecanismo natural, que se manifesta SEMPRE DA MESMA FORMA em inmeros estudos independentes, com grande preciso e sem excees. o objetivo mximo, a suprema realizao, da Cincia. (Lei da Gravitao Universal) Dois pontos materiais atraem-se com foras cujas intensidades so proporcionais s suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distncia que os separa.

TEORIA CIENTFICA A teoria tem um CARTER EXPLICATIVO mais universal do que a lei cientfica, abrangendo um espectro mais amplo.
As teorias possuem a caracterstica de ESTRUTURAR as uniformidades e regularidades explicadas pelas leis cientficas. As teorias nunca atingem a totalidade de aspectos dos fenmenos da realidade. Estabelecem relaes entre aspectos NO DIRETAMENTE OBSERVVEIS.

HIERARQUIA DO SABER CIENTIFICO

MTODOS CIENTFICOS

MTODOS CIENTFICOS

PORQUE O MTODO UTILIZADO ?


Os objetivos fundamentais do uso do Mtodo Cientfico so:
Produzir um CONHECIMENTO PRTICO e aplicvel, que pode ser usado diretamente para a reviso e/ou controle de fenmenos e ocorrncias; Utilizar uma EXPRESSO OBJETIVA e DETALHADA no apenas do saber que produzido mas tambm do modo como se chegou at ele.

METODOLOGIA CIENTFICA

O MTODO PERMITE UM CONHECIMENTO:

1. Amplamente COMPARTILHVEL TRANSMISSVEL independente contedo;

e do

2. Verificvel e passvel de quantificao do grau de CONFIANA que se pode ter nele;

PORQUE O MTODO UTILIZADO ? Fornecimento de SUPORTE METODOLGICO e representacional ao pensamento, permitindo o uso de ferramentas objetivas que permitam a SUPERAO DAS LIMITAES INDIVIDUAIS do pesquisador em suas anlises e snteses.

Reduo dos vrios tipos de INTERFERNCIAS PESSOAIS (emocionais e/ou culturais) que podem surgir na observao e experimentao dos diversos fenmenos em estudo.

CARACTERIZAO DO MTODO O mtodo cientfico se caracteriza por OBSERVAR ou realizar experimentaes a partir das diversas grandezas que compem o fenmeno ou experimento, podendo elas serem: VARIVEIS: Grandezas que podem variar ao longo do tempo ou de caso para caso; CONSTANTES: So grandezas que, para todos os fins prticos, no variam.

VARIVEIS

VARIVEIS RESPOSTA OU DEPENDENTES:

So aquelas cujo comportamento se quer verificar em funo das OSCILAES DAS VARIVEIS independentes, ou seja, correspondem aquilo que se deseja prever e/ou obter como resultado.
Ocorrem em funo da realizao do experimento. So o resultado do experimento.

VARIVEIS INDEPENDENTES So aquelas que se INTRODUZ INTENCIONALMENTE para verificar-se a relao entre suas variaes e o comportamento de outras variveis, ou seja, correspondem quilo em funo do qual se deseja conseguir realizar previses e/ou obter resultados.
Ocorrem por aes do pesquisador quando da realizao do experimento.

VARIVEIS MODERADORAS aquele fator ou propriedade que tambm causa, condio, estmulo ou determinante para que ocorra determinado efeito, porm considerada uma VARIVEL SECUNDRIA em relao a uma varivel independente.

Ex: Tipo de Solo; Qualidade da gua;

VARIVEIS ESPRIAS

So variveis que no so diretamente objeto de estudo mas que tambm INTERFEREM NA RELAO entre as variveis independentes e as dependentes.
Ocorrem em funo de fenmenos ocasionais no previstos e interferem no resultado do experimento. Devem ser controladas Ambiente, Umidade etc...). (Temperatura

VARIVEIS INTERVENIENTES
aquele fator ou propriedade que TEORICAMENTE afeta o fenmeno observado. Esse fator, no entanto, ao contrrio das outras variveis, no pode ser manipulado ou medido. um fator hipottico, terico, no concreto. (KCHE, 2000) Exemplo: Pragas, Doenas, Mutao etc.

VARIVEL INTERVENIENTE
O feijo plantado com inoculante mostrouse mais produtivo do que os que no o foram inoculados. VARIVEL INDEPENDENTE: Ser ou no ser o inoculado. VARIVEL DEPENDENTE: Produtividade. VARIVEL INTERVENIENTE: O Inoculante.

MTODOS CIENTFICOS MTODO INDUTIVO (Galileu e Bacon, sc. XVII) Descoberta de princpios gerais a partir de conhecimentos particulares (Micro para o Macro);
MTODO DEDUTIVO (Descartes, sc. XVII) Aplicao de princpios gerais a casos particulares.(Macro para o Micro); MTODO HIPOTTICO-DEDUTIVO (Popper) A partir das hipteses formuladas deduz-se a soluo do problema.

MTODO INDUTIVO - proposto por Galileu O mtodo indutivo proposto por Galileu, baseia-se no princpio da formulao de uma lei geral a partir da observao de alguns CASOS PARTICULARES. A Lei no exprime a totalidade, entretanto expressa uma parte dos fenmenos, conclui de um ou mais fatos particulares para todos os FATOS SEMELHANTES.

Generaliza os fatos ou eventos.

O mtodo indutivo realiza-se em trs etapas:


Observao dos fenmenos. Descoberta da relao entre eles. Generalizao da relao. Exemplo: Observo que milho, feijo, mandioca, soja etc. so alimentos; verifico a relao entre ser vegetal e ser alimento; generalizo dizendo que todos os vegetais so alimentos.

MTODO DEDUTIVO proposto por Descartes


O mtodo dedutivo prope resolver problemas justificando o CONTEXTO DA DESCOBERTA atravs da prpria razo. O mtodo dedutivo o smbolo do RACIONALISMO MODERNO. Ao ser identificado o problema o pesquisador comea a conjeturar sobre POSSVEIS SOLUES que poderiam explic-lo. Inicia a deduo sobre o problema maior para chegar a CONCLUSES PARTICULARES.

MTODO DEDUTIVO proposto por Descartes

MTODO DEDUTIVO proposto por Descartes

MTODO DEDUTIVO proposto por Descartes

O mtodo constitui-se de quatro regras para utilizao da deduo.

Pela Regra da Evidncia Pela Regra da Anlise Pela Regra da Sntese Pela Regra da Enumerao

REGRA DA EVIDNCIA - Deve-se evitar todas as prevenes, conjuntos de preconceitos e precipitaes.


Analisar o problema ou fato simplesmente como se apresenta. REGRA DA ANALISE - Deve-se dividir o problema, ou seja, fracionar o problema em um nmero maior de partes, para melhor serem analisados. Fracionamento do problema.

REGRA DA SNTESE - Deve-se distinguir os problemas mais simples (independentes e absolutos) dos problemas mais complexos (condicionados ou relativos).
Comparar os problemas de mesma ordem e grandeza. REGRA DA ENUMERAO - Deve-se selecionar exclusivamente o que for necessrio e suficiente para a soluo do problema. Descobrir, medir, analisar, otimizar, decidir, observar os resultados, utilizando apenas os dados ou parmetros necessrios a resoluo do problema.

MTODO HIPOTTICO- DEDUTIVO - Proposto por Popper, sc. XX


Tem por princpio colocar os conhecimentos j existentes em QUESTIONAMENTO, para surgirem novos conhecimentos. Consiste na adoo da seguinte linha de raciocnio:
Quando os CONHECIMENTOS EXISTENTES sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, so formuladas hipteses. Das hipteses formuladas DEDUZEM-SE conseqncias que devero ser testadas ou falseadas.

MTODO HIPOTTICO - DEDUTIVO No mtodo dedutivo procura-se confirmar a hiptese, no hipottico-dedutivo procura-se evidncias para derrubar a hiptese. (GIL, 1996)

A no rejeio das hipteses confirma a NOVA TEORIA . A filosofia cientfica predominante do sc. XX baseia-se neste princpio.

MTODO HIPOTTICO - DEDUTIVO

OUTROS MTODOS CIENTIFICOS


Mtodo da Aplicao direta de uma teoria; Mtodo de rever hipteses; Mtodo crtico ou dialtico; Mtodo da inovao; Mtodo da transferncia dos conceitos; Mtodo da transferncia por analogia;
Mtodo da prolongao; Mtodo fenomenolgico; Mtodo teratolgico; Mtodo da dicotomia; Mtodo de matrizes de descoberta; Mtodo morfolgico; Mtodo Brainstorming.

QUAL O MTODO MAIS ADEQUADO ?


Nem todos os campos da cincia obtm suas concluses da mesma maneira. QUE MTODO UTILIZAR ? Considerando-se: A PESQUISA EM CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS - Fsica, Qumica, Informtica e Engenharias. A PESQUISA EM CINCIAS SOCIAIS - Sociologia, Direito, Administrao, Etc...

COMPARATIVO METODOLGICO

BLIBLIOGRAFIA CITADA
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. So Paulo: Atlas, 1996.

KCHE, J. C. Fundamentos de metodologia cientfica: teoria da cincia e prtica da pesquisa. 14.ed. rev. ampl. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997.

EXERCICIO PRTICO
Analise o comunicado cientifico Coleobrocas (Coleoptera: Cerambycidae, Curculionidae) associadas a restos culturais da cultura da manga (Mangifera indica L. - Anacardiaceae) no municpio de Jos de Freitas-Piau. Revista Semina: Cincias Agrrias, Londrina, v.28, n.4, p. 623-628, out./dez. 2007.

IDENTIFIQUE:
1) 2) 3) 4) As hipteses. O mtodo cientifico utilizado. As variveis Diretas, Indiretas, Esprias e Intervenientes. Uma provvel teoria usando o mtodo Indutivo, Dedutivo e Hipottico-Dedutivo. 5) As partes que compem este comunicado cientifico.

Anda mungkin juga menyukai