Anda di halaman 1dari 13

DIREITO EMPRESARIAL CURSO ADMINISTRAO PUC/PR CAMPUS LONDRINA

DIREITO HIGIENE EPISTEMOLGICA ETIMOLOGIA A palavra "direito" vem do latim directus, a, um, "que segue regras pr-determinadas ou um dado preceito", do particpio passado do verbo dirigere. O termo evoluiu em portugus da forma "directo" (1277) a "dereyto" (1292) at chegar grafia atual (documentada no sculo XIII)

estudo da origem de uma palavra ou vocbulo.

DIREITO HIGIENE EPISTEMOLGICA ETIMOLOGIA

a palavra faz referncia deusa romana da justia, Justitia, que segurava em suas mos uma balana com fiel. Dizia-se que havia justia quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relao ao solo: de rectum.

DIREITO HIGIENE EPISTEMOLGICA A palavra direito possui mais de um significado: *sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituies para regular as relaes sociais, com caractersticas de imperatividade (impor a uma parte o cumprimento de um dever), coercibilidade ( a possibilidade de a conduta transgressora sofrer coero), promoo da justia ( dever ter como finalidade estabelecer justia entre os seres humanos).

Este significado da palavra pode ter outras ramificaes:

DIREITO HIGIENE EPISTEMOLGICA * como o sistema ou conjunto de normas jurdicas de um determinado pas ou jurisdio. * como o conjunto de normas jurdicas de um determinado ramo do direito. * faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurdica a favor de seus interesses. (direito subjetivo) * ramo das cincias sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relaes sociais: o que os juristas chamam de cincia do direito

DIREITO
CONCEITO Direito um sistema de normas coercitivas que rege o agir social humano, objetivando a justia e o bem comum

ELEMENTOS
Os elementos essenciais do Direito so o Fato, o Valor e a Norma Teoria Tridimensional do Direito.

DIREITO
CLASSIFICAO DIREITO PBLICO E PRIVADO
A tradicional dicotomia do direito em direito pblico e direito privado remonta aos antigos romanos, com base na distino entre os interesses da esfera particular, entre duas ou mais pessoas, e os interesses pblicos, que so relativos ao Estado e sociedade e que merecem ter posio privilegiada. Trata-se de distino que perdura at hoje, por vezes nebulosa, em especial na zona limtrofe entre os dois grupos.H diversos critrios para diferenciar regras de direito pblico e de direito privado. Os trs mais difundidos so: critrio do interesse: predominncia do interesse pblico ou do interesse privado; critrio da qualidade dos sujeitos: interveno do Estado ou de outros entes pblicos na relao jurdica; e critrio da posio dos sujeitos: se o Estado age como ente soberano, com ius imperii, ou se age de igual para igual com os demais os sujeitos da relao jurdica.

diviso em dois ramos

DIREITO
DIREITO PBLICO E PRIVADO - RAMOS
1) DIREITO PBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PENAL DIREITO PROCESSUAL DIREITO TRIBUTRIO

2) DIREITO PRIVADO - DIREITO CIVIL - DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL - DIREITO CONSUMIDOR 3) MISTA OU DE CLASSIFICAO CONDICIONADA/CONTROVERTIDA - DIREITO DO TRABALHO

Direito Administrativo o ramo do direito pblico que tem por objeto o estudo das normas jurdicas relativas ao exerccio da funo administrativa. Ou seja, o conjunto de regras que se impe s pessoas jurdicas de direito pblico e as pessoas jurdicas de direito privado que exercitam funo administrativa, estas ltimas como delegadas do Estado, realizando os fins desejados pela ordem jurdica e, idealmente, o bem comum.

Direito Ambiental um conjunto de normas jurdicas relacionadas proteo do meio ambiente. Pode ser conceituado como direito transversal ou horizontal, pois abrange todos os ramos do direito, estando intimamente relacionado com o direito constitucional, direito administrativo, direito civil, direito penal, direito processual e direito do trabalho.

O direito civil o principal ramo do direito privado. Tratase do conjunto de normas (regras e princpios) que regulam as relaes entre os particulares que se encontram em uma situao de equilbrio de condies. O direito do consumidor um ramo do direito que lida com conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores, e que se encontra desenvolvido na maior parte dos pases com sociedades de consumo e sistemas legais funcionais

O Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA - um conjunto de normas do ordenamento jurdico brasileiro que tem o objetivo de proteger a integridade da criana e do adolescente. Direito Constitucional o ramo do direito pblico interno que analisa e interpreta as normas constitucionais, essas compreendidas como o pice da pirmide normativa de uma ordem jurdica, so consideradas Leis Supremas de um Estado soberano, e tem por escopo regulamentar e delimitar o poder estatal, alm de garantir os direitos considerados fundamentais.

O Direito Eleitoral o ramo do Direito destinado a estudar os sistemas eleitorais e sua legislao. O Direito Eleitoral o ramo autnomo do Direito Pblico encarregado de regulamentar os direitos polticos dos cidados e o processo eleitoral. De uma forma mais especfica, uma especializao do direito constitucional, cujo conjunto sistematizado de normas destina-se a assegurar a organizao e o exerccio de direitos polticos, principalmente os que envolvem votar e ser votado (Art. 1 do Cdigo Eleitoral - Lei n 4.737/65).

Mandato - Candidato X Partido

Anda mungkin juga menyukai