Anda di halaman 1dari 22

O que energia?

...
Apesar de ser usada em vrios contextos diferentes, o uso cientfico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ao. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, est gastando (transferindo) energia. Energia um dos conceitos essenciais da Fsica e pode ser encontrado em todas as suas disciplinas (mecnica, termodinmica, eletromagnetismo, mecnica quntica, etc.), assim como em outras disciplinas, particularmente na Qumica e na Geografia.

Formas de Energia
A energia potencial a energia armazenada. Por exemplo, as guas de um rio tm energia potencial; uma pedra no alto de uma montanha tambm. Quando a pedra rola, ou quando as guas do rio caem em cascata, sua energia potencial se transforma em energia cintica capaz de exercer fora e movimentar outros corpos. Esta a energia mecnica, uma forma comum de manifestao da energia. A queima de um recurso natural - como a lenha, carvo ou petrleo - gera energia trmica, tambm chamada de calor. H ainda a energia radiante ou energia de radiaes eletromagnticas, como a luz e o calor do sol, as ondas de rdio e televiso, os raios X e as microondas. Energia qumica a energia liberada ou formada em uma reao qumica, como acontece nas pilhas e baterias. Uma das caractersticas mais importantes da energia a sua capacidade de transformao de uma forma para outra. E estas transformaes podem ser controladas. Por exemplo: quando ligamos o motor de um carro, a energia qumica da bateria se transforma em energia eltrica, que produzir trabalho fazendo girar o motor. Em seguida, a energia potencial da gasolina se transformar em energia cintica e mover os pistes que fazem as rodas girarem. J a energia nuclear, tambm chamada energia atmica, obtida por interaes no ncleo de um tomo. Seja pela fisso ou diviso de ncleos pesados (urnio, trio e plutnio), seja pela fuso ou juno de ncleos leves, como o do hidrognio.

Energia Primria

O Sol produz o seu calor e a sua luz por uma reao nuclear de fuso de tomos de hidrognio em hlio. Toda a vida na Terra depende desta energia.

Onde est o petrleo?

O Oriente Mdio concentra as atenes mundiais quando o assunto petrleo. O tamanho das reservas comprovadas da Arbia Saudita (25% do mundo) e do Iraque (11% do mundo) faz com que as do resto do planeta paream pequenas. O Mar do Norte e o Canad tambm possuem reservas importantes, mas a extrao nestas reas muito mais cara.

Quais so os maiores produtores?


O Oriente Mdio fornece cerca de um tero do consumo mundial de petrleo. A Europa e a sia (principalmente a Rssia e a Gr-Bretanha) e os Estados Unidos, no entanto, tambm so grandes produtores. A diferena que quase toda a produo do Oriente Mdio para exportao, enquanto a dos Estados Unidos no chega a cobrir seu consumo interno.

Quem consome mais?


A Amrica do Norte e a sia Pacfico so as regies que mais consomem petrleo, apesar de serem as que possuem as menores reservas, dependendo fortemente da importao do produto. Ambas as regies so responsveis por quase 90% do aumento do consumo de petrleo mundial nos ltimos dez anos.

Quanto cada um de ns consome?


O consumo per capita americano o maior do mundo. Embora seja um grande produtor, no chega a atender toda a sua demanda. Nos pases do Oriente Mdio, onde o petrleo e seus derivados so baratos, o consumo tambm grande.

Exportao e importao

Os maiores fluxos comerciais do petrleo so do Oriente Mdio para a Europa, Estados Unidos e sia-Pacfico, e da Rssia para a Europa Ocidental.

As exportaes da Venezuela e, em menor medida o do Mxico, para os Estados Unidos tambm so importantes.

Fracionamento do Petrleo Para separar as principais fraes do petrleo, usa-se o processo de destilao fracionada.

Geopoltica do Oriente Mdio


O Oriente Mdio hoje a regio do mundo com maior nmero de conflitos e pelo visto essa realidade parece no estar no fim. Recentemente, o governo Bush declarou que caso o Ir no suspender seu programa de enriquecimento de urnio poder ocorrer a III Guerra Mundial. Alm da localizao do Oriente Mdio, vemos os conflitos atuais e reas potencialmente conflituosas. As estatsticas mostram que o Golfo Prsico abriga cerca de 60% do petrleo mundial e, esse dado por si s, j torna a regio como sendo de grande interesse das grandes potncias mundiais, principalmente do Imprio norte-americano

A invaso do Iraque
O cartograma ao lado mostra a proximidade existente entre os pontos de ataque dos EUA na ocupao do Iraque (um dos pases do Oriente Mdio), os poos de petrleo, as regies controladas por instituies norte-americanas junto com a proibio de Sria e Ir de usar seu espao areo. Fica claro aqui que a justificativa de levar a democracia ao Iraque cai por terra. Seria muita inocncia acreditar que a maior potncia mundial ocuparia uma regio com tanto petrleo apenas para levar a democracia. Ser que o Iraque hoje vive uma realidade melhor que na poca de Saddam Hussein?

Energia Nuclear funcionamento

Algo sobre a energia nuclear


A fisso do tomo de urnio a principal tcnica empregada para a gerao de eletricidade em usinas nucleares. usada em mais de 400 centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em pases como a Frana, Japo, Estados Unidos, Alemanha, Sucia, Espanha, China, Rssia, Coria do Sul, Paquisto e ndia, entre outros. Hoje, 17% da energia eltrica no mundo, gerada atravs de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construo de novas usinas, principalmente nos pases em desenvolvimento (China, ndia, etc.). Os Estados Unidos, que possuem o maior parque nuclear do planeta, com 103 usinas em operao, esto ampliando a capacidade de gerao e aumentando a vida til de vrias de suas centrais. Frana, com 58 reatores, e Japo, com 56, tambm so grandes produtores de energia nuclear, seguidos por Rssia(31) e Coria do Sul (20). A maior vantagem ambiental da gerao eltrica atravs de usinas nucleares a no utilizao de combustveis fsseis, evitando o lanamento na atmosfera dos gases responsveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos txicos. Usinas nucleares ocupam reas relativamente pequenas, podem ser instaladas prximas aos centros consumidores e no dependem de fatores climticos (chuva, vento, etc.) para o seu funcionamento. Alm disso, o urnio utilizado em usinas nucleares um combustvel de baixo custo, uma vez que as quantidades mundiais explorveis so muito grandes e no oferecem risco de escassez em mdio prazo. Pesquisas de opinio realizadas na Europa, nos Estados Unidos e na sia demonstram que a populao aceita a construo de novas usinas nucleares e a substituio de plantas antigas por novas. Ambientalistas prestigiados como James Lovelock (autor da Teoria de Gaia) e Patrick Moore (fundador do Green Peace) so unnimes em declarar que no se pode abdicar da energia nuclear se pretendemos reduzir os riscos do aquecimento global e suas conseqncias.

Energia elica
A energia elica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas ps. Os moinhos foram usados para fabricao de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Pases Baixos. Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia elica para bombear gua dos furos usando moinhos de vento.

Energia Solar

O sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. O sol tambm pode ser usado para aquecer gua nas nossas casas e empresas.

Energia hdrica

No ciclo da gua a precipitao sobre as montanhas cria escoamentos convergentes nos vales, os rios. Nestes existe um grande potencial energtico: energia hdrica.

Energia Geotrmica
Existe uma grande quantidade de energia sob a forma trmica contida no interior do planeta. Est transmitida para a crosta terrestre sobretudo por conduo. Esta representa uma potncia de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente. Est transmitida para a crosta terrestre sobretudo por conduo. Esta representa uma potncia de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente.

Energia dos oceanos


Existem vrias formas potenciais de aproveitamento da energia dos oceanos: energia das mars, correntes martimas e energia das ondas. Atualmente a energia das ondas uma das formas de energia dos oceanos que apresenta maior potencial de explorao, tendo em conta a fora das ondas e a imensido dos oceanos. A energia das ondas tem origem direta no efeito dos ventos, os quais so gerados pela radiao solar incidente.

Biomassa
Atravs da fotossntese, as plantas capturam energia do sol e transformam-na em energia qumica. Esta energia pode ser convertida em vrias formas de energia: electricidade, combustvel ou calor. As fontes orgnicas que so usadas para produzir energias usando este processo so chamadas de biomassa. Inclu-se tambm nesta classificao os efluentes agropecurios, agro-industriais e urbanos. Os recursos renovveis representam actualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14% proveniente de biomassa.

Podemos considerar vrias fontes energticas de origem natural: - biomassa slida; - biocombustveis gasosos; - biocombustveis lquidos. Biomassa slida Tem como fonte os produtos e resduos da agricultura (incluindo substncias vegetais e animais), os resduos da floresta e das indstrias conexas e a frao biodegradvel dos resduos industriais e urbanos.

Energia Solar Electricidade:


Clulas fotovolticos: eletrificao remota: possibilidade de fornecer energia eltrica a lugares remotos. - sistemas autnomos: bombgem de gua para irrigao, sinalizao. - aplicao de micro-potncia: relgios, maquinas de calcular, etc.; - integrao em edifcios: na envolvente dos edifcios (paredes e telhados) - veculos: outra aplicao, ainda em fase de investigao, a de automveis de recreio providos de clulas fotovolticas.

Anda mungkin juga menyukai