Anda di halaman 1dari 10

O. S. M.

Silmar Neckel Rico Domingues Concursos


www.ricodomingues.com.br

O. S. M.
(Coperve SES Ass. Administrativo 2010) A rea de organizaes e mtodos da empresa desempenha todas as funes abaixo, EXCETO: A( ) Racionalizao e normatizao de processos e procedimentos organizacionais. B( ) Formalizao e mudana da estrutura organizacional. C( ) Racionalizao e aplicao dos recursos pecunirios da empresa. D( ) Racionalizao e normatizao de formulrios. E( ) Racionalizao do uso do espao fsico e layout na empresa.

Silmar Neckel

O. S. M.
(Coperve SES Ass. Administrativo 2010) Leia a frase abaixo com ateno. A sua construo norteada pela obteno da diminuio do tempo mdio de produo, pela diminuio dos movimentos de materiais, produtos e pessoas, pelo uso racional do espao disponvel e pela preocupao em proporcionar perfeito controle de qualidade e quantidade de produo, bem como a racionalizao dos investimentos em instalaes, tais como luz, gua, esgoto, ventilao. CORRETO afirmar que a descrio acima refere-se (ao):
A( B( C( D( E(

) organograma ) distribuio fsica (layout) ) fluxograma ) diagrama de Fluxo de Dados (DFT) ) quadro de Distribuio do Trabalho (QDT)
Silmar Neckel
3

O. S. M.
(Coperve SES Ass. Administrativo 2010) Pode-se considerar como objetivos do formulrio nas organizaes:
A( ) Minimizar o nvel de repetio das informaes e representar a estrutura hierrquica da organizao. B( ) Proporcionar um fluxo de informaes racional e racionalizar a distribuio espacial na organizao. C( ) Facilitar as operaes de controle sobre as reas da empresa e identificar as relaes entre superior e subordinado existentes na estrutura formal. D( ) Uniformizar procedimentos e reduzir o custo e o esforo associados ao fluxo de informaes. E( ) Representar as funes de cada rea especfica da empresa e identificar as posies dos diferentes setores e divises da organizao.

Silmar Neckel

O. S. M.
(TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo) Formulrio o instrumento de base que recebe uma informao para seu armazenamento, recuperao, leitura e interpretao. Dentre os objetivos do formulrio podemos afirmar: I - Proporcionar um fluxo de informaes racional, adequado e dinmico. II - Uniformizar procedimentos de registro e manuteno de informaes. III - Estabelecer padres para o relacionamento entre os dados existentes e as formas alternativas de sintetizao ou consolidao das informaes disponveis. IV - Minimizar o nvel de repetio das informaes. V - Facilitar a execuo de controles sobre as operaes das reas e da empresa como um todo. Assinale a alternativa correta. a) As proposies II e III esto corretas. b) As proposies I, III e V esto corretas. c) As proposies II,III e V esto corretas. d) As proposies I, II e V esto corretas. e) Todas as proposies esto corretas.

Silmar Neckel

O. S. M.
(TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo) Dos requisitos indispensveis ao exerccio profissional do analista de O&M, qual das alternativas abaixo INCORRETA: a) Ter conhecimentos tcnicos sobre processamento, mtodos, tcnicas e instrumentos de anlise administrativa. b) Ser autoritrio e decidir individualmente os problemas organizacionais. c) Ser criativo, hbil e autoconfiante. d) Ser de fcil relacionamento humano. e) Saber ouvir, observar, argumentar e influenciar terceiros.

Silmar Neckel

O. S. M.
(CESPE - 2011 - EBC - Analista Administrao) Quanto organizao de sistemas e mtodos, julgue os itens a seguir. O estudo completo de leiaute de um ambiente de trabalho deve levar em considerao as necessidades fsicas e psicolgicas dos usurios do espao. ( ) Certo ( ) Errado Proposto por Morgan, o modelo orgnico de instituio assemelha-se, na natureza, a um organismo vivo, sendo, portanto, capaz de se adaptar a certas condies ambientais. ( ) Certo ( ) Errado O arranjo fsico de uma unidade produtiva impacta positivamente ou negativamente seu clima organizacional. Para tanto, um projeto de arranjo fsico deve considerar, entre outros aspectos, o fluxo de trabalho eficiente, a melhor utilizao da rea disponvel, a reduo da fadiga do empregado no desempenho das tarefas e o fluxo eficiente e eficaz da comunicao. ( ) Certo ( ) Errado

V
V V

Silmar Neckel

O. S. M.
(CESPE - 2010 - MS - Administrador) Quanto organizao de sistemas e mtodos, julgue os itens a seguir. Com relao ao fluxo de informaes em um formulrio, regra bsica que elas estejam agrupadas em reas especficas e que os conjuntos de informaes se sucedam em uma sequncia lgica: da esquerda para a direita e de cima para baixo. ( ) Certo ( ) Errado

Uma empresa pblica em processo de reestruturao elaborou um documento contendo um desenho grfico que mostra a disposio de cada integrante da empresa e sua vinculao a uma rea especfica. Nesse documento, ficou evidente que a autoridade funcional e fundamentada em projetos e tambm que existe uma integrao entre as diversas reas funcionais. O documento grfico citado no texto o fluxograma da empresa. ( ) Certo ( ) Errado

Silmar Neckel

O. S. M.
(FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio) Quando so abordados assuntos como a gramatura do papel, cores e suas necessidades, estamos nos referindo a uma anlise de O&M sobre o a) Relatrio. b) Formulrio. c) Quadro de distribuio do trabalho. d) Organograma. e) Arranjo fsico.

Silmar Neckel

NOES DE
ADMINISTRAO
Silmar Neckel
Rico Domingues Concursos
www.ricodomingues.com.br

Anda mungkin juga menyukai