Anda di halaman 1dari 14

CENTRO UNIVERSITRIO JORGE AMADO

ENGENHARIA DE PRODUO TICA E EXERCCO PROFISSIONAL

Prof.: GILSON DE QUEIROZ

ALUNOS
ANDERSON PAULO CLCIA BRANDO KAILLON PEREIRA KLEITON MARQUES MURIEL SANTOS SHEILA ARAJO

TICA CORPORATIVA

Quando bem alinhada e implementada , uma declarao de valores ticos especifica a forma pela qual a sua empresa administrar os negcios. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

MBITO DA TICA
Para falarmos sobre o saber e o agir ticos, temos de delimitar o mbito da tica:

Valores ticos e seus princpios; Responsabilidade social; Cultura organizacional tica; Programa de tica.

VALORES TICOS E SEUS PRINCPIOS

RESPONSABILIDADE SOCIAL PAPEL SOCIAL DAS


EMPRESAS
Nos ltimos anos, o papel social das empresas tem sido cada vez mais discutido. Responsabilidade social pode significar:

Responsabilidade ou obrigao legal; Comportamento tico ou conscincia social; Responsabilidade em geral; Contribuio caridosa; Compromisso dos administradores de empresa de assumir um comportamento tico mais elevado do que o dos cidados mais comuns.

DIMENSES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL


Dimenso legal Esta dimenso contempla o cumprimento das leis e os regulamentos editados pelo governo voltados para o estabelecimento de padres mnimos de comportamento responsvel.

Dimenso tica A dimenso tica contempla a apresentao de comportamentos para alm do estrito cumprimento das leis e dos regulamentos que visam o bem-estar tanto dos empregados, quanto da comunidade e da sociedade em geral.

DIMENSES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL


Dimenso econmica Relaciona-se com o modo como os bens e servios so distribudos no sistema social. Ou seja, maneira como a empresa se relaciona com os acionistas, a concorrncia, os consumidores, os empregados e o meio fsico.

Dimenso filantrpica Esta dimenso se refere s contribuies para o bem-estar de todos os envolvidos, ou seja, funcionrios, consumidores, parceiros comerciais, comunidade e sociedade em geral.

CULTURA ORGANIZACIONAL TICA

A empresa que pretenda ser socialmente responsvel no pode prescindir da implementao de uma cultura organizacional tica. A cultura organizacional de uma empresa engloba valores nela cultivados e princpios por ela adotados. Os valores e princpios indicam comportamentos que se esperam dos que dela fazem parte.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLANTAO DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL TICA

PROGRAMA DE TICA

Um conjunto de valores ticos uma importante ferramenta para que gerentes e empregados tomem decises empresariais condizentes com as metas e convices de sua empresa.

muito importante que uma empresa defina um conjunto de valores e uma linha de pensamento tico.

PROGRAMA DE TICA

PROGRAMA DE TICA CONDUTA DO LDER


Em geral a liderana pode ser exercida com base em recompensas e punies. Existem quatro dimenses de conduta do lder no tocante recompensas e punies.

Recompensa de comportamento dependente de desempenho; Punio de comportamento dependente de desempenho; Recompensa no-dependente de desempenho; Punio de comportamento no-dependente de desempenho.

RAZES PARA IMPLANTAO DE UM PROGRAMA DE TICA


Exigncias de mercado; Sobrevivncia; Credibilidade; Boa imagem;

Competitividade;
Responsabilidade social;

Concorrncia.

Anda mungkin juga menyukai