Anda di halaman 1dari 38

Aos e ferros fundidos

Produo de ao

Como se produz o ao

Para transformar o gusa em ao, necessrio que ele passe por um processo de oxidao - combinao do ferro e das impurezas com o oxignio - at que a concentrao de carbono e das impurezas se reduza a valores desejados.

Conversores
Os fornos que usam a injeo de ar ou oxignio diretamente no gusa lquido, so chamados conversores e so de vrios tipos. Os mais conhecidos so:

Conversor Bessemer Conversor Thomas Conversor LD (Linz Donawitz)

Conversores

O uso de conversores tem uma srie de vantagens: alta capacidade de produo, dimenses relativamente pequenas, simplicidade de operao as altas temperaturas no serem geradas pela queima de combustvel, Por outro lado, as desvantagens so: impossibilidade de trabalhar com sucata, perda de metal por queima, dificuldade de controlar o processo com respeito quantidade de carbono, presena de considervel quantidade de xido de ferro e de gases, que devem ser removidos durante o vazamento.

Conversor Bessemer
constitudo por uma carcaa de chapas de ao, soldadas e rebitadas. Essa carcaa revestida, internamente, com uma grossa camada de material refratrio. Seu fundo substituvel e cheio de orifcios por onde entra o ar sob presso, ele montado sobre eixos que permitem coloc-lo na posio horizontal, para a carga do gusa e descarga do ao, e na posio vertical para a produo do ao. Este forno no precisa de combustvel. A alta temperatura alcanada e mantida, devido s reaes qumicas que acontecem quando o oxignio do ar injetado entra em contato com o carbono do gusa lquido.

Conversor Thomas

Este conversor processa gusa lquido e tambm usa ar. A diferena est no revestimento refratrio desse conversor, que feito com um material chamado dolomita, que resiste ao ataque da escria base de cal e, por isso, esse material permite trabalhar com um gusa com alto teor de fsforo. Esse processo, porm, tem duas desvantagens: no elimina o enxofre do gusa e o revestimento interno do forno atacado pelo silcio. Assim, o gusa deve ter baixo teor de silcio.

Conversor LD

Usa tambm o princpio da injeo do oxignio. A diferena que o oxignio puro soprado sob presso na superfcie do gusa lquido. Essa injeo feita pela parte de cima do conversor.
Esse tipo de conversor constitudo de uma carcaa cilndrica de ao resistente ao calor, revestido internamente por materiais refratrios de dolomita ou magnesita. A injeo do oxignio feita por meio de uma lana metlica composta de vrios tubos de ao. O jato de oxignio dirigido para a superfcie do gusa lquido e essa regio de contato chamada de zona de impacto. Nesse conversor, a contaminao do ao por nitrognio muito pequena porque se usa oxignio puro. Isso um fator importante para os aos que passaro por processo de soldagem, por exemplo, pois esse tipo de contaminao causa defeitos na solda.

Outros fornos
Os fornos eltricos transformam sucata em ao juntamente com a fuso do gusa sob condies controladas de temperatura e de oxidao do metal lquido. um processo que permite, tambm, a adio de elementos de liga que melhoram as propriedades do ao e lhe do caractersticas excepcionais. Por causa disso, esse o melhor processo para a produo de aos de qualidade.

Forno a arco eltrico

Forno a arco eltrico


A carga de um forno a arco constituda, basicamente, de sucata e fundente (cal). Durante o processo, algumas reaes qumicas acontecem: a oxidao, oxidam-se as impurezas e o carbono, a desoxidao, ou retirada dos xidos, ea dessulfurao, quando o enxofre retirado. um processo que permite o controle preciso das quantidades de carbono presentes no ao.

Forno de induo
Formado de um gerador com motor de acionamento, uma bateria de condensadores e uma cmara de aquecimento. A cmara basculante e tem, na parte externa, a bobina de induo. O cadinho feito de massa refratria e fica dentro dessa cmara, onde a sucata se funde por meio de calor produzido dentro da prpria carga.

Vantagens e Desvantagens dos fornos eltricos


As vantagens da produo do ao nos fornos eltricos so: maior flexibilidade de operao; temperaturas mais altas; controle mais rigoroso da composio qumica do ao; melhor aproveitamento trmico; ausncia de problemas de combusto, por no existir chama oxidante; e processamento de sucata. Por outro lado, as principais desvantagens so: o custo operacional (custo da energia eltrica) e a baixa capacidade de produo dos fornos.

Aos

Para melhorar ou mesmo, conferir propriedades ao ao, so adicionados outros elementos em sua composio. Os principais elementos e as propriedades que eles conferem so:

Elemento de liga
Elemento, metlico ou no, que adicionado a um metal (chamado de metal-base) de tal maneira que melhora alguma propriedade desse metal-base. Por exemplo, adicionando quantidades adequadas de estanho ao cobre, obtm-se o bronze, que mais duro que o cobre. Por mais controlado que seja o processo de fabricao do ao, impossvel produzi-lo sem essas impurezas. Quando adicionadas propositalmente so consideradas elementos de liga, conferindo propriedades especiais ao ao. s vezes, elas ajudam, s vezes, elas atrapalham.

Principais elementos de liga


Cromo Aumenta a temperabilidade (at 1,5%). a mais forte influncia sobre a temperabilidade. Aumenta a dureza pela formao de partculas duras de carboneto de cromo (em torno de 5%). Aumenta a resistncia corroso (acima de 12%).

Principais elementos de liga


Molibdnio Aumenta a temperabilidade moderadamente. Mantm a dureza do ao em temperatura elevada. Aumenta a resistncia mecnica.

Principais elementos de liga


Tungstnio Aumenta a temperabilidade moderadamente. Aumenta a resistncia ao desgaste pela formao carbonetos duros. Mantm a dureza em alta temperatura.

Principais elementos de liga


Vandio Inibe o crescimento do gro. Aumenta a temperabilidade e a tenacidade.

Titnio e Nibio So refinadores de gro.

Principais elementos de liga


Alumnio utilizado como desoxidante na fabricao do ao. refinador de gro.

Aos
Os aos se diferenciam dos ferros fundidos fundamentalmente quanto ao teor de carbono. Enquanto nos ferros fundidos o o teor de carbono se situa entre 2,5 e 4,0%, nos aos o teor de carbono no ultrapassa a 2,0% ( com excesso dos aos grafticos). A composio bsica dos aos a mesma dos ferros (C, Mn, Si, P, S) podendo apresentar elementos de liga ou no.

Aos
A classificao geral dos aos est mostrada no esquema abaixo:

Baixa liga : Somatrio dos elementos de liga menor que 5%.

Aos ao carbono
So aos que possuem a composio bsica (Fe, C, Mn, Si, P, S). Os teores de cada um desses elementos so os seguintes: C 0,04 a 0,9% Mn 1,3% mx. Si 0,15 a 0,35% P e S mximo 0,04%.

Aos de usinabilidade fcil


So aos aos quais so adicionados o chumbo, fsforo e enxfre. Os tipos esto classificados da seguinte forma:

Aos ressulfurados (S maior que 0,04%) Aos ressulfurados e refosforados ( S e P maiores que 0,04%) Aos refosforados e resulfurados com chumbo.

Aos de Baixa Liga


Estes aos abrangem um grupo de materiais utilizados na fabricao de componentes tais como: peas de veculos, mquinas, etc. Tambm podem ser utilizados na fabricao de ferramentas manuais tais como: chaves de fenda, alicates, etc.

Aos de Alta Liga


So aos utilizados para fins especiais, onde propriedades especficas devem ser atendidas.

Aos Ferramentas: so aos utilizados para a fabricao de ferramentas de conformao, que sero utilizadas para conformar componentes mecnicos como: peas forjadas, injeo de plstico, etc. Aos Rpidos: So aos utilizados para corte de outro aos. Possuem a propriedade de manter dureza em alta temperatura. Aos Inoxidveis: So aos onde a propriedade fundamental requerida a resistncia oxidao.

Normas tcnicas aplicadas aos aos


A nomenclatura e a composio qumica, determinada por normas oficiais que regulamentam os diversos tipos de ao. A norma brasileira, ABNT, NBR 6006, que regulamenta a composio e o tipo de ao, foi redigida com base nas norma AISI (American Iron and steel Institute) e na norma SAE (Society of Automotive Engineers)

Classificao

Os aos, em geral, so classificados em Grau, Tipo e Classe. O Grau normalmente identifica a faixa de composio qumica do ao. O Tipo identifica o processo de desoxidao utilizado, A Classe utilizada para descrever outros atributos, como nvel de resistncia e acabamento superficial. A designao do Grau, Tipo e Classe utiliza uma letra, nmero, smbolo ou nome. Existem vrios sistemas de designao para os Aos, como o SAE (Society of Automotive Engineers), AISI (American Iron and Steel Institute), ASTM (American Society os Testing and Materials), ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e DIN (Deutsche Industrie Norm)

Aos-Carbono
Os aos-carbono so representados por quatro algarismos da seguinte forma:

Estes aos podem sofrer adies de outros elementos, ou mesmo ter o teor dos elementos presentes alterado. Exemplo: ABNT 1010 (ao ao carbono com 0,10% C).

Aos-Carbono
Existem aos nos quais os teores so alterados para melhorar a usinabilidade. Estes aos so:

11XX ao ressulfurado (%S>0,05%) 12XX ao ressulfurado e refosforado ( P>0,05%%) 12LXX ao ressulf. e refosf. Com chumbo 13XX e 15XX Ao com teores de mangans mais elevado.

Classificao do ao

Classificao do ao
10xx - aos-carbono; 11xx - aos-carbono com muito enxofre e pouco fsforo; 12xx - aos-carbono com muito enxofre e muito fsforo; 13xx - mangans (1,75%); 23xx - nquel (3,5%); 25xx - nquel (5%); 31xx - nquel (1,5%), cromo (0,6%); 33xx - nquel (3,5%), cromo (1,5%); 40xx - molibdnio (0,2 ou 0,25%); 41xx - cromo (0,5; 0,8 ou 0,95%), molibdnio (0,12; 0,2 ou 0,3%); 43xx - nquel (1,83%), cromo (0,5 ou 0,8%), molibdnio (0,25%); 44xx - molibdnio (0,53%);

Classificao do ao
46xx - nquel (0,85 ou 1,83%), molibdnio (0,2 ou 0,25%); 47xx - nquel (1,05%), cromo (0,45%), molibdnio (0,25%); 48xx - nquel (3,50%), molibdnio (0,25%); 50xx - cromo (0,28% ou 0,40%); 51xx - cromo (0,80, 0,90, 0,95, 1,00 ou 1,05%); 61xx - Cromo (0,80 ou 0,95%), vandio (0,10 ou 0,15%); 86xx - Nquel (0,55%), cromo (0,50 ou 0,65%), molibdnio (0,20%); 87xx - Nquel (0,55%), cromo (0,50%), molibdnio (0,25%); 92xx - Mangans (0,85%), silcio (2,00%); 93xx - Nquel (3,25%), cromo (1,20%), molibdnio (0,12%) 94xx - Mangans (1,00%), nquel (0,45%), cromo (0,40%), molibdnio (0,12%); 97xx - Nquel (0,55%), cromo (0,17%), molibdnio (0,20%); 98xx - Nquel (1,00%), cromo (0,80%), molibdnio (0,25%);

LEMBRAR
Os dois nmeros representados pelas letras "xx" indicam a quantidade de carbono do ao. Por exemplo: o ao 1020 apresenta 0,2% de carbono. Os aos que possuem requisitos de temperabilidade adicionais recebem um H aps a sua classificao.

Norma DIN
Interpretao da Codificao DIN (Deutsche Industrie Norm) Ex: 16Mn Cr 5

Os primeiros nmeros so 100 vezes o teor especificado de carbono. Os demais caracterizam-se pelo uso dos smbolos dos elementos qumicos que indicam os elementos de liga que caracterizam o ao em questo. A seqncia dos smbolos deve estar em ordem decrescente de seu teor, quando o valor dos teores for o mesmo para dois ou mais elementos, os smbolos correspondentes devem ser indicados em ordem alfabtica. Cada nmero representa, respectivamente, a percentagem mdia do elemento indicado, multiplicado pelos fatores dados pela tabela

Norma DIN
Ex: 20 Cr Mo 915 Ao cromo-molibdnio com: 0,2% C (0,2 x 100 = 20) 2,25% Cr (2,25 x 4 = 9) 1,5% Mo (1,5 x 10 = 15)

Anda mungkin juga menyukai