Anda di halaman 1dari 15

Simulado de Informtica - P2

Instalaes sanitrias

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA RJ DEPARTAMENTO DE ENSINO MDIO COORDENAO DE CONSTRUO CIVIL Disciplina: Computao Aplicada II Prof.: Emilson Damasceno de Andrade Aluno: Luciana Bruno dos Santos Barbosa Rio de janeiro, 25 de novembro de 2010

ndice:

Definies Dimenses mnimas Locais de instalao Instalaes hidro-sanitrias (gua, esgoto) Rede de esgoto Medidas dos tubos Fossas Bibliografia

Definies
a) aparelho sanitrio: equipamento destinado ao uso de gua para fins higinicos ou a receber guas servidas (banheira, mictrio, bebedouro, lavatrio, vaso sanitrio e outros); b) gabinete sanitrio: o local destinado a fins higinicos e dejees; c) banheiro: o conjunto de peas ou equipamentos que compem determinada unidade e destinado ao asseio corporal.

Dimenses mnimas

As reas destinadas aos sanitrios devero atender s dimenses mnimas essenciais. O rgo regional competente em Segurana e Medicina do Trabalho poder, vista de percia local, exigir alteraes de metragem que atendam ao mnimo de conforto exigvel. considerada satisfatria a metragem de 1,00 m2 (um metro quadrado), para cada sanitrio, por 20 (vinte) operrios em atividade. As instalaes sanitrias devero ser separadas por sexo.

Locais de instalao

Os locais onde se encontrarem instalaes sanitrias devero ser submetidos a processo permanente de higienizao, de sorte que sejam mantidos limpos e desprovidos de quaisquer odores, durante toda a jornada de trabalho. Os vasos sanitrios devero ser sifonados e possuir caixa de descarga automtica externa de ferro fundido, material plstico ou fibrocimento.

Locais de instalao

Ateno: O nvel de gua em relao ao do sifo est simplificado nessa animao. Na realidade, o nvel de gua no permanece constante enquanto ela escorre pelo cano. Se voc tirar a tampa da caixa de descarga que h atrs de alguns modelos de vaso sanitrio, ver todas essas partes. Os trs sistemas principais que trabalham juntos so: O sifo do vaso O mecanismo de descarga O mecanismo de reenchimento Os chuveiros podero ser de metal ou de plstico e devero ser comandadas por registros de metal as meias alturas na parede;

Locais de instalao

O mictrio dever ser de porcelana vitrificada ou de outro material equivalente, liso e impermevel, provido de aparelho de descarga provocada ou automtica, de fcil escoamento e limpeza, podendo apresentar a conformao do tipo calha ou cuba.

Instalaes Hidro-Sanitrias:

gua

Primeiro monte o cavalete para a ligao do medidor de gua. Em seguida, coloque a caixa dgua no ponto mais alto da casa. Agora faa a ligao do cavalete at a caixa dgua. No se esquea de colocar uma bia com registro, uma sada para limpeza e um ladro na caixa dgua. Feito isso, desa com a tubulao da cozinha, do tanque e do banheiro. Lembre-se de colocar um registro na sada dessas tubulaes. Para o vaso sanitrio, existem vrios sistemas de descarga.

Instalaes Hidro-Sanitrias:
Esgoto: Se a sua rua no tiver rede de esgoto, faa uma fossa sptica com Sumidouro no local mais baixo do terreno e mais afastado da casa. O Vaso sanitrio ligado com um tubo de 100 mm caixa de inspeo. O ralo sifonado do chuveiro, o tanque, a pia e o lavatrio so ligados com tubo de 40 mm.

Instalaes Hidro-Sanitrias:

IMPORTANTE:

Para evitar mau cheiro, faa um respiro, aps o ralo sifonado, subindo um tubo de 40 mm at o telhado. A sada da caixa de inspeo para a fossa sptica tambm feita com tubo de 100 mm.

Rede de esgoto

Ao construir o alicerce, voc deixou passagens para as tubulaes de esgoto, conforme indicado na planta. Agora chegado o momento de providenciar as ligaes e armar o restante do esgoto. Material de m qualidade, pode deixar escapar mau cheiro para sua casa. Observe a figura para compreender melhor como deve ser feita a instalao sanitria. A sada do vaso sanitrio direta na caixa de inspeao (Cl), de onde parte o encanamento para o esgoto da rua. A sada da pia da cozinha vai direto para a caixa de gordura (CGS). A sada do tanque vai para a caixa sifonada (CS); um ralo na cozinha poder ir direto para a caixa sifonada (CS).

Medidas dos tubos


-vaso sanitrio: tubo de ferro fundido, manilha de barro vibrado ou pvc, com 100 mm -pia de cozinha: tubo pvc, com 50 mm -lavatrio: tubo pvc, com 40 mm -bid: tubo pvc, com 30 mm -banheira: tubo pvc, com 40 mm -tanque de lavar roupa: tubo pvc, com 40 mm -ralo do chuveiro (at o ralo sifonado): tubo pvc, com 30 mm -trecho do ralo sifonado do banheiro at a CI: tubo pvc, com 50 mm -ralo da cozinha (at a cs): tubo pvc, com 30 mm -ligaes CS-CI e CGS-CI: manilha de barro ou tubo pvc, com 75 mm.

Medidas dos tubos

A Ligao da caixa de Inspeao (Cl) com o coletor pblico, na rua, feita com manilha de barro vibrado ou tubo de pvc, de dimetro nunca inferior a 100 mm (4 polegadas). Quando no existe rede pblica de esgotos, preciso construir uma fossa sptica, um sistema que permite a fermentao das fezes depositadas, ocorrendo a digesto atravs das bactrias que no local se desenvolvem.

Fossa

A gua que deixa a fossa, para se infiltrar na terra, estar relativamente tratada e com um nmero mnimo de germes nocivos. Todas as tubulaes do sistema sanitrio devem ser montadas de forma que haja uma ligeira queda, para facilitar o escoamento das guas. Se usar manilhas de barro virado, cuide para que as unies fiquem perfeitamente conectadas.

Bibliografia:

http://www.fiscosoft.com.br/c/30gg/instalacoes-sanitarias-especificacoes http://www.fazerfacil.com.br/Construcao/instalacao_sanitaria_2.htm http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php http://www.bibliocad.com/biblioteca/image/00020000/4000/tubos-de-pvc_ http://www.cimento.org/site/instalacoes.htm

Anda mungkin juga menyukai