Anda di halaman 1dari 15

Alimentao Eltrica

REQUISITOS PARA UM BOM FUNCIONAMENTO

A tenso da rede eltrica costuma variar bastante dos 115 V necessrios para o funcionamentos normal, qualquer variao muito brusca desse valor pode causar problemas graves. Os problemas com a eletricidade da rede podem ser classificados em trs categorias bsicas: tenso excessiva, tenso insuficiente e rudos.

Excesso de Tenso

A pior forma de poluio da rede eltrica o excesso de voltagem, que so picos de alta potncia semelhantes a raios que invadem o PC e podem danificar os circuitos de silcio. Em geral, os danos so invisveis exceto pelo fato - visvel - de no haver imagem no monitor de vdeo. Outras vezes, o excesso de voltagem pode deixar alguns componentes chamuscados dentro do computador. Em um grande de intervalo de tempo, se a tenso variar 10% do seu valor nominal, pode se dizer que as condies de funcionamento aproximam-se do ideal. Nessas condies os equipamentos que fazem a estabilizao atuam eficientemente.

Excesso de Tenso

As caractersticas mais importantes dos dispositivos de proteo contra o excesso de voltagem so a rapidez e a quantidade de energia que dissipam. Geralmente, quanto mais rpido o tempo de resposta. Os tempos de resposta podem chegar a picossegundos (trilhonsimos de segundo). Quanto maior a capacidade de absoro de energia de um dispositivo de proteo, melhor a capacidade de absoro de energia medida em WATTS por segundo, ou em joules. H no mercado vrios dispositivos capazes de absorver milhes de WATTS. (ESTABILIZADORES)

Tenso Insuficiente

Tenso insuficiente, como o prprio nome indica, uma tenso inferior necessria. Elas podem variar de quedas, que so perdas de alguns volts, at a falta completa, ou blackout.

As quedas momentneas e mesmo o blackouts, no chegam a ser problemticos. Contanto que durem menos que algumas dezenas de milissegundos.
A maioria dos PCs projetado de modo a suportar quedas de voltagem prolongadas de at 20% sem desligar. Quedas maiores ou blackouts faro com que eles sejam desligados.(NO-BREAK e SHORT BREAK).

Rudos

O rudo um problema renitente nas fontes de alimentao da maioria dos equipamentos eletrnicos. Rudo o termo que usamos para identificar todos os sinais esprios que os fios captam ao percorrerem campos eletromagnticos. Em muitos casos esses sinais podem atravessar os circuitos de filtragem da fonte de alimentao e interferir com os sinais normais do equipamento. Os filtros existentes nas fontes de alimentao so suficientemente eficazes para sanar esse tipo de problema no sendo necessrio a aquisio do filtro de linha.

Tenso, corrente e Potncia

A potncia utilizada pelo computador em funo de quanto de energia ele utiliza ou dissipa, dado pela equao P= V.I onde P potncia, V tenso e I corrente. As tenses da rede no Brasil so de 110 V e 220 V. Grande parte dos computadores possuem um chave comutadora atrs do gabinete possibilitando a transio das tenses. Para se saber quanto de potncia o computador consome necessrio somar todas as potncias dos componentes conectados CPU e a sua prpria potncia. A potncia, ento, depende dos componentes conectados CPU. Exemplificando a CPU precisa de 15 a 30 WATTS; um unidade de disco flexvel utiliza 15 a 20 WATTS; um disco rgido, entre 10 a 20 WATTS e etc.

Fonte de Alimentao

A fonte de alimentao do computador projetada para transformar as tenses comuns da rede eltrica em nveis compatveis da CPU, alm de filtrar rudos e estabilizar. As fontes utilizadas nos computadores modernos so do tipo chaveada, sendo mais eficientes e , em geral, mais baratas por dois motivos: a regulagem chaveada mais eficaz porque gera menos calor; em vez de dissipar energia, o regulador comutado desliga todo o fluxo de corrente. Alm disso, as altas freqncias permitem o uso de transformadores e circuitos de filtragem menores e mais baratos.

Conectores AT e ATX

Os conectores das fontes AT e ATX so mostrados a seguir. O padro AT possui 12 fios e o padro ATX, possui 20 vias (h modelos com 24 vias).

Power Good

O Power Good um recurso existente j no padro AT. No caso do padro ATX, seu sinal recebe o nome de Power Good OK (PWR_OK) e sua existncia indica a disponibilizao de tenses de 5 V e de 3,3 V.

Conectores

Conector que alimenta normalmente drives de CD/DVD, HDs e alguns modelos de coolers.

Conectores

Conector que alimenta normalmente o drive de disquete.

Conectores

Conector/Adaptador que alimenta normalmente hds Sata.

SUBSTITUIO DA FONTE DE
ALIMENTAO
Necessrio a Substituio da Fonte de Alimentao: Quando for anexado um componente CPU que requeira uma quantidade excessiva de energia.

Quando esporadicamente o HD no inicializa. Quando a fonte possui problemas de ventilao.

Quando o computador no inicializar.

SUBSTITUIO DA FONTE DE
ALIMENTAO
Cuidados para a Substituio da Fonte de Alimentao: Para a substituio da fonte no basta selecionar uma com a quantidade de Watts requerida. Os requisitos de qualidade, compatibilidade e o prprio aspecto fsico para instalao do gabinete devem ser considerados. Na retirada, tomar alguns cuidados: desligar o computador, desligar o cabo da alimentao, eliminar a eletricidade esttica, retirar primeiramente os conectores da placa me e depois os restantes.

Anda mungkin juga menyukai