Anda di halaman 1dari 8

O Modo de Produo em Marx

Conceito de Modo de Produo de Marx


O conceito de modo de produo foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada sociedade se organiza visando garantir a produo das suas necessidades materiais, de acordo com o nvel de desenvolvimento de suas foras produtivas. Trata-se de um modelo racional abstrato criado com vistas a proporcionar uma anlise criteriosa das formaes sociais realmente existentes, possibilitando a comparao entre as diferentes sociedades formadas ao longo da histria. preciso ter claro que o modo de produo ajuda a compreender a realidade, mas no a realidade. Outrossim, o modo de produo no existe na sua forma pura, pois possvel depreender a presena, nas formaes sociais reais existentes, de caractersticas mescladas de diferentes modos de produo, a depender do momento histrico estudado.

Conceito de Modo de Produo de Marx


O modo de produo, portanto, permite compreender a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e servios, como os utiliza e os distribui. O modo de produo de uma sociedade formado por suas foras produtivas e pelas relaes de produo existentes nessa sociedade. Podemos utilizar uma frmula simplificada, entendendo tratar-se de um recurso meramente didtico:
Modo de produo = Foras Produtivas + Relaes de Produo.

Portanto, o conceito de modo de produo resume claramente o fato de as relaes de produo serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

Conceito de Modo de Produo de Marx


A histria humana pode ser dividida em perodos relativamente longos de acordo com a estrutura do modo de produo: Comunismo Primitivo; Modo de produo asitico; Escravido Clssica; Feudalismo; Capitalismo. Comunismo: Na teoria marxista, o modo de produo comunista dever substituir o capitalismo, mediado por um perodo de transio, o Socialismo, entendendo que esta substituio no se dar de maneira natural, mas como resultado da interveno revolucionria consciente dos homens.

O passo de um modo de produo a outro


A evoluo de um modo de produo para o outro ocorre a partir do desenvolvimento das foras produtivas e sua posterior contradio com as prprias relaes de produo e da luta entre as classes sociais predominantes em cada perodo. Assim, segundo Marx o movimento da Histria possui uma base material, econmica e obedece a um movimento dialtico. A passagem do modo de produo feudal, para o modo de produo capitalista burgus, e um exemplo claro:

O passo de um modo de produo a outro


"0 modo de produo feudal o fato positivo, a afirmao mas j traz dentro de si o germe de sua prpria negao: o desenvolvimento de suas foras produtivas propicia o surgimento da burguesia. medida que estas foras produtivas se desenvolvem, elas vo negando as relaes feudais de produo e introduzindo as relaes capitalistas de produo. A luta entre a nobreza e a burguesia vai se acirrando; em um determinado ponto deste desenvolvimento ocorre a ruptura e aparece o terceiro elemento mais desenvolvido, que modo de produo capitalista. , portanto, a luta entre as classes que faz mover a Histria.'' (SPINDEL, A. op. cit. p. 39.)

Modo de Prod. O Comunismo um sistema social sem classes que promove a igualdade social completa para todos os membros da sociedade.

Modo de produo Socialista: baseada na propriedade social dos meios de produo que exclui a anarquia da produo, e abre possibilidades de planear conscientemente e com determinao o seu desenvolvimento.
Modo de produo capitalista: as relaes de produo capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produo e no trabalho assalariado Portanto, existem basicamente duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados. Modo de produo Feudal, predominante na Europa Ocidental medieval, tinha como contradio fundamental a relao entre senhores e servos. Modo de produo Escravatura: existncia da propriedade privada e a explorao de uma classe por outra foi o escravismo clssico, cujos exemplos tpicos seriam a Grcia e Roma antigas. Modo de produo Comunidade Primitiva as principais caractersticas so: a no existncia de propriedade privada, no existncia de classes sociais , no explorao de uma classe por outra, predomnio trabalho coletivo

O passo de um modo de produo a outro


Modo de produo Comunista

As contradies que se desenvolvem dentro do(s) modo de produo, isto , entre as Forcas Produtivas e as Relaes de Produo assumem carter antagnico e terminam manifestandose numa contradio de classes (luta de classes) cuja soluo em ultima instancia tem sido a negao da negao do modo de produo antecedente.

Modo de produo Socialista


Modo de produo Capitalista Modo de produo Feudal Modo de produo Escravatura Modo de produo Comunidade primitiva

Anda mungkin juga menyukai