Anda di halaman 1dari 34

Desenho de Instalaes Sanitria.

(Hlio Creder)

Objetivos As instalaes Sanitrias prediais esto previstas na norma da ABNT (NB19/1983). Esta norma satisfaz as condies necessrias de higiene, segurana, economia e conforto dos usurios. A Norma NBR-5688 de jan de 99 regula sistemas de guas pluviais, esgoto sanitrio, ventilao, tubos e conexes de PVC tipo DN (dimetro nominal)

Campo de Aplicao Instalaes prediais de qualquer tipo em zona rural ou urbana. Em zona urbana, a norma se aplica indistintamente nos casos da zona ser servida ou no por sistemas pblicos de esgoto sanitrio. No se aplicam a esta norma esgotos que devido a suas caractersticas tem sua ligao vedada ao coletor pblico.

Viso geral Terminologia (Gildo Montenegro)

Viso geral Terminologia

Viso geral Terminologia

Tipos de ligao

Tipos de ligao

Sifo e Ralo Sifonado

Ralo Sifonado

Desenho Hidrulico (Hlio Creder)

Desenho Hidrulico

Exemplo de instalaes Sanitria

Exemplo de Instalaes Sanitria

Desenho de instalaes Sanitarias- exemplos

Instalaes Sanitria

Caixas de inspeo
Profundidade mxima 1m. Forma prismtica de base quadrada ou retangular com dimenses mnimas de 60cm. Ou cilndrica com dimetro mnimo de 60 cm. Tampa facilmente removvel permitindo perfeita vedao. Fundo que assegure rpido escoamento e no formao de depsito

Caixas de Passagem
Quando cilndricas de dimetro mnimo de 15cm. Providas de tampa ou grelha. Ter tubulao de sada mnima dimensionada segundo tabela. No podem receber despejos fecais. Se receberem despejos de pias de cozinha ou mictrios devem ter tampa hermtica.

Despejos em regies no servidas por redes de esgoto


obrigatrio o uso de instalaes para depurao biolgica e residurias em funo da proliferao de inmeras doenas como tifo, desenteras etc... As unidades destas instalaes so: Fossa sptica, Filtro Anaerbico, Sumidoros, Cloradores (no obrigatrio), Valas de infiltrao.

O que a fossa sptica

Dimenses

Esgotamento de fossas
Linha de manilhas Caixa de distribuidoras ou sumidouros

Sumidouros
So compartimento de alvenaria ou pr-moldados de concreto convenientemente furados com fundo de pelo menos 50 cm de cascalho, brita ou coque de espessura. As dimenses do sumidouro so determinadas em funo da capacidade de absoro de gua pelo solo.

Sumidouros cilndricos

Filtro Anaerbico
Deve estar contido em um tanque de forma cilndrica ou prismtica de seo quadrada com um fundo falso perfurado. O leito filtrante deve ter altura igual a 1,20 m j includa a altura do fundo falso. Material filtrante brita n 4. Vol util = 1,6*num pessoas* contrib (litros/pessoa/dia)* perodo de deteno. O perodo de deteno tabelado entre 1 e 0,5 em funo da contribuio de abaixo 6000 a acima de 14000 l/dia

Filtro anaerbico

Conjunto Fossa, Filtro e Clorador.

Valas de infiltrao

Valas de

infiltrao

Caixas de gordura
Capacidades 18 a 120 litros. Funo reteno de gorduras. Geralmente entrada 50 DN e saidas 75 a 100 DN

Anda mungkin juga menyukai