Anda di halaman 1dari 58

FRICA:

ESPAO GEO(FSICO, ECONMICO, POLTICO); CARACTERSTICAS GEOAMBIENTAIS E GEOPOLTICAS


PROF. MARCELO G. C

INFORMAES GERAIS
LIMITES:

Norte: mar Mediterrneo Oeste: Oceano Atlntico Leste: oceano ndico Zonas: CentroNorte (Saara) Centro-sul: floresta tropical africana

A SEPARAO RACIAL NA FRICA

NORTE NORTE : RABES, EGPCIOS, BERBERES E OS TUAREGUES CENTRO SUL 800 ETNIAS NEGRAS AFRICANAS

CAUSAS DO ATRASO DA FRICA MERIDIONAL

ISOLAMENTO GEOGRFICO; AFASTADA DO MEDITERRNEO PELO DESERTO DO SAARA E LONGE DOS OUTROS CONTINENTES, POR CAUSA DA PROXIMIDADE COM O ATLNTICO E O NDICO

VTIMAS DE EXPEDIES FORNEAS TIVERAM SEUS FILHOS VENDIDOS COMO ESCRAVOS MUITO CONSTANTEMENTE

Origens do Trfico Negreiro

Busca de uma atividade que custeasse as expedies do Priplo Africano; Tradio cultural entre as tribos da frica; Bula do Papa Nicolau V (1454) concedendo aos portugueses o direito de escravizar os negros; Necessidade de mo-de-obra no campo, em Portugal.

Estimativas sobre o Trfico


ESTIMATIVAS DO TRFICO

1532(?) a 1850 S.B. de Holanda: 3 a 3,6 milhes C. Prado Jr.: 4,8 a 8 milhes P. Calgeras: 12 a 15 milhes

O Carter Mercantilista do Trfico


Lucratividade do Trfico

BURGUESIA: Circulao da "Mercadoria Humana"

COROA: Concesso dos direitos de trfico

PROPRIETRIOS: Explorao da mo-de-obra e liberao de capitais

As Formas do Trfico
CAPTURA TROCAS (fumo, cachaa, armas, etc)

TRFICO PARTICULAR

COMPANHIAS DE COMRCIO MISTO

CONCESSO RGIA ASIENTO

A frica hoje
AIDS: Nove em cada dez portadores do HIV no mundo so africanos. A doena j atingiu 34 milhes de pessoas, das quais 11,5 milhes morreram GUERRAS: Mais de 20 pases africanos esto envolvidos em conflitos armados, com alguns se arrastando h dcadas, como em Angola. As disputas armadas pelo poder levaram desintegrao da Somlia, que voltou ao estgio prcolonial em que era governada por chefes locais

SUBDESENVOLVIMENTO: Dos 174 pases cujo IDH foi medido pela ONU, a frica no tem nenhum entre os 45 do grupo mais desenvolvido. Entre os 94 de ndice mdio, apenas 12 so africanos. Por outro lado, no grupo dos 35 menos desenvolvidos, 29 pertencem ao continente. REFUGIADOS: So 6,3 milhes no continente, correspondendo a um tero do total mundial, para uma regio que abriga apenas 13% da populao do planeta.

FUGA DE CREBROS: Mais de 260 mil profissionais qualificados africanos trabalham nos Estados Unidos e na Europa

Agricultura
Subsistncia: Tcnicas arcaicas como o uso de queimadas, gerando o esgotamento prematuro do solos; Policulturas; Minifndios; Consumo interno; Baixa produtividade (sistema extensivo).

Plantation: Tcnicas modernas com o uso de fertilizantes e mquinas agrcolas; Monocultura; Latifndios; Consumo externo; Alta produtividade (sistema intensivo).

PECURIA

Baixa produtividade; Tcnicas rudimentares com o gado do tipo zebu criado solto na pastagem; Pequenas propriedades; Consumo interno; Problemas com a doenado-sono, provocada pela mosca ts-ts.

Grande riqueza mineral, com exceo do carvo, que no encontrado no continente; Destaque para o petrleo (Lbia, Arglia e Nigria = OPEP), mangans (Gabo), fosfato (Marrocos) e cobre (Zmbia); O destaque de pas a frica do Sul que explora quase todos os minrios, em especial o ouro e o diamante em larga escala e como grande fonte de divisa.

Minrios

MINRIOS

Problemas da industrializao

Falta capital para explorao de minrios pelos pases; Pequena rede hidreltrica instalada; Deficincias nas redes de transportes, que so apenas para o modelo comercial; Pequena mo-de-obra especializada; Baixo poder aquisitivo da populao.

Rede de transportes

Rede de transportes

O mais utilizado o areo devido as longas distncias e aos outros modelos serem basicamente para atender o sistema de exportao do continente, ou seja, a rede para entregar e no integrar os povos; Os sistemas rodovirios e ferrovirios fazem apenas ligaes com as regies produtoras e os portos; O sistema martimo um dos maiores do globo, mas servem apenas para a marinha mercante, ou seja, nada de transportar pessoas.
Exerccios e prxima aula

Geopoltica da
descolonizao

da frica Histrico

Domnio de antigas civilizaes pelo europeus; No sculo XV, tem incio a expanso europia com a instalao de feitorias, ou seja, entrepostos comerciais que criaram uma dependncia com os europeus; Modelo de produo artesanal e manufatureira.

Novos mercados e a Revoluo Industrial

Necessidade de matriaprima e criao de mercado consumidor; A partir de 1850 o processo de colonizao se intensifica; A conferncia de Berlim determina os processos de ocupao e a partilha da frica, gerando pases artificiais que abrigam tribos inimigas; Desestruturao da economia local devido a dependncia com os europeus.

Movimentos de independncia

Os primeiros pases independentes e nicos antes da 2 Guerra Mundial eram o Egito (1922), Libria (1826), frica do Sul (1910) e Etipia; Aps a 2 Guerra Mundial comea um processo de independncia atravs de acordos ou fora, que se intensifica entre os anos de 50 a 70; Permanece a dependncia econmica;

Principais movimentos de independncia na frica

Nas colnias Britnicas o conflito mais intenso foi no Qunia na chamada Rebelio do MauMau; Pela Frana foi a maior rebelio foi na Arglia; O Marrocos foi a pior rebelio das colnias espanholas, principalmente pelo conflito no Saara Ocidental; O Congo foi a pior rebelio das colnias belgas; Burundi e Ruanda foram as piores rebelies entre as colnias alems; As ltimas colnias que conquistaram independncia foram as portuguesas como Angola, Guin-Bissau e Moambique;

Exerccios e prxima aula

frica setentrional

Predomnio de relevo planltico em estrutura recente; Clima rido com destaque para o deserto do Saara; Importante estrategicamente por se localizar prximo a Europa; Dois grupos tnicos principais (os Camitas e os Semitas); Economia baseada no comrcio, agricultura e explorao mineral.

Regio do Magreb

Pertence a frica Setentrional com os pases Marrocos, Arglia e Tunsia; Foi colonizado pela Frana;

frica Centro-Oriental

Tambm faz parte da frica Setentrional com os seguintes pases: Egito e Lbia; Sofreu colonizao ou apenas apoio militar dos Britnicos; O Egito apresenta uma economia de subsistncias apoiada no turismo e no Canal de Suez; A Lbia rica em petrleo com economia toda apoiada no setor primrio, sendo grande parceiro comercial do Brasil na regio. Exerccios e prxima aula Governada por Muamar Kadafi.

O chifre da frica

Regio composta pela Etipia, Eritria, Somlia e Sudo; Passou pela colonizao britnica e italiana. Sua independncia ocorreu entre os anos 50 e 70; Vive em constante instabilidade poltica e econmica; A Etipia e a Eritria passaram por uma guerra civil que dividiu os pases; A Somlia com grandes regies ridas viveu uma tribal guerra civil, onde as tropas da ONU (EUA) acabaram no conseguindo controlar a situao, que s foi resolvida aps um acordo com o Egito; O Sudo viveu uma guerra civil entre cristos e fetichistas (animistas) que tinham o apoio dos muulmanos e acabou destruindo a regio do Sahel.

Produz atravs do plantation algodo, caf, bananas e canade-acar; A vegetao o Sahel, uma transio entre o deserto, savana e floresta e semelhante ao nosso cerrado;

Exerccios e prxima aula

OBRIGADO!!!

SO PAULO, SP.

PROF. MARCELO G. C.

Anda mungkin juga menyukai