Anda di halaman 1dari 34

CURSO DE QUALIFICAO DE OFICIAIS E PRAAS

C. Q. O. P.

NOES BSICAS DE DIREITO

Instrutor:
Sargento PM ROBERTO

O termo direito provm da palavra latina directum, que significa reto, no sentido retido, o certo, o correto, o mais adequado. A definio nominal etimolgica de Direito qualidade daquilo que regra

DEFINIES:

DIREITO

Da antiguidade chega a famosa e sinttica definio: Direito a arte do bom e do eqitativo. Direito a proporo real e pessoal de homem para homem que, conservada, conserva a sociedade e que, destruda, a destri.

Ento podemos conclui que Direito o conjunto de condies, segundo as quais, o arbtrio de cada um pode coexistir com o arbtrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade.

A palavra direito pode ser utilizada em dois sentidos: o primeiro, o que se refere norma estabelecida na lei, ou seja, a regra jurdica;

e o segundo, o que se refere faculdade, que todos temos, de exigir um determinado comportamento alheio, em defesa de nossos direitos.

Portanto, O Direito, no resta dvida, um produto da prpria convivncia social. As regras jurdicas so produzidas e aplicadas pelos governantes, que conquistam o poder, ou nele se mantm, atravs de diversos processos, ditos democrticos ou autocrticos.

FONTES DO DIREITO
Veremos alguns temas jurdicos relacionados a vrios ramos do direito, que proporcionaro a voc uma viso panormica dos diversos campos em que se desdobra a conduta do ser humano, segundo as regras do Direito.

RAMOS DO DIREITO

FONTES DO DIREITO

1 - Direito Civil O direito civil o direito do dia a dia das pessoas em suas relaes privadas cotidianas.
normas negocial

2 - Direito Comercial o conjunto de disciplinadoras da atividade do empresrio.

3 - Direito Tributrio

FONTES DO DIREITO

o segmento do Direito Financeiro que define como sero cobrados os tributos dos cidados para gerar receita para o estado.

4 - Direito do Consumidor
um ramo do direito que lida com conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores, e que se encontra desenvolvido na maior parte dos pases com consumidores e sistemas legais funcionais.

5 - Direito Constitucional o ramo do direito pblico interno dedicado anlise e interpretao das normas constitucionais. 6 - Direito Penal
o ramo do Direito Pblico dedicado s normas emanadas pelo Poder Legislativo para reprimir os Delitos cominando Penas com a finalidade de preservar a sociedade.

FONTES DO DIREITO

FONTES DO DIREITO
7 - Direito Administrativo
o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes, as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.

FONTES DO DIREITO
7 - Direito Administrativo

o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes, as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.

CONCEITOS:

FONTES DO DIREITO

1 - Fonte do Direito onde o Direito se origina. (Legislao). 2 - Legislao: o conjunto das normas escritas emanadas do poder estatal.

FONTES DO DIREITO
DIVISO:

Primria e Secundria 1 - Primria So as leis, as normas emanadas pelo poder estatal. 2 - Secundrias Jurisprudncia, Costumes, Doutrina, Analogia e Princpios Gerais do Direito. Direito

TEORIA GERAL DO CRIME


1 - Conceito Material do Crime

Delito a ao ou omisso, imputvel a uma pessoa, constituda de determinados elementos e eventualmente acompanhada de determinadas circunstncias previstas em lei.

2 - Conceito Formal

Crime um fato tpico e antijurdico; a culpabilidade constitui pressuposto da pena.

3 - Antijuridicidade a relao de contrariedade entre o fato tpico e o ordenamento jurdico.

4- Culpabilidade a reprovao da ordem jurdica em face de estar ligado o homem a um fato tpico e antijurdico.

5 - Punibilidade Entendida como aplicabilidade da pena, uma conseqncia jurdica do crime.

6 - Crime Continuado
Diz-se que h crime continuado quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie.

7 - Crimes Hediondos
So delitos repugnantes, srdidos, decorrentes de condutas que, pela forma de execuo ou pela gravidade objetiva dos resultados, causam intensa repulsa.

a inteno de praticar a ao descrita na lei penal, ou seja, praticar a ao que a lei probe.

8 - Dolo

9 - Culpa a prtica no intencional da infrao penal.

10 - Imprudncia

a prtica de um fato perigoso.

11 - Negligncia
a ausncia de precauo ou indiferena em relao ao ato realizado.

a falta de aptido para o exerccio de arte ou profisso.

12 - Impercia

EXCLUDENTE DE ILICITUDE 1 - Estado de Necessidade; 2 - Legtima Defesa; 3 - Exerccio Regular do Direito; 4 - Estrito Cumprimento do Dever Legal.

1- Estado de Necessidade
a realizao inevitvel de um tipo incriminador para salvar um bem jurdico de valor igual ou superior ao sacrificado, exposto a uma situao de perigo no provocado de forma voluntria pelo necessitado.

2 - Legtima Defesa
a realizao de um fato tpico como reao proporcional, com uso moderado dos meios necessrios, a uma ofensa injusta, atual ou iminente, a bem jurdico prprio ou alheio.

3 - Exerccio Regular do Direito

O ordenamento jurdico harmnico e ordenado, de modo que exerccio de um direito jamais pode ser ilcito, ainda que ocorra a tipicidade formal da conduta.

4 - Estrito Cumprimento do Dever Legal

a legalidade do dever e a vontade de cumprir a obrigao imposta pela lei.

AI DAQUELE QUE EDIFICA A CIDADE COM SANGUE E A FUNDAMENTA COM INIQUIDADE!

{Habacuque - 2:12}

FIM

Anda mungkin juga menyukai