Anda di halaman 1dari 19

Tecido Epitelial

Um epitlio ou tecido epitelial um tecido formado por clulas justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal funo revestir a superfcie externa do corpo, os rgos e as cavidades corporais internas. A perfeita unio entre as clulas epiteliais fazem com que os epitlios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de lquidos corporais. Os epitlios so caracterizados por serem constitudos de clulas com diferentes formas (prismticas, achatadas, etc) e uma ou mais camadas celulares, com pouca ou virtualmente nenhuma matriz extra-celular(fludo intersticial) nem vasos entre elas. Contudo, todo epitlio est situado sobre uma malha glicoprotica, produzida por ela, chamada lmina basal .

O tecido epitelial apresente vrios tipos de funes, como, proteo, revestimento, absoro, secreo e a proteo da superfcie do corpo. Esse tecido avascular (no possui vasos sangneos), sendo a nutrio de suas clulas feita a partir do tecido conjuntivo adjacente, por difuso. Os epitlios so classificados de acordo com trs fatores: Forma (das clulas) Estratificao Especializaes

Forma Escamoso ou pavimentoso: quando as clulas so achatadas como escamas. Cbico: quando as clulas tm forma de cubo. Cilndrico, prismtico ou colunar: quando as clulas so alongadas em forma de colunas. De transio: quando uma clula muda sua forma. Ex.: clulas do epitlio interna da bexiga urinria tm forma cbica, mas tornam-se achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatao do rgo ao acumular urina.

Estratificao Simples: somente uma nica camada de clulas. Estratificado: vrias camadas de clulas. Pseudoestratificado ciliado: possui apenas uma camada celular, mas suas clulas tm tamanhos diferentes e suas posies esto, em geral, invertidas alternadamente.

Especializaes Clulas queratinizadas Clulas ciliadas: o tecido epitelial que reveste a traquia ciliado: os clios tm a funo de 'varrer' o muco produzido pelas clulas caliciformes. Esse conjunto de clios e muco, alm da prpria barreira fsica do epitlio, tem a funo de proteger as vias respiratrias. As clulas esto intimamente ligadas por meio dos complexos unitivos ou juncionais, h escassez de material intercelular (matriz extracelular) e h o que chamamos de polaridade celular (polo apical aquele voltado para a luz do rgo e polo basal aquele em contato com a membrana basal).

De maneira geral, os epitlios estratificados esto relacionados a funes de proteo, enquanto os epitlios simples, por sua pequena espessura, prestam-se melhor absoro e troca de substncias, alm de secrees. Os epitlios protetores e de revestimento externo, bem como os de rgos internos sujeitos a muito atrito, so estratificados queratinizados. So exemplos a epiderme e a mucosa do esfago. A queratina uma portena que confere resistncia e impermeabilidade s superfcies que ela reveste. Os epitlios sensoriais tm clulas que recebem os estmulos. o caso do epitlio olfativo, nas fossas nasais. Os epitlios ciliados tm clulas com a superfcie livre coberta por um grande nmero de clios. O batimento coordenada dos clios garante o deslocamento de substncias no interior de canais, em vrios sistemas. Os epitlios secretores constituem as glndulas.

Tecido epitelial de revestimento


Como funo do epitlio de revestimento podemos citar o rgo de impacto imediato do organismo, a pele, a qual possui o epitlio do tipo pavimentoso estratificado queratinizado, que impede a ao microbiolgica patogncia conferindo proteo, evita o ressecamento do organismo e ameniza a ao de choques mecnicos. Est presente nos rgos e ele que recobre toda e qualquer cavidade (exemplo a cavidade gastrointestinal e respiratria).

Tecido que apresenta certas especializaes celulares, como os: Microvilos (so projees microscpicas da membrana plasmtica, em forma de dedo de luva, o que aumenta a sua rea superficial.) Clios (prolongamento celulares mveis que batem em rtmo ondular e sincrnico que tende a propelir partculas superficiais.) Estereoclios (prolongamentos extremamente longos e imveis que podem ser vistos em microscopia ptica - encontram-se em pequenos nmeros no organismo humano, podendo ser encontrados no canal deferente, epiddimo e clulas pilosas do ouvido).

Tecido Epitelial Glandular (ou de secreo)


formado por um conjunto de clulas especializadas cuja funo a produo e liberao de secreo. As clulas secretoras de uma glndula so conhecidas como parnquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glndula que sustenta as clulas secretoras, denominado de estroma. O estroma sustenta tambm vasos sangneos, vasos linfticos e nervos. As molculas a serem secretadas geralmente so armazenadas nas clulas em pequenas vesculas envolvidas por uma membrana, chamadas grnulos de secreo. As clulas epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar protenas (por exemplo o pncreas), lipdios (por exemplo, as glndulas sebceas) ou complexos de carboidratos e protenas (por exemplo, as glndulas salivares). As glndulas mamrias secretam todos os trs tipos de substncias.

Critrios de Classificao das Glndulas


Existem trs critrios de classificao das glndulas: quanto ao local onde a secreo eliminada, quanto ao modo de eliminaras secrees e quanto ao nmero de clulas que formam a glndula. Local de eliminao das secrees. Dependendo do local em que eliminam suas secrees as glndulas classificam-se em:

excrinas - eliminam o produto elaborado na superfcie do epitlio de revestimento que originou a glndula; para tanto, as glndulas excrinas so dotadas de dutos ou canais que transportam a secreo desde a glndula at o epitlio; exemplos: glndulas sudorporas, mamrias, lacrimais, sebceas e salivares. endcrinas - no tem contato fsico com o epitlio do qual se originam; so desprovidas de dutos ou canais transportadores, sendo suas secrees coletadas por vasos sangneos; tais secrees so chamadas de hormnios; exemplo de glndulas endcrinas: hipfise, tireide, adrenais, ovrios e testculos. anficrinas ou mistas - apresentam duplo comportamento, isto , so ao mesmo tempo excrinas e endcrinas; o pncreas, por exemplo, tem atividade excrina quando elabora e elimina o suco pancretico, com funo digestiva; tem atividade endcrina ao elaborar a insulina e o glucagon, hormnios que regulam a glicmia (taxa de glicose no sangue).

Modo de eliminao das secrees. As secrees glandulares so eliminadas de diversas maneiras. De acordo com esse critrio, existem glndulas: mercrinas - as clulas eliminam exclusivamente os produtos secretados; exemplos: glndulas lacrimais, salivares e sudorporas; holcrinas - as clulas se desintegram e so eliminadas juntamente com o produto; neste caso, a atividade da glndula mantidapor um contnuo processo de renovao celular; exemplo: glndulas sebceas dos mamferos; apcrinas ou holomercrinas - as clulas eliminam a secreo juntamente com parte de seu contedo protoplasmtico; em seguida, a clula ecretora regenera-se; exemplo: glndulas mamrias.

Nmero de clulas. Considerando o nmero de clulas que constitui as glndulas, estas podem ser: unicelulares - compem-se de uma nica clula; exemplo: glndulas caliciformes das fossas nasais, cuja funo secretar o muco, uma substncia de carter viscoso que retm as partculas do ar no tubo respiratrio; pluricelulares - constitudas por grupos de clulas, podendo ser tubulares (quando a regio secretora tem a forma de um tbulo, com dimentro relativamente constante), alveolares ou acinosas (quando a regio secretora arredondada) e tbulo-alveolaresa (quando a regio secretora tem forma intermediria entre as dusa, isto , no totalmente tubular nem totalmente alveolar).

Renovao Epitelial
A maioria dos epitlios apresentam um ciclo de vida limitado. Esse ciclo conseqncia direta da funo. Ocorre pois uma renovao constante dessas clulas graas a uma atividade mittica contnua. A velocidade dessa renovao varivel. Ex.: o epitlio de revestimento intestinal se renova cada 5-7 dias enquanto que o das glndulas salivares e do pncreas leva mais de dois meses para se renovar. A vida depende desses processos de renovao. Uma grande dose de radiao ionizante impede a continuidade porque bloqueia a diviso celular.

A renovao do tecido epitelial normal envolve proliferao, migrao, diferenciao e apoptose que, em conjunto, mantm a homeostase epitelial. A renovao celular acelerada no desejvel pela probabilidade aumentada de ocorrer hiperplasia ou crescimento de clulas neoplsicas.

Anda mungkin juga menyukai