Anda di halaman 1dari 10

Federao Esprita Brasileira

Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita

PROGRAMA FUNDAMENTAL
Mdulo XIV: Lei de Igualdade

ROTEIRO 1
Igualdade natural e desigualdade de aptides

OBJETIVOS ESPECFICOS: Esclarecer por que, perante a lei, so iguais todos os homens.

Explicar a razo das desigualdades de


aptides entre os seres humanos.

Justificar a necessidade da desigualdade


das aptides.

Perante Deus, so iguais todos os homens? Todos os homens esto submetidos s mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos s mesmas dores e o corpo do rico se destri como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus olhos, so iguais.
Allan Kardec: O livro dos espritos, questo 803 comentrio.

Por que no outorgou Deus as mesmas aptides a todos os homens? Deus criou iguais todos os Espritos, mas cada um destes vive h mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisies. A diferena entre eles est na diversidade dos graus da experincia alcanada e da vontade com que obram, vontade que o livre-arbtrio. Da o se aperfeioarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes d aptides diversas [...].
Allan Kardec: O livro dos espritos, questo 804.

Necessria a variedade das aptides, a fim de que cada um possa concorrer para a execuo dos desgnios da Providncia, no limite do desenvolvimento de suas foras fsicas e intelectuais. O que um no faz, f-lo outro. Assim que cada qual tem seu papel til a desempenhar. Demais, sendo solidrios entre si todos os mundos, necessrio se torna que os habitantes dos mundos superiores, que, na sua maioria, foram criados antes do vosso, venham habit-lo, para vos dar o exemplo.
Allan Kardec: O livro dos espritos, questo 804.

Muito embora a existncia de igualdade entre os homens, no tm eles as mesmas aptides. Isto porque, como ensinam os Espritos Superiores, [...] Deus criou iguais todos os Espritos, mas cada um destes vive h mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisies. A diferena entre eles est na diversidade dos graus da experincia alcanada e da vontade com que obram, vontade que o livrearbtrio. Da o se aperfeioarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes d aptides diversas.
KARDEC. Allan. O livro dos espritos. Questo 804, p. 422.

Necessria a variedade das aptides, a fim de que cada um possa concorrer para a execuo dos desgnios da Providncia, no limite do desenvolvimento de suas foras fsicas e intelectuais. O que um no faz, f-lo outro. Assim que cada qual tem seu papel til a desempenhar.
KARDEC. Allan. O livro dos espritos. p. 422.

Portanto, o homem medida que progride, torna-se, segundo os desgnios de Deus, colaborador na obra da criao.
KARDEC. Allan. O livro dos espritos. Questo 132, p. 122.

A diversidade das aptides entre os homens no deriva da natureza ntima da sua criao, mas do grau de aperfeioamento a que tenham chegado os Espritos encarnados neles. Deus, portanto, no criou faculdades desiguais; permitiu, porm, que os Espritos em graus diversos de desenvolvimento estivessem em contacto, para que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso dos mais atrasados e tambm para que os homens, necessitando uns dos outros, compreendessem a lei de caridade que os deve unir.
KARDEC. Allan. O livro dos espritos. Questo 805, p. 422.

CONCLUSO: Sabemos que [...] existe uma igualdade absoluta de direitos dos homens perante Deus, que concede a todos os seus filhos uma oportunidade igual nos tesouros inapreciveis do tempo. Esses direitos so os da conquista da sabedoria e do amor, atravs da vida, pelo cumprimento do sagrado dever do trabalho e do esforo individual. Eis por que cada criatura ter o seu mapa de mritos nas sendas evolutivas, constituindo essa situao, nas lutas planetrias, uma grandiosa escala progressiva em matria de raciocnios e sentimentos, em que se elevar naturalmente todo aquele que mobilizar as possibilidades concedidas sua existncia para o trabalho edificante na iluminao de si mesmo, nas sagradas expresses do esforo individual.
XAVIER, Francisco Cndido. O consolador. Pelo Esprito Emmanuel. 24. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questo 56, p. 46.

Anda mungkin juga menyukai