Anda di halaman 1dari 8

COMO CONSULTAR UM DICIONRIO

Quando estiveres a ler um texto e te surgir uma palavra desconhecida, podes consultar o dicionrio. Para o fazeres rapidamente e com facilidade:
Procura no dicionrio a primeira letra da palavra. Quando a tiveres encontrado, procura as trs primeiras letras dessa palavra. No te esqueas de que o dicionrio est organizado alfabeticamente. Para encontrares uma palavra no dicionrio importante dominar dicionrio e a sua ordem. perfeitamente o

Depois de encontrar a palavra, a etapa seguinte ser saber escolher qual a explicao que melhor se aplica palavra no contexto em que a encontrmos. H pois duas etapas principais para nos servirmos de um dicionrio. 1 ENCONTRAR A PALAVRA 2 ESCOLHER O SIGNIFICADO CERTO

Vamos treinar: Trabalho em pares


I Ordenem alfabeticamente as seguintes palavras: a) volume reserva baco bronze termal cruzar b) talhar esqueltico sorridente murmurar contrair bateria c) base burgo bomba bife benzer brotar d) aba abismar abbora abelha aberrante absoluto e) prorrogar pronto promessa proporo proteger proa f) vendido ventrculo veneno vento venoso venenoso venturoso

II Procurem no dicionrio e escrevam a explicao das seguintes palavras: a) cutcula


b) despesa c) ruo

Para alm da explicao, o dicionrio d-te tambm a categoria gramatical da

palavra, o gnero, se for caso disso, e nalguns casos, indicaes sobre a


pronncia e a origem da palavra. Pode ainda incluir um sinnimo e um antnimo da palavra destacada. Nos dicionrios maiores, existe normalmente uma seco de nomes prprios, outra de locues latinas e estrangeiras e ainda outra com um resumo da gramtica. Pode ainda conter mapas mais ou menos detalhados.

No incio do dicionrio, h uma lista de todas as abreviaturas usadas e a sua


explicao.

III Reparem na seguinte entrada do dicionrio e respondam depois s perguntas que se seguem.

Bocado s. m. (de boca) . Poro de alimentos que se pode meter na boca de uma s vez. Pedao: um bocado de papel. Pequeno decurso de tempo: fique mais um bocado. Bom bocado: iguaria apetitosa, coisa apetecvel. 1. A que categoria gramatical pertence a palavra bocado?
2. Qual o seu gnero? 3. Qual a sua origem? 4. Quantos sentidos pode ter? 5. Qual dos sentidos te parece ter sido aplicado em cada uma das seguintes frases? a) Preciso de um bocado maior de fita b) Ele ficou um bom bocado l em caso. c) No cortes bocados de carne to grandes.

6. Que palavra foi composta a partir de bocado? Qual o seu significado?

IV Reescrevam as frases, substituindo as palavras sublinhadas. Utilizem o dicionrio

1. Colhi umas granjas muito bonitas.


2. A minha me costuma fazer os rojes com pingo. 3. Estou com o pingo no nariz. 4. A morte do Antnio sacudiu-me. 5. Sacudi o pulguento do gato de casa para fora.

V Utilizem as palavras que se seguem em duas frases, tendo sentidos diferentes em cada uma delas. Consultem o dicionrio

Exemplo: tralha O pescador est a consertar a tralha. (tralha pequena rede de pesca)
Aquela sala est cheia de tralha. (tralha conjunto de mveis ou utenslios caseiros de pouco valor) 1. viela 2. rigor

3. fechado
4. carangueja

VI Leiam a frases que se seguem e prestem ateno s palavras sublinhadas. Utilizem o dicionrio e substituam-nas nas frases ou expliquem o seu significado

1. a) Estou a dever dinheiro Lusa b) Preciso cumprir o meu dever de ajudar os outros.

2. a) Este trabalho para ser feito com vagar. b) No tenho vagar para fazer esse bolo. c) Posso alugar este quarto, porque ele vai vagar no prximo ms.

Anda mungkin juga menyukai