Anda di halaman 1dari 13

Avaliao Fsica

Dr. Aparecido Pimentel Ferreira

Anamnese
A anamnese ( do grego an = trazer de novo e mnesis = memria); a parte mais importante da avaliao pois envolve a relao avaliador-avaliado, onde se apia a parte principal do trabalho; alm disso preserva o lado humano da avaliao e orienta a prescrio de forma correta. A anamnese, uma entrevista que tem por objetivo trazer de volta mente todos os fatos relativos ao histrico de doenas e riscos prtica de exerccios.

Anamnese
No , no entanto, o simples registro de uma conversa. o resultado de uma conversa com um objetivo explcito, conduzido pelo avaliador e cujo contedo foi elaborado criticamente. A anamnese , na maioria das avaliaes, o fator isolado mais importante para se chegar ao diagnstico.

Objetivos da Anamnese
Estabelecer a relao avaliador / avaliado. Obter os elementos essenciais da histria clnica. Conhecer os fatores pessoais, familiares e ambientais relacionados com o processo sade / doena / exerccio. Obter os elementos para guiar o avaliador na avaliao fsica / teste de esforo. Definir a estratgia de avaliao complementar. Direcionar o treinamento em funo do entendimento global a respeito da avaliao fsica.

REQUISITOS BSICOS
A avaliao fsica, embora baseada em um grupo de cincias tericas (biologia, bioqumica, biofsica, etc.), essencialmente prtica cujo objetivo principal ajudar pessoas a se sentirem melhor. Neste contexto entender as limitaes de cada avaliado primordial. O avaliador, como qualquer outro instrumento cientfico, deve ser objetivo, preciso, sensvel, especfico e reprodutvel quando realiza suas observaes a respeito do avaliado e seus objetivos.

REQUISITOS BSICOS
OBJETIVIDADE INTERPRETAO E OBSERVAO PRECISO SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE REPRODUTIBILIDADE ENTENDENDO E SENDO ENTENDIDO CORRETAMENTE RESPEITO SINCERIDADE EMPATIA NVEIS DE RESPOSTA

Tipos de Avaliados
As pessoas se comportam de maneiras diversas, em funo de seu temperamento, de suas condies culturais, de seu modo de viver e das circunstncias do momento. Por isso, tem utilidade o conhecimento dos principais tipos de pacientes, analisados a seguir.

Tipos de Avaliados
O avaliado ansioso O avaliado hipocondraco O avaliado deprimido O avaliado eufrico O avaliado hostil O avaliado inibido ou tmido O avaliado psictico O avaliado em estado grave O avaliado terminal O avaliado de pouca inteligncia O avaliado surdo-mudo As crianas e os adolescentes Os idosos

Teste de PAR-Q
PAR-Q = Physical Activity Readiness Questionnaire; ou Questionrio de Prontido para Atividade Fsica.

Ideal No apresentar nenhum sim

Ideal Apresentar menos de dois sim

Principais Consideraes
Acima de tudo a anamnese serve para o avaliador conhecer o avaliado; Se apresentar; Conversar; Passar confiana; Explicar o que vai ser feito; Ouvir o avaliado / cliente; Faz-lo falar de seus objetivos; Discutir sobre os seus objetivos; Definir os protocolos utilizados a partir da interpretao dos dados passados pelo avaliado;

Anda mungkin juga menyukai