Anda di halaman 1dari 13

DIVERSIDADE CULTURAL E DE GNERO

ADRIANO MACHADO A. OLIVEIRA BRUNO RAFAEL RODRIGUES DINIZ CARLOS ANTONIO C.DOS SANTOS FLVIA RODRIGUES CABRAL RODRIGO NOGUEIRA DA SILVA

O objetivo desse trabalho examinar algumas literaturas a fim de verificar os fatores que influenciam no xito e no insucesso escolar de meninos e meninas. Sabemos que uma questo muito complexa, mas comum a idia de que as garotas so mais bemsucedidas do que os garotos na escola.

Verdade ou mentira?

As capacidades biolgicas cerebrais so idnticas para os dois sexos, e meninos e meninas apresentam as mesmas aptides. Para explicar as diferenas, preciso referir-se aos esteretipos scio-culturais e aos comportamentos que deles decorrem, ao longo do tempo e tambm ao longo da vida dos indivduos.

As garotas teriam mesmo predisposies inatas para o sucesso escolar? E como os desempenhos educacionais diferenciais a cerca do gnero seriam afetados por outros fatores sociais e educacionais tais como classe social, etnia e localizao da escola.
Definio: Qualquer que seja o gnero e a origem tnica, os alunos de classes sociais mais elevadas tem melhor rendimento. A taxa de excluso entre negros generalizada em vrios nveis.

Christian Baudelot e Roger Establet, dois socilogos especialistas em educao, analisaram esses esteretipos. No ano de 1992, eles comearam a defender a tese segundo a qual as formas tradicionais de socializao das garotas estavam mais em conformidade com aquilo que a

escola pode vir a exigir dos alunos. A educao das garotas est fundamentada ainda atualmente na noo de docilidade, no sentido etimolgico de capacidade de receptividade, de escuta.

Alm do mais, as garotas, numa proporo muito maior, seriam alvos, por parte dos seus pais, de uma solicitude preocupada, ao passo que os rapazes, que costumam ser mais raramente submetidos a esta vigilncia, construiriam o seu desenvolvimento, com freqncia muito maior, fora da escola e em funo de valores masculinos muito diferentes.

A cultura que oferecida aos rapazes d uma nfase muito maior para o herosmo, a violncia e a demonstrao de fora. Esses so valores que em todos os casos os dotam de um arsenal anti-escolar, consideram os dois socilogos.

Outro fator importante que os docentes, na grande maioria dos casos, so mulheres, a identificao revela ser mais fcil para as garotas.
Baudelot e Establet enriqueceram esta anlise propondo uma viso mais dinmica. Segundo eles, as garotas no so apenas mais bem formatadas para os estudos, como elas tambm se envolvem de maneira mais positiva com as suas escolhas em sua orientao escolar.

Em contrapartida, algumas explicaes para o menor rendimento masculino: Os meninos apresentam mais problemas de conduta que as meninas em sala de aula; Meninos so mais punidos e menos recompensados que as garotas por tarefas bemfeitas e pela participao em aula; A professora interage mais com as meninas, por serem supostamente melhores alunas que os garotos; As transgresses s normas escolares so diferentes entre meninos e meninas.

Perfil do aluno com baixo rendimento escolar

O aluno negro, baixa renda, pais desempregados ou sub-empregados

Consideraes:
Para entender o gnero, ento, devemos ir constantemente mais alm do prprio gnero. O mesmo se aplica ao inverso. No podemos entender nem a classe, nem a raa ou a desigualdade global sem considerar constantemente o gnero. As relaes de gnero so um componente principal da estrutura social considerada como um todo, e as polticas de gnero se localizam entre os principais determinantes de nosso destino coletivo (Connell, 1997, p. 38).

Referncias CARVALHO, Marlia Pinto. Sucesso e fracasso escolar: uma questo de gnero, In: Educao e Pesquisa, v.29, n.1, So Paulo, 2003. CONNELL, Robert W. La organizacin social de la masculinidad. In: VALDS, T; OLAVARIA, J. (eds.), Masculinidad/es: poder y crisis, Santiago, Chile: Isis Internacional, 1997. PALOMINO, Thas Juliana. Meninos e meninas em escola de periferia urbana, Dissertao de Mestrado, So Carlos, UFSC, 2003.

Obrigado(a) pela ateno!

Anda mungkin juga menyukai