Anda di halaman 1dari 46

LNGUA PORTUGUESA 2011

Ningum ignora tudo. Ningum sabe tudo. Todos ns sabemos alguma coisa. Todos ns ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

FREIRE, Paulo. A importncia do Ato de Ler: em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez, 1988.

Princpios norteadores para o trabalho de Recuperao


Reflexo sobre a ao uma anlise sobre os resultados dos projetos j desenvolvidos. Reflexo na ao durante a implementao do projeto de Recuperao da Aprendizagem. Reflexo para a ao ao de planejar os prximos Projetos de Recuperao, tendo em vista os resultados das reflexes anteriores.

RECUPERAR Adquirir novamente

(o perdido); retomar, readquirir, recobrar.

reaver,

O QU? PARA QUEM?

O ensino comea e termina com a avaliao... e a RECUPERAO tambm!

ENTO IMPORTANTE OBSERVAR:


Quais competncias / habilidades / contedos

previstos so essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos? (expectativas de aprendizagem) Como ser especificamente verificado se os alunos apresentam o domnio das competncias / habilidades / contedos previstos? O que ser feito com os alunos que no conseguem aprender aquilo que foi previsto? Qual a proposta de recuperao da escola?

Como verificar o que de fato os alunos ainda no aprenderam?

Diagnstico inicial, provas, observaes de atividades realizadas em sala de aula, exerccios de sondagem, situaes-problema, trabalhos em grupo, tarefas de casa em conjunto, esses e outros instrumentos de avaliao ajudam a enxergar os diferentes saberes de cada um. Olhar apenas a nota das provas absolutamente insuficiente para averiguar o que

ATENO:
"Avaliao bem feita e vlida aquela que est relacionada aos objetivos de ensino e traz perguntas que abordam tudo o que foi ensinado. Ela permite que o aluno descreva o que aprendeu ou deixou de aprender", afirma Luckesi.

O QUE FAZER COM O RESULTADO DOS DIAGNSTICOS?


Fazer agrupamentos o grande pulo do gato

para recuperar as aprendizagens de todos. Tendo um diagnstico bem feito que aponte exatamente os problemas de cada um em relao aos contedos trabalhados em sala.

Exemplo: Fica difcil para um Professor de Recuperao de Lngua Portuguesa trabalhar com necessidades muito distintas.

ALGUNS ERROS QUE NO PODEM SER REALIZADOS NA RECUPERAO:


Repetir na recuperao as estratgias j

usadas nas aulas regulares. preciso proporcionar outras formas de ensino para que todos aprendam o contedo. Alunos agrupados que esto em diferentes nveis de aprendizagem.

Como saber se a recuperao funcionou e todos aprenderam?


Com novas avaliaes e anlises dos

resultados " preciso acompanhar o avano de cada um de perto e registrar todos os passos", recomenda Luckesi. Analise se os estudantes superaram obstculos e sanaram as dvidas, se participam das discusses com bons argumentos e se tm segurana e destreza para realizar os exerccios. Para se certificar das aprendizagens, voc pode apresentar questes semelhantes s das avaliaes anteriores e pedir que eles

Novo Diagnstico:

O que se espera do professor que atua numa classe de recuperao (1):


- Compreenda os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunos. - Procure estabelecer vnculos positivos e de confiana com os alunos. - Valorize os saberes dos alunos. - Acolha as ideias, dvidas e trate os erros dos alunos como sinais de saberes.

O que se espera do professor que atua numa classe de recuperao (2):


- Manifeste confiana na capacidade dos alunos, respeite s dvidas, saberes, etc. - Seja um observador cuidadoso, capaz de antecipar o que o aluno est pensando, seus conflitos e possveis dvidas. - Organize uma boa rotina, pautas de observao e registros constantes do processo de aprendizagem dos alunos.

O que se espera do professor que atua numa classe de recuperao (3):


-Saiba organizar bons agrupamentos. -Saber fazer boas perguntas. -Tenha disponibilidade para entender as possveis rejeies dos alunos s atividades, procurando investigar quais as razes.

QUE HORA ESSA?

De entender que temos (bons) problemas para resolver ...

GESTO DO TEMPO
APRESENTAO DOS CONTEDOS E ORGANIZAO DAS ATIVIDADES

Permite

manejar com flexibilidade a durao das situaes didticas e em diferentes oportunidades,

viabilizar o retorno aos mesmos contedos organizar os contedos atravs de projetos,

atividades permanentes/habituais, sequncia de atividades e situaes independentes.

Aes:
1. Avaliao (sondagem) 2. Organizao da sala 3. Determinar objetivos/atividades 4. Trabalho em sala 5. Avaliao (nova sondagem)

Diversos gneros:
Poesia Narraes Crnicas Contos Lendas Histria em Quadrinhos Charge Cartas

Exemplos (adaptar de acordo com a srie/aluno/dificuldade) de Projetos: Clube da correspondncia, Jornal, Convite poesia, Jogos de instruo, Histrias da tradio oral. de Sequncia de Atividades: conto, crnica, poema, notcia, fbula, artigo de opinio, etc...(produo e reescrita) Atividades Permanentes: roda de conversa, roda de leitura, roda de curiosidade, leitura compartilhada...

DIFICULDADES EM CONCENTRAR-SE NAS ATIVIDADES REALIZADAS MUITO MEDO DE ERRAR NO GOSTAM DE ESCREVER NO GOSTAM DE LER FALTA REPERTRIO E HBITO DE LEITURA

COMPREENSO LEITORA PROBLEMAS REFERENTES ORTOGRAFIA ORGANIZAO TEXTUAL ALFABETIZAO E LETRAMENTO PONTUAO LIGADA A COESO E COERNCIA TEXTUAL SABER IDENTIFICAR OS DIFERENTES GNEROS TEXTUAIS REGISTRAR E IDENTIFICAR INFORMAES IMPLCITAS E EXPLCITAS DO TEXTO

PARAGRAFAO CONCORDNCIA VERBAL E NOMINAL USO DE CLICHS NO CONHECEM A FUNO SOCIAL DO TEXTO

Dificuldade encontrada: Alfabetizao e letramento.


O que fazer? Como trabalhar com essa necessidade de

aprendizagem? Como obter sucesso dos alunos?

Para isso preciso:


1 Identificar o que cada criana da turma j sabe. O que : Conhecer como os alunos aprendem e utilizar esse saber para aferir o que elas j dominam para poder planejar uma rotina de atividades eficiente. Aes: Identificar, por meio de diagnsticos, em que nvel cada aluno est, agrup-los de acordo com estgios de conhecimentos prximos e realizar atividades adequadas para auxiliar no avano de todos. ERROS MAIS COMUNS: No usar as informaes da sondagem no Planejamento e no planejar atividades diferentes. (ex: alunos alfabetizados e no alfabetizados)

2 Realizar atividades com foco no sistema de escrita


O que : Contemplar atividades que levem os

alunos a refletir sobre as relaes grafofnicas e as peculiaridades do sistema alfabtico, tentando ler e escrever por si prprios: Aes: Promover, mesmo que no saibam ler e escrever convencionalmente, momentos em que elas possam faz-lo, lanando mo de atividades como escrita de lista de nomes e leitura de textos de memria. Erros mais comuns: 1 Deixar o alunos escrever sem intervir nem fornecer informaes 2 Pedir que os alunos copiem textos 3 No desafi-los a ler.

3 Realizar atividades com foco nas prticas de Linguagem


O que : Trabalhar o propsito comunicativo dos

textos( informar, emocionar, , argumentar) e a forma como eles se apresentam na vida real, investigando a estrutura e as marcas caractersticas de cada gnero. Aes: Desenvolver comportamentos leitores(encontrar dados, comentar livros) e escritores (adequar a linguagem aos diferentes gneros) em atividades como a leitura pelo professor e a produo de texto oral com destino escrito. Erros mais comuns: 1 Ler para os alunos sem destacar as caractersticas da linguagem 2 Explorar apenas as caractersticas de cada gnero

4 Trabalhar com Sequncias Didticas


O que :

Proporcionar, por meio de propostas cujas etapas tm ordem crescente de dificuldades, a possibilidade do aluno avanar nos conhecimentos sobre o sistema alfabtico ou sobre a Linguagem que escrevemos. Aes: Planejar ao longo das aulas , sequncias sobre determinado tema (por exemplo, a leitura de vrias verses de uma histria) para analisar aspectos da linguagem ou do sistema de escrita(como descobrir um ttulo numa lista de livros) Erros mais comuns: 1 Prever atividades sem ligao ou continuidade entre si.

5 Incluir Atividades Permanentes na Rotina


O que : Favorecer, por meio de atividades

realizadas diariamente o contato com a linguagem escrita em uso no dia a dia, o desenvolvimento de hbitos de leitura e a reflexo sobre o sistema de escrita. Aes: Prever, ao longo das aulas, situaes que visem familiarizar os alunos com determinados comportamentos leitores e escritores e pensar sobre o sistema: identificar os nomes dos colegas da turma, escrever listas, ler para a turma etc Erros mais comuns: 1 No propor atividades com foco no sistema de escrita 2 Insistir na leitura de um nico gnero textual

Observe a produo:
Liste aes/atividades pedaggicas para solucionar os problemas evidenciados na redao.

Rotina de leitura e escrita


Deve incluir:
Leitura para repertrio (professor) Cabealho (nome do aluno, cidade...) Atividade de leitura do aluno Atividade de escrita e reescrita Compreenso escrita (questes)

RECUPERAO 22 22 FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAO DIAGNSTICA ESCOLA: NOME DO ALUNO: _____________________________________________


CURSO:( ) CICLO II Dificuldade ( ) ENSINO MDIO SRIE:______________ AVALIAO DIAGNSTICA Expectativas de Aprendizagem Priorizadas

Progressos

REGISTRO DO DESEMPENHO PROCESSUAL Dificuldades

ENCAMINHAMENTOS

Progressos

AVALIAO APS RECUPERAO Dificuldades

Data:_____/_______/2222 _________________________ ______________________ _ Professor Responsvel Diretor

34

Ficha de acompanhamento da Avaliao Diagnstica Inicial Recuperao Paralela GRUPO______ Disciplina: Lngua Portuguesa E.E____________________________________ Professor: _______________________________________

Aluno

Habilidades (preencher com os nmeros das habilidades/competncias no desenvolvidas pelo aluno)

Observaes

35

A importncia do registro na Recuperao Paralela

Proposta Curricular do Estado de So Paulo (pgina 8)

...esse processo partir dos conhecimentos e das experincias prticas j acumulados, ou seja, da sistematizao, reviso e recuperao de documentos, publicaes e diagnsticos j existentes e do levantamento e anlise dos resultados de projetos ou iniciativas realizados.

Objetivos

Auxiliar os PCs na organizao das turmas e formao dos professores quanto importncia dos registros, relacionando teoria e prtica. Responder as questes:

O que registro? O que registrar? Como realizar um bom registro?

Registro O registro permite a sistematizao de um

estudo feito ou de uma situao de aprendizagem vivida. O registro Histria, memria individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prtica de ensino, tanto quanto do compromisso poltico que a reveste.
Madalena Freire

Registro de Registro Formas de uma prtica desenvolvida pelo professor:


anotao de observaes do professor sobre os alunos; fichas e relatrios retratando um perodo de avaliao; anotaes dos alunos sobre a sua aprendizagem; anotaes da escola sobre a histria escolar dos alunos.

O Professor pode trabalhar com o registro de sua prtica escrevendo:


o que planejou; como foi executado e o que percebeu durante as atividades

realizadas (os materiais selecionados, os processos escolhidos e as intenes propiciadas);


o acompanhamento das atividades e intervenes realizadas.

A importncia do registro
Permite a outros professores conhecerem o que cada um

est fazendo (socializao);


Permite a ele mesmo refletir sobre o que est fazendo; Possibilita ao professor ser autor na sua prtica; Instrumento reflexivo de investigao didtica.

Onuma primeira fase: registrarao professor: registro possibilita suas reflexes sobre
prprio processo de aprendizagem;

numa fase posterior: registrar o que est percebendo de

mudana na sua prtica;


entre uma fase e outra: manter debates com colegas

(rev o que est fazendo, reorganiza as atividades de ensino).

O olhar do professor sobre o aluno. O que registrar?


O desenvolvimento integral do aluno, considerando aspectos

cognitivos, scio-afetivos e motores; gerais (descrio e anlise);

O processo do aluno na construo de conhecimentos especficos e Observaes sobre o desenvolvimento da autonomia; A realizao das atividades, o envolvimento dos alunos, os

questionamentos...

Para saber mais:


WEISZ, Telma. O Dilogo entre o ensino e a aprendizagem. So Paulo: tica, 1999. ANDR, M.; DARSIE, M. M. P. Novas prticas de avaliao e a escrita do dirio:

atendimento s diferenas? In: ANDR, Marli (org.) Pedagogia das diferenas na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
CASTEDO, Mirta L. Uma alternativa de Capacitao Docente para a Alfabetizao

Inicial. Bogot, 1993 (mimeo).


CASTRO, Edmilson de. A produo do registro do educador: decifrando sinais. In:

http://www.pedagogico.com.br/edicoes/8/artigo2241-1.asp?o=r, acesso em 21/01/2010.


FREIRE, Madalena. O papel do registro na formao do educador . In: <

http://www.pedagogico.com.br/edicoes/8/artigo2242-1.asp?o=r > acesso em 20/01/2010

FREITAS, Alexandre S. Os desafios da Formao de Professores no

Sculo XXI:
Telma F. Formao continuada de professores: questes para

reflexo. Belo Horizonte: Autntica, 2005.


GMEZ, C. M. O pensamento Prtico do Professor A formao do

Professor como Profissional reflexivo. In: NVOA, A. Os professores e sua Formao. Lisboa: Pub. Dom Quixote, 1995.
PERRENOUD, Philippe. A Prtica reflexiva do professor :

profissionalizao e razo docente. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.


NVOA, A. (org.)- Os Professores e sua Formao. Lisboa: Pub. Dom

Quixote, 1995.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?

id_projeto=27&ID_OBJETO=35606&tipo=ob&cp=000000&cb=&n1=& n2=Biblioteca%20Virtual&n3=Dicion%E1rio%20da%20Educa %E7%E3o&n4=&b=s

Anda mungkin juga menyukai