Anda di halaman 1dari 20

TOPOGRAFIA APLICADA

II Parte Topometria - Ano 2011

TIPOS E MTODOS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRFICOS


Disciplina ECV 5631 Turmas 02207 A / B Para : Curso de Arquitetura e Urbanismo Profa.: Dra. Dora Orth ECV / UFSC

Plano de ensino II parte


Unid 6 - Medio de distancias, ngulos e alturas.

Topogrficos Destaque p/: Regulares e Tradicionais.


Unid 8 - Processamento de dados de campo. Unid 9 - Desenho de Planta Topogrfica. Levantamento Topogrficos Expeditos. Extra-aula. II PROVA Reviso Notas + Fechamento disciplina Recuperao -

Unid 7 - Tipos e Mtodos de Levantamentos

Unid 7 - Tipos e Mtodos de Levantamentos Topogrficos


7.1) Classificaes em tipos e mtodos
Destaque para os: Levantamentos Topogrficos Regulares com mtodos tradicionais.

7.2) Mtodos tradicionais: poligonal fechada; irradiao; nivelamento geomtrico; taqueometria. 7.3) Roteiro Geral para levantamentos topogrficos: planejamento; medies de campo; processamento dos dados; desenho da planta.

7.1) CLASSIFICAES EM TIPOS


a.1) Tipos de Levantamentos Topogrficos em funo do grau de preciso: Expedito = rpido, pouco preciso; s utilizando trena e bssola; medio s de distncias ou de distncias e todos os azimutes ou rumos. Regular = maior preciso; no mnimo com trena e teodolito; medio de distncias e ngulos (o primeiro de orientao e os demais goniometricos ). Preciso = levantamentos topogrficos para fins especiais com mais exigncias quanto aos equipamentos e procedimentos utilizados.

a.2) Tipos de Levantamentos Topogrficos em funo dos dados levantados:

Planimtricos : forma e dimenses planas; Altimtricos : relevo; Planialtimtricos : forma e dimenses planas e relevo em um mesmo levantamento.

b) MTODOS DE LEVANTAMENTOS TOPOGRFICOS


Principais: triangulao e mtodo da poligonal para a planimetria e nivelamento geomtrico para a altimetria. Secundrios: irradiao, coordenadas retangulares, decomposio em tringulos, ... para a planimetria e nivelamento trigonomtrico para a altimetria. A taqueometria um mtodo secundrio de levantamento planialtimtrico.

Observaes: Para a topografia regular deve-se utilizar mtodos principais como base e mtodos secundrios para os detalhes. Os mtodos principais permitem avaliar e corrigir os erros de medio (ajustamento de erros) atravs de recursos da geometria. Os mtodos secundrios no permitem avaliar os erros. Para levantamento topogrfico expedito, pode-se usar apenas mtodos secundrios.

7.2) APRESENTAO DOS MTODOS TRADICIONAIS


a) Mtodo da Poligonal Fechada = mtodo principal de levantamento planimtrico regular, usando como estrutura de apoio uma poligonal fechada. A partir dos vrtices da poligonal, medem-se os ngulos internos e as distncias dos alinhamentos. Pode ser usado na topografia regular (com teodolito e trena no mnimo e processamento analtico dos dados com ajustamento dos erros de medio) como tambm na topografia expedita (bssola e trena e processamento grfico dos dados). Esse mtodo permite a avaliao e correo dos erros angulares e lineares cometidos nas medies de campo. Em levantamentos regulares, esses erros devem ser tratados de forma analtica.

Rua Joo e Maria


V1 V2

Norte
V5

Poligonal
Limites do Terreno

V3

V4

Planta Topogrfica mostrando poligonal fechada de 5 vrtices (pontos) e 5 lados (linhas/alinhamentos). A poligonal, que pode ou no coincidir com os limites do terreno, serve de apoio ao levantamento de todos os pontos topogrficos de interesse (limites, edificaes, relevo,...).

b) Mtodos secundrios para levantamentos planimtricos


.....utilizam-se associado ao mtodo principal. b.1) No caso de estar utilizando teodolito, o mtodo secundrio mais utilizado o mtodo da irradiao (ou coordenada polar ).
A partir de um ponto e uma direo (Az) ou uma base conhecida (d), determina-se a posio de um ponto medindo um ngulo e uma distncia .

b.2) Para s usar trena, o mtodo da justaposio de tringulos um dos indicados


Determina-se a posio de um ponto medindo as duas distncias entre esse ponto e as extremidades de uma base conhecida (d).

Rua Joo e Maria


V1 V2

rvore
V5

Norte

V3

Limites do Terreno

V4

Exemplo usando o mtodo de Irradiao para levantar a rvore = A partir de uma estao topogrfica (V3), mede-se: a) o ngulo entre V4 e o eixo da rvore e b) a distancia entre V3 e o eixo (como?) da rvore. Exemplo usando o mtodo da justaposio de tringulos para levantar o ponto topogrfico P = A partir do alinhamento V4 e V5, medem-se as distncias V4-P e V5-P.

c) Nivelamento Geomtrico

... mtodo principal de levantamento altimtrico. Altimetria = a parte da topografia que tem por objetivo a determinao das alturas dos pontos do terreno em relao a uma superfcie horizontal de referncia. O Nivelamento Geomtrico (simples ou composto) o principal e mais preciso mtodo de levantamento altimtrico, pois permite o ajustamento dos erros.
Utiliza-se de um nvel e mira para a determinao das alturas dos pontos. A localizao dos pontos feita previamente, atravs do levantamento planimtrico. O mtodo do nivelamento geomtrico apresenta limitaes para uso em terrenos acidentados. O nivelamento geomtrico de pontos topogrficos altimtricos, baseia-se na visada horizontal, atravs de um nvel de luneta, sobre miras, colocadas verticalmente sobre os pontos.

Mira

Visada horizontal com nvel de luneta

? ?
C
Perfil do terreno

B A

Desnvel entre AB

Esquema em perfil: Nivelamento Geomtrico... Simples = 1 s estao Composto = 2 ou mais estaes.....

Rua Joo e Maria


V1

P6
V2

Norte
V5

rvore Permetro = Limites do Terreno

V3

V4

P8

P7

Esquema em planta baixa usando o mtodo de nivelamento geomtrico composto para nivelar os pontos altimtricos em um levantamento topogrfico executado sobre um terreno da Rua Joo e Maria... A e B = estaes de nivelamento; V1 a V5 = vrtices poligonal de apoio ao levantamento; P6 a P8 = vrtices do permetro/limites do terreno

d) Levantamento Taqueomtrico
... mtodo secundrio de levantamento topogrfico, usado de forma complementar, principalmente para densificar pontos altimtricos... A Taqueometria um mtodo de levantamento planialtimtrico no qual as medies de distncias horizontais e de diferenas de nvel so realizadas de forma indireta, utilizando-se os princpios da trigonometria.

So utilizados em campo o teodolito e a mira.


No possvel avaliar os erros cometidos nas medies em campo, por isso um mtodo secundrio que vem complementar os mtodos principais.

As vantagens desse mtodo sua rapidez e adaptabilidade a terrenos acidentados.

Rua Joo e Maria


V1

P7

II I

V2

Norte
V5 rvore

V3

Limites do Terreno

P6

V4

P8

Esquema em planta baixa usando o mtodo de taqueometria para levantar: a) os pontos P6 a P8; b) a rvore e; c) para densificar os pontos altimtricos sobre as irradiaes I e II .

A partir da estao taqueomtrica V3, mede-se: a) os ngulos horizontais entre todas as direes visadas b) os ngulos verticais e 3 alturas na mira .....

7.3) ROTEIRO GERAL PARA LEVANTAMENTOS TOPOGRFICOS


planejamento, medies de campo, processamento dos dados, desenho da planta
Percorrer a rea a levantar; Definir o tipo, o grau de preciso e os mtodos conforme possibilidades (complexidade do terreno, recursos) e finalidade da planta topogrfica; Identificar os pontos topogrficos e alinhamentos que permitam determinar os limites do terreno, a forma, o relvo e a estrutura geomtrica de apoio ao levantamento (poligonal ou tringulos) e detalhes de interesse (edificaes, vegetao, guas...) Desenhar o croqui do terreno com os principais pontos topogrficos a levantar e seu entorno.

1) Planejamento do Levantamento

2) Medies em campo (exemplo para um levantamento topogrfico regular)


2.a) Para o levantamento planimtrico medio de ngulos e distncias para determinar forma e dimenses dos elementos levantados: equipamentos e acessrios mnimos necessrios: teodolito, trena, baliza, piquetes, estacas, marreta, caderneta de campo e bssola; medies necessrias: ngulos e distncias horizontais relativas a poligonal de apoio e a todos os elementos necessrios para descrever as dimenses, forma e posio relativa do terreno em relao ao entorno.

2.b) Para o levantamento altimtrico medio de alturas para calcular cotas ou altitudes dos pontos levantados: equip e acessrios necessrios: Nvel, mira, baliza

medies necessrias: Leituras na mira (altura do ponto topogrfico at a linha mdia de visada da luneta horizontal do nvel) sobre os pontos visados.

2.c) Para a complementao do levantamento usando taqueometria, por exemplo:


Equipamentos e acessrios: Teodolito, mira, baliza, trena Medies:
Para cada estao, leitura da altura da estao (dist medida com trena do ponto topogrfico at o encontro dos 3 eixos da luneta do teodolito); Para cada irradiao, leitura de um ngulo horizontal; Para cada ponto visado, leitura de um ngulo vertical + 3 leituras na mira (fios inferior, mdia e superior)

3) Processamento dos dados levantados em campo (ver unid 8)


Ajustamento das medidas atravs da avaliao e correo dos erros (angular, linear e altimtrico); Clculo de coordenadas (topogrficas e UTM); Clculo dos nveis altimtricos; Clculo de reas (intra e extra-poligonal);

O processamento dos dados feito usando planilhas de clculo, que permitem organizar e automatizar os clculos usando calculadoras ou computadores. Para a topografia do tipo regular, deve-se obrigatoriamente fazer o processamento dos dados antes de represent-los em uma planta topogrfica.

4) Desenho da Planta Topogrfica


(Ver Unid 9 ...)
A Planta Topogrfica a representao grfica (conforme normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas) de uma rea territorial levantada em campo. A planta topogrfica serve para efetivar o direito de posse e subseqente uso e ocupao do solo conforme a legislao local (parcelamento, cultivo, minerao, construo, preservao etc).

Desenhar uma planta consiste no conjunto de operaes que objetivam traar no papel uma figura semelhante do terreno levantado. Os ngulos aparecem em sua grandeza natural, enquanto que as distncias aparecem reduzidas segundo uma razo constante, determinada pela escala de representao.
O desenho da planta comea pela determinao do sistema de coordenadas adotado (topogrficas ou cartogrficas) e o posicionamento, atravs das coordenadas, dos pontos topogrficos principais, como os vrtices da poligonal de apoio, por exemplo. Os demais dados so amarrados a esses pontos principais.

Nas aulas dessa 4. e 6.


Levantamento topogrfico Tipo de preciso: Regular Tipo de dados: Planimtrico Mtodo: Poligonal fechada Equipamentos: Teodolito e trena

Anda mungkin juga menyukai