Anda di halaman 1dari 32

FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA

HISTRICO
DEFINIO DE ECOLOGIA (do grego oikos = casa e logos = estudo

a cincia das relaes dos organismos com o mundo exterior, no qual podemos reconhecer de forma ampla os fatores da luta pela existncia (Heackel, 1866).

Ernest Haeckel (1834- 1919)

ECOLOGIA
Estudo das relaes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem.

OBJETIVOS
O Conhecimento da diversidade dos organismos e dos seus fatores causadores dos processos responsveis pela abundncia ou escassez das espcies presentes nos ecossistemas da regulao e da estabilidade das populaes, comunidades e ecossistemas das interaes que estabelecem entre si.

CINCIA EMPRICA

uma cincia importante nos dias atuais, caracterizado por preocupaes com a qualidade de vida e com a conservao do ambiente que nos cerca, principalmente da natureza. procura descrever, explicar e predizer eventos

suas hipteses (modelos explicativos da realidade) devem ser confrontados com fatos e devem ser passveis de teste. S sero aceitas se amparadas pela observao sistemtica e experimentao (Cincias NATURAIS E SOCIAIS MATEMTICA PURA E LGICA) Passveis de interpretaes distintas, pois uma cincia factual e afetada pela variabilidade espacial e temporal dos fatos e pelas interpretaes (distintas) que damos a eles. Ignorar isto pode dar origens a posturas ambientalistas radicais, que se presumem ecolgicas e no so nem mesmo cientficas.

CONCEITOS BSICOS

BIOSFERA o conjunto de regies da terra onde existe vida.

CONCEITOS BSICOS

BITOPO (do grego bios=vida e topos = lugar) lugar onde vive a biocenose.
Biocenose a relao de vida em comum dos seres que habitam determinada regio. A biocenose de uma floresta, por exemplo, compe-se de populaes de arbustos, rvores, pssaros, formigas, microorganismos etc., que convivem e se inter-relacionam.

HABITAT Local onde vive determinada espcie.

CONCEITOS BSICOS

BIOCENOSE
(do grego bios=vida e koinos = comum, pblico) relao dos seres que habitam determinada regio. O termo foi criado pelo zologo alemo K.A. Mbius em 1877. Tambm se refere as diversas espcies que vivem em uma mesma regio constituindo uma COMUNIDADE ou BIOTA (nome que se d s caractersticas de vida
animal e vegetal de uma regio).

ECOSSISTEMA

total dos componentes de um ambiente imediato ou habitat reconhecvel incluindo partes, inorgnica e morta, do sistema e os vrios organismos que vivem juntos nele como uma unidade social, tanto quanto se estende sua dominncia caracterstica ou esfera de influncia

Componentes do Ecossistema

BITICO tm vida

ABITICO no tm vida

Fatores qumicos

aproveitamento da energia solar

Fatores biolgicos

Fatores Fsicos

Clima, representado pelos fatores fsicos que atuam em determinada regio da superfcie terrestre. o resultado da ao combinada da luminosidade, temperatura, presso, ventos, umidade e regime de chuvas. Esses fatores determinam a distribuio dos seres no planeta A radiao solar um dos principais determinantes do clima. A radiao infravermelha responsvel pelo aquecimento da atmosfera e do solo, favorecendo a vida na Terra.

Cadeia alimentar e seus nveis

Terrestre

Marinha

Teia ou Rede Alimentar

Conjunto de cadeias alimentares interconectadas

Nicho ecolgico

o conjunto de relaes e atividades prprias de uma espcie, ou seja, o modo de vida nico e particular que cada espcie explora no habitat. um conceito abstrato e engloba desde a maneira pela qual uma espcie se alimenta at suas condies de moradia, hbitos, inimigos naturais, estratgias de sobrevivncia etc. Nicho uma pequena habitao - retiro

Princpio de Gause ou Excluso Competitiva

Competio

uma das espcies se extingue uma das espcies expulsa do territrio uma ou ambas as espcies adaptam seus nichos ecolgicos em funo da competio

FLUXO DE ENERGIA E MATERIA

FFfoto

Fluxo de energia unidirecional

(relativo nutrio)

Energia disponvel

Pirmides ecolgicas
Pirmides de energia e biomassa

Pirmide de nmeros

Produtividade

Produtividade primria bruta (PPB) total de energia luminosa efetivamente captada pelos auttrofos ou, a quantidade de energia que a planta consegue converter em biomassa. Produtividade primria lquida (PPL) a energia disponvel em biomassa para os nveis trficos seguintes medida durante um determinado intervalo de tempo. Resulta da diferena entre produtividade primria bruta e a energia utilizada na respirao (R).

(biomassa = matria de origem vegetal empregada como fonte de energia)

PPL=PPB-R

Produo secundria lquida

Ciclo da gua

Ciclos Biogeoqumicos
Aps a morte dos organismos, a matria que os compem degradada, e os elementos qumicos que dela fazem parte retornam ao meio, onde sero reaproveitados por outros seres vivos. Sem esse processo, haveria o esgotamento dos elementos disponveis para constituir novos seres. Os combustveis fsseis surgem pela falha na degradao da matria orgnica.

(petrleo = combustvel lquido natural resultante da lenta degradao bacteriolgica de organismos aquticos, composto quase que exclusivamente de hidrocarbonetos.

CICLO DO CARBONO
Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgnica, presente nos organismos vivos e mortos, no decompostos, e outra inorgnica, presente nas rochas. No planeta Terra o carbono circula atravs dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoqumico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo "lento" ou geolgico, e o ciclo "rpido" ou biolgico.

Ciclo do Carbono

CICLO DO OXIGNIO
Entende-se por Ciclo do Oxignio o movimento do oxignio entre os seus trs reservatrios principais: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfcie da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente prximo) e a litosfera (a parte slida exterior da terra a crosta da Terra).

Ciclo do Oxignio

The end

Anda mungkin juga menyukai